02 mai 2012 | Na Estrada,Notícias
BLOGNEJO NA ESTRADA – Gusttavo Lima – Gravação do Novo DVD

Meio apreensivo para minha primeira viagem após os problemas que me deixaram parado por quase um mês. Na verdade eu estava mais preocupado com a quantidade de vezes que eu teria que contar a história do tiro e com quantas piadinhas eu teria que escutar. Não que isso seja ruim, é que eu estava planejando um modo mais dramático de contar o ocorrido. No fim das contas, contei tudo do mesmo jeito. E quanto às piadinhas até que saíram umas boas. O Dan Rocha, da Paranaíba FM, que sentou ao meu lado no avião na ida e na volta, disse que quando a aeromoça foi oferecer bala, eu disse “obrigado, já tenho”. Quando o Du Maluf foi me perguntar se eu estava zero bala, eu disse “na verdade, estou 1 bala”. Algumas das muitas piadinhas a respeito que surgiram durante todo o fim de semana.

A gravação aconteceria no sábado e no domingo, mas a maioria dos convidados tiveram suas passagens e hotéis marcados para a sexta-feira. É que a dupla Guilherme & Santiago lançou oficialmente o DVD na sexta-feira com um show na Villa Mix de São Paulo. Aproveitando a ocasião da gravação, a Audiomix já estendeu o convite também para o evento de sexta-feira.

O show de sexta, na verdade, foi tranquilo. Sem menosprezar a importância da dupla Guilherme & Santiago, claro, mas o interesse dos convidados era de fato a gravação de sábado. Os detalhes do show de sexta prefiro deixar para a ocasião do review do novo DVD, que será postado aqui em breve.

A gravação do DVD do Gusttavo Lima foi realizada no sábado e no domingo. As participações aconteceram apenas no domingo. No sábado, apenas os irmãos do Gusttavo, Wilian & Marcelo, gravaram participação. No domingo, Alexandre Pires cantou uma canção inédita e o Eduardo Costa, ídolo do Gusttavo Lima, cantou com ele a música “Cheiro de Shampoo”, clássico de Chrystian & Ralf. E, como eu adiantei há algum tempo, num texto sobre ele, o Neymar gravou uma participação na música “Fazer bebê”. Não se assustem se em breve lançarem um disco com músicas e coreografias do craque santista, que já participou dos DVDs do Tiaguinho e agora do Gusttavo Lima.

Estava programada a participação do Israel Novaes, mas ao que parece ela não aconteceu. A maioria dos convidados do DVD, contando comigo, assistiram apenas à gravação do sábado. Não pude ver, portanto, quase nenhuma das participações, apenas a da dupla Willian & Marcelo.

Muita gente estranhou a rapidez com que o Gusttavo Lima gravou um novo DVD, haja vista que o último foi gravado há menos de um ano. Acontece que a mudança do Gusttavo Lima é visível e tão rápida quanto a gravação do novo disco. Daí a necessidade de já se registrar essa mudança. O Tche tche rê rê tche tche rendeu a ele uma posição invejável na mídia, o que de certa forma contribuiu para o seu amadurecimento. A carinha de nenê e o corpo franzino foram substituídos por um corpo malhado e uma cara bem mais madura, com barba inclusive. O Inventor dos Amores virou o cara do Tche tche rê rê tche tche, cercado de belos carros e mulheres.

Esse amadurecimento como pessoa acabou refletindo no seu lado musical também, o que pôde ser conferido durante a gravação. Ele enfim deixou seu lado “anos 90” vir à tona. Um show com várias bailarinas, músicas mais rasgadas, participação do Eduardo Costa, enfim, o lado popularesco, povão do Gusttavo Lima finalmente apareceu. Parecia aquela coisa que estava nele há aos mas que ele sempre vinha segurando.

O disco contou com produção musical e arranjos do Eduardo Pepato e direção musical do Ivan Miyazato. Chamou a atenção, aliás, a preocupação com os instrumentos utilizados. Além dos arranjos de violão e de acordeon, o disco contou com arranjos de bandolim, conjunto de cordas (violino, violoncelo, etc) e de instrumentos de sopro, o que já vem sendo utilizado pelo Ivan Miyazato nas últimas produções.

O repertório, também, foi selecionado de forma a não evidenciar apenas uma linha musical. É provavelmente o repertório mais eclético da carreira do Gusttavo Lima. É provável que muita gente chie um pouco por conta da alta quantidade de regravações de canções recém trabalhadas por outros artistas, mas enfim, isso é uma discussão para a ocasião do lançamento do disco.

A gravação foi, enfim, bem satisfatória no meu ponto de vista. Apesar de nervoso, como qualquer artista fica durante uma gravação de DVD, o Gusttavo se mostrou de fato um artista maduro e consciente de seu próprio trabalho. É evidente que suas vontades foram muito mais respeitadas dessa vez, apesar do disco conter também várias canções na linha do tche tche re re tche tche. Mas até ele, que sempre defendeu um sertanejo de mais conteúdo, sabe que os tempos são outros e ele, enquanto um dos protagonistas do mercado atual, não pode deixar a peteca cair.

Créditos da foto: Rubens Cerqueira

19 comentários
  • Bill Moura e Leonardo: (responder)
    2 de maio de 2012 às 15:48

    Fantástico. Promete!

  • Mikaelly: (responder)
    2 de maio de 2012 às 15:52

    Já estou ansiosa por esse novo DVD pelo os comentários em todos os blogs vai ser perfeito!

  • Nando - Nando e Junior: (responder)
    2 de maio de 2012 às 15:52

    Acompanhei a gravação, achei o repertório muito bom, me estranhou por ser uma gravação de DVD, que quase nao voltaram os erros, repetiram apenas Balada e uma outra música. E parte mais engraçada foi quando ele foi cantar a música do meu amigo Marcelo Melo, ele na expectativa filmando, e o Gusttavo esqueceu a letra! ahahah Mas show de bola, uma bela produção, parabens a todos da Audiomix..

    • ANSELMO TRONCOSO: (responder)
      2 de maio de 2012 às 19:11

      Nando, a idéia nossa era justamente essa: “voltar música somente quando necessário”.
      Hoje nos DVDs sob minha direção, só volto quando não tem jeito mesmo.
      Pode ter certeza que será um grande DVD.
      Abraço a todos!

      • Nando - Nando e Junior: (responder)
        2 de maio de 2012 às 22:55

        Parabens Anselmo, e à toda equipe AT+G, não é a toa que estão no topo.. Cansei de ir a gravações de DVD’s com mais de 4 horas de duração.. Desta forma o público fica a todo momento extasiado e não fica uma coisa cansativa.. Aguardo, e na expectativa de ver esse trabalho pronto..

  • DIOGO: (responder)
    2 de maio de 2012 às 16:03

    Esse moleque é bom !

  • Jonnas Radio NetMogimirim: (responder)
    2 de maio de 2012 às 16:16

    Gustavo Lima, Jorge e Mateus, Victor e Leo é outra coisa!
    Isso sim é musica!

    Agora quando o post é de luan santana, Fernando e sorocaba,
    Dá até vergonha de falar q gosto de sertanejo…só dá desgosto

  • Jonnas Radio NetMogimirim: (responder)
    2 de maio de 2012 às 16:16

    Gustavo Lima, Jorge e Mateus, Victor e Leo é outra coisa!
    Isso sim é musica!

    Agora quando o post é de luan santana, Fernando e sorocaba,
    Dá até vergonha de falar q gosto de sertanejo…só dá desgosto

  • Nando - Nando e Junior: (responder)
    2 de maio de 2012 às 16:30

    Show

  • jaquisson: (responder)
    2 de maio de 2012 às 18:53

    Entao o Amado Batista foi cortado?

    O Gusttavo e o próprio Amado haviam confirmado, algumas semanas atras, que cantariam juntos no dvd!

  • Eduardo: (responder)
    2 de maio de 2012 às 20:37

    Eu acho interessante você incluir o Israel Novaes nesse texto. Eu assisti à algum tempo atras a participação dele e do último ganhador do Ídolos no programa ‘Hoje em Dia’ da Record. Eles estavam cantando músicas de todo mundo, do Luan, do Fernando e Sorocaba, do Zezé de Camargo… de todo mundo. Quando os apresentadores pediram que ele cantasse uma do Gustavo Lima, ele se recusou à cantar. Ele simplesmente se recusou, nem ele e nem o outro rapaz(cover do luan)cataram. Aí o Zukateli já constrangido(o programa é ao vivo) insistiu mais uma vez, aí eles cantaram um pedacinho da música com cara de contrariados(principalmente o Israel Novaes). Não entendi aquilo. Bom na verdade entendi perfeitamente. Quanto ao DVD sem dúvida a mudança do Gustavo foi grande e pra melhor, sem dúvida alguma. E sobre as piadinhas, acho que você faz o certo, leva numa boa. Faz muito bem você. Segue a vida, toca em frente, senta a BALA. rssss

    • Marcus Vinícius: (responder)
      2 de maio de 2012 às 21:02

      você deve estar falando do Israel Lucero, naum?

      • Eduardo: (responder)
        2 de maio de 2012 às 22:24

        Ah é mesmo.Acho que é verdade. Mas porque é que isso aconteceu você sabe dizer? Aquele Israel Lucero é bem ruinzinho. Nem com a emissora dando a maior força pra ele, ele conseguiu vingar. Aliaz vc já percebeu como a Record tem batido em artistas sertanejos? Desconfio que eles queiram abrir espaço para os artistas formados pela emissora em circuitos hoje dominados, pelo Teló, pela Paula, pelo Luan e pelo Gustavo. A Record tem batido com força nesses quatro, ao mesmo tempo em que dão um cartaz enorme para aquela bosta de rebeldes e juliane e bruno.

  • emerson: (responder)
    3 de maio de 2012 às 12:26

    Bom Gustavo Lima e um dos poucos de hoje que se salva, e obvio que ele grava “balada” “agua de bar” entre outras pq precisa tocar nas radios e vender show,famosa musica comercial que e empurrado pelos escritorios, mas que nao e do gosto dele todos nos sabemos, achei que a musica que ele ia gravar com Eduardo Costa seria “cachaça com limao” na internet existe video dele dizendo que queria gravar aquela musica com Eduardo Costa, outra coisa que nao entendi foi que em um outro programa ele canto pedacinho de uma musica que iria gravar com Jorge e Mastheus e tmb não cantou, agora queria muito ter visto ele cantando com Amado Batista, ai era pra arregaca o goias mesmo eim kkkk…Gustavo Lima eu defendo pq mlk tem raizes sertanejas, ontem mesmo fui no youtube procurar musica “luz da minha vida” trio parada dura e qual e o video mais mais visto da msuica que encontrei? Gustavo Lima mandando no acustico 800 mil visualizações, cresceu demais no meu conceito, sucesso, nos vemos na ExpoAgro Guaxupe.

  • Flávio Pereira: (responder)
    4 de maio de 2012 às 14:56

    Só tenho um comentário breve a fazer: Tchê tchêrêrê tchê tchê.. Abrasss

  • Isabela Barbosa: (responder)
    6 de maio de 2012 às 09:21

    Enfim consegui parar e ler essa matéria, confesso que estava curiosa. Mas também não posso deixar de falar que ri na parte das ‘brincadeiras’ refente a bala, rs. Malz ae, viu Marcao!! mas sabe como é né, esse caras não deixam uma passar..

    Assim como todos outros, também fiquei sem entender o motivo de um novo DVD tão repentino, e como você falou, o Gusttavo realmente mudou muito de seu primeiro DVD pra cá. O jeito é esperarmos para ver o que nos vem nesse novo trabalho, onde segundo fontes, irá nos supreender.

    Abraços

  • Andrezza: (responder)
    8 de maio de 2012 às 01:42

    Saudade do Gusttavo ‘inventor dos amores’ que fazia suas próprias canções e cantava sobre o amor, o desamor, expressava os sentimentos de verdade. Esse ‘garoto do tche tche re re amiguinho do neymar’ é muito “vazio”, e é triste ver isso. Porém, é só um comentário de uma apaixonada pelo sertanejo de verdade, a raiz, o melhor. Parabéns Marcão, acompanho sempre o blog!

  • Marjorie Block: (responder)
    12 de setembro de 2012 às 01:29

    Nada contra ao Gustavo,se eu estiver com uma turma de amigos dispostos a curtir esse som que ele agora adota,vou fazer sem me sentir patetica durante ou depois,mas acho mesmo um exagero ele agora vender muitos dicos na europa,ficando por la entre segundo e primeiro lugar,isso sim classifico de patetico,o rapaz mudou muito!evidente que um carreira assim tao veloz,tambem vai acabar rapidamente,por isso acho bom ele aproveitar tudo que tem direito,ele merece,eu concordo,so nao vai poder ostentar por muito tempo.Realmente as pessoas perderam os valores para diversas coisas,a musica por exemplo que por um bom tempo nao tem mais letras,e conteudo.Saudade do Cartola,Cazuza,Renato Russo,e tantos que la fora nunca foram conhecidos e ficaram em destaque como agora os donos de eu quero thu,tche,que impressionante isso!adeus as boas letras e parabens para frases sem nexo algum,mas se movimenta o povo,entao ta tudo certo,sucesso ainda mais pra ele,vencemos com o que temos e se ele tem apenas isso e agrada tanto,segue em frente.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.