16 abr 2012 | Notícias
Blognejo – Alguns Pingos nos I’s

O texto de hoje serve para esclarecer alguns pontos importantes a respeito do Blognejo.

Dias atrás eu informei que algumas mudanças seriam realizadas aqui no Blognejo no que diz respeito ao seu caráter comercial. Quem me acompanha há mais tempo sabe que o Blognejo se tornou uma amante muito exigente e, por isso, acabei tendo que me licenciar do meu emprego público efetivo para poder me dedicar apenas ao blog e às viagens e deveres a ele relacionados. Graças a Deus, não tive nenhuma perda salarial, mesmo não correndo atrás da clientela tanto quanto eu deveria.

Ao invés de agir de forma mais comercial, eu meio que tenho receio de correr atrás de anunciantes para o Blognejo e acabar me expondo muito, colocando em risco a credibilidade que conquistei. Afinal de contas, o que mais tem por aí é gente babaca pronta para apontar o dedo e dizer “esse cara fica escrevendo essas coisas e depois cobrando dinheiro do povo“. Infelizmente, muita gente não sabe diferenciar um melão de uma melancia.

Por conta disso, hoje eu resolvi finalmente expor o aspecto comercial do Blognejo e anunciar uma nova parceria nessa área. Atualmente temos trabalhado com duas formas de anúncio no blog. A primeira é a tradicional: banners publicitários, como aquele localizado ao lado da logomarca no topo do blog. São 4 espaços de publicidade. A segunda forma é um pouco mais, digamos, polêmica. Trata-se do publieditorial.

O publieditorial consiste numa postagem paga com o intuito de divulgar uma empresa ou um artista ou qualquer outra coisa. Vou dar um exemplo. Um artista quer divulgar o lançamento de seu mais novo clipe num post exclusivo aqui no Blognejo. Nós fechamos com ele, então, uma postagem num valor a ser negociado na qual escrevemos um texto com base num release enviado pelo próprio artista e incorporamos o vídeo do clipe. O texto, no entanto, é adaptado à linguagem do Blognejo. Os relesases são, geralmente, muito tendenciosos, afinal é esta a função deles. Mas para o Blognejo excluímos todos os termos desta natureza, transformando o release num texto imparcial e meramente informativo.

Por que trabalhamos desta forma? Ora, a intenção dos publieditoriais é apenas informar, anunciar. Qualquer frase tendenciosa poderia ser interpretada de uma forma indesejada. “Pô, Marcão, tá recebendo pra falar BEM de fulano?“, diriam os mais afoitos. Na verdade não estamos recebendo para falar BEM de algum artista, mas apenas para falar do mesmo, de forma imparcial e meramente informativa. Os publieditoriais são anúncios, assim como os banners. O Blognejo jamais vai aceitar dinheiro de um artista apenas para postar alguma crítica positiva ou falar dele de forma tendenciosa. Isso sim prejudicaria e muito a credibilidade que já conquistamos em todos esses anos. Além disso, optamos por sempre deixar bem claro qual post é um publieditorial e qual não é. Logo após o título da postagem está escrita a categoria na qual ela foi incluída. A categoria “publieditorial” é sempre informada nessa área.

E justamente para evitar uma maior exposição da minha pessoa, afinal sou eu que escrevo os posts e sempre fica aquele ar de receio quando eu preciso falar sobre dinheiro, decidi fechar uma importante parceria na área comercial. A partir de hoje, cuidarei apenas da parte criativa do blog. Toda negociação acerca de anúncios, seja banner publicitário ou publieditorial, ficará cargo do meu parceiro de longa data Everton Albertoni, administrador do site “Baixar Sertanejo”. Na página “anúncios” disponibilizarei todas as formas de contato com ele. Qualquer outra pessoa que utilize o nome do Blognejo para realizar transações comerciais não tem nossa autorização, apenas o Everton e eu. Espero que isso fique bem claro. O que mais tem por aí é gente tentando passar a perna nos outros.

Por conta disso e da necessidade de tornar o blog mais rentável (afinal eu tenho uma família pra sustentar), os publieditoriais e anúncios serão mais frequentes. Espero que compreendam isso e não venham com papinhos idiotas do tipo “Porra, Marcão, tá recebendo de fulano e de Beltrano“. Ora, dependendo do caso, estarei sim recebendo de fulano ou beltrano pra falar dele. Só espero que observem bem os textos postados. Eu já disse logo acima, mas é bom repetir: O BLOGNEJO JAMAIS VAI RECEBER COMPENSAÇÃO FINANCEIRA EM TROCA DE UMA CRÍTICA POSITIVA OU NEGATIVA A RESPEITO DE QUEM QUER QUE SEJA. Os publieditoriais são meramente informativos e jamais tendenciosos.

Outra categoria que em breve vai entrar como anúncio é a de lançamentos da semana. É que a procura por esse espaço democrático cresceu demais. Muita gente quer ver sua música postada aqui no Blognejo. E eu acho justo da minha parte ceder esse pequeno espaço para os artistas que precisam apenas de um pequeno empurrão. Acontece que muita gente simplesmente acha que somos obrigados a postar músicas de quem quer que seja. Às vezes esquecemos de postar determinado clipe e, ao invés de compreensão por parte do interessado, recebemos cobrança, como se a pessoa tivesse nos pagado alguma coisa para ter sua música postada aqui. Vovó já dizia que “os bons pagam pelos maus”. Por conta disso, muito em breve começaremos a oferecer esse espaço no post semanal de lançamentos de forma comercial, mas a um preço simbólico, que ainda foi decidido. Assim a pessoa pode cobrar à vontade, afinal ela pagou pelo serviço.

Para finalizar, quero voltar pela milionésima vez a um assunto: as notas dos reviews. Passam noites e passam dias e eu continuo tendo que aguentar reclamação e comparação de notas entre um review e outro. Já são quase 5 anos de blogosfera e tem gente que ainda não entendeu que o Blognejo é, como o próprio nome já diz, um Blog que, por definição, é “qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer” (Wikipédia). Atenção para o termo “ONDE UM INDIVÍDUO EXPRESSE SUA OPINIÃO”. Ora, não passa disso, da minha opinião pessoal. o Blognejo conquistou um enorme prestígio junto à classe sertaneja. Mas nem por isso deixarei de expressar a minha opinião, que pode, sim, ser diferente da opinião da maioria.

E o que eu avalio nos reviews não são os artistas, mas sim os respectivos trabalhos. Não é porque Fulano detesta Luan Santana e adora Victor & Leo que eu vou necessariamente elogiar o disco do Victor & Leo e criticar o do Luan. Não é assim que a banda toca. Se eu dei uma nota maior para  Luan, por exemplo, é porque eu realmente achei o disco melhor. Tudo bem a pessoa comentar a postagem com uma opinião contrária. O problema é forma como ela expressa essa opinião: com ignorância, falta de educação, arrogância. É tão simples comentar a postagem apenas com uma opinião e sem frases do tipo “Porra, Marcão, você deve estar recebendo do Luan Santana“, ou “Porra, Marcão, que absurdo, você é um idiota de achar esse disco melhor que aquele outro“. Não sei porque alguns comentaristas preferem simplesmente partir para o ataque.

Para tentar facilitar ainda mais a interpretação dos reviews e das notas (que não vou parar de dar, afinal essa é a graça do review), eis uma pequena tabelinha. Percebam que nunca dei nota menor que 5 aqui no Blognejo. Eu considero apenas notas entre 6 e 10, de acordo com a seguinte classificação:

10,0 – Excelente, perfeito, maravilhoso

9,5 – Ótimo

9,0 – Bom

8,5 – Bom, mas com algumas ressalvas

8,0 – Razoável, pendendo para o lado positivo

7,5 – Razoável, pendendo para o lado negativo

7,0 – Ruim

6,5 – Digno de Vergonha Alheia

6,0 – Péssimo

5,5 – Uma Bosta

5,0 – Como é que lançaram uma desgraça dessa?

É bom ressaltar também que eu escrevo os reviews me baseando na atual realidade do mercado. Os mais radicais e extremistas acham, por exemplo, que a música sertaneja atual só tem produzido merda. Ora, se só tem merda no mercado atual, eu vou escrever os reviews com base nisso e tentando ver as merdas pelo lado positivo ou negativo. Não vou dar nota 6, por exemplo, para um artista que canta o tchu tchu tcha tcha só porque ele canta isso. Vou avaliar criteriosamente a qualidade do trabalho dele. Até porque reclamações desse tipo não passam de hipocrisia, na minha humilde opinião. Gino & Geno se consagraram com músicas de duplo sentido, algumas contendo até palavrões, e pra muita gente eles são gênios.

Espero que eu tenho conseguido me fazer entender. Nos próximos reviews, vou sempre linkar esta postagem para que vocês possam sempre consultar a tabela.

E aguardem novidades para breve. Vem aí um novo Blognejo.

27 comentários
  • Luiz Fernando: (responder)
    16 de abril de 2012 às 13:21

    Querido, se você acha que esses posts vão resolver seus problemas, pode desitir. Amanhã mesmo terá gente fazendo a mesma coisa de sempre. Já falei, aperta o botão do FODA-SE e pronto. E cuida melhor do conteúdo do blog, ta bem sem graça. Já foi melhor.

    • rafael: (responder)
      16 de abril de 2012 às 16:48

      tu é chato hein cara

      • Marcus Vinícius: (responder)
        16 de abril de 2012 às 18:38

        eu ou o luiz fernando?

        • rafael: (responder)
          16 de abril de 2012 às 22:58

          luiz fernando

  • Fábio Roque: (responder)
    16 de abril de 2012 às 13:29

    Que venha o novo blognejo! Pra melhorar, toda novidade é bem vinda.

  • Bill Moura e Leonardo: (responder)
    16 de abril de 2012 às 13:50

    Marcão sempre polêmico, porém Justo.
    Grande 50cent do sertanejo, eheheheh
    Estamos contigo sempre meu brother.

    Abração.

  • diogo: (responder)
    16 de abril de 2012 às 14:05

    Marcão, mais que justo vc ganhar dinheiro com algo que
    vc criou, compartilhando informação gratuitamente.

    Agora uma opinião minha: Esse lance de notas é legal,
    mas não da forma que é feito e nem sob esses critérios.

    Pq vc se tornou hj um forte formador de opinião no meio,
    por merecimento, e com isso vem junto responsabilidade e
    filosofia em relação a arte.

    Se vc coloca produtos midiáticos na mesma prateleira que
    os artistas de fato, com ideais e talento inquestionável.

    Vc tá incentivando o cenário a continuar essa merda que ta hj
    E não é “odio ou pre conceito” com Luan Santana, F&S e etc

    Mas cabe aos formadores de opinião determinar o trilho da
    nossa musica.

    Mas quanto ao resto, tava mais que na hora de vc lucrar
    com seu blog, afinal vc paga internet, viagem e etc pra
    dar informação. Se o outro caboco lá tem até uma bmw…

  • Filipe W.: (responder)
    16 de abril de 2012 às 14:30

    À Cesar o que é de César.

    Abraço Marcão!

  • Bernardes: (responder)
    16 de abril de 2012 às 14:59

    e sobre a gravação do novo dvd do joão bosco e vinicius, não vai ter matéria não? vlw

    • Marcus Vinícius: (responder)
      16 de abril de 2012 às 18:36

      uai, eu num fui. como é que vou fazer matéria?

  • marcelo fersan: (responder)
    16 de abril de 2012 às 16:25

    TA CERTO MARCÃO….

  • João Marcelo: (responder)
    16 de abril de 2012 às 19:33

    Isso Marcão. Todo trabalho deve ser remunerado. E não existe músico “amador” não. O cara gravou e tá querendo divulgar é com a intenção de ganhar dinheiro. Por que os outros devem divulgá-lo de graça?!

  • Elisa..: (responder)
    17 de abril de 2012 às 02:38

    Vc está certo, Marcus!! É inteligente, escreve muito bem, tem mais é que cobrar, mesmo!! Boa $orte!!

  • Artur: (responder)
    17 de abril de 2012 às 09:20

    Marcão sem vergonha.. Aposto que recebeu dinheiro pra colocar esse post.

  • Timothy Nery: (responder)
    17 de abril de 2012 às 10:12

    Pô….justo…

    Mas libera a tabela dos valores aí….hushushua….

    abrassss fioooooooooooooo

  • Artur: (responder)
    17 de abril de 2012 às 10:21

    Mas marcao, vc vai deixar de postar lançamentos e novidades de quem nao contratsr seus serviços? Tipo assim, se sair um lançamento do victor e leo ou de outra grande dupla vc vai postar aqui mesmo sem o conhecimento deles como vc sempre fez ou vc irá postar apenas os que negociaram com vc?

  • Giam Dezembro: (responder)
    17 de abril de 2012 às 19:16

    Cara .. eu sou fã de sertanejo desde que eu tinha uns 6 anos de idade e hoje estou com 32. Antes era raiz, Trio Parada Dura, Tonico e Tinoco, depois Ch&X, veio universitário agora um pouco de FunkNejo .. mas continuo gostando do sertanheo não importa que tipo. Se não gosto da música simplesmente aperto o Next ! =D

    Entendo o que vc tá falando .. tb tenho um blog com um amigo porém trabalho na área de TI e é justamente o que vc falou as pessoas acha que temos que atender o que eles pedem, mas ninguém correu atrás, ninguém quer se virar só nos cobrar mas qdo tão pagando a história é outra. Por isso concordo ..

    Bom siga um detalhe importante Luiz Fernando .. dane-se ! Se vc tá fazendo sucesso é claro que é pq as pessoas gostam do seu trabalho, mas ficar agradando gregos e troianos, vc nunca vai ser vc mesmo.

    Vc foi um dos únicos cara que eu vi na blogsfera que literalmente manda toma no c… e fod… e tá nem ai. E o pessoal continua literalmente “puxando o saco” ou falando bem de vc. Simples direto .. e fod..-se !

    É isso, continue do jeito q é .. e espero que esteja melhor em virtude do que passou no assalto !

    []´s

  • emerson: (responder)
    18 de abril de 2012 às 10:19

    Ta certo tem que cobrar mesmo, vc lanca musica aqui, cara ganha rios de dinheiro, sera que ele vai lembrar que foi vc que postou? BVai nada, hoje se fa zmta grana na internet e nao perca a chance, desde que nao caia qualidade, realmente e complicado, pois lembramos de alguns lancamentos e esquecemos d eoutro ai pessoal fica cobrando, nao liga para que fica criticando nao, ninguem paga suas contas.

  • Owen Geery: (responder)
    12 de julho de 2013 às 15:45

    You’ve shared the top collection ever. “Sleek Minimal PSD Website” is actually an incredible PSD.

  • Lindsay Furnia: (responder)
    17 de julho de 2013 às 07:50

    I discovered your blog site on google and verify a number of of your early posts. Continue to keep up the very good operate. I just additional up your RSS feed to my MSN News Reader. In search of forward to reading more from you later on!

  • Gary Zacharia: (responder)
    17 de julho de 2013 às 13:32

    how to drive a golf ball farther…

  • Jorge Sikula: (responder)
    18 de julho de 2013 às 13:26

    Appreciating the commitment you put into your site and detailed information you offer. It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed material. Excellent read! I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  • Wilfredo Postiglione: (responder)
    19 de julho de 2013 às 02:01

    Thanks for the post, is there any way I can receive an email when you publish a fresh update?

  • click reference: (responder)
    19 de julho de 2013 às 11:52

    Amazing! Its in fact amazing paragraph, I have got much clear idea about from this post.

  • click the next post: (responder)
    19 de julho de 2013 às 14:12

    Thanks , I have just been looking for info approximately this topic for ages and yours is the best I have found out till now. However, what concerning the bottom line? Are you positive in regards to the supply?

  • free twitter followers fast: (responder)
    19 de julho de 2013 às 15:32

    What kind of camera is this? That is definitely a really good superior quality.

  • vegina: (responder)
    20 de julho de 2013 às 04:11

    How dead is Romney’s campaign?

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.