18 mai 2012 | Notícias
BLOGNEJO NA ESTRADA – Bruno & Marrone – Gravação do 6º DVD

Parecíamos ter voltado no tempo.  A dupla Bruno & Marrone, que ajudou a redefinir o mercado com um estilo que deu origem ao sertanejo moderno, por vezes intitulado universitário, deixou desde 2001 o seu estilo ser ditado pelas determinações do mercado. Antes do último disco, os trabalhos da dupla seguiam uma trilha arriscada, que poderia ajudar a apagar um pouco do grande prestígio. O disco “Juras de Amor” ajudou a começar a retomada do estilo que os consagrou e, agora, o novo DVD, parece ter levado a dupla de volta aos anos dos primeiros discos, nos quais a qualidade do repertório era absolutamente incontestável.

Estou absolutamente extasiado com o que vi a noite de ontem no Espaço das Américas, em São Paulo. Bruno & Marrone não apenas resgataram algumas das melhores músicas do início da carreira como trouxeram o que de melhor havia nos dois últimos CDs, gravaram canções inéditas sensacionais, num nível ainda melhor do que o das ótimas canções do último disco, e regravaram outras tão sensacionais quanto.

A gravação contou com cenas históricas. A começar pela inédita gravação do Marrone fazendo a primeira voz nas estrofes da música “24 horas de amor”, aquela da dupla Matogrosso & Mathias que Bruno & Marrone gravaram naquele disco acústico em estúdio. Mas tal música provavelmente passaria despercebida na ocasião da gravação ontem se não fosse pelo Bruno, antes da música, improvisando um discurso emocionado e exaltando todas as qualidades do Marrone, criticando todos aqueles que, nas palavras dele, “acham que entendem de música e de segunda voz”, e dizendo, meio que esbravejando, o seguinte: “O Marrone é um excelente músico, um excelente segundeiro, estamos há 26 anos juntos e nunca, jamais eu pensaria em outra pessoa e jamais vou pensar em qualquer outra pessoa para cantar comigo que não seja o Marrone”. A música foi gravada e eles nem chegaram a repetí-la.

Entre as releituras de músicas antigas da própria dupla, “Pela porta da frente”, que contou com a participação de Jorge & Mateus, “Acorrentado em Você”, que virou pagode no refrão, “Vem me buscar” e “Esqueci”, estas duas gravadas apenas em voz, violão e acordeon. Bruno & Marrone também regravaram a incrível canção “Vidro Fumê”, já gravada pelo Ricky Vallen, e em voz, violão e acordeon a fantástica “Amor a três”, da dupla Chitãozinho & Xororó, no tom original e com o Marrone tocando sanfona.

Bruno & Marrone também beberam da fonte das boas músicas dos artistas da nova geração. Gravaram uma canção inédita composta pelo Jorge, que compõe pouco mas quando compõe só escreve obras primas. O verso “Eu não sou do tipo sem vergonha que apaixona quando apanha e ainda lambe o chão que você pisou” já fala por si só. O Euler Coelho e o Dudu Borges assinam a maravilha de canção “Eu não vou aceitar”, provavelmente o ponto alto do disco no quesito romantismo. E a dupla Paulo Victor & Felipe, do Tocantins, contribui com uma guarânia sensacional que Bruno & Marrone gravaram com a participação de George Henrique & Rodrigo. Eles também gravaram juntos a música “Receita de Amar”, que a dupla George Henrique & Rodrigo tem trabalhado. E para comprovar ainda mais a tese de que a dupla voltou aos melhores anos da carreira, eles gravaram ainda um puta de um bolero.

Como eu já previa, Bruno & Marrone não se limitaram no romantismo e incluíram no repertório canções na linha do que o mercado sertanejo tem destacado nas últimas temporadas. Gravaram um arrocha, “Tá pensando o quê”, e uma canção com um verso chamando o “ato sexual” de “tchatchara”, esta com a participação do Michel Teló. A participação do Michel Teló, aliás, foi gravada momentos antes do início oficial da gravação, com pouco público presente, porque o Michel tinha show logo depois.

Com um cenário simples, porém muito sutil e coerente, sem firulas, e a produção musical do Dudu Borges, a vibração da banda era evidente. Duas baterias no palco e uma equipe totalmente em sintonia, que parecia saber que estava participando de um momento espetacular. Porque esta é a palavra que define o que aconteceu ontem: espetacular. Um DVD que sem dúvida deverá ser o melhor disco do ano. Acho muuuuuuito pouco provável que alguma outra produção ultrapasse esta em qualidade, principalmente devido ao fantástico repertório selecionado, que traz a dupla Bruno & Marrone de uma vez de volta aos melhores anos de sua extensa e respeitável carreira.

Créditos da foto: Manuela Scarpa / Photo Rio News

35 comentários
  • THOMMAZ E MIGUELL: (responder)
    18 de maio de 2012 às 03:56

    Simplesmente bruno e marrone também tivemos lá!!
    incomparaveis!!! Bruno é o cara. o depoimento dele aos criticos por conta do marrone foi de emociona (A INVEJA E DE ARDER) SO ELES SABEM O QUE PASSARAM NOS 26 ANOS JUNTOS…
    !!!!BRUNO E MARRONE SEMPREE!!!!

  • Leandro Cavalcante: (responder)
    18 de maio de 2012 às 08:09

    Rapaz, Marcão me deixou curioso pra ver esse disco hein?! Realmente promete!

  • Iolanda: (responder)
    18 de maio de 2012 às 08:21

    Só pelas palavras do Marcão já estou mega anciosa!
    Acompanho a dupla desde que começaram a estourar, pois minha tinha é louca com eles e me levava junto.. Rsrs
    O DVD mais esperado do ano será esse!

  • Ródney Ferrarezi: (responder)
    18 de maio de 2012 às 08:38

    A fomação da banda fico legal?Tomara que tenha grandes nomes.
    Esses tempos atras no programa do ratinho eu vi o Bruno falando que o que ele mais gosta de cantar é bolero,mas ele estava,estaria só esperando o “Mercado” dar uma estabilizada,com medo talvez de gravar algo que não entre na tendencia do momento,alias comentou que o sonho é gravar um cd só de boleros.Pra esse estilo de músicas temos grandes maestros da velha guarda como o Martinez,que acredito ser um dos melhores no genero.Acredito que eles são abençoado por Deus,e que isso sirva de exemplo para a carreira deles,essa reviravolta.Esse cd não vai ser mais um no meio artisitico,vai ser na verdade um cd com musicas memoraveis que ficarão pra sempre na historia e nas vidas das pessoas.

    abraço

  • Andre Luis: (responder)
    18 de maio de 2012 às 08:54

    Ja estou ansioso pra ver o resultado!!!
    Bruno e Marrone cantam demais, mais um dvd pra minha coleção. Dia 16 de junho vou assisti-los aqui em BH.

  • Érike Melo: (responder)
    18 de maio de 2012 às 08:56

    Marcão d Deussss… foi isso tudo mesmo? Nuhh… Só por ler esse texto deu uma vontade de ver o DVD rapaz. Ancioso jah, e esse é daqueles que eu faço questão d comprar original, kkkkkkkk’ ACONRRENTADO EM VOCÊ, PELA PORTA DA FRENTE com J&M, VEM ME BUSCAR, ESQUECI. Músicas que escuto todos os dias, o Marrone fazendo primeira voz! Esse vai entrar p/ história. E outra, aqueles que dizem não escutar a voz do Marrone, só podem ser surdos. PARABÉNS pela empolgante cobertura Marcão, PARABÉNS A Bruno & Marrone e a todos os envolvidos! Será sucesso…

  • joão henrique: (responder)
    18 de maio de 2012 às 09:12

    Graças a Deus…Bruno e Marrone voltaram aos tempos deo verdeiro sertanejo….O dupla Fantástica….

  • André Donatto: (responder)
    18 de maio de 2012 às 09:13

    Parabéns Marcão pelo Texto!
    “Alguns artistas chegam ao sucesso) e outros constroem uma Carreira”
    Bruno e Marrone construíram uma carreira, eles “podem” cantar o que quiser porque você vai ouvir porque gosta deles cantando. Até por isso creio que eles não precisam muito preocupar com o Mercado, e podem sempre nos brindar com um DVD do Nível deste que está vindo!
    Mas todos sabemos que o Acústico do Bruno e Marrone e Os Boleiros é fora de Série – Isso acho que jamais poderia faltar, que bom que voltou!

  • José Guilherme: (responder)
    18 de maio de 2012 às 09:28

    Já estou ansioso por este disco!!! Sou fã desta dupla e as origens sempre os diferenciou dos demais…

  • Thiago: (responder)
    18 de maio de 2012 às 09:46

    Bruno e Marrone com Michel Teló http://www.youtube.com/watch?v=QF09_Lwdk-s&feature=relmfu

  • Flávio Pereira: (responder)
    18 de maio de 2012 às 10:46

    Punta do pavil….sou fã dimais….espero ancioso este DVD! Se tiver um videozinho, me passa ae marcones…rsrs

  • Timothy Nery: (responder)
    18 de maio de 2012 às 10:49

    Palpite: tenho impressão de que este DVD poderá traçar um novo norte no cenário.

    Sinto que o sertanejo descartável começa a beber o restinho da água que sobrou…sob sol escaldante….por isto essa “briga” desenfreada atrás do sucesso a qualquer preço…

    Vamos aguardar…

  • jaquisson: (responder)
    18 de maio de 2012 às 10:59

    Muito ansioso… espero que mixem a voz do Marrone alto!

  • Bill Moura e Leonardo: (responder)
    18 de maio de 2012 às 11:29

    CLAP CLAP CLAP CLAP…
    Só temos que aplaudir e reverenciar essa super dupla, que a tanta gente influenciou (inclusive a nós).

    Sucesso sempre.

    Bill Moura e Leonardo.

  • Joao Paulo: (responder)
    18 de maio de 2012 às 13:51

    Pelas palavras do marcão vai ser um puta dvd, super presente pro amantes verdadeiros do bom sertanejo, parabens a dupla e meus parabens pelas palavras marcão como dizem pra quele que um pingo nos is ja basta pra quem leu seu post já sabe o que vem por ai

  • Lucas: (responder)
    18 de maio de 2012 às 14:29

    Fui no show da dupla Bruno & Marrone há umas três semanas atrás e me surpreendi muito pelo nível do show! Se o DVD seguiu a linha que eles estão trabalhando em show, certamente será um trabalho magnífico! Ansiedade level 100 pra ver esse novo DVD!

  • Márcio Lopes: (responder)
    18 de maio de 2012 às 15:32

    Impecável!
    Sai feliz as 2 da manhã do Espaço das Américas.

  • Fábio Roque: (responder)
    18 de maio de 2012 às 16:35

    Deu até anciedade pra ver isso!

  • Victor235: (responder)
    18 de maio de 2012 às 18:36

    Aí sim. Depois de ouvir tantos lançamentos vergonhosos na semana, uma notícia boa.

  • Boré Loureiro: (responder)
    18 de maio de 2012 às 20:29

    Marcão…to meio com raiva de vc!

  • Léuri: (responder)
    19 de maio de 2012 às 12:55

    Marcão essa moda do Paulo Victor e Felipe é a “Nossas Memórias”?
    A curiosidade já ta matandooo!

  • DUANE: (responder)
    19 de maio de 2012 às 13:56

    Muita puxação de saco!!!!!!!

  • jaquisson: (responder)
    20 de maio de 2012 às 13:16

    Marcao,
    Quais músicas do “Sonhando” e do “Juras de Amor” entraram?

  • Giselle Lopes: (responder)
    20 de maio de 2012 às 21:50

    Do Cd sonhando entraram : Sonhando e Tentativas em vão e do Juras de amor : Juras de amor,Já não sei mais nada, Rancho e Entrada franca

  • Giselle Lopes: (responder)
    20 de maio de 2012 às 21:52

    Estava lá e realmente foi um puta show, uma noite memorável !
    Parabéns a dupla, estou contando as horas para ir correndo comprar esse DVD !

  • Guilherme: (responder)
    21 de maio de 2012 às 08:59

    Com certeza vai ser SUCESSO!
    Quero ver como ficou a excelente “Entrada Franca” ao vivo
    Meu pai que vai ficar doido quando assistir esse DVD

  • emerson: (responder)
    21 de maio de 2012 às 09:33

    Os proximos DVds a chegarem no mercado como ZCeL, Edson Hudson, Vitor e leo, Jorge e Matheus, Bruno e Marrone e talvez Humberto e Ronaldo (segundo propio marcao ficou mto bom e no moldes do sertanejo tradicional) a chegada destes DVDs eu espero que possa fortificar o sertanejo que estamos acostumados e espantar de vez essas porcarias que escutamos por ai.Vamos aguardar se o mercado vai ter uma relevancia no segundo semestre, sem dizer ainda que Paula Fernandes e Cesar Menotti e Fabiano vem como novos trabalhos, e uma carreta pra cima dos novatos

  • Filipe Labret: (responder)
    21 de maio de 2012 às 14:59

    Obrigado pelo “sensacional” Marcão!!! Abraço!

  • Raquel Garrute: (responder)
    22 de maio de 2012 às 19:11

    Realmente vai ESTOURAR!!!!!
    FANTÁSTICO!!!!!!!!!!

  • Cida Ferraz: (responder)
    23 de maio de 2012 às 12:13

    Realmente este DVD será sem dúvida sucesso absoluto.
    Estive na gravação e foi mesmo de emocionar.
    Bruno e Marrone se superam a cada trabalho divulgado.

  • wandersom novais: (responder)
    27 de maio de 2012 às 23:58

    parabenso eu estava no show quando vo seis cantarão a musica ta pensando oque foi linda foi boa de mais foi dasante foi de a rocha de vuguem esta ai que ela e otima

  • wandersom novais: (responder)
    28 de maio de 2012 às 00:02

    parabenso eu estava no show quando voceis cantarão a musica ta pensando oque foi linda foi boa de mais foi arrochada rararararararara valeu aigos

  • wandersom novais: (responder)
    28 de maio de 2012 às 00:02

    parabenso eu estava no show quando voceis cantarão a musica ta pensando oque foi linda foi boa de mais foi arrochada rararararararara valeu amigos

  • henrique & leandro: (responder)
    28 de maio de 2012 às 15:20

    esse arrocha tem de tudo para ser o carro chefe deste dvd eita musica

  • henrique & leandro: (responder)
    28 de maio de 2012 às 15:29

    esse arrocha ta pensando oque tem de tudo para ser o carro chefe deste dvd eita musica

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.