09 set 2009 | Artigos
A MAJESTADE, A VIOLA – O Mineiro e o Italiano

Uma das músicas de que posso me orgulhar de ter aprendido a gostar graças ao meu pai. Quando comecei a aprender a tocar viola, essa era uma das músicas que costumávamos cantar juntos, em dueto.

Conta a história de uma briga judicial entre um mineirinho humilde e um italiano cheio de si, rico fazendeiro. Os dois disputavam um singelo pedaço de terra que dividia as fazendas dos dois. Para o mineiro, era uma questão de vida ou morte, afinal era muito humilde e precisava daquela terra para sustentar a família. Para o italiano, no entanto, o objetivo era um só: humilhar o mineirinho.

A história terminou favorável ao mineiro porque, num golpe de esperteza, ele enviou uma leitoa para o juiz do caso, que era honestíssimo e jamais aceitaria suborno. Só que o mineiro mandou no nome do italiano, o que foi suficiente para que o juiz desse ganho de causa ao caboclo. Mais uma excelente moda de viola de Teddy Vieira, já regravada por Chitãozinho & Xororó inclusive. Vejam o vídeo abaixo, com a dupla Liu & Léu.

No vídeo abaixo, quem interpreta a canção é o excelente grupo Conversa Ribeira, que já mencionei em outro post dessa seção sem saber de quem se tratava. O grupo mistura elementos até então estranhos à cultura caipira, como um piano, por exemplo. O resultado é maravilhoso. Confiram:

Comente

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.