22 ago 2012 | Na Estrada,Notícias
BLOGNEJO NA ESTRADA – César Menotti & Fabiano – Gravação do DVD

Na quinta e na sexta, como vocês já puderam acompanhar em diversos veículos de imprensa, foi gravado o novo DVD da dupla César Menotti & Fabiano. Acompanhei a gravação e cá estou para dar, à moda do Blognejo, detalhes de como foi o evento.

Na verdade o principal elemento deste DVD é a sua importância simbólica. Antes de ser um novo disco da dupla César Menotti & Fabiano, é um grande DVD sertanejo gravado num dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, no alto do Morro da Urca, onde só se chega de bondinho e num lugar onde tocaram grandes nomes da música brasileira. Por mais manjada que pareça a frase, ela é de fato verdadeira: “a música sertaneja subiu o morro”.

Para começar a noite, um passeio de bondinho, o primeiro na vida de boa parte dos convidados presentes, incluindo este que vos escreve e a patroa grávida, que desta vez pude levar, hehe. Nem sempre o convite para eventos deste tipo são extensíveis a um acompanhante. Tudo depende sempre, claro, da recusa ou da permissão de quem convida, devido aos custos envolvidos nesse tipo de projeto.

O local da gravação é provavelmente o mais emblemático no qual estive em todas as gravações de DVD que acompanhei. Lá no topo do Morro da Urca, com um cenário cinematográfico lá de cima (vide foto abaixo). Aquele pontinho de luz láááá no fundo, parecendo um aviãozinho voando, é o Cristo Redentor. Sem contar o próprio recinto da gravação, que eu ainda não conhecia, feito sei lá há quantos anos justamente para valorizar o cenário paradisíaco do Rio de Janeiro.

O próprio César menotti foi quem assinou a produção de áudio do DVD, que contou com a Joana Mazzuchelli na direção do vídeo. Ela dirigiu o DVD “A Voz do Coração”, o último lançado pela dupla. É claro que ela é mais conhecida pelas produções gigantescas, geralmente em palcos abertos, de grandes proporções. O recinto da gravação desta vez comportava cerca de 1300 pessoas apenas. O palco era bem menor do que nos acostumamos a ver, principalmente se tratando de uma dupla de renome (eu ia falar “de peso”, mas acho que as pessoas interpretaram errado, hehe). Por conta disso, o cenário era mais enxuto, simples. Mesmo assim, bem bacana.

Reforçando ainda mais este disco como altamente simbólico está o repertório com no mínimo 25% de canções de raiz. Alguém já imaginou alguma vez na vida assistir a um DVD no qual a viola caipira reina soberana durante boa parte dele gravado no alto do morro no Rio de Janeiro? A dupla César Menotti & Fabiano incluiu no repertório do disco releituras de clássicos como “Boiadeiro Errante”, “O Mineiro e o Italiano”, “Tocando em frente” e, com o coro em uníssono da platéia carioca, “O Menino da Porteira”. É sério: cariocas cantando em uníssono a música “O menino da porteira”. Não é mentira. Isso realmente aconteceu. Aliás, durante a longa mas sensacional parte do DVD dedicada às músicas de raiz, o cenário ganhou vários elementos decorativos com temática antiga, como malas, vitrolas, lamparinas, etc.

Entre as participações, como já havia sido divulgado, Jorge & Mateus, Sorriso Maroto e Preta Gil. O que me chamou a atenção foi a posterior repercussão na mídia da participação da Preta Gil. Tudo bem que era a participação mais inusitada da noite. E ela mandou bem no arrocha, claro, se levarmos em conta que o histórico dela como cantora não é lá tãããão bacana. Mas o que pareceu com essa repercussão foi que os veículos que cobriram a gravação estavam mais preocupados com o que iria para a capa dos portais ou com o que renderia cliques e menções nas redes sociais. E se Preta Gil era a figura mais “relevante” em termos de mídia, trataram logo de colocar o nome dela em destaque.

A participação da dupla Jorge & Mateus, por exemplo, foi a mais celebrada na noite da gravação. Apesar do DVD estar sendo gravado no Rio de Janeiro e em um dos símbolos da cidade, a platéia presente era quase que predominantemente de amantes de música sertaneja. O grupo Sorriso Maroto, que cantou uma mistura de pagode moderninho com sertanejo, foi inclusive tratado com certa frieza pelo público, que vibrou muito mais com a dupla Jorge & Mateus e com a Preta Gil.

O evento acabou sendo altamente satisfatório. Pouquíssimas repetições (praticamente só as participações repetiram) durante a gravação. Diversas personalidades cariocas importantes presentes, como o dançarino Carlinhos de Jesus e o deputado federal Romário, além de alguns atores e outros cantores, incluindo Gaby Amarantos, Humberto (do Ronaldo), Israel Novaes. Curiosamente, só vi um ex-BBB. É que como a gravação era no Rio, era de se esperar que eles ploriferassem aos montes pelo recinto da gravação, o que não aconteceu. Musicalmente, o DVD promete bastante, com elementos bacanas como a guitarra steel e dois acordeons ao invés de apenas um e um repertório predominantemente agitado, com vários arrochas e vaneiras, além da releitura de algumas canções sensacionais da dupla, como “A Carta”.

 

19 comentários
  • Teco: (responder)
    22 de agosto de 2012 às 12:31

    Puxa vida, isso me deu alguma esperança. Eu já disse isso aqui, e digo novamente: O Sr. Cesar Menotti é o melhor segundeiro do Brasil, disparado !! Como a segunda dele é parecida com a do ” creone ” muito bom mesmo.

  • Antonionetho: (responder)
    22 de agosto de 2012 às 15:39

    Me parece que este DVD, vai ser mais um sucesso da dupla, na qual sou muito fã deles e do Victor e Leo, to sentindo cheiro de sucesso no ar….

  • Leonardo (Bill Moura e Leonardo): (responder)
    22 de agosto de 2012 às 17:54

    Musicas sem conteúdo, bobas, ganham comentários pra caramba. Tudo bem, muito deles falando mal da musica. Mas, estamos prestes a ter um baita DVD verdadeiramente “SERTANEJO”. E, cadê os comentários????

    Sou fã demais dessa dupla e espero um dia poder dividir o palco com eles.

  • campelo cruz: (responder)
    22 de agosto de 2012 às 18:18

    RIO DE JANEIRO A VELHA GUARDA DO SERTANEJO JA PASSARAM POR LA
    E ABRIRAM O CAMINHO ,NAO VEJO NOVIDADE ALGUMA NISSO .

  • Dione Fonseca: (responder)
    22 de agosto de 2012 às 18:52

    Parabéns pela matéria Marcus vc conseguiu retratar bem os bastidores da gravação de Cesar Menotti e Fabiano,e realmente a participação da Preta Gil foi o ponto alto da noite e merecidamente,além de muito carismática e arrochada ela cantou muiiito bem a música deles que com certeza será Sucesso.Muito bem escolhida aliás.E Jorge e Mateus foi “BOM”.Mas foi tudo lindo e com certeza sera um grande marco esse DVD na carreira da dupla.parabéns pela cobertura excelente.bjos
    Dione.

  • AlbertoBHz: (responder)
    22 de agosto de 2012 às 22:09

    Assino em baixo o seu texto “Marcão”. Parabéns.

  • Adriano: (responder)
    22 de agosto de 2012 às 23:44

    Gostaria de lembrar que tivemos tb a participação do Santorine que para min foi uma das melhores e muito elogiado por todos do meio
    Essa musica Revanche é muito linda esse menino promete e sem duvida esse DVD vai ser pipoco

  • Celso Malzotty: (responder)
    23 de agosto de 2012 às 01:41

    acho que só o simples fato deles usar a viola caipira em algumas músicas,desde já merecem ser aplaudidos,acredito eu que será um DVD bom

  • Ricardo: (responder)
    23 de agosto de 2012 às 05:23

    Adivinha quem vai ganhar 10 em um blog totalmente imparcial, ganha um doce quem adivinhar. Totalmente imparcial.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      23 de agosto de 2012 às 13:15

      Adivinha, ganha um doce doce doce doce , do do do do do doce, se adivinhar.

  • Gaspar: (responder)
    23 de agosto de 2012 às 07:40

    Amigo, em que planeta vc vive ? Fumou um banza ? Pedra ?

    • Teco: (responder)
      23 de agosto de 2012 às 10:37

      Acho que vivemos exatamente no mesmo país e fumando a mesmíssima pedra, e esperando o mesmo apocalipse !!!

  • Gaspar: (responder)
    23 de agosto de 2012 às 07:45

    Clarificando: Meu comentário anterior acima foi para o Teco e não pro texto do Marcão.

  • Fabio Roque: (responder)
    23 de agosto de 2012 às 09:25

    Bom saber que vem coisa boa aí!

  • Cands: (responder)
    23 de agosto de 2012 às 09:39

    Não to conseguindo mais ler tanto comentário bom sobre essa gravação e não ter o DVD pra ler!!
    Parece que vair ser O DVD do ano mesmo!!
    Ansiosa já!

  • JAIRO MATTOS: (responder)
    23 de agosto de 2012 às 12:54

    QUE DÚVIDA CRUEL!!QUEM SERÁ QUE VAI GANHAR NOTA 10 DO BLOGUEIRO???……DEIXA EU PENSAR……………

    • Marcus Vinícius: (responder)
      23 de agosto de 2012 às 13:14

      ÓÓÓÓ Dúvida cruel. Será que vai ganhar?? Hein!! Será??? Ó, Deus!!!

  • Sergio de Marco: (responder)
    23 de agosto de 2012 às 14:48

    Um review de peso ( digo: de renome ) feito pelo renomado escriba desse site.

    Deve te visibilidade na Globo, devido a participação de pe…renome da Preta Gil.

  • Glauber: (responder)
    26 de dezembro de 2012 às 10:07

    Espero que a dupla volte a ser valorizada no atual cenario, por que merecem, são grandes e bom no que fazem. sensacional essa dupla.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.