24 jan 2010 | Artigos
A MAJESTADE, A VIOLA – Catimbau

No texto “Invente, tente, faça algo diferente” citei uma moda de viola como exemplo para a falta de conhecimento de repertório de grande parte das novas duplas. O nome da moda de viola era “Catimbau”. Provavelmente muita gente que leu ficou por entender de que música se tratava.

Pois bem, a música “Catimbau” conta a história de um romance entre um peão, o Catimbau, e uma moça, que lhe prometera dar o primeiro beijo durante a festa de São João. Na ocasião da festa, o pai da Rosinha resolveu propor um desafio aos peões, sabendo que o único capaz de vencer seria o próprio Catimbau. O desafio consistia em montar o mais perigoso de todos os bois da região.

Depois que todos os peões arregaram, sobrou para Catimbau, que só aceitou realizar o desafio depois que Rosinha prometeu que lhe daria o beijo, depois que ele descesse do touro. Acontece que durante a montaria o boi deu um solavanco que fez com que uma corda se enroscasse no pescoço de Catimbau e, dada a força do tranco, a cabeça do peão fosse decepada. Mesmo com tamanha tristeza, Rosinha cumpriu a promessa e deu o beijo que prometera em Catimbau, isto é, na sua cabeça decepada.

Vejam o vídeo abaixo (com algumas fotos do Tião Carreiro) e confiram:

6 comentários
  • Illa Tavernier: (responder)
    14 de julho de 2013 às 17:33

    I just want to tell you that I am just very new to blogs and definitely loved your web site. Very likely I’m want to bookmark your website . You certainly have awesome article content. Regards for sharing with us your web-site.

  • Marvel Dorff: (responder)
    17 de julho de 2013 às 06:44

    I just want to tell you that I’m all new to weblog and seriously liked this web blog. Likely I’m want to bookmark your site . You definitely have terrific articles. Thanks a lot for sharing with us your blog site.

  • visit this website: (responder)
    17 de julho de 2013 às 22:32

    After research a number of of the blog posts in your website now, and I really like your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark website record and can be checking back soon. Pls check out my web site as effectively and let me know what you think.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.