02 dez 2008 | Lançamentos
César Menotti & Fabiano Ao Vivo – Voz do Coração

Quando César Menotti & Fabiano estouraram para o Brasil, com o DVD “Palavras de Amor Ao Vivo”, muitos paradigmas foram quebrados. A moda das regravações foi definitivamente consolidada (Bruno & Marrone tinham inaugurado com o DVD Acústico I) e um novo segmento dentro da música sertaneja foi inaugurado. João Bosco & Vinícius tinham dado o pontapé inicial, mas foi definitivamente com César Menotti & Fabiano que o universitário explodiu. Depois de um enorme e merecido sucesso, era de se esperar um CD no mínimo parecido com o anterior. No entanto, foi lançado um CD totalmente diferente do estilo que eles consagraram, o “.COM_VC”, que, ainda que tenha ganhado um grammy latino esse ano, era bem inferior ao anterior em termos de qualidade, repertório e aceitação popular. O CD em si vendeu bem, mas as músicas não fizeram o sucesso esperado. Era preciso então resgatar o antigo estilo e reconquistar o público jovem, que inevitavelmente foi quem fez o sucesso da dupla.

O resultado dessa sábia decisão de se voltar um pouco às origens foi esse maravilhoso trabalho. O DVD “Voz do Coração” é, sem dúvida, um dos melhores DVDs desse ano. Todos os elementos que fizeram de César Menotti & Fabiano sucesso podem ser encontrados nesse trabalho: baladas universitárias como “Caso Marcado”, forrozinhos mesclados como “Leilão” (começam com uma baladinha romântica, passando depois para o agitado), arranjos simples, regravações muito bem selecionadas, respeito pela música raiz, religiosidade e o amor por Minas Gerais.

As músicas do DVD são, em sua maioria, regravações. Todos os trabalhos da dupla César Menotti & Fabiano, aliás, costumam trazer muitas regravações. Isso acabou ocasionando críticas ásperas por parte de artistas consagrados como Zezé di Camargo & Luciano, que se referiram aos adeptos do gênero universitário como “mentira musical”. Talvez seja esse um dos poucos defeitos da dupla César Menotti & Fabiano: não saberem se aproveitar devidamente do ineditismo. Talvez seja o medo de arriscar. Mas o fato é que algumas das melhores músicas do disco são as inéditas, de composição do César Menotti ou de outros, como as canções “Resumindo”, a pancada “Máquina do Tempo” e um forrozinho do Dorgival Dantas (fazedor de hits, que compôs “Coração” e “Pode Chorar”, por exemplo), “Tarde Demais”.

Dentre as regravações, algumas inusitadas, como “Me dê motivo”, do Tim Maia (o que rendeu até uma breve mas bela homenagem no DVD), “Natural”, do 14 BIS, que acabou se tornando a música de abertura, e um pout pourrie de músicas infantis dos anos 80, “Superfantástico” e “Lindo Balão Azul”. As outras regravações são, digamos, mais normais. Uma seção de músicas da época dos botecos (duas faixas só com músicas dos AMIGOS), uma homenagem ao Trio Parada Dura (lembrando o DVD “Palavras de amor ao vivo”), algumas canções sertanejas desenterradas do fundo do baú (“Rédeas do Possante”) e outras mais recentes, gravadas anteriormente por outros cantores (“Maluco por você” e “Ciumenta”). Destaque também para a seção de viola, com uma regravação do clássico de Dino Franco “Caboclo na Cidade” e, enfim, um registro visual do solo que o César Menotti costuma fazer em shows, o “Solo dos Passarinhos”. Algumas canções do disco .COM_VC foram trazidas de volta, às vezes com uma mudança nos arranjos. “Caso por acaso”, por exemplo, mudou de cara. O megahit cristão “Segura nas mãos de Deus” também foi gravado novamente.

O amor por Minas Gerais mais uma vez é declarado nesse disco. Nada menos que três canções ilustram essa relação da dupla com estado. São elas: “Natural”, música de um dos maiores grupos musicais de Minas, “Minas não tem mar”, do Pinocchio, que desdenha do fato de Minas Gerais não ser banhada pelo mar, e a regravação do primeiro DVD “Lugar melhor que BH”, que fecha o DVD.

A produção de áudio do disco foi feita, mais uma vez, pelo Pinocchio, que também toca no DVD. O detalhe é que o César Menotti também participou ativamente da produção, criando inclusive a maioria dos arranjos. Os únicos arranjos criados pelo Pinocchio foram os das suas composições presentes no disco, quais sejam “Do Lado Esquerdo”, “Pára de Chorar” e “Minas não tem mar”. Acabou que a produção de áudio levou a assinatura dos dois, tanto o Pinocchio quanto o César Menotti. Eles priorizaram arranjos mais acústicos, o que não impediu a utilização de guitarras e teclados em algumas canções.

A produção do vídeo ficou por conta da já tarimbada Joana Mazzuchelli, dos dois últimos DVDs de Bruno & Marrone e da Ivete no Maracanã. Depois de ver a preguiça dela no DVD do Hugo Pena & Gabriel, achei que ela teria perdido a mão. Mas, na verdade, ela só conseguiu comprovar que gosta de dar mesmo mais atenção aos mais consagrados, como o são atualmente César Menotti & Fabiano. Um grande e detalhadíssimo cenário foi montado, remetendo a um parque de diversões, com uma roda de gigante atrás, na qual se revezam as imagens nos painéis de LED. Detalhe: a iluminação é horizontal. O palco não tem teto, o que tornou o trabalho mais complicado e, por isso mesmo, mais incrível. Um único e pequeno deslize da Joana foi a pouca atenção dada à direção da performance da dupla, que ficou estagnada no meio do palco. O cenário, no entanto, é um dos mais incríveis já montados num DVD sertanejo.

No making of e na despedida no final do show, eles dão total espaço para o irmão do meio, o Fábio, terceiro membro da dupla. É ele quem organiza tudo nos bastidores, mesmo tendo tanto talento como os irmãos. Ele fala nos bastidores como se também estivesse cantando no palco. Na despedida do show, o Cezinha larga o violão e busca o irmão no fundo do palco para que ele possa se despedir também, porque, como tanto ressaltam, a dupla é composta não por dois, mas três pessoas, isso sem contar o pai, também figura marcante no making of. O pai, na verdade, exemplifica muito bem o que um pai representa na carreira de uma dupla de irmãos. Falo por experiência própria. O meu é a mesma coisa. Assim como César Menotti & Fabiano, eu também apanhava quando garoto quando não queria cantar. Hoje eu até escrevo um blog sobre música sertaneja, hehehe.

Outra coisa interessante do making of foi o desabafo do Cezinha com relação aos que tanto criticam a dupla acerca de seu estilo. Emocionado, ele esclareceu para aqueles que acham que César Menotti & Fabiano são só mais uma dupla “universitária” que a influência dos dois vem da música raiz. Pra provar isso, fora ter regravado “Caboclo na Cidade”, ele traz ao camarim alguns grandes nomes que fizeram a história da música sertaneja. Parece até que ele sabia que o Luciano acabaria falando aquelas asneiras algumas semanas atrás.

O que me faz curtir tanto esse trabalho é o fato de este DVD ilustrar quão grande é o talento, humildade e caráter desses irmãos. Deve ser chato para os caras consagrados espalhados por aí ficar ouvindo das gravadoras: “cuidem da imagem assim e assado”. César Menotti e Fabiano driblaram os “teóricos” problemas de imagem. Hoje talvez seja esse um de seus maiores atrativos. Porque mesmo com um talento enorme, mesmo com uma carreira consagrada, mesmo sendo uma das maiores e mais respeitadas duplas da atualidade, eles são gente como a gente. São pessoas que nos fazem ter a impressão de que a gente já se conhece. Daqueles amigos que sentam com a gente na sala da nossa casa pra contar causo e essas coisas. Caras que nos fazem acreditar que o sucesso não chega só pra quem segue determinadas fórmulas. O universitário pode até ser uma fórmula de sucesso, mas foram eles que consagraram o esquema. Pra mim, o Pinocchio é o pai da fórmula definitiva do sucesso universitário, mas César Menotti & Fabiano são, sem dúvida alguma, os primogênitos, aqueles que começaram primeiro e a quem todos os outros devem o mínimo de respeito.

Nota: 9,5

18 comentários
  • Monty Mascheck: (responder)
    14 de julho de 2013 às 21:14

    I just want to say I am new to weblog and truly savored you’re blog site. Probably I’m planning to bookmark your website . You surely have superb articles. Cheers for sharing with us your webpage.

  • next: (responder)
    17 de julho de 2013 às 21:13

    Everyone loves it when folks get together and share opinions. Great site, keep it up!

  • seo company reviews: (responder)
    18 de julho de 2013 às 21:47

    I want to to thank you for this wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it. I have got you book-marked to check out new things you post…

  • click here for info: (responder)
    19 de julho de 2013 às 11:57

    Your style is unique in comparison to other people I’ve read stuff from. Thank you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just book mark this web site.

  • Check This Out: (responder)
    19 de julho de 2013 às 22:59

    I was very pleased to discover this great site. I need to to thank you for ones time just for this fantastic read!! I definitely savored every little bit of it and I have you saved as a favorite to check out new stuff on your blog.

  • twitter for business: (responder)
    20 de julho de 2013 às 09:04

    This is getting a bit more subjective, but I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful, has more flair, and some cool features like ‘Mixview’ that let you quickly see related albums, songs, or other users related to what you’re listening to. Clicking on one of those will center on that item, and another set of “neighbors” will come into view, allowing you to navigate around exploring by similar artists, songs, or users. Speaking of users, the Zune “Social” is also great fun, letting you find others with shared tastes and becoming friends with them. You then can listen to a playlist created based on an amalgamation of what all your friends are listening to, which is also enjoyable. Those concerned with privacy will be relieved to know you can prevent the public from seeing your personal listening habits if you so choose.

  • leandro: (responder)
    8 de abril de 2017 às 18:35

    muito sow esse dvd

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.