04 jun 2013 | Lançamentos,Notícias
Apadrinhados por Thiago Brava, David & Fabian lançam primeiro disco da carreira

Já disse aqui no blog em outras ocasiões que a bola da vez dos comentários revoltosos é o Thiago Brava. Uma parcela dos nossos leitores  nutre um ódio quase mortal pelo jovem cantor. Pois hoje está sendo lançado na Internet o primeiro disco de uma dupla da qual o Thiago Brava é padrinho: David & Fabian. Mas se o apadrinhamento do Thiago Brava faz presumir que a dupla é 80% voltada para o arrocha, aí é que se enganam. O CD de estréia da dupla é eclético e tem muito do sertanejo tradicional que muita gente reclama não ouvir mais nos dias de hoje.

O disco já abre com uma vaneira na linha tradicional, que relembra nomes de cidades brasileiras onde a música sertaneja predomina. A partir daí o que se houve é uma mescla de canções românticas e agitadas, com espaço para vaneiras tradicionais como essa primeira faixa (“Vamos pra lá beber”) e modernas (“Titirirititi”), arrochas mais “sensuais” e outros mais “sutis”, como a regravação da música “Sacanagem Tua”, da Janaynna, que ganhou uma versão arrocha no refrão, além de músicas românticas que valorizam bastante o timbre vocal agudo da dupla.

Aliás, o timbre vocal da dupla chama a atenção principalmente pelo fato de não parecer com o de nenhum artista contemporâneo. As músicas são quase todas em tons bastante altos, o que possibilita que a dupla demonstre o grande alcance vocal que possuem, o que lembra bastante as duplas da década de 90. Essa lembrança fica ainda mais evidente na guarânia gravada pela dupla – “Saudade Matadeira” – e no pout pourrie de clássicos dos anos 90, com “Quem é”, da dupla Leandro & Leonardo, “Minha Estrela Perdida”, de João Paulo & Daniel, e “Não Faz isso não”, gravada por Bruno & Marrone.

Entre as músicas mais românticas do disco figuram “Cadê Você” e “Metade de mim”, que trazem toda aquela coisa do piano atrelado a uma interpretação bem profunda. E apesar da dupla estar trabalhando atualmente a música “Olha pra quem vai pegar”, um arrocha e a mais contemporânea das músicas do disco, que traz a participação do Thiago Brava, a dupla parece querer mostrar que não está presa apenas nesse estilo musical. Na verdade essa música é um dos poucos arrochas do disco, que traz 16 faixas de estilos bem variados.

De forma condizente com a atual política da maioria das rádios, que preferem trabalhar qualquer outra música que não seja arrocha, o disco traz músicas bastante comerciais mas que pertencem a outra ala do sertanejo. Dentre as românticas, “Ironia do Destino” é uma das que podem segurar muito bem um trabalho comercial. Entre as vaneiras, essa função cairia muito bem em músicas como “Mentirinha” e “Poderosa”.

Este disco da dupla David & Fabian, produzido pelo Thieres, que entre outros trabalhos foi quem produziu a música “Turbinada” da dupla Zé Ricardo & Thiago, tem tudo pra agradar, como eu disse, essa parcela do público que anda carente de músicas e de artistas que ainda carregam muitas características do sertanejo mais tradicional. Tanto pelo timbre vocal agudo como pelas letras menos agressivas do que as que temos escutado nos dias de hoje, a dupla parece reunir de fato bastante potencial para ocupar um espaço que até o momento anda sendo muito pouco preenchido.

Quem quiser ouvir o disco, pode baixar todas as faixas através deste link e tirar a prova. Não se esqueçam de deixar, vocês também, suas respectivas impressões sobre o disco através do campo de comentários logo abaixo.

13 comentários
  • Teco: (responder)
    4 de junho de 2013 às 18:56

    Apadrinhados por um grande expoente da musica sertaneja !! #soquenão

    • Antonionetho: (responder)
      5 de junho de 2013 às 11:26

      Teco e suas tiradas de mestre… O Thiago Brava ta precisando e ser apadrinhado… e nao de o contrario…

      • Teco: (responder)
        5 de junho de 2013 às 17:50

        A sua tirada que foi sensacional ! Mas é difícil arrumar padrinho pra ele, porque o Thiago, é BRAVA !!!!

  • anônimo: (responder)
    4 de junho de 2013 às 19:04

    Apadrinhado por quem???!!! Meu deus que leva de por@!?@**. Thiago Brava não tem credibilidade para apadrinhar ninguém! Apenas o $$$$ Desculpe a sinceridade… Se fosse apadrinhado por chitaozinho e xororo, Victor e Leo, Bruno e Marrone entre outros com conteúdo crrteza que viria coisa melhor por aí.

  • marcel: (responder)
    4 de junho de 2013 às 20:21

    só por ser apadrinhado pelo thiago brava, já perde toda a vontade de ouvi-los

  • Anônimo: (responder)
    4 de junho de 2013 às 21:38

    Que cd top David e Fabian , isso sim é sertanejo !!! Top top top

  • Anônimo: (responder)
    4 de junho de 2013 às 21:42

    C top , Parabéns David e Fabian !!! Top.

  • Pantanal: (responder)
    4 de junho de 2013 às 22:17

    Acho que é um erro julgar o trabalho da dupla por causa do Padrinho… Melhor que o Padrinho é!!!

  • Gaspar: (responder)
    5 de junho de 2013 às 05:27

    Não quero falar sobre esta dupla em particular.
    Louvável.

    Apenas lembrar algumas coisas…
    Vou fazer um comentário geral apenas:
    Escandalo de acessos de youtube falsos, publieditoriais embutidos de vez (não aparece mais que seja, aliás apóio), diminuição de verbas do sertanejo, contratantes de show não mais aceitando valores altos de show como antes, rádios começando a filtrar artistas mesmo com dinheiro…
    Conclusão: encolhimento generalizado de um asteróide apocaliptico.

    Bom, não é o que torço pois muitos dependem do sertanejo para ganhar dinheiro, mas o cenário que tracei para o sertanejo vai se configurando de vento em popa, mais que nunca.

    Aliás, já ganharam dinheiro demais é verdade, mas agora vai ser bem mais difícil manter o “padrão” ao qual já se acostumaram.

    Irreversível, e em andamento.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      5 de junho de 2013 às 10:50

      Em minha defesa, sempre identifico os publieditoriais logo abaixo do título rsrsrsrs

  • Fabio Roque: (responder)
    5 de junho de 2013 às 12:11

    Ouvi a guarânia dos caras, achei massa!

  • Golfão: (responder)
    12 de junho de 2013 às 02:39

    Gostaria de perguntar a todos colegas que criticaram o CD se ouviram o repertório ? A produção ? A qualidade do CD? Desculpa a humildade vem de berço, esse projeto David e Fabian veio para ser divisor de águas!!! Ouça o Cd! Respeito a opinião de todos! Aos elogios obrigado! As criticas tbm mas por favor ouve o CD e comenta novamente, abraços a todos!

  • Mônica Ricelli.: (responder)
    14 de julho de 2013 às 19:31

    Ouvi o CD e achei ótimo, hoje em dia poucas pessoas sabem apreciar um excelente trabalho, estão de parabéns e tenho plena certeza que irão virar sucesso. Novamente parabéns, vocês merecem

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.