12 mar 2010 | Lançamentos
Belutti e as madrugadas no Twitter

Recentemente escrevi um texto sobre a forma de utilização do Twitter por alguns artistas sertanejos. O texto rendeu uma porção de links pelas páginas escusas da Internet. A temática do texto de hoje é praticamente a mesma, mas com o foco num cara que tem se mostrado um exemplo de como o Twitter deveria ser utilizado pela grande maioria dos artistas: Belutti, da dupla Marcos & Belutti.

belutti1

Tornou-se um hábito do Belutti entrar no Twitter à noite, ligar a Twittcam e ficar respondendo às perguntas dos fãs e amigos até altas horas da madrugada. Para quem não é familiarizado com os recursos do Twitter, Twittcam é um recurso utilizado para transmissão ao vivo de vídeo em streaming para usuários do Twitter através de uma webcam. Na prática, tudo o que é captado pela webcam do Belutti é transmitido para quem acessar a página da Twittcam criada na hora em que ele entrou (toda vez que se liga a Twittcam, uma nova página é criada).

O fato é que essa brincadeira demonstra a importância da utilização correta dos recursos disponibilizados pelas redes sociais. É comum o Belutti entrar na Twittcam e ficar interagindo com as fãs durante períodos de até 4 horas seguidas. Dia desses lá estava ela com mais de 30 “telespectadores” às 03:00 da manhã. O melhor é que ele se aproveita desse recurso para ouvir a opinião dos fãs, trazer notícias em primeira mão, mostrar novidades sobre a dupla e tudo mais.

Recentemente, ele se utilizou do recurso para convidar fãs a comparecerem na gravação de faixas do novo disco no Estúdio Mosh. Graças a esse convite, que foi feito apenas uma vez e depois transmitido entre as fãs no boca-a-boca, a gravação foi um sucesso. Fora as notícias do dia-a-dia que são contadas pelo próprio diretamente aos fãs, como shows marcados, futuras gravações, etc. Foi na Twittcam que ele contou da gravação do próximo DVD da dupla, que será realizada aqui em Uberlândia no dia 31/08 com uma mega-estrutura.

Fora a Twittcam, o Belutti costuma responder todas as perguntas e “replies” dirigidos a ele no Twitter, mesmo não seguindo todas as pessoas que o seguem. Isso é uma coisa que parece não entrar na cabeça de boa parte dos artistas que utilizam o Twitter. Quando um fã pergunta alguma coisa, ele espera ser respondido. É simples assim. Mas mesmo sendo uma coisa tão fútil e que pode ser feita até por um terceiro, alguns artistas preferem simplesmente ignorar ums referência/pergunta/reply a eles dirigidas. Nesse aspecto, o Belutti tem se mostrado um exímio usuário da ferramenta. Pelo menos no que diz respeito à atenção dada aos fãs.

Antes de me tornar um usuário tão ferrenho do Twitter, eu costumava falar mal de tudo o que dizia respeito a ele. Hoje em dia, no entanto, a coisa mudou de figura. A ampla utilização do serviço por pessoas das mais diversas áreas de atuação e por artistas dos mais diversos níveis demonstra o tamanho da importância do site. O Twitter é praticamente o reflexo do pensamento da sociedade que tem acesso à Internet, ou seja, uma gigantesca parte dela. E o artista que ainda se recusa a utilizar a ferramenta da forma correta só se perde no meio da sua própria ignorância ou empáfia. O Belutti é, sem dúvida, um exemplo a ser seguido. Mesmo não sendo ainda tão requisitado lá quanto artistas “maiores”, por assim dizer, ele mostra a cada aventura na Twittcam como o fã que se dá ao trabalho de seguí-lo no Twitter merece ser tratado. Pena que tantos artistas ainda não queiram agir da mesma forma.

5 comentários
  • Glen Kotarski: (responder)
    14 de julho de 2013 às 15:04

    I just want to tell you that I’m newbie to blogging and site-building and actually savored this page. Likely I’m going to bookmark your site . You really have fantastic articles. Thanks a bunch for sharing your web site.

  • website: (responder)
    17 de julho de 2013 às 20:34

    I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this web site. I am hoping the same high-grade web site post from you in the upcoming also. Actually your creative writing abilities has inspired me to get my own website now. Actually the blogging is spreading its wings rapidly. Your write up is a good example of it.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.