25 jun 2013 | Notícias
“Capa da Gaita”: um clássico instantâneo?

No último domingo foi postado no Youtube um videoclipe no mínimo inusitado. Assim que chegou às redes sociais, o vídeo viralizou quase que instantaneamente. O motivo não era a presença de um artista renomado, ou a qualidade da música. Pelo contrário, o vídeo explodiu nas redes sociais por ser talvez a coisa mais grotesca, nonsense e absurda lançada no mercado sertanejo desde que o novo sertanejo dominou as paradas. Tanto que gerou uma dúvida inclusive neste que vos escreve: seria este vídeo apenas uma brincadeira ou o astro do clipe estava realmente lançando um novo single no mercado?

O vídeo traz uma música intitulada “Capa da Gaita”, que conta a história de um caboclo que não conseguia pegar ninguém por estar demasiadamente magro, ou seja, só a capa da gaita, rsrs. A estrela do vídeo é o Anderson Ramos. O clipe traz ainda, pra variar, um Camaro, três modelos, e um ator magrinho para as cenas que fazem jus ao título da canção, ou seja, o “antes”. O “depois” no vídeo ficou por conta do Anderson Ramos, que não se importou em tirar a camisa, mostrar os músculos e fazer uma performance digna do Clube das Mulheres, o que aliás chega a ser mencionado na letra da música. Vejam abaixo:

O vídeo rapidamente ganhou o ódio do público nas redes sociais. Já é sabido que o sertanejo atual anda dando muita vazão à aparência de seus cantores, mas pelo jeito o limite era justamente o que foi ultrapassado por este clipe. Uma enxurrada de comentários negativos tomou conta do vídeo, tanto na sua respectiva página no Youtube como nas redes sociais. Mesmo assim, a dúvida ainda pairava: é ou não é um vídeo de carreira, algo feito com a intenção de ser levado a sério? Afinal, os views continuam subindo rapidamente, chegando hoje próximo à marca das 350 mil visualizações, isso em dois dias.

Pois a resposta veio no próprio campo de comentários do vídeo. Depois de apagarem todos os demais comentários, provavelmente todos descendo o sarrafo no vídeo, o próprio Anderson Ramos deixou um comentário dizendo que aquela era a história da sua vida e que o clipe foi feito justamente para rir da situação. E para deixar a história ainda mais clara e responder à dúvida apontada acima de forma mais minuciosa, o produtor Robson Vaz, em outro comentário, ironizou a reação do público e explicou que o vídeo é apenas uma curtição. O cantor Anderson Ramos é na verdade empresário do ramo de suplementos alimentares, além de fisiculturista.

O que mais chamou a atenção sobre essa situação toda não foi tanto o vídeo, que por si só já é deveras engraçado, mesmo se tivesse sido postado com uma intenção séria. A reação do público ao que parecia um disparate sem precedentes é que surpreendeu. Afinal, o público sertanejo atual tem sido acusado de abraçar as mudanças mais polêmicas da música sertaneja, incluindo essa da valorização do porte físico dos artistas e da beleza, antes de avaliarem a qualidade musical ou do videoclipe. A reação negativa a essa música, antes que se soubesse que se tratava apenas de uma brincadeira, mostra que o público sertanejo talvez ainda não está tão perdido como pensam os mais conservadores. Ao que parece, o filtro do grande público sertanejo ainda funciona. E no fim das contas, a piada ainda valeu.

33 comentários
  • Leonardo: (responder)
    25 de junho de 2013 às 15:45

    Eu ri pra kct com esse clipe….

  • sacolé: (responder)
    25 de junho de 2013 às 15:45

    Que nada, se fosse Munhoz e Mariano todo mundo ia achar a música ótima, é sempre assim.

    Agora sobre o clipe, melhor deixa pra lá kkk

  • weslei: (responder)
    25 de junho de 2013 às 16:11

    Que bosta hein !?Isso é ridículo,não pode nem ser chamado de musica e muito menos de cantor esse camarada.NÃO SEI O QUE É PIOR,o cara cantando ou o quê ele tá cantando.

  • ROBSON: (responder)
    25 de junho de 2013 às 16:17

    AMIGOS EU QUE POSTEI O VIDEO , PODEM TER CERTEZA DE QUE ATE EU TÔ BOBO COM ESSA COISA . PAGAR PRA BURLAR AS VISUALIZAÇÕES? PODE CRER JAMÉ! O DINHEIRO QUE EU GANHO É SUADO PRA GASTAR COM UMA SIMPLES BRINCADEIRA QUE É ESSE VIDEO… MAS QUE DEU CERTO . OS COMENTARIOS NAO ESTAO SENDO APROVADOS PELO GRAU QUE ESTÃO DIZENDO . É FODA!

  • Paulinho: (responder)
    25 de junho de 2013 às 16:40

    O cara é aqui da minha cidade, a versão de estudio foi Produzida e gravada por (Paulinho ph e Newton Fonseca) confiram ae! kkkkkkkkkkkk abraçs
    http://www.youtube.com/watch?v=FS_f6DN7EzI

  • Jaime Teodoro: (responder)
    25 de junho de 2013 às 16:58

    Parabens Anderson,….eu recebi o seu CD, pelas mãos do Silvinho do Bar Brasil, amigo meu e fiquei surpreso com a Produção e a letra encaixou certinho…boa crítica.

  • Dinho da Loira: (responder)
    25 de junho de 2013 às 17:09

    Marcus, essas postagem encomendadas que parecem inusitadas só dão certo lá no Não Salvo. Não subestime o povo…

    • Marcus Vinícius: (responder)
      25 de junho de 2013 às 17:31

      huahuahuahuahua tanto não dão certo que vc acabou de querer dar uma de espertão e se fodeu. Você leu o texto, mano???? Pera, vou perguntar mais uma vez:

      LEU O TEEEXTO MANO??????

    • Marcus Vinícius: (responder)
      25 de junho de 2013 às 17:32

      Lá no primeiro parágrafo eu defini o clipe como “a coisa mais grotesca, nonsense e absurda lançada no mercado sertanejo desde que o novo sertanejo dominou as paradas”

    • Marcus Vinícius: (responder)
      25 de junho de 2013 às 17:32

      Agora vc, O ESPERTÃO, me explica por favor:

      QUEM É O DEMENTE DÉBIL MENTAL QUE VAI PAGAR PARA EU POSTAR ALGUMA COISA XINGANDO ELE?????????

      Mano, pelo menos leia o texto antes de vir aqui postar comentários babacas como todos os outros que vc costuma postar. Hoje mais uma vez vc provou que é só isso que vc quer: reclamar.

      Num dá nem pra continuar levando a sério os comentários de um cara que usa um fake pra comentar e descer a lenha em todo mundo.

      Pelo amor de Deus, vai procurar um emprego.

      • Cara: (responder)
        25 de junho de 2013 às 20:40

        HAUHAUHAUAHU eu racho hein marcao!

      • Dinho da Loira: (responder)
        26 de junho de 2013 às 09:55

        Eu li sim, antes e depois dos seus comentários. Mas sabe o que é estranho? Essa sua rejeição tão veemente ao vídeo. Soa estranho. Você não é desses, de esculachar trabalhos sertanejos, por pior que seja a música ou o vídeo. Sério, pense nisso.
        Isso soa como um tipo de marketing inverso, entende? Funciona muito bem nos blogs de humor. Lá, normalmente tornam-se virais, tipo, de tão ruim que é, vamos lá ver.
        Portanto, continuo dizendo, não subestime a inteligência do público. Ah, e Dinho é meu apelido mesmo. Sou conhecido assim no bairro onde moro. Não tenho problemas de identidade ou credibilidade. Quem está passando por isso, é você.

        • Marcus Vinícius: (responder)
          26 de junho de 2013 às 13:12

          Mano, vc agora subiu de nível. Agora vc está formulando teorias conspiratórias só pra diminuir ainda mais o que eu faço ou escrevo. Não acha que passou da conta não? Porque essa é nova: eu receber para postar um texto detonando um clipe. É sério, cara. Você tá viajando grandão. Desce das nuvens, lembre-se que vivemos num mundo de realidade. Teoria conspiratória é o fim da picada.

          • Ricardo Leite: (responder)
            26 de junho de 2013 às 13:35

            Antes que se matem… Era bom este “Dinho da Loira” já que se julga tão sabichão ter procurado saber a respeito do clipe. Não teria motivo pro Marcão receber pra postar este clipe por que o cara nem cantor é, ele simplesmente tem dinheiro sobrando e resolveu fazer uma sátira com tudo que andam cantando no “novo sertanejo”.

            • Marcus Vinícius: (responder)
              26 de junho de 2013 às 13:50

              Não mano, é que a paunocuzice atingiu um nível mais alto agora. Até quando eu detono um clipe eu estou recebendo pra isso. Incrível. Tá fácil demais ganhar dinheiro. Vou ficar milionário facinho, seja falando bem ou falando mal de alguém. Porque agora o povo tá pagando até pra eu falar mal.

              • Dinho da loira: (responder)
                26 de junho de 2013 às 20:53

                Mas eu não falei em dinheiro. Olha lá de novo. Encontrem a palavra dinheiro. Falei em promoção. PROMOÇÃO, do verbo promover.
                Promove-se pelos mais diversos motivos.
                E vale lembrar que credibilidade vale mais que dinheiro, e é essa a questão. CREDIBILIDADE.
                E amigo, para de mimimi. Para com essa mania de perseguição. Essa história de coitadinho já foi, né? Pensei que você tinha superado. Tô aqui argumentando serenamente.
                Ah, e não passo aqui só para reclamar, mas na maioria das vezes que reclamo, muuita gente também reclama.
                Por exemplo, concordo contigo quando diz que Kléo Dibah e Rafael, George H e Rodrigo e Fred e Gustavo são os melhores do momento.
                Então deixa esse discurso de vítima e bola para frente.

                • Marcus Vinícius: (responder)
                  26 de junho de 2013 às 22:03

                  Qual o objetivo da “promoção” senão encher o meu bolso? Você tá procurando pêlo em ovo, ou chifre em cabeça de cavalo. Não é discurso de vítima não, é só o saco cheio mesmo.

                • Demente do Satan: (responder)
                  27 de junho de 2013 às 15:44

                  Cara, vc é um demente e fala coisa com coisa, larga de ser otário, eu já sei quem é vc TIMPIN PINTO

  • Jaquisson: (responder)
    25 de junho de 2013 às 18:51

    Se ele tivesse dado um jeito de enfiar as marcas dos suplementos alimentares que ele trabalha no clip, teria sido mais gênio ainda!

  • Silas Fonseca: (responder)
    25 de junho de 2013 às 19:08

    Éhh gente, não tem mais jeito não, é o fim do mundo!

    Mesmo sendo uma brincadeira, ja pensou se a moda pega. Do jeito que a criatividade anda bem curta, não duvido de isso acontecer não.

  • Gabriel: (responder)
    25 de junho de 2013 às 20:47

    O problema é … estão colocando o sertanejo como uma oportunidade de aparecer … isso é puro oportunismo , todo mundo que quer aparecer faz arrocha e coloca um carro no fundo e umas mulheres rebolando na beira da piscina , uma pena mais isso ainda vai muito tempo.

  • Robson: (responder)
    26 de junho de 2013 às 08:43

    Capa da gaita voz e violao

    http://www.youtube.com/watch?v=iPyp1jZBpsw

  • Antonionetho: (responder)
    26 de junho de 2013 às 10:55

    Rapaz depois que lancaram aquela musica sera que o lagarto mama? juro pra voces que nao duvido de mais nada… não so conseguiram chegar no fundo do poço…mas atolaram ate o pescoço…E ele nao tem pegada de cantor #bizarrice

  • brener silva: (responder)
    26 de junho de 2013 às 14:38

    Sucesso pra vc…cada um faz o que gosta.,espero q vc tenho exito e seu futuro…nao iimporta com os comentarios maldosos..sao invejosos….

  • mauro-marealta: (responder)
    26 de junho de 2013 às 21:57

    Eeeeeeeeeeeeee MUUUUUUUUUULEQUE

  • Demente do Satan: (responder)
    27 de junho de 2013 às 15:47

    Cara, eu não queria falar nada, mais sabia que esse LIXO MUSICAL pode cair no gosto do povo…
    Hj em dia qualquer bosta o povo anda falando que é HIT.

  • karla: (responder)
    27 de junho de 2013 às 19:56

    gente invejosa fica falando mal, pra quem ouviu ate lekleklek isso sim é um lixo, e o povo curtiu, deixa o cara faser o sussesso dele o minuto de fama

  • josé mendonça: (responder)
    28 de junho de 2013 às 11:47

    dispensa comentários kkkkk que trem bizarro

  • Luciana: (responder)
    30 de junho de 2013 às 01:02

    00:59 DA MADRUGADA E EU VI ISSO! RI DE QUASE CAIR DA CADEIRA, DA BARRIGA DOER E CHEGAR A ESCORRER LÁGRIMAS, KKKKKKKKKK!!!! Como diria a hieninha Hardy: “Oh céus, oh vida, oh azar! Isso não vai dar certo!” O pior é que o trem foi tão, mas tão, mas tããããooo tosco que deu! E eu não páro de rir, kkkkkkkk…

  • matilde soares da Silva: (responder)
    1 de julho de 2013 às 20:07

    Vc vai longe tem muito neguinho com inveja com certeza ta so a capa da gaita.

  • Stacy Unikel: (responder)
    14 de julho de 2013 às 14:52

    I simply want to say I am very new to blogs and definitely liked this web site. Most likely I’m likely to bookmark your blog post . You surely have amazing article content. Many thanks for revealing your web page.

  • Alehandro: (responder)
    16 de julho de 2013 às 01:06

    Esse cara foi no programa do SBT.

  • read: (responder)
    20 de julho de 2013 às 10:53

    This is getting a bit more subjective, but I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful, has more flair, and some cool features like ‘Mixview’ that let you quickly see related albums, songs, or other users related to what you’re listening to. Clicking on one of those will center on that item, and another set of “neighbors” will come into view, allowing you to navigate around exploring by similar artists, songs, or users. Speaking of users, the Zune “Social” is also great fun, letting you find others with shared tastes and becoming friends with them. You then can listen to a playlist created based on an amalgamation of what all your friends are listening to, which is also enjoyable. Those concerned with privacy will be relieved to know you can prevent the public from seeing your personal listening habits if you so choose.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.