18 mar 2010 | Lançamentos
A música sertaneja de alma lavada (parte 1)

Esqueça tudo o que você já leu até agora sobre a apresentação do rei Roberto Carlos ao lado dos sertanejos. Esqueça. Os destaques da noite não foram Sandy Lima, Roberto Justus ou Ticiane Pinheiro. Não, nem de perto. Aliás, eu nem deveria estar falando sobre isso, tamanha a importância histórica do que aconteceu ontem no ginásio do Ibirapuera. Para te colocar, caro leitor, dentro do ginásio na noite de ontem, vamos dividir essa postagem em antes e depois da entrada de Roberto Carlos no palco. Por isso, serão duas postagens. Tenho certeza que ao final das duas vocês terão preferido assim.

A música sertaneja de alma lavada (parte 1)

Quando eu cheguei ao Ginásio do Ibirapuera ontem, por volta das 19h30, uma dezena de filas já estavam formada nas portarias principais. Com um pouco de paciência e uma bela ajuda da assessoria de imprensa do evento, já estávamos instalados, mais ou menos no meio do ginásio, de onde era possível fotografar razoavelmente e assistir o show com algum conforto. Como todos sabem, TODOS os ingressos foram vendidos. Na entrada, pessoas desesperadas tentavam comprar ingressos de quem chegava, num último esforço para ver aquela apresentação que, apesar de única, será transformada em CD e DVD.

Dentro do ginásio abarrotado, a expectativa era visível no rosto das pessoas. Gente de todos os cantos do Brasil e até de outros países. Contei americanos e argentinos entre os espectadores. Nas áreas mais “populares” do recinto, gente de todas as idades, com uma predominância absoluta feminina.

dsc03488

O palco da apresentação estava à altura de um rei e seus súditos. Duas ilhas distribuídas à direita, e à esquerda acomodavam a suntuosa orquestra. Um belíssimo cenário high-tech preparado para se ambientar a cada apresentação. Recheado de expectativas e com certo atraso, o espetáculo começou. Os “gargantas de ouro” Milionário & José Rico subiram ao palco mostrando que estão mais vivos do que nunca. Com discrição e beleza, “A Distância” deu o tom de como seria a noite: em clima de gala. Maravilhado, o público aplaudiu. Ao final da apresentação, Zé Rico anunciou César Menotti & Fabiano. Os mineiros estavam visivelmente emocionados. Entraram cantando “Proposta”, o que levantou um coro da platéia. Cesinha, ainda vibrando com o momento, repetiu a célebre frase do rei: “O importante é que emoções eu vivi”.

Anunciada pelos irmãos, Nalva Aguiar entrou no palco e interpretou “As Curvas da Estrada de Santos”. Um pouco insegura, precisou repetir, mas nada que tirasse o brilho de sua apresentação. Na seqüência, Gian & Giovani. E o piso do ginásio tremeu pela primeira vez. Um arrepio percorreu minha espinha de cima abaixo quando num coro uníssono todo o ginásio cantou “…eu te amoooo, eu te amooo, eu te amooo”. “Alô” mostrou uma Martinha meio desconcertada e dispersa. A cantora assumiu um belo piano branco para complementar sua apresentação.

bruno1

Em seguida, a interpretação rasgada de Bruno mostrou toda a versatilidade de Bruno & Marrone para os presentes. A emocionante apresentação de “Desabafo” levantou a galera que respondeu numa demorada salva de palmas. O momento mais sublime da noite foi a entrada de Paula Fernandes e Dominguinhos. O contrastante som da voz doce de Paula misturada à voz rouca e calejada do velho cantor foram um momento de paz de espírito. “Caminhoneiro” foi, de longe, entre todas as apresentações a mais bela. Sérgio Reis foi o próximo a se apresentar com “Todas as Manhãs”. Após uma atuação bastante discreta , anunciou “o violeiro mais charmoso do planeta”. Em poucos instantes Almir Sater mostrava seus acordes em “No Quintal do Vizinho”. Almir foi outro que fez um apresentação bastante simples mas muito agradável até para os ouvidos mais exigentes. Elba Ramalho foi então chamada ao palco e, muito emocionada, interagiu com a platéia:

“Quem diria que uma menina, lá do sertão da Paraíba, que aos 14 anos tocava Roberto nas apresentações da escola, hoje estaria aqui, vivendo esse momento tão importante.”

A declaração da cantora emocionou a platéia que cantou junto “Esqueça”. Um público embalado pelo romantismo da voz da intérprete susurrava a canção, tal qual uma reza. Um momento único de todo o espetáculo, aliás, um dos mais interessantes da noite: Victor e Leo entram no palco já com a energia lá em cima para cantar “Jesus Cristo”. A galera ficou em pé para receber os irmãos. Ao meu lado o fotógrafo da “Folha” quase enlouquece: “Não, não, não” – entraram em sua frente e ele perdeu a foto.

Num animação absoluta os irmãos da pequena cidade de Abre Campo colocam o publico em pé vibrando. Leo corre de um lado para o outro do palco, Victor explora seu violão com muita vontade. Ao final do número, num movimento inesperado, Victor vai até o canto do palco e reverencia o público… de joelhos. O ginásio do Ibirapuera treme novamente, parecendo que ia desabar.

vel

Roberta Miranda adentra o palco. Mais uma cantora emocionada que parece não acreditar estar vivendo esse momento. Sem grandes floreios, a cantora apresenta “Eu Disse Adeus” e agrada. Na seqüência um grande momento com Zezé & Luciano. O público novamente em pé espera pelos irmãos. Com a voz visivelmente em forma, ” O Portão” é quase uma resposta às criticas recebidas pelos problemas vocais que enfrentou nos anos anteriores. “Quando” é a próxima da lista. Pessoas cantam, pulam e dançam ao som contagiante. Algumas pessoas levantam os braços. Felicidade, felicidade, felicidade.

No meio da música, Zezé anuncia: “Com vocês, Daniel”. Outro momento mágico, aplausos sem parar, que viraram acompanhamento para a música. Mulheres de todas as idades gritam enlouquecidas, abrindo os braços. Daniel ainda é o grande galã da música sertaneja. Do começo ao fim, empolgação máxima. Zezé & Luciano se despedem, Daniel continua sozinho.

O romantissmo toma conta do ginásio. Daniel interpreta “Do Fundo do Meu Coração”. O olhar apaixonado das fãs permanece até o fim da apresentação. Antes de sair, chama Rio Negro & Solimões, que cantam “Sentado à Beira do Caminho”.

zeze4

Mais uma belíssima apresentação. Logo após, entra o cantor mais carismático da música sertaneja. O Piano do maestro Lages só faltou falar durante a apresentação de Leonardo e “Por Amor”. A platéia respondeu a tanta emoção com um silêncio absoluto. Chitãozinho & Xororó foram convidados ao palco por Leonardo e apresentaram “Eu preciso de Você”. Chitão usava um tradicional traje de gala, mas não dispensou o chapeú. A dupla abusa da interação com o público e recebe aplausos. Leonardo, que havia saído, volta ao palco. É um momento mágico. O trio canta “É Preciso Saber Viver”. Chitão corre de um lado a outro do palco numa energia maluca enquanto as luzes dançam num movimento descompassado. Leo finalmente se despede e os irmãos de Astorga permanecem no palco, para juntos chamarem a grande estrela da noite, sua majestade, o rei Roberto Carlos.

Continua amanhã…

29 comentários
  • Ralph Galano: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:16

    I just want to tell you that I am newbie to blogging and site-building and definitely enjoyed this web blog. Likely I’m likely to bookmark your blog . You certainly come with tremendous writings. Kudos for sharing your blog site.

  • Long Vreeken: (responder)
    16 de julho de 2013 às 23:11

    If you’re still on the fence: grab your favorite earphones, head down to a Best Buy and ask to plug them into a Zune then an iPod and see which one sounds better to you, and which interface makes you smile more. Then you’ll know which is right for you.

  • best site: (responder)
    17 de julho de 2013 às 23:43

    I love it when people come together and share views. Great site, continue the good work!

  • sneak a peek at this site: (responder)
    18 de julho de 2013 às 01:37

    This web page is really a walk-through for the entire info you wished about this and didn’t know who to ask. Glimpse right here, and also you’ll definitely uncover it.

  • you could look here: (responder)
    18 de julho de 2013 às 17:55

    Everything is very open with a precise clarification of the issues. It was definitely informative. Your site is extremely helpful. Thanks for sharing!

  • seoukreviews: (responder)
    19 de julho de 2013 às 04:55

    This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped me. Thanks a lot!

  • my explanation: (responder)
    19 de julho de 2013 às 19:17

    I like it when individuals get together and share views. Great blog, continue the good work!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.