07 jun 2012 | Na Estrada,Notícias
BLOGNEJO NA ESTRADA – Ricardo & João Fernando – Gravação do DVD

Início de semana complicadinho na minha agenda. Fui convidado para acompanhar na terça-feira a gravação do DVD da dupla Ricardo & João Fernando em Americana – SP. Na segunda, no entanto, tive que ir a São Paulo para participar de um projeto que ainda não posso revelar. Depois de mais uma série de aventuras do Marcão Em Contrapartida, aquele com o qual sempre que acontece alguma coisa boa tem algo ruim pra acompanhar, rsrs (em breve, estrearei uma sessão aqui no Blognejo só pra contar algumas dessas histórias), consegui chegar a Americana são e salvo.

Ricardo & João Fernando são uma dupla que conta já com um considerável prestígio no interior de São Paulo. Um trabalho de divulgação bem realizado, com canções que acabaram ficando bem conhecidas, como “Só saio com as top”. O passo na carreira dado com a gravação desse DVD visa consolidar esse prestígio e, claro, alcançar novos ares. Para tanto, a dupla do interior de São Paulo foi buscar elementos da cidade de Goiânia, que atualmente é a cidade que mais tem fabricado sucessos para o Brasil. Trouxeram para o DVD, então, o Anselmo Troncoso no vídeo e o Bigair Dy Jaime na produção musical, além do Latino (que trabalhou com Humberto & Ronaldo e com Cristiano Araújo) na produção executiva e do fotógrafo Rubens Cerqueira, responsável pelo material visual da maioria dos artistas goianos de sucesso da atualidade.

Por conta dessa invasão goiana no estilo paulista da dupla, acabamos presenciando uma profusão de arrochas e canções mais agitadas, como não poderia deixar de ser. Mesmo assim, ainda houve muito espaço para o romantismo, com canções gravadas num piano e tudo, além de algumas canções gravadas com um quarteto de cordas. Um dos destaques inclusive vai ser uma canção cujo nome me falha à memória, mas que fala da amizade entre um homem e seu cachorro, e que foi gravada apenas com violão, acordeon e com o quarteto de cordas.

Mas, falando no piano, um dos outros destaques do DVD vai ser o produtor Bigair Dy Jaime, que dá um show à parte sempre que assina a produção. A pedido do próprio empresário da dupla, o Bigair chegou, pasmem, a gravar neste DVD uma participação como cantor!!! Quem conhece sabe que ele canta muito. E ainda ficou animando a galera durante o intervalo da troca de roupas, cantando músicas que ele compôs, como “Sinal Disfarçado” (com direito a dancinha e tudo), e outras como “Aí Já era” e outras. Para quem gosta de falar que o Bigair é daqueles produtores que adoram “aparecer”, este DVD vai ser um prato cheio, hehe.

Além do Bigair, participaram do DVD o Israel Novaes e a dupla César Menotti & Fabiano. O Israel participou cantando, claro, um arrocha chamado “Arrocha do duplo sentido”, com letra bem capciosa, hehe. César Menotti & Fabiano também cantaram um arrocha, “Amor em dobro”, que tem uma letra mais romântica. Durante os dias que antecederam à gravação e até durante o próprio show, muitas especulações circularam a respeito de outras participações, como João Neto & Frederico e Gusttavo Lima, que gravou no mais recente DVD a atual música de trabalho da dupla Ricardo & João Fernando, “Água de Bar”. No fim das contas, só participaram mesmo o Israel e os Menotti.

A gravação, que começou por volta das 23:30, se extendeu até por volta das 03:00. Um TP ajudava tanto a dupla como as participações com as letras das músicas. O cansaço começou a ficar evidente na dupla e no público a uma certa altura, mas são coisas que obviamente acontecem em qualquer gravação de DVD. Cansadas também ficaram, provavelmente, as bailarinas do Faustão que participaram da gravação. 4 delas participaram de 4 canções, mas por conta das repetições tiveram que trabalhar bem mais do que previam, claro.

Eu não cheguei a ficar até o fim da gravação, já que a van que me levaria para o aeroporto ia sair bem cedo. Quando saí, a dupla cantava uma versão moderna da música “Tentei te esquecer”. Mas até a hora que eu saí, o que presenciei foi praticamente um DVD de uma dupla goiana, o que demonstra a preocupação em se arriscar ainda mais no competitivo mercado sertanejo atual.

É uma reclamação do público paulista, aliás, essa coisa de nenhum artista dos arredores de São Paulo e Campinas conseguir de fato explodir nacionalmente. Ricardo & João Fernando tentam se desvencilhar dessas estatísticas. Demonstram muita qualidade, com uma primeira voz poderosa e uma segunda muito competente. A julgar pelo DVD gravado na terça, o trabalho de divulgação daqui pra frente vai ser ainda mais intenso. Mas dessa vez com muito mais propriedade.

Créditos da Foto: Rubens Cerqueira

3 comentários
  • Alex Lima: (responder)
    7 de junho de 2012 às 14:58

    Caio cesar e Diego são de caconde – Sp interior de SP e estão um degrau acima deles por enquanto, acho que os paulistas tão meio devagar mesmo mas tem gente boa sim no pedaço.

  • leticia: (responder)
    7 de junho de 2012 às 23:28

    Parabéns Marcão mais um trabalho seu feito com muita sinceridade ,,,

  • anônimo: (responder)
    9 de junho de 2012 às 11:23

    Traduzindo: A mesma porcaria de sempre.

    Vejam matéria de uma rádio de Curitiba, tentando melhorar o conteúdo dessas musiquinhas que vocês chamam de ” sertanejo “.

    http://www.tudoradio.com/noticias.php?noticia=7421

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.