11 jan 2008 | Lançamentos
Chitãozinho & Xororó – Grandes Clássicos Sertanejos – Acústico

Um mês depois, estamos de volta pra tentar voltar ao ritmo normal.

Chitãozinho e Xororó – Grandes Clássicos Sertanejos – Acústico

Tem gente que ainda torce a cara quando alguém puxa o saco de Chitãozinho e Xororó. Paremos pra pensar: são quase 40 anos de carreira, quase 40 milhões de discos vendidos, primeiros artistas sertanejos a venderem mais de um milhão de cópias com um único disco, primeiros sertanejos a terem uma música tocada em rádio FM, etc, etc e etc. Precisa dizer mais alguma coisa? Eles são, sem sombra de dúvida, a dupla mais importante da história da música sertaneja (não quer dizer que sejam a melhor). Chitãozinho e Xororó gozam de um prestígio que muitos sonham ter e pouquíssimos têm. Mesmo não tendo mais aquele sucesso de antigamente, eles têm consciência de que não precisam mais provar nada pra ninguém.

Pensando nisso, foi realizada mais uma obra-prima da nossa música. O novo DVD de Chitãozinho e Xororó é uma reunião de grandes clássicos sertanejos, com a interpretação sempre espetacular da maior dupla de todos os tempos. Com um repertório muito bem escolhido, a dupla aproveitou o prestígio e trouxe participações memoráveis, como Zé Ramalho, interpretando novamente a canção “Sinônimos”, Lulu Santos, que era conhecido como um crítico ferrenho da música sertaneja (foi ele que disse certa vez que espingarda de dois canos servia pra matar dupla sertaneja), além de Almir Sater e Zé Henrique & Gabriel.

Além disso, poucas vezes se levou o significado da palavra “acústico” tão a ferro e fogo como nesse DVD/CD. Praticamente não foi usada nenhuma parafernália eletrônica. Em compensação, utilizou-se uma grande quantidade de diferentes instrumentos e músicos da melhor qualidade. Violões de aço de 6 cordas e de 12 cordas, violões de nylon de 6 cordas, banjos, pianos, violas, bandolins, violinos, guitarras, violoncelos, e outras coisas. Até as baquetas da bateria eram feitas de cordas de alumínio e não de madeira.

Enfim, o DVD já é um clássico, obrigatório para os amantes da boa música sertaneja, goste ou não de Chitãozinho & Xororó. Assista e entenda de uma vez que é por causa desses dois que a música sertaneja é o que é.

CD/DVD: Chitãozinho e Xororó – Grandes Clássicos Sertanejos – Acústico
Nota: 10

1 comentário

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.