02 out 2012 | Na Estrada,Notícias
BLOGNEJO NA ESTRADA – Raffael Machado – Gravação do DVD

A terceira viagem que realizei em menos de sete dias. Sábado fui até Goiânia para acompanhar a gravação do DVD de um “produto” que existe há apenas um mês. Isso mesmo, um mês. É que até bem pouco tempo atrás o Raffael Machado formava uma dupla com seu tio chamada Raffael Machado & Valdemir. O trabalho vinha sendo desenvolvido já com certa aceitação na cidade de Goiânia. Talvez pela estranheza causada na parceria de um jovem cantor, galãzinho, com um cara bem mais velho, o que se percebia até no nome da dupla, ambos decidiram que o melhor seria que o Raffael Machado seguisse carreira solo.

O começo da carreira solo do garoto, entretanto, já começa na quinta marcha. Um DVD com uma mega produção, seja no vídeo através da Terra Produções, uma das empresas mais conceituadas do mercado na atualidade, seja no áudio com o Maestro Pinnochio e sua trupe, com direito a várias músicas com cordas, piano e etc. Além de uma infraestrutura invejável na gravação, com open bar para todos os cerca de 1500 presentes, incluindo na pista, mesmo não ocorrendo venda de ingressos.

A gravação aconteceu no Oliveira’s Place, o mesmo local onde aconteceu a gravação do primeiro DVD da dupla Humberto & Ronaldo. O convite veio na semana da gravação. Entre os convidados, como de praxe, alguns dos principais radialistas e contratantes do Brasil e até executivos de gravadora. Apesar do rapaz ainda ser desconhecido no mercado, aparentemente as apostas em cima dele têm sido bastante intensas. No local da gravação, dois espaços bem distintos. Em frente ao palco, a pista, com open bar de cerveja, água, refrigerantes e vodka, além de salgadinhos. No espaço de convidados, no elevado ao fundo, tudo isso mais whisky 12 anos e buffet completo.

Entretanto, nos dois espaços ocorreram alguns problemas que prejudicaram a participação do público no DVD. Na pista, o áudio da gravação estava impecável, mas a cerveja acabou rápido, o que fez com que o público simplesmente se evadisse da frente do palco. Perto da metade do DVD, a pista já estava cheia de enormes buracos deixados pelo público. Na área de convidados, a bebida foi servida ininterruptamente, o buffet estava maravilhoso, o atendimento perfeito, mas o áudio da gravação quase não foi ouvido.

Para conseguir acompanhar com mais atenção algumas das canções, eu desci diversas vezes para a frente do palco. Lá, eu pude conferir que o Raffael Machado é, sim, bastante talentoso, com uma voz suave e agradável, sem os habituais cacoetes de imitador que têm surgido junto com a maioria dos novos artistas da atualidade. Apesar de ele ainda se mostrar bastante inseguro no palco, com pouca movimentação, ele tem talento vocal e o biotipo que agrada o mercado.

A estrutura de palco também foi um show à parte. Na parte inferior do palco, onde o Raffael se apresentava, dois “buracos” onde foram colocadas algumas garotas cuidadosamente selecionadas de forma a embelezar o vídeo. Como eu disse mais acima, quem estava na área de convidados, como eu, teve dificuldades para prestar atenção às canções gravadas. Das poucas que eu consegui ouvir com atenção, a que mais provavelmente chamará a atenção da galera leva o nome de “Jogando Gelo”, composição do Luciano Kikão, de Manaus.

Sobre as músicas, de uma maneira geral, o que se observou foi que a produção puxou mais para o lado tradicional, valorizando os batidões ao invés dos arrochas, o que já mostra uma clara intenção de se diferenciar de tudo o que está sendo lançado atualmente. Fora que é notório que a especialidade do Maestro Pinnochio é justamente o batidão (ou vaneiras, depende do jeito de falar em cada região).

Não acompanhei a gravação até o fim, mas apesar de não ter conseguido prestar muita atenção por conta dos problemas que eu já mencionei, as poucas músicas que ouvi me agradaram, tanto na parte visual como na vocal. O Raffael Machado, que coincidentemente faz aniversário no mesmo dia que eu, tem talento, sim. É claro que essa estréia na carreira solo, com um mega DVD logo no primeiro mês, deve ter sido pressão demais. É bem provável que em alguns meses ele já tenha corrigido os poucos vícios da época em que cantava em dupla.

Créditos da Foto: Leco Viana / Leco Viana Photos

14 comentários
  • Duh Garcia: (responder)
    2 de outubro de 2012 às 14:03

    Marcão, não ouve participação de um outro artista?

  • Marcus Vinícius: (responder)
    2 de outubro de 2012 às 19:04

    não, nenhuma, rs

    • Debrah: (responder)
      23 de agosto de 2014 às 16:57

      You have the monopoly on useful infamrotion-aren’t monopolies illegal? ;)

  • Leandro Henrique: (responder)
    2 de outubro de 2012 às 20:23

    Parabéns para o maestro pinocchio e muito sucesso pro Raffael machado !

  • Teco: (responder)
    3 de outubro de 2012 às 17:18

    Parabéns para o milionário que banca esse rapaz pois se ta cantando batidão já tem um ponto com o tecão !!!

  • Dinho da Loira: (responder)
    3 de outubro de 2012 às 23:09

    Tá difícil passar por aqui. Uma semana depois do blog ficar mais parado que zóio de boneca, dou de cara com esse “produto”. É de cagar de bruço, viu…

  • tatau: (responder)
    13 de outubro de 2012 às 23:43

    Marcão, cade bill moura e leonardo ? tão sem internet ? não comentaram até agora ?

  • Jerrold Hylle: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:13

    I just want to say I am very new to weblog and honestly enjoyed your web-site. Likely I’m planning to bookmark your blog . You absolutely come with wonderful articles. Cheers for sharing your website.

  • Everette Klaren: (responder)
    16 de julho de 2013 às 23:49

    You should take part in a contest for one of the best blogs on the web. I will recommend this site!

  • sites: (responder)
    17 de julho de 2013 às 21:06

    Hiya, I am really glad I have found this info. Today bloggers publish just about gossips and internet and this is really annoying. A good website with interesting content, that is what I need. Thank you for keeping this web site, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Can not find it.

  • see here now: (responder)
    18 de julho de 2013 às 00:24

    Having read this I thought it was very enlightening. I appreciate you spending some time and effort to put this informative article together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!

  • uk seo company: (responder)
    19 de julho de 2013 às 05:22

    Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this post and the rest of the site is very good.

  • notariusz grodzińska: (responder)
    25 de julho de 2013 às 14:21

    great !

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.