15 fev 2010 | Lançamentos
A rota da música sertaneja no mapa do Brasil

Você já parou para pensar que a música sertaneja faz um caminho no mapa do Brasil? Não ainda?

Olhando o mapa um dia desses, percebi que existe uma rota para se fazer sucesso com música sertaneja no nosso país, e ela passa pelo “C” do Brasil, com o perdão do famigerado trocadilho. Olhando um pouquinho melhor e pesquisando mais, descobri que os maiores nomes da música saíram dessa rota.

mapa

Como você pode observar no mapa acima, o roteiro começa em Minas, mais precisamente no triângulo mineiro. Nomes como Victor & Leo, Eduardo Costa, Luis Claudio & Giuliano e César Menotti & Fabiano. Veja bem, muitos desses artistas são de outras cidades, mas estouraram nesse eixo: Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e adjacências.

A nossa rota segue por Goiás: Goiânia, Pirenópolis, Itumbiara, Goianápolis e etc. Desse estado saíram as duplas Zezé & Luciano, Leandro & Leonardo, Chrystian & Ralf, Bruno & Marrone, Jorge & Mateus, João Neto & Frederico entre outros. Sem dúvidas o maior celeiro sertanejo da história da música.

Na sequência, o caminho é Mato Grosso do Sul: João Bosco & Vinícius, Grupo Tradição, Luan Santana e Almir Sater. As cidades de Coxim e Aquidauana, mas principalmente Campo Grande tornaram-se uma cidade chave para a música sertaneja.

Nossa viagem continua pelo norte do Paraná: Londrina, Maringá, Apucarana e mais recentemente Curitiba. Influenciados pela música sertaneja do interior paulista os paranaeneses passaram a se destacar na música. Artistas como Hugo Pena & Gabriel, Chico Rey e Paraná e até mesmo Chitãozinho e Xororó são Paranaenses. Fernando & Sorocaba, apesar de não serem do Paraná, foram alçados ao sucesso nessa rota sertaneja.

Fechando nosso roteiro, passamos pelo interior de São Paulo. A Região de Sorocaba é o berço da música sertaneja. Cidades como Botucatu, Piracicaba, Itapetininga, Brotas, já formaram uma região rica para o surgimentos de artistas sertanejos. Fora dessa região destacam-se as cidades de Barretos, Campinas, Jaguariúna e Limeira. Desses municípios saíram grandes nomes como Tonico & Tinoco, César & Paulinho, João Paulo & Daniel e Edson & Hudson.

É interessante observar que a capital paulista fica fora do nosso “C”. Sabe por que? A cidade de São Paulo não tem grandes nomes da música sertaneja nascidos, criados e revelados por ela mesma. Para um artista, não estourar em São Paulo é não estar 100% consagrado. Mas isso não acontece sem que antes ele tenha feito sucesso em alguma outra região, nesse eixo do qual estamos falando. Em outras palavras, São Paulo é apenas uma vitrine, não revela ninguém.

Entre os nomes que batalham na capital Paulista estão Beto & Marcio, Ronny & Rangel, Anderson & Alysson e Lincon & Luan, que mesmo tendo caído nas graças de casas como Villa Country e Estância Alto da Serra e das rádios Nativa e Tupi FM tem dificuldade para estourar. Tudo isso para se ter uma idéia do quanto é dificil de se ganhar o Brasil partindo de São Paulo.

Excessão à regra, a dupla Marcos & Belutti vem ganhando espaço, mas nadando contra a correnteza. Nascidos e criados em São Paulo os músicos foram descobertos por Bruno (Bruno & Marrone) e Amauri Pereira e há quase 2 anos tocando juntos já estouraram várias canções Brasil afora. Justifica-se o sucesso: antes de cantores os artistas já eram compositores, tendo canções gravadas por Zezé & Luciano e Edson & Hudson, por exemplo.

Mas apesar de tudo as coisas mudaram bastante na última década para a música sertaneja. De 10 anos para cá cantores de lugares nunca antes imaginados ganharam as paradas e os corações do público. Mesmo assim, com tudo isso uma coisa é certa: se você é cantor e tem uma dupla, corra para a região “C”. Se você está em São Paulo tentando a sorte, fuja daí. Se você é goiano, tem grandes chances de estourar cantando sertanejo.

Mas se só gostar do som, aí você pode curtir de qualquer canto do país. Graças a Deus, este é o estilo musical número um do país. Afinal, quem não tem um pé na roça ou no interior?

6 comentários
  • ROBERTA: (responder)
    29 de maio de 2012 às 20:43

    EU SÓ FALO QUE ISSO É MUITO GRANDE E NAO TEM NADA PARA PESQUISAR!!!!!

  • Gleyciane: (responder)
    17 de outubro de 2012 às 14:53

    Você poderia me mandar esse mapa por email? Faz duas semanas que eu tento encontrar essa imagem ou até mesmo abrir e não consigo, e é exatamente o que eu preciso. Por obséquio!

  • Shayne Straube: (responder)
    14 de julho de 2013 às 15:23

    I just want to say I am newbie to blogs and actually loved you’re blog site. Almost certainly I’m likely to bookmark your site . You certainly come with terrific article content. Kudos for sharing with us your website page.

  • Dominic Gallo: (responder)
    17 de julho de 2013 às 07:43

    Sorry for the huge review, but I’m really loving the new Zune, and hope this, as well as the excellent reviews some other people have written, will help you decide if it’s the right choice for you.

  • visit our website: (responder)
    17 de julho de 2013 às 23:22

    I am really loving the theme/design of your web site. Do you ever run into any internet browser compatibility problems? A number of my blog audience have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Safari. Do you have any advice to help fix this problem?

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.