15 mai 2012 | Na Estrada,Notícias
BLOGNEJO NA ESTRADA – Israel Novaes – O show que virou gravação de DVD

Sim, eu sei que este assunto foi tema de postagem em outros blogs ontem. Infelizmente não tem como fugir disso. Afinal, se a gente é convidado para assistir a uma gravação com tudo pago, o mínimo que a gente pode fazer é escrever a respeito. “Ah, Marcão, mas tá chato os blogs todos iguais recebendo para ir nos eventos ao redor do Brasil e depois puxando o saco e escrevendo tudo sobre a mesma coisa e bla bla blaaaaaaa“. Quer saber, acostumem-se com isso. Enquanto houverem gravações de DVDs e eventos para os quais veículos de Internet (blogs, sites, vlogs e o escambau) forem convidados, as postagens continuarão tendo como base os mesmos assuntos. Puxar o saco ou não vai de cada um.

Tem gente que, independente do que seja postado, já fica putinho justamente por achar que o autor do texto (independente do blog ou site) já está puxando o saco só pelo simples ato de postar. O que vai diferenciar um blog do outro é a intenção aplicada no texto e o que a gente posta por aqui nos outros dias, excetuando, claro, os lançamentos de novas canções dos grandes artistas sertanejos, que também acabam se tornando assunto repetido. Isso, na verdade, é resultado de tudo o que a gente conquistou com relação à importância da Internet para a música sertaneja. Tanto o Blognejo como os outros blogs. Temos mais é que celebrar, portanto.

Semana passada aconteceu uma coisa estranha. No meio da semana, recebi uma ligação com um convite para assistir a uma gravação no sábado. Seria, dependendo do resultado, o primeiro DVD do Israel Novaes. Isso mesmo, “dependendo do resultado”. É que o período entre a decisão de se gravar o DVD e a gravação foi inferior a duas semanas. Nem se o pessoal envolvido quisesse, aliás, daria tempo de organizar, como de praxe, um mega evento com a presença de contratantes e radialistas de todo o Brasil. Fui para Goiânia sabendo apenas que se tratava de uma gravação com o Israel Novaes, mas eu nem sequer sabia se seria uma gravação “oficial” , com disco lançado meses depois e tals, ou se seria gravado apenas um projeto demonstrativo, para suprir a necessidade mais urgente por material de vídeo, com divulgação em Internet e, talvez, apenas para contratantes.

Enfim, eu era um dos menos de 10 convidados para a gravação. O evento havia sido divulgado em Goiânia como o “Esquenta Villa Mix”, em alusão ao mega show que acontece em junho na cidade e que dá origem a um disco, nos moldes do que ocorreu no ano passado, com a presença de 50 mil pessoas. Este ano, além das mesmas atrações do ano passado (Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Humberto & Ronaldo), o Israel Novaes também se apresenta. No entanto, conforme explicou o Marquinhos Audiomix durante uma conversa no camarote, o sucesso das vendas dos ingressos na semana anterior ao Esquenta e a necessidade de material de vídeo de qualidade do Israel Novaes fizeram com que o escritório se arriscasse um pouco mais e montasse, em menos de duas semanas, toda a estrutura para a gravação de um DVD nos padrões AT + G (Anselmo Troncoso e toda a equipe) de qualidade, que já são conhecidos. O DVD consistiria num projeto padrão, com 23 músicas, entre canções inéditas e versões ao vivo de algumas das músicas do recém lançado CD do Israel. Se a gravação tiver fluído bem, o projeto será lançado em alguns meses.

A produção musical do disco coube ao Bigair Dy Jaime, que, como eu já mencionei por aqui, têm se destacado muito por conta da explosão do arrocha na música sertaneja. Na verdade, sem querer levantar nenhuma discussão quanto a quem é melhor que quem, senti também que a gravação deste DVD foi um pouco motivada pela necessidade e vontade do próprio Israel Novaes e escritório de músicas mais agitadas, inclusive os arrochas. É que o CD, produzido pelo Pinnochio, trouxe arrochas mais suaves e mais puxados para o arrocha nordestino. E temos que concordar que hoje o sertanejo pede arrochas mais agressivos, que são a especialidade do Bigair. Tanto que a diferença da pegada das músicas do DVD com relação às do CD, principalmente as que constam nos dois projetos, era nítida. O beat pode até ter continuado o mesmo, mas a pressão nas músicas era definitivamente mais evidente. Até porque versões ao vivo já são mais agressivas por natureza.

Para quem não está ligando o nome à pessoa, o Israel Novaes é o rapaz da Dodge Ram, mais novo artista da Audiomix, cujo trabalho de divulgação o tem apresentado como “O cara do arrocha”, título conferido por acaso durante a gravação do DVD da dupla Zé Ricardo & Thiago. Na ocasião, o Israel Novaes participou do projeto dividindo os vocais na música “Sinal Disfarçado”, e foi apresentado pelo Zé Ricardo no momento da sua entrada como “O cara do arrocha”, já que ele é um dos poucos artistas do mercado sertanejo que se aventuram com sucesso num projeto composto quase que apenas por músicas nesse ritmo. As duas músicas, inclusive, “Vem ni mim Dodge Ram” e “Sinal Disfarçado”, são dois dos maiores hits sertanejos da atualidade.

O CD recém lançado traz uma proporção bem maior de arrochas do que o DVD gravado no sábado. Até porque o disco trazia apenas 13 músicas, com outras 6 como faixas bônus. E quase todas as canções do projeto são arrochas. O DVD, com 23 músicas, aproveitou então para explorar o outro lado dele e valorizar as características do arrocha que lhe conferiram o título. Então, ao invés de um disco quase 100% arrocha como foi o CD, agora teremos um disco um pouco mais eclético, com os arrochas já conhecidos do Israel numa linha mais agressiva (“Vem ni mim Dodge Ram”, gravada no DVD sem o Gusttavo Lima, “Depende”, “Beijo Meu”, gravada sem a dupla Humberto & Ronaldo), outros arrochas inéditos (“Quero ver provar” e diversas outras), algumas vaneiras (“Carro Pancadão”, “Divulga aí”, entre outras), e as tradicionais universitárias, entre elas a que foi gravada no DVD com a participação da dupla Maria Cecília & Rodolfo (“Só você não vê”) e outras (“Viagem da Paixão” e “Deixou Raiz”). Boa parte das músicas do repertório, diga-se de passagem, são composições do próprio Israel.

Dado o caráter informal do projeto e a rapidez com que as coisas foram arranjadas, o que se viu na parte visual foi um cenário mais enxuto. Simples, até. Apenas uma disposição bem elaborada dos LEDs e alguns detalhes em relevo no cenário. Mais ou menos o que se viu, diga-se de passagem, nos primeiros projetos de quase todos os artistas da Audiomix. Na verdade eu senti mesmo no cenário um clima de nostalgia com relação aos primeiros DVDs encabeçados pela Audiomix. E todos deram no que deram, né? Pra quem é supersticioso, o cenário pode ser encarado então como um amuleto da sorte.

Levando em conta o fato de que o Israel Novaes começou a fazer shows há apenas 3 meses, mais ou menos, a sua destreza no palco chama a atenção. Sua segurança durante a gravação e interação com o público são espetaculares. Aliás, muita gente deve a intimidade dele com o arrocha à dancinha que ele protagoniza quando canta músicas nesse ritmo. O cara começa a dar uma reboladinha sutil mas que deixa a mulherada da frente do palco enlouquecidas. Algo meio difícil de se imitar, inclusive. Tornou-se uma marca registrada do Israel.

Chega a assustar a velocidade com que as coisas acontecem para o garoto. Ele entrou no circuito de shows há muito pouco tempo. Quando a música “Vem ni mim Dodge Ram” estourou, ele não tinha a mínima infraestrutura. Demorou algum tempo até que conseguissem preparar toda a equipe, estrutura e demais necessidades para que ele pudesse entrar de cabeça no mercado. Dois dos maiores eventos sertanejos do ano, o Villa Mix e o Caldas Country, estão sendo tidos como a estilingada definitiva dele para o topo. A velocidade dos acontecimentos fez com que ele subisse várias posições na fila de artistas da Audiomix. Minha lista de apostas para o segundo semestre, adianto, terá o Israel Novaes no topo. E não dá pra ser diferente. A gravação deste DVD, aliás, não exclui a possibilidade da gravação de um projeto maior já nos próximos meses, sem contar o DVD do Villa Mix, que também vai contar com o a participação dele. Um artista com início meteórico (é só uma expressão, nada a ver com Luan Santana). E na velocidade com que essa Dodge Ram vem, quem ficar na frente corre o risco de ser atropelado.

E nem precisa dizer que a gravação deu certo, né?

Créditos das Fotos: João Luiz

27 comentários
  • @AmoJorgeeMateus FC Nação J&M ( LISE): (responder)
    15 de maio de 2012 às 04:00

    Falou tudo e como todos sabem Marquinho e J&M sabem aonde colocam a mão… e esse Israel Novaes, com certeza vai ser mais um sucesso da AUDIO MIX que cada vez mais vem revelando sucessos sertanejos por esse Brasil a fora… Parabéns pelo post como sempre super bem explicado! E Sucesso pro Israel Novaes e pra galera da Audio Mix, Marquinho, Wendell, Jorge e Mateus e companhia …

  • @Xico_Maxixe: (responder)
    15 de maio de 2012 às 09:20

    É isso, simples assim.
    Não é porque todo mundo foi convidado pro mesmo evento que as postagens devam ser iguais. Marcão mostrou que, mesmo softilizando, pode-se hardcorizar (sic), com uma informação mais trabalhada e bem cuidada. Somente agora entendi o porque do ‘cara do arrocha’, pois, lendo alguns blogs, pra mim, estava soando como uma auto-denominação.
    Marcão, simplesmente analisou o show e fez suas colocações. O que me interessa se ele foi ou não convidado pelos promotores. Aliás, Srs. Promotores convidem o blogueiro mais vezes para os eventos. Assim teremos uma música sertaneja menos arrogante, pois o Marcão, de forma sutil sabe mostrar o caminho das pedras e nos livrar das pedradas.
    Abraços,

  • emerson: (responder)
    15 de maio de 2012 às 09:30

    A musica dodge ram estourou no caldas ano passado sendo muito tocado, mas garoto sequer havia feito um show, nao e normal rapaz que estoura uma musica sem sequer realizar um show no minimo? E o ritmo diferente que pode ser incorporado dentro da musica sertaneja, acho interessante e acho que no segundo semestre quando as festa mais forte estouram no brasil ele deve estourar de veze se tornar conhecido..Vamos aguardar..legal e saber que ele mesmo faz as propias musicas, coisa rarissimaaaaaaaaaa

  • Bill Moura e Leonardo: (responder)
    15 de maio de 2012 às 10:43

    Sucesso a ele. O Arrocha já é sucesso no nordeste a pelo menos uma década. Mas legal trazer esse elemento para o sertanejo, só acho que rotular uma pessoa como o “cara do arrocha” é no mínimo arriscado,

    Porém, sucesso a ele.

    Bill Moura e Leonardo.

  • Daniel Assis: (responder)
    15 de maio de 2012 às 10:46

    Esse cara tem um baita futuro! :D
    Essa Carro Pancadão foi tocada exaustivamente pela imensa maioria das bandas de forró, vamos ver se pega no sertanejo!

  • @Rodrigo__Henri: (responder)
    15 de maio de 2012 às 11:05

    Não podemos esquecer do Sr. LATINO né!
    Ele tem uma visão muito grande…. e sabe achar uma jazida de ouro no meio na montanha….
    Tem que ter seus créditos…

    em fim… Mais um PIPOCO…..

  • Érike Melo: (responder)
    15 de maio de 2012 às 11:08

    O Villa Mix em Goiânia é em Julho, hahaha…

  • Antonio Netho: (responder)
    15 de maio de 2012 às 11:36

    Eu fui no show e pelo que eu vi… vem suceso por ai… muitas musicas boa e com arranjos pra cima e alegre e evolvente… Sucesso pra ele.

  • André Cruz: (responder)
    15 de maio de 2012 às 11:39

    “Arrocha: O que era raro, ficou comum.”

    Olha bem, não estou falando mal dos arrochas, até pq eu gosto!
    Estou apenas dizendo que é a modinha momento, e não tem como fugir disso.
    Ainda bem, porque ano passado foram os ‘funknejos’… Já é uma evolução.

    Sobre o Israel: Nunca vi um show ao vivo, mas pelo que tenho lido sobre, o cara é bom mesmo. Além de cantar bem, compõe e tem boa presença de palco. Quando eu tiver oportunidade, verei um show do ‘cara do arrocha’. E aguardo ansiosa mente esse projeto.

  • Henrique & João Paulo: (responder)
    16 de maio de 2012 às 16:50

    como é que é marcão?

    “Vem ni mim Dodge Ram” e “Sinal Disfarçado”, são dois dos maiores hits sertanejos da atualidade.
    na onde isso?

    • Ana Flávia Santos: (responder)
      18 de maio de 2012 às 09:34

      Nos lugares onde o povo entende de musica boa.Sacou?
      Nao sou o Marcao,mais estou respondendo pra vc.

  • Augusto Marazini: (responder)
    16 de maio de 2012 às 19:23

    Na boa… pura porcaria…
    sem comentários…

    • Ana Flávia Santos: (responder)
      18 de maio de 2012 às 09:31

      Ah seu Pé De Cachorro.Vc nao msm o que é uma boa musica.

  • Ana Flávia Santos: (responder)
    18 de maio de 2012 às 09:28

    Falou e disse Marcus Vinicius.Acho que de todos os cantores que eu vi,começar a carreira aqui em goias.o “Doge Ram”(é assim que nos fans chamamos ele.rsrs)foi o cantor que subiu mais rapido no topo dos melhores.Esperamos que ele,assim como o Gustavo Lima e Jorge e Mateus seja um grande sucesso brasileiros.E vale tbm ressaltar que o Israel Novaes cantou no Caldas country do ano passado e esse ano tbm ja esta com presença confirmada.O Cara é Um Sucesso.
    Vem Ni Mim Doge Ram..

  • Henrique & João Paulo: (responder)
    18 de maio de 2012 às 10:07

    e quem é Você? Ana Flavia do Santos
    se eu perguntei ao Marcão

  • Anônimo: (responder)
    22 de maio de 2012 às 09:34

    que lindo vcê é néé nunca vi que voltade de beijar

  • Isabela Marasco: (responder)
    22 de maio de 2012 às 13:14

    Isrel vc é muito lindo,quando eu ti vi pela primeira vez na tv fiquei encantada.Uma musica para vc seu te pego am seu te beijo am seu te pegp am am am.

  • Ana Flávia Cruz: (responder)
    22 de maio de 2012 às 14:04

    Só pela sua explanação dá vontade de comprar o DVD.
    Sou sua fã Marcão!!!
    Beijoos!

  • pamela: (responder)
    23 de maio de 2012 às 12:43

    meu lindoooooooooooooooooo
    te amo muito gatinho

  • lara: (responder)
    3 de junho de 2012 às 11:01

    lindo como sempre um gatinho te adoruh israel novaes amuh suas musicas principalmente aquela sinal disfarcado

  • geovana: (responder)
    3 de junho de 2012 às 13:00

    lindinho gatinho te adoruh israel novaes amuh suas musicas bjss

  • Leland Cena: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:07

    I simply want to tell you that I am just very new to blogging and site-building and certainly savored you’re web blog. Most likely I’m likely to bookmark your blog post . You absolutely have terrific article content. Regards for sharing with us your web site.

  • Laurence Sirnio: (responder)
    17 de julho de 2013 às 04:24

    mw3 want aimbot and wallhack dude !

  • Bonuses: (responder)
    17 de julho de 2013 às 22:10

    Hi, I do think this is a great site. I stumbledupon it ;) I’m going to return yet again since I book marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide other people.

  • go right here: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:53

    You are so cool! I do not believe I’ve truly read a single thing like this before. So nice to discover another person with a few original thoughts on this issue. Seriously.. many thanks for starting this up. This website is something that is required on the internet, someone with a little originality!

  • her comment is here: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:19

    I couldn’t resist commenting. Well written!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.