23 abr 2012 | Notícias
A morte de João Mineiro e um segredo jamais revelado

Não cheguei a comentar nada a respeito da morte do João Mineiro ainda. Eu tinha programado de escrever este texto no fim da semana da morte dele, mas aí aconteceu o que aconteceu comigo e eu acabei adiando. Pois cá estamos.

No dia 24/03, a música sertaneja perdeu um dos grandes expoentes da modernização do gênero. João Mineiro, da dupla João Mineiro & Marciano, ajudou a tornar o estilo mais comercial e urbano. A dupla chegou a disputar com Chitãozinho & Xororó o posto de maior dupla sertaneja do país durante a década de 80. Donos de alguns dos maiores hits sertanejos de todos os tempos, como “Ainda Ontem Chorei de Saudade”, “Seu amor ainda é tudo”, “Esta noite como lembrança”, “A Bailarina”, “Minha Serenata”, “Se eu não puder te esquecer”, “Viola está chorando”, “Crises de Amor”, “Chuvas de Maio”, etc.

A morte do João Mineiro, entretanto, acabou sendo talvez o capítulo final daquela que é provavelmente a mais intrigante história da música sertaneja. Por que, afinal de contas, João Mineiro & Marciano se separaram e porque nunca quiseram voltar com a dupla, mesmo com várias propostas, algumas milionárias, de empresários artísticos? Era inegável que um retorno de uma das maiores duplas sertanejas de todos os tempos renderia muito dinheiro.

O próprio Marciano, inclusive, nunca conseguiu chegar a 1/5 do sucesso que tinha quando mantinha a dupla com o João Mineiro. Apesar disso, sempre foi o que mais evitou alimentar qualquer expectativa do público quanto a esse retorno. Houve uma época em que o próprio João Mineiro chegou a manifestar interesse, inclusive convidando o Marciano a retomar a dupla, mas ele não quis.

Agora, com a morte do João Mineiro, a não ser que o Marciano resolva revelar tudo, o que dizem ser praticamente impossível, o real motivo que levou ao fim da dupla pelo jeito vai ficar para sempre no rol dos segredos jamais revelados. O que será que aconteceu, de fato? Que segredo tão obscuro é esse que fez com que nenhum dos dois jamais se manifestasse a respeito?

Toda história de separação de uma dupla envolve todo tipo de motivos. As brigas que acabam ocasionando a separação geralmente são motivadas por falta de profissionalismo e de compromisso com as funções na dupla, o que levou ao fim da dupla Rick & Renner, por exemplo. As brigas em excesso também são um motivo comum, como aconteceu, por exemplo, com a dupla Edson & Hudson, que graças a Deus já retomou as atividades em dupla. Discordância quanto aos aspectos profissionais e musicais também. Foi o caso da dupla Luiz Cláudio & Giuliano.

Alguns motivos mais sérios, no entanto, costumam ficar de fora dos motivos divulgados e são geralmente comentados apenas em rodas de conversa na base do sussurro ao pé do ouvido. Uso de drogas, excesso no consumo de álcool, a mulher de um ficou com o outro, etc, etc, etc. Qualquer coisa pode ser o motivo.

O que assusta no caso da dupla João Mineiro & Marciano, entretanto, é a manutenção desse segredo por tanto tempo e o fato de ninguém exceto eles e pessoas muito próximas saberem o que houve. E quem diz saber o motivo, mesmo não sendo do círculo familiar da dupla, simplesmente não se manifesta.

Na ocasião do velório do João Mineiro, o Marciano, que é padrinho de uma das filhas do João Mineiro (uma das integrantes da dupla “As Marcianas”), prestou uma pequena homenagem. Na mesma semana, ele ainda particpou do DVD da dupla Victor & Leo, cantando alguns de seus sucessos com a participação também de Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano.

O segredo, entretanto, permanece intacto. Parece aquelas histórias de filme de terror adolescente em que o segredo sempre volta para asombrar seu portador. O problema é que ninguém sabe e pelo jeito nunca vai saber de fato o que João Mineiro & Marciano fizeram no verão passado.

31 comentários
  • Fábio Roque: (responder)
    23 de abril de 2012 às 14:18

    Estranho mesmo isso! Provávelmente jamais será revelado.

    • Carlos Silva: (responder)
      11 de maio de 2014 às 15:32

      Sou fâ da dupla, e posso dizer o que pode ter levado a dulpa ao término: a arrogancia do MARCIANO, um homem que nao foi capaz de aceitar o reconhecimento e o amor de um FILHO , biológico,podereia ter recebido um conselho do JOAO MINEIRO, para assumir esse filho que ate hoje ele nao aceita, e isso foi o final da dupla . ser arrogante.

    • JORLANDO: (responder)
      22 de novembro de 2015 às 20:37

      Estive com João Mineiro, la na casa dele em Campo Limpo, almoçando uma macarronada com frango preparado por Doma Luciana (viúva de João Mineiro) uma semana antes dele falecer. Ele nunca escondeu segredo algum. Numa apresentação no programa de Zé Bétio na Radio capital em 2006, ele disse tudo isso e muito mais. O motivo da separação ele nunca escondeu de ninguém horas. Simplesmente o Marciano cansou de ser empregado dele, isto é, a patente era de João Mineiro. O mesmo que acontece com várias duplas, como Sampaio que será sempre empregado de Teodoro. Qual o segredo?

  • Nayara Swarowski: (responder)
    23 de abril de 2012 às 14:20

    Marcão!
    Não sei o que acontece com essas duplas sertanejas, mas, o que dá pra ver: envolve muito dinheiro, jogadas comerciais e coisas do gênero.
    O que a gente não entende “aqui de fora”, é o porquê das coisas, exemplo, de separações.
    Fica aqui a nossa curiosidade aguçada, rs.

    Fraterno abraço!
    Nayara

  • Michelle Chris: (responder)
    23 de abril de 2012 às 14:25

    O segredo foi enterrado com João Mineiro….macabrooooo…rsrs

  • Adriana: (responder)
    23 de abril de 2012 às 16:25

    sou muito amiga da familia do João Mineiro
    e vou contar o q realmente aconteceu pois acho justo q os fãs
    dessa dupla maravilhosa saibam do ocorrido!

    O João Mineiro separou do Marciano porque o Marciano estava planejando uma turne em MARTE, sua terra Natal.
    como em Marte não ha agua João Mineiro ficou com resseio de se desidratar,
    e toda a fortuna q eles acumularam não daria para pagar a passagem no onibus spacial. HOUSTON WE HAVE A PROBLEM.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      23 de abril de 2012 às 17:35

      HAHAHAHA Sacanagem.

    • cesar: (responder)
      6 de setembro de 2014 às 23:16

      bobera heim?

    • Paulo Cesar: (responder)
      6 de outubro de 2015 às 00:20

      E agora Adriana? Descobriram que tem água em Marte. Então esse segredo não será jamais revelado.

    • Dermy: (responder)
      24 de outubro de 2015 às 09:03

      Gente burro e pau torto nunca se acabam. Respondendo com responsabilidade

      “O QUE REALMENTE SEPAROU A DUPLA JOÃO MINEIRO E MARCIANO FOI O FRACASSO DAQUELE DISCO QUE INCLUI A MÚSICA (VIOLA ESTÁ CHORANDO), POIS ELES NÃO FIZERAM COM ESTA EDIÇÃO NEM PARA OS CAFEZINHOS”

    • Mariano: (responder)
      30 de julho de 2017 às 19:18

      Você é boba hein?

  • Gustavo Zanelatto: (responder)
    23 de abril de 2012 às 20:17

    Se não me falhe a memoria, li certa vez que a causa da separação da dupla tem relação com a composição de Fio de Cabelo, de Marciano e Darci Rossi. Segundo a lenda, Marciano cedeu a musica para a ainda desconhecida dupla Chitaozinho e Xororo gravar, mas João Mineiro acreditava no potencial da musica e queria grava-la. Marciano relutou e quem gravou realmente foi CH&X e o que veio depois todo mundo sabe, Fio de Cabelo é, junto com Estrada da Vida de Milionario e José Rico, É o amor de Zezé di Camargo e Luciano e Pense em mim de Leandro e Leonardo, um dos hinos que alavancaram o sertanejo para o gosto popular urbano durante o final da decada de 80 e inicio dos anos 90. João Mineiro nunca perdoou Marciano por essa caridade. E essa é mais uma historia que o povo conta!!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      23 de abril de 2012 às 21:03

      já ouvi essa história, mas não creio que seja o real motivo, pq Fio de Cabelo foi gravada em 1983 e a dupla só veio a se separar quase 10 anos depois.

    • Diego Castro: (responder)
      18 de junho de 2016 às 01:57

      Bom até onde eu saiba o Fio de Cabelo foi o estopim mas na verdade quem nao acreditava na musica era o João Mineiro , ele nao quis gravar a musica , aí o Marciano guardou a musica por um tempo ate Xororó precisar de uma musica para o LP “Somos Apaixonados” 1982 e Marciano mostrou Fio de Cabelo. Xororó gostou e eles gravaram e aconteceu o sucesso , o que teria irritado João Mineiro

  • maria: (responder)
    24 de abril de 2012 às 11:02

    Este negócio das duplas se separarem é uma falta de respeito e de responsabilidade dos mesmos com os fãs ,que eles não se entendam não é problema dos fãs,eles tem que considerar que assumiram um compromisso que envolve o país num todo e na verdade eles devem satisfação para os fãs e para o público em geral, pois quem colocou eles no auge foram os fãs ,eu acho que devemos sermos mais respeitados como fã e como cidadão que curte a nossa música sertaneja que é o forte do brasil pois se nós não os apoiarmos eles não são nada ,nós que os colocamos na mídia ,entendam não estou falando mal pois é o que eu mais gosto de curtir,mas esta faltando reflexão entre os mesmos ,espero que eles mudem esse modo de agir pois todos em geral qqr artista deve uma satisfação ao píblico,pois o sucesso deles depende do Brasil inteiro.Vcs concordam ?

  • maria: (responder)
    24 de abril de 2012 às 11:04

    Por que não vão publicar o meu comentário ? É forte não é ?

  • maria: (responder)
    24 de abril de 2012 às 11:12

    Estas duplas tem que respeitar mais os fãs e não ficarem fazendo o que vem na cabeça ,não temos nada com as falhas deles e eles tem compromisso assumido com a população,isto é um desrespeito muito grande com os fãs pois somos nós que os colocamos no auge e por isto eles nos devem satisfações,afinal o Brasil inteiro os prestigia ,ficam famosos e retribuem desta forma sem um pingo de respeito para com os fãs .

  • Teco: (responder)
    24 de abril de 2012 às 13:13

    Eles se separaram porque não queriam ficar mais juntos !!!

  • zequinha: (responder)
    24 de abril de 2012 às 19:23

    segundo o que fiquei sabendo era que o marciano queria comer o joão mineiro de qualquer jeito,mais o joão mineiro não queria da der jeito nenhum kkkkkkkkkkkk,ai foi aonde veio a separação…o marciano por ser romantico demais,mais éra tudo disfarce,ele queria mesmo era afundar a zórba do joão mineiro,mais o joão mineiro como era um homem que preservava o seu pudor pra não acontecer o piór reolveu acabar com adupla.. vcs acreditam?

  • Pedrinho Carvalho: (responder)
    25 de abril de 2012 às 14:52

    Boa tarde.
    Há alguns dias, critiquei o blognejo por não fazer nenhuma referência à morte de João Mineiro.
    Agora, por uma questão de coerência, devo retirar a crítica que lhe fiz anteriormente.
    Um forte abraço.
    Pedrinho.

  • LUCIANO SILVA: (responder)
    11 de outubro de 2013 às 11:35

    Zequinha, você brincou mais é mais ou menos por aí. Tenho um amigo que quando quer contar um boato disfarça dizendo que o povo tá comentando por aí. Então vou seguir a mesma linha, o povo comenta por aí que o Marciano passou a ME NEGA TE PEGA em uma das filhas do João Mineiro e esse seria o motivo da separação da dupla. Tem certo sentido, pois seria uma coisa humilhante para o João Mineiro revelar e uma traição por parte do Marciano. Eu acredito que foi jogada ensaiada, já haviam conquistado tudo com mais de 20 milhões de discos vendidos e eles resolveram para por cima. Em seguida, para não ter que justificar, mas justificando criaram um motivo oculto e blá blá blá… A jogada ensaiada deu tão certo que resolveram manter o tal mistério.

  • RONY BRASIL: (responder)
    4 de abril de 2014 às 02:08

    A DUPLA SESEPAROU, PORQUE JOAO MINEIRO, ACABOU SE ENVOLVENDO COM A MULHER DE MARCIANO, NAO CONSIDERANDO ASSIM O PARCEIRO MARCIANO, POREM MARCIANO NUNCA PERDOOU O PARCEIRO POR CAUSA DISTO, TEVE VARIAS PROPOSTAS MILIONÁRIAS PRA VOLTAR A DUPLA POREM MARCIANO E QUE NAO QUIS, POIS SE SENTE HUMILHADO ATE HJ.

  • cesar: (responder)
    6 de setembro de 2014 às 23:17

    bobera heimm

  • luiz rodrigues: (responder)
    11 de abril de 2015 às 18:35

    Gente vocés ainda não sabem o verdadeiro motivo da separaçao da dupra joão mineiro e marciano eles sempre falaran na musica poooooo “”esconda oque ouve “”kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Diego Castro: (responder)
      18 de junho de 2016 às 02:00

      kkkkkkkkkkk…… essa é boa

  • Edson: (responder)
    8 de julho de 2015 às 15:23

    A dupla se separou porque Marciano queria seguir carreira solo sozinho, visto que ele, Marciano, achava que era mais jovem que João Mineiro, e, Marciano acreditou, induzido por outras pessoas, que faria mais sucesso cantando sozinho. João Mineiro ficou magoado com essa atitude do Marciano e entrou em depressão, aliado aos seus problemas pessoais de saúde….

  • Jean Sant angelo: (responder)
    13 de maio de 2016 às 20:35

    Na verdade o marciano acreditava que ele era o astro da dupla e conseguiria fazer sucesso sem o João mineiro.

  • Erick William: (responder)
    21 de julho de 2016 às 23:04

    Por os meus pais gostarem da dupla acredito que a separação teria acontecido pelas novas duplas que teria entrado na mídia como Leandro e Leonardo Zezé di Camargo e Luciano e João Paulo e Daniel e Gian e Giovani com sertanejo inovado pela diferencial da roupagem da música VC que na mesma época milionário esta separado do jose rico mato grosso com .Matias provalvelmete João mineiro e. O marciano não levava jeito pra isso foi que aconteceu os únicos que conseguiram dar sequência das novas duplas foram Chitãozinho e xororo e Chrystian e Ralf

  • Edieliton Fernandes de Sousa: (responder)
    3 de janeiro de 2017 às 23:29

    Eu sei mas n posso falar aqui….

  • Jose da Silva: (responder)
    10 de janeiro de 2017 às 14:49

    Quanta besteira. Conheci João Mineiro e acontece que Marciano, por ser primeira voz, não gostada da segunda de João Mineiro. Inclusive meu amigo que trabalhou em Shows como operador de som da dupla, contou que Marciano pedia para fechar o Microfone do Joao Mineiro, e quem fazia a segunda era um musico da banda. Se tiverem duvidas sobre a verdade, alguem da familia podera confirmar.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.