26 mai 2011 | Lançamentos,Notícias
Anúncios no Blognejo: uma breve história…

A estréia do novo layout do Blognejo, produto da nossa parceria com a Icomp®, marca o início da adoção de uma postura um pouco mais comercial por parte do nosso blog. Nada de jabá e/ou coisas do gênero. Temos vários espaços espalhados pelo Blog que muito em breve serão ocupados por anúncios que já estão sendo comercializados da forma mais profissional. E, além dos anúncios, várias outras opções de comercialização de espaços e serviços serão disponibilizadas.Tudo da forma mais transparente e honesta possível, claro. Para quê estou dizendo isso tudo? É que recentemente eu soube de um fato que me surpreendeu e mostrou o quão grande é o potencial publicitário do Blognejo.

O Blognejo tem trabalhado esporadicamente com campanhas publicitárias de grandes empresas. Já trabalhamos em uma campanha com a Bavária Clássica, que incluía a postagem de textos no Blog e tweets no meu perfil pessoal no Twitter. Algum tempo depois, veiculamos uma campanha em vídeo junto à Ford para o lançamento de uma nova linha de caminhões. Esta campanha, aliás, exigiu até a minha ida à convenção latino-americana da Ford, que estava sendo realizada em Fortaleza.

Na verdade não houve uma combinação anterior com a assessoria de imprensa da Ford na época sobre os métodos que seriam empregados na campanha. O combinado era que eu viajaria até Fortaleza, acompanharia o lançamento do modelo 2012 do caminhão Cargo, conheceria detalhes do veículo e depois falaria sobre o mesmo num post do Blognejo. Na verdade, era para eu alternar o texto sobre o caminhão com a cobertura de um show da dupla Chitãozinho & Xororó que seria realizado neste evento. Mas cheguei absurdamente atrasado por conta de um atraso no vôo e consequente perda da conexão aérea em Guarulhos e não consegui acompanhar o show.

Acontece que eu, na minha mania de filmar tudo o que acompanho nas minhas viagens em prol do Blognejo, gravei toda a explicação sobre os detalhes do caminhão e veiculei no Youtube e no Blognejo. Na verdade foi uma atitude despretenciosa, que eu julguei que talvez pudesse dar mais repercussão que um simples texto. E realmente deu. Logo que o vídeo foi postado (e inclusive criticado, por conta da aparente ausência de relação com o tema principal do blog, por alguns tapados que não entenderam que se tratava de uma campanha publicitária), os comentários favoráveis e contrários ao caminhão começaram a pipocar no Youtube.

Eu estranhei, claro, afinal se tratava de um vídeo com trechos da explicação sobre o caminhão filmado por um cara que não entende nada dessas máquinas. 2 meses depois de postado, no entanto, o vídeo já está perto de completar 20 mil views (!!!) e tem sido veiculado até nas concessionárias Ford em todo o Brasil (!!!!!!!!). Incrível como uma campanha despretensiosa como essa trouxe resultados tão satisfatórios para o anunciante. Afinal de contas, se a Ford não tivesse gostado é pouco provável que utilizaria até em suas concessionárias.

Onde eu quero chegar com isso? Ora, acho que tudo isso que eu contei aqui prova a eficácia de uma campanha publicitária realizada em parceria com o Blognejo. Somos um espaço consolidado, com um público definido. E ficou obviamente provado que uma parceria comercial com o Blognejo traz resultados positivos para o anunciante. Entramos definitivamente no circuito comercial da Internet e nos tornamos um espaço que precisa sempre ser considerado quando a intenção é realizar uma campanha eficaz. Isso é credibilidade, algo que algumas pessoas por incrível que pareça ainda insistem em achar que a gente não tem.

4 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.