19 dez 2010 | Artigos
A música sertaneja no foco de mestres da fotografia

Eu já falei inúmeras vezes sobre capas de LPs que são um verdadeiro desastre (até por isso temos uma sessão dedicada somente a elas aqui no Blognejo). Eram outros tempos, quando não havia muita preocupação com a imagem que se venderia junto com a música. Geralmente eram produzidas ao final do trabalho; a última parte, quando já estava tudo gravado e mixado. Na maioria dos casos, feitas às pressas e sem nenhum cuidado, serviam apenas para “proteger” o verdadeiro tesouro: as músicas. Também na história, principalmente durante a ditadura, diversos discos tiveram suas capas censuradas, voltaram para as fábricas e precisaram ser refeitas.

O tempo passou, estamos no fim de 2010 e a música se profissionalizou como um todo, passou por diversos processos e aquilo que antes era apenas complemento se tornou essencial para um trabalho. Em tempos em que a música sozinha já não se vende mais, e que uma imagem fala mais do que mil palavras, um bom trabalho, com belas fotos, encartes, letras e história do artista pode fazer toda a diferença. Nesse momento entra em cena um profissional que a cada  dia ganha mais espaço e preferência de artistas de todos os segmentos, o fotógrafo. Na música sertaneja, quatro nomes respondem pela maioria dos trabalhos realizados. São eles: Fabio Nunes, Fernando Hiro, Marcos Hermes e Mauricio Antonio. Profissionais que se especializaram e conseguem, com muita sensibilidade, extrair aquele “algo a mais” que o artista quer passar mas  que só uma boa foto pode mostrar. Logo abaixo, um pouquinho de suas histórias e alguns trabalhos destes mestres da fotografia.

FABIO NUNES trabalha como fotógrafo profissional desde 1999, produziu capas de  trabalhos de Milionário e José Rico, Leonardo, João Bosco & Vinicius, Victor & Leo, além de ter sido fotógrafo exclusivo de Chitãozinho & Xororó por 2 anos. Fábio ainda é responsável por boa parte das fotos dos CDs e DVDs de Edson & Hudson, clicando três dos quatro DVDs da dupla. Fora do sertanejo, fez ainda trabalhos para artistas do axé, samba e MPB e fotografias para o Miss Universo, Miss Mundo e debates na Rede Bandeirantes. Abaixo, capas que marcaram época e que são de sua autoria:

FERNANDO HIRO é o queridinho dos artistas sertanejos, começou a fotografar ainda adolescente influenciando pelo pai e não parou mais. É formado pela Escola Panamericana de Arte de Wakayama, no Japão. São dele as fotos do 1º DVD de Luan Santana, do acústico Fernando & Sorocaba, do novo DVD de Michel Teló e do DVD comemorativo de Chitãozinho & Xororó com a nova geração do sertanejo. Isso tudo sem contar os trabalhos com Marcos & Belutti, César Menotti e Fabiano, entre outros. Parceiro de Ivan Miyazato e Dudu Borges,  seu trabalho estourou junto com os artistas e produtores da nova safra sertaneja.

MARCOS HERMES é o fotógrafo mais antigo desta turma, mais de 20 anos clicando para capas de CDs, DVDs, e até LPs. Sua marca ultrapassa as 500 produções. Marcos foi ainda o fotógrafo oficial de eventos internacionais como Rock in Rio, Hollywood Rock e cobertura de shows de artistas internacionais como Madonna, Rolling Stones, U2, etc. Na música sertaneja, já clicou para as capas de César Menotti & Fabiano, Daniel, Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, entre outros. Abaixo, alguns trabalhos deste gênio da fotografia:

MAURICIO ANTONIO é um profissional que está com Fernando & Sorocaba e Luan Santana desde o início de suas carreiras. Entre seus trabalhos está o CD “Tô de Cara” de Luan Santana, o CD e DVD  “Bala de Prata” de Fernando & Sorocaba e “Curtição” de João Bosco  & Vinicius . Isso sem contar as diversas fotos para Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinicius, Teodoro & Sampaio, João Neto & Frederico, Henrique & Diego entre outros. Mauricio é responsável também pela plotagem e produção das fotos que vão nos ônibus e sites destes e outros artistas. Abaixo, alguns de seus trabalhos:

Juntos,  Mauricio Antonio, Fernando Hiro e Fábio Nunes são responsáveis pelas fotos do novo DVD de Luan Santana, gravado no último dia onze de dezembro no Rio de Janeiro e que tem lançamento previsto para abril de 2011. Para conhecer melhor cada um, é só clicar sobre as imagens. Estes são apenas alguns dos trabalhos destes mestres da fotografia,  acessando o site de cada um você vai perceber que muitas fotos e imagens que marcaram sua vida passaram pelas lentes desses grandes profissinais.

19 comentários
  • Antonietta Follin: (responder)
    14 de julho de 2013 às 21:04

    I simply want to tell you that I am beginner to weblog and really savored your page. Very likely I’m planning to bookmark your website . You absolutely come with terrific stories. Cheers for sharing with us your blog.

  • he said: (responder)
    17 de julho de 2013 às 20:59

    You’re so cool! I don’t believe I have read anything like this before. So nice to find somebody with original thoughts on this subject. Really.. thank you for starting this up. This site is one thing that is needed on the internet, someone with a little originality!

  • seo companies uk: (responder)
    19 de julho de 2013 às 06:13

    This website was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found something that helped me. Thanks a lot!

  • event wristbands coupon code: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:41

    Sorry for the huge review, but I’m really loving the new Zune, and hope this, as well as the excellent reviews some other people have written, will help you decide if it’s the right choice for you.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.