09 mai 2013 | Na Estrada,Notícias
Blognejo Na Estrada – A gravação do DVD de Thiago Brava

Nesta última terça-feira estive mais uma vez na cidade de Goiânia para acompanhar a gravação de mais um DVD. Desta vez a estrela era o cantor Thiago Brava, gravando um DVD com as participações de MC Koringa, Lucas Lucco, Zé Ricardo & Thiago e Cristiano Araújo, além de uma participação surpresa. Na produção do vídeo, Rafael Terra. No áudio, Blenner Maycom e Raynner Sousa, um dos empresários do Thiago.

Como a maioria dos nossos queridos leitores já deve ter notado, o Thiago Brava, ao lado do Lucas Lucco, é atualmente o artista que mais leva pancada da parcela conservadora do público sertanejo. Basta postar uma música do cara por aqui que chove de comentários, a maioria descendo a lenha, rs. Como se isso adiantasse de alguma coisa. De certo eles lerão os comentários e desistirão de suas respectivas carreiras de tão desgostosos, mas enfim. O DVD, portanto, era cercado dessa expectativa com relação às músicas, pra saber se ele continuaria seguindo essa linha divertida, mas “polêmica”.

Levando em conta o sucesso alcançado pelo “Arrocha do Poder” e a “Lei do Desapego” bombando na nova novela das sete, parecia bem óbvio que a linha padrão do trabalho dele seria mantida. Tanto que apenas uma canção romântica foi incluída no DVD. Todas as outras músicas são pra cima, entre vaneiras, arrochas, funknejos, etc, etc, etc. Mais arrochas, é verdade. A gravação começou com a primeira música dele a ter certo destaque, “As mina pira”, que foi a primeira a trazer essa expressão na letra (deu até um rolo na época com um outro cantor, que gravou a música sem autorização) e que foi gravada também pela dupla Cácio & Marcos, estes sim autorizados rs.

Daí em diante, o show continuou seguindo a linha extrovertida, pra cima. Apesar da já reconhecida indiferença do público goiano, que comparece em peso mas interage pouco. Quase todo artista goiano que conheço costuma reclamar disso. Como se já não fosse dura a pressão de se gravar um DVD, o artista ainda tem que se preocupar em fazer com que o público sempre esboce reações positivas a cada música ou pelo menos reaja de alguma forma e não fique apenas ali parado acompanhando, muitas vezes de costas para o palco.

A participação surpresa foi a que mais agitou a platéia, afinal o cara não precisa nem falar nada. Mr. Catra. Basta vê-lo e ouvir sua voz rouca falando um monde de “obscenidades” que a galera já fica louca. Na verdade, a primeira participação da noite havia sido a do Cristiano Araújo, que cantou o “Arrocha da Paixão” com o Thiago Brava e permaneceu no palco para também participar da música que teria o Mr. Catra. O homem das sei lá quantas esposas e dos sei lá quantos filhos ficou de costas pra platéia sentado em uma poltrona e só virou em determinado momento da música, fazendo o público vir abaixo.

Aliás, as participações do Mc. Koringa e do Mr. Catra só reiteram a recente influência do funk na música sertaneja, iniciada com o estouro da música “Sou Foda” e intensificada a partir do ano passado, quando os artistas sertanejos, principalmente os goianos, começaram a gravar canções com a participação de grandes nomes do funk.

O DVD foi gravado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, o novo local preferido dos goianos para as gravações de DVD. Além desse ponto em comum com os outros DVDs, outra similaridade foi a superlotação do camarote. Esse aliás parece ser um problema comum aos camarotes de qualquer evento. Por status ou sei lá pelo quê, ir a um evento com pulseirinha de camarote parece ser uma necessidade pra muitas pessoas. O resultado é um camarote abarrotado de gente e uma pista que demora a encher, o que sempre atrasa o início da gravação. Isso acontece em quase toda gravação de DVD e também aconteceu terça-feira. Tanto que muitos convidados, como eu, preferiram acompanhar a gravação da pista, deixando o camarote para os bocós que, mesmo sem espaço, queriam continuar usufruindo da chance de demonstrar algum status nas fotos das redes sociais.

O palco priorizou os painéis de LED. Segundo o diretor Rafael Terra, haviam 38 câmeras, usadas com o objetivo de possibilitar a aplicação de alguns efeitos especiais durante a edição, na pós-produção. Pela quantidade de câmeras, creio que seja algo parecido com aquele efeito usado no filme “Matrix” ou algo assim. Enfim, algo que só vai ser possível saber e entender quando o DVD estiver pronto.

Dentre os artistas sertanejos da novíssima geração, Thiago Brava é um dos que levantam a bandeira do arrocha. Sua diferença para os outros, entretanto, está mais na criatividade. Boa parte das músicas que ele canta é composta por ele, incluindo os seus hits recentes. E ele meio que inaugurou a modalidade do “arrocha com coreografia” com o “Arrocha do Poder”, mais popularmente conhecido como “180, 180, 360”. O “Arrocha da Paixão”, gravada com a participação do Cristiano Araújo e que também traz coreografia, é outro exemplo dessa modalidade. Bom, no mínimo são músicas mais inocentes do que muitos arrochas pornôs lançados recentemente.

Colocamos o Thiago aqui no Blognejo no começo do ano como uma das maiores apostas do mercado para o ano de 2013. Até o momento, tudo indica que estamos acertando. Uma música já emplacou muito bem na novela das sete, fazendo parte até das chamadas transmitidas na Globo antes mesmo da estreia. E agora, este DVD com grandes e respeitadas participações. O problema para o Thiago Brava, talvez, pode ser o que muita gente anda apregoando: a decadência iminente do arrocha como ritmo dominante no segmento sertanejo. Acontece que ele é de fato um artista criativo. Se essa profecia (que pode muito bem ser apenas uma mera vontade de boa parte dos profissionais do segmento e não algo prestes a acontecer) se cumprir, o que eu já disse que acredito que dure um bom tempo ainda, creio que ele tem sim cacife pra se sobressair, com uma grande presença de palco e um enorme talento como compositor. É só ficar de olho. E com pelo menos um pouco menos de ceticismo e pedras nas mãos, galera.

Abaixo, uma galeria com 100 fotos da gravação, tiradas pelo meu parceiro Leco Viana, da Leco Viana Photos.

marcusblognejo's DVD THIAGO BRAVA - FOTOS BY LECO VIANA PHOTOS album on Photobucket
43 comentários
  • Dinho da Loira: (responder)
    10 de maio de 2013 às 09:48

    “Uma música já emplacou muito bem na novela das sete”, como se a inserção de músicas em novelas acontecesse por acaso e DE GRAÇA. É o fim mesmo.

    Outra: Lucas Luco e Thiago Brava é uma nova dupla?

    • Marcus Vinícius: (responder)
      10 de maio de 2013 às 12:26

      De graça ou pagando, tá lá, num tá?

      • Dinho da Loira: (responder)
        10 de maio de 2013 às 14:35

        Tá. Mas não pode dar a entender que de tão boa a música (ou de tão bom o cantor), entrou na novela. Tem que deixar claro: O cara é novo, tem uma caralhada de grana sendo injetada e por isso entrou na novela. Pronto. Simples assim.

        • Marcus Vinícius: (responder)
          10 de maio de 2013 às 20:37

          mano, num disse qua a música era boa. Só disse que ela tá na novela. E o fato é esse: ela está. E esse é o tipo de fator que quando bem aproveitado pode sim render muita coisa boa pro artista.

          • Marcus Vinícius: (responder)
            10 de maio de 2013 às 20:37

            aliás, a moda é boa.

  • emerson: (responder)
    10 de maio de 2013 às 09:53

    Desculpe, mais blogueiro como voce renomado rotular esse cantor de “SERTANEJO” coloca sua credibilidade la embaixo, esses Brava e esse Lucas Lucco não são sertanejo, mal sabem, cantar alguma moda…Sertanejko e Cristiano Araujo, gustavo Lima,Pepe moreno, Kleo Dibah e Rafael e cia..

    • Marcus Vinícius: (responder)
      10 de maio de 2013 às 12:26

      Pepe Moreno????

      • Adalton Sertanejo: (responder)
        10 de maio de 2013 às 13:03

        Pepe Moreno? kkkkkkkk Tá sabendo legal.

      • deco pires: (responder)
        10 de maio de 2013 às 17:56

        Emerson, cara vc tava indo tão bem;

        Até citar pepe moreno… pq vc fez isso?kkkk

      • deco pires: (responder)
        10 de maio de 2013 às 17:56

        Emerson, cara vc tava indo tão bem;

        Até citar pepe moreno… pq vc fez isso?kkkk

    • emerson: (responder)
      13 de maio de 2013 às 16:02

      Nando Moreno aklaaaka Raoa eu confundi o nome perdão, esse Nando Moreno e bom demais o mlk…

  • Arnaldo: (responder)
    10 de maio de 2013 às 13:10

    Que fotos linda o fotografo manda muito.

  • leandro: (responder)
    10 de maio de 2013 às 13:38

    TIAGO BRAVA,CATRA,MC SEI LA O QUE..FUNKNEJO…SERIA O FIM DO SERTANEJO???

  • Renan: (responder)
    10 de maio de 2013 às 17:12

    Marcão,te conheço e te admiro como blogueiro,mais não teste nossa inteligência com esses plubieditoriais defensivos,aonde você escreve e já defende o artista das possiveis criticas,afinal blog tem que ser democrático independente das besteiras escritas ou não,então te aconselho quando for postar publieditoriais apenas escreva sobre o acontecido aos olhos do blogueiro, e deixe os comentarios por nossa conta,outra coisa,a musica sertaneja esta igual coração de mãe,esta acolhendo a todos e a qualquer gênero musical,pois até onde sei esta artista não canta sertanejo e sim arrocha,que é mais um gênero da musica,estou errado?

    • Marcus Vinícius: (responder)
      10 de maio de 2013 às 20:39

      mano, é uma cobertura do evento, simplesmente. Não deixe o seu desgosto pelo artista atrapalhar seu julgamento. Se for tudo do jeito que vc tá falando, quando eu falar de um artista que vc naum gosta, automaticamente estou fazendo um publieditorial? E se fosse publieditorial, estaria destacado ao fim do texto.

      • Paulo Ricardo: (responder)
        10 de maio de 2013 às 22:17

        Desculpe aí, Marcão. Mas concordo com o Renan. Talvez não seja publieditorial, mas vc já deve ter percebido que não são apenas os “conservadores”, como vc costuma dizer que criticam qdo aparece Thiago Brava por aqui, é unanimidade. Isso pq quem realmente gosta de sertanejo, não consegue ver nada que lembre sertanejo no TB, a não ser por ser goiano. Eu não penso q ele vai parar de cantar por causa de meus comentários. Apenas acho que ele não deveria ter visibilidade aqui. pq daqui a pouco os DVDs do Latino e do Parangolé tbm ganharão destaque aqui, pois tão sertanejos qto TB.

        • Marcus Vinícius: (responder)
          11 de maio de 2013 às 12:34

          mano, o mercado sertanejo diz que o cara é sertanejo. Ele toca em festas sertanejas. Sua música toca em rádios sertanejas. Simples. Ponto.

      • Renan: (responder)
        11 de maio de 2013 às 09:53

        E cobertura é o que Marcão? com certeza você não viajou prá lá com grana do seu bolso né!! eu não tenho nada contra o artista,o que coloquei é que você tem que ser imparcial quando for fazer um texto jornalistico e deixar que os comentarios sejam feitos por nós, e que não fosse defensivo ao artista para proteje-lo,já que foi ele quem pagou sua aérea e hospedagem,e se você realmente como sertanejo que é,pois te conheço bem acredita que este artista é sertanejo, nos responda com letras garrafais que o Thiago Brava na sua opinião é cantor do gênero sertanejo!!

        • Marcus Vinícius: (responder)
          11 de maio de 2013 às 12:43

          se é isso que vc quer, então lá vai: O THIAGO BRAVA É, NA MINHA OPINIÃO, UM CANTOR SERTANEJO. Se o cara busca influências no axé e em gêneros mais populares, qual o problema?

          Já disse em outras ocasiões: se é pra levar tão a ferro e fogo, sertanejo portanto é só quem canta música com temas rurais, com viola, violão de nylon e acordeon. Na hora que botaram uma arpa e instrumentos de sopro lá nos anos 70, deixou de ser sertanejo e virou música latina, rancheira mexicana, polca paraguaia. Na hora que botaram temas e batidas românticas nos anos 80, deixou de ser sertanejo e virou brega romântico.

        • Marcus Vinícius: (responder)
          11 de maio de 2013 às 12:44

          Os próprios Chitãozinho & Xororó, a maior dupla SERTANEJA de todos os tempos, já sofrou esser tipo de preconceito. Quando lançaram a música AMANTES, uma das primeiras com batidas românticas do gênero, foram tachados exatamente da mesma forma que vocês estão tachando todo artista cujo estilo os desagrada: como não sertanejos.

          Entendam, amigos, o sertanejo sobrevive há CEEEEEEEM ANOS justamente por causa da sua capacidade de se adaptar, de agregar influências, positivas ou negativas. Se o sertanejo simplesmente não aceitasse o que os outros gêneros podem oferecer, teríamos deixado de existir lá nos 60 ou 70.

          • emerson: (responder)
            13 de maio de 2013 às 16:07

            Mais olha as letras das musicas de CheX e do Thiago Brava,esse Thiago brava as letras são simplesmente ridiculas.

            • Marcus Vinícius: (responder)
              14 de maio de 2013 às 15:59

              mas aí já é outro assunto. Não estávamos ne falando sobre qualidade das letras

  • fabio: (responder)
    10 de maio de 2013 às 22:42

    oh Marcão você já recebeu por essa postagem, você tem que aceitar os comentários, onde que o thiago brava e lucas lucco são considerados sertanejos? deixa os seus leitores expor seus comentários e pronto. e saudades dos sertanejos de verdade.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      11 de maio de 2013 às 12:33

      não recebi, mano. E se o mercado aceita estes artistas como sertanejos, quem sou eu pra falar que não são. Lembra quando o Luan Santana apareceu? Era a mesmíssima ladainha. A galera tem é que largar de ser tão pirracenta.

      • fabio: (responder)
        12 de maio de 2013 às 20:32

        lembro sim, o Luan Santana tudo bem, mas Thiago Brava e Lucas Lucco são sucessos temporários e não considero eles como sertanejo.

        • Marcus Vinícius: (responder)
          14 de maio de 2013 às 15:58

          se eu bem me lembro, quando o Luan Santana apareceu, também diziam que seria temporário…

          • fabio: (responder)
            14 de maio de 2013 às 17:16

            sim lembro, mas eu nao disse que o Luan seria temporario, o povo que disse, mas Thiago Brava e Lucas Lucco são temporários e pra mim não são sertanejos.

  • Hugo: (responder)
    11 de maio de 2013 às 10:19

    A ignorancia as vezes toma conta de algumas pessoas. Estamos numa época em que tudo é novo e a maioria das pessoas não sei se por pura ignorancia ou mesmo por fazer birra, posta comentários imbecis. Se não gosta do ritmo que ta rolando no momento nem precisava entrar em sites relacionados. Abraço Marcão, conheci o Leco super gnt boa.

    • Fabio: (responder)
      12 de maio de 2013 às 20:37

      Hugo não é ignorância e sim opinião como o Marcão expoe sua opinião nos leitores desse conceituado site também temos opinião é como o joão disse esses artistas não assumi que não são sertanejos e pega o bonde andando, ou o Marcão vai ter que tirar os cometários do site, cada tem uma opinião agora vim falar que Lucas Lucco e Thiago Brava são sertanejos. para vai.

  • joao: (responder)
    11 de maio de 2013 às 18:44

    o negocio é o tb cria vetgonha na cara e asumi que nao e sertanejo

  • Rafael N: (responder)
    13 de maio de 2013 às 02:56

    marcão,se sabe se o Thiago gravou a musica Eu Bebi no DVD?

    • Hugo: (responder)
      16 de maio de 2013 às 10:19

      Gravou não rafael

  • Dolynho: (responder)
    13 de maio de 2013 às 14:56

    Com todo respeito, mas taí um cara que eu respeito….MAS NÃO GOSTO!!!

  • coyote: (responder)
    14 de maio de 2013 às 10:46

    Admiro e respeito as suas palavras marcão no post acima! mas, cá entre nós: Esse tiago brava e esse lucas lucco pelo Amor de Deus são ruins demais! Luan Santana até vai! mas esses ai não dá engolir! nem cantar os caras sabem! heheeeee

  • coyote: (responder)
    14 de maio de 2013 às 10:47

    Dois Dubles de cantor: Tiago brava e Lucas lucco

  • Marijleite: (responder)
    14 de maio de 2013 às 14:22

    Acho que ele pode ser um bom cantor de arrocha pro resto da vida, o ritmo tendo menos destaque ou não, depende do talento dele ao longo dos próximos anos.
    “Arrocha do poder” não é das minhas músicas preferidas; mas “Lei do desapego” está bem legal na trilha sonora da novela, quando começa a música eu já sei que a Damaris, personagem muito doida e engraçada, vai aparecer e eu vou rir muito.
    Por um arrocha mais divertido! Por um público de música sertaneja que saiba apreciar as músicas mais românticas e as mais alegres também! Por menos críticas negativas e mais críticas construtivas!

  • Giovanni: (responder)
    15 de maio de 2013 às 17:49

    Realmente, o que o Marcus comentou é a mais pura verdade. O sertanejo era apenas viola, violão e sanfona com temas rurais na letras. Depois houve uma influência de música latina, depois do gênero brega romântico, pois foi acrescentado Guitarra, Baixo, Bateria e teclado nas músicas.
    Enxerguem que se for pra medir o que é “sertanejo”, Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho e Xororó, Lenadro & Leonardo, não tem nada de sertanejo de como era nas primeiras décadas.
    O Thiago Brava só está incorporando influências que os conservadores não apreciam, mas esta é a evolução do sertanejo, esta é a realidade!

  • énoix: (responder)
    26 de junho de 2013 às 10:47

    o mal das pistas desses shows sao as pessoas mau educadas que se nao arrumam briga ficam jogando coisas nas pessoas e ate gelo nos artistas como aconteceu com ze ricardo (da dupla ZR&T), prefiro ficar no camarote lotado mesmo..

  • Malik Steenberg: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:53

    I just want to tell you that I am very new to weblog and certainly liked you’re page. Almost certainly I’m going to bookmark your site . You absolutely come with tremendous posts. With thanks for revealing your webpage.

  • Shannon Ozer: (responder)
    17 de julho de 2013 às 00:45

    I’d have to check with you here. Which is not something I usually do! I enjoy reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing me to comment!

  • company website: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:43

    If you’re still on the fence: grab your favorite earphones, head down to a Best Buy and ask to plug them into a Zune then an iPod and see which one sounds better to you, and which interface makes you smile more. Then you’ll know which is right for you.

    • Kayleen: (responder)
      25 de novembro de 2016 às 15:47

      Hi Diane -Thank you for your comments about Pat. You are so right she is a gem, I have been so blessed to be her life for 20 years. I hope you have a blessed and Happy Thnivsgnkiag.

    • http://www./: (responder)
      17 de janeiro de 2017 às 06:05

      I made this tonight and it was unbelievably delicious. I didn’t have any cornflour but it came out fine anyway. A couple tips: Lean towards medium-low on the stove temperature and check the meat to make sure the panko isn’t burning. The instructions say 5-8 minutes but it’s more like 5 minutes tops.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.