20 ago 2010 | Lançamentos
Barretos, a festa do peão?

Entra ano e sai ano, por mais que entrem no circuito festas que ditam tendências a nível de Brasil, Barretos permanece imbatível. É o evento mais importante do circuito sertanejo, sem sombra de dúvida. A programação das festas de Barretos costumam refletir a exata realidade do mercado. Nos palcos principais, é claro, e a despeito do que possam pensar os conservadores.

Acontece que esse ano a festa de Barretos parece servir definitivamente como um termômetro da realidade da música sertaneja. Em primeiro lugar, Luan Santana é o embaixador oficial da festa. E recebendo pra isso. Em segundo lugar, shows de grandes nomes entre os veteranos da música sertaneja simplesmente não aparecem na programação. E em terceiro lugar, a festa obedece a tendência dos grandes eventos ao redor do Brasil e traz uma das programações mais ecléticas de todos os tempos.

A festa começou ontem, dia 19/08, e o show de estréia foi o da sempre excelente Ana Carolina. Hoje tem show da dupla Victor & Leo e do grupo Exaltasamba. Sábado tem Restart, Alexandre Peixe e Mariah Carey (!!!). Daí pra frente, somente shows sertanejos, praticamente, mas nada de AMIGOS e similares, exceto pelas presenças de Sérgio Reis, Gian & Giovani, Matogrosso & Mathias e Matão & Matias. Ou seja, um retrato do mercado atual por assim dizer.

Mas o que me preocupa ano após ano é o exagero nas reclamações quanto ao caráter eclético da festa. As pessoas que costumam reclamar do pouco espaço dado à música sertaneja em determinados eventos são as mesmas que reclamam da inclusão de artistas que não tem nada a ver com o segmento numa festa sertaneja por essência como é a de Barrretos. Ora, qual o problema, afinal?

Nada mais saudável que uma troca de favores, não acham? Se o sertanejo luta por espaço em lugares como o Rio de Janeiro, porque não ceder espaço a artistas de outros segmentos em festas sertanejas. Ora, o axé não cedeu espaço ao sertanejo nos últimos dois carnavais, pelo menos? E quem é que garante que o público não vai ser até maior? Ora, pode ser que sim, pode ser que não. Para assitir Bruno & Marrone, por exemplo, o que se espera são casais, grupos de amigos e por aí vai. Para o Restart, se esperam crianças, adolescentes e, consequentemente, pais preocupados e com as carteiras cheias de dinheiro para comprar refrigerante pra garotada toda. Não é uma sacada genial, afinal de contas?

O que fica evidente junto à organização do evento é que a péééééssima experiência do ano passado (principalmente por conta da gripe suína) foi a principal responsável pela mudança de panorama. Não dá para correr riscos. Levar artistas em evidência na mídia, ainda que de segmentos diferentes do sertanejo, é a forma mais segura de agir. Uma atração internacional ultra conhecida (Mariah Carey), grupos como o Exaltasamba, Restart e outro, são alguns dos exemplos de artistas em evidência. E não adianta tapar o sol com a peneira. Os veteranos sertanejos já não estão em evidência como antes. Para os que ainda não aceitam a mistura, o festival de violeiros Rosa Abraão continua acontecendo dentro da festa e os shows nos palcos menores são todos de artistas sertanejos. Fora o rodeio, que continua indo de vento em popa.

Barretos continua forte, esse ano o lucro e o público com certeza vai ser absurdamente superior ao do ano passado, mas não se deve atacar a programação com tanto ódio e preconceito. É um bate e volta. Se hoje temos Mariah Carey em Barretos, quem não garante que amanhã não teremos Luan Santana no Maracanã? Pèrde-se de um lado, ganha-se de outro. O Triângulo Music e o Planeta Atlântida, por exemplo, dois dos principais festivais de Pop Rock do Brasil, já se renderam ao sertanejo. Barretos precisa de dinheiro para continuar acontecendo. E se essa forma é a mais viável, não entendo o motivo para tanta reclamação.

_____________

Estou partindo de viagem para Curitiba para a gravação do novo DVD da dupla Fernando & Sorocaba. Aguardem novidades fresquinhas em breve…

32 comentários
  • Antonietta Follin: (responder)
    14 de julho de 2013 às 17:18

    I just want to say I am just new to weblog and seriously loved this website. Almost certainly I’m want to bookmark your website . You actually come with incredible articles and reviews. Many thanks for sharing your website page.

  • view: (responder)
    17 de julho de 2013 às 21:40

    You should be a part of a contest for one of the greatest blogs online. I most certainly will highly recommend this web site!

  • the advantage: (responder)
    18 de julho de 2013 às 01:31

    Thanks for this wonderful article. One other thing is that the majority of digital cameras come equipped with the zoom lens that permits more or less of any scene to generally be included simply by ‘zooming’ in and out. Most of these changes in target length are generally reflected from the viewfinder and on significant display screen right on the back of the exact camera.

  • seo company review: (responder)
    18 de julho de 2013 às 17:52

    I used to be able to find good advice from your content.

  • sponsor: (responder)
    19 de julho de 2013 às 09:56

    I love this site layout . How did you make it!? It is really cool!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.