17 nov 2008 | Lançamentos
COMENTÁRIOS DA SEMANA
Ééééééé, minha gente, chegou a hora da verdade. O Marcus vai ou não vai se retratar por tudo o que disse essa semana????? Suspense no ar.

Antes de ir ao tema que mais despertou opiniões nessa semana, vou só responder duas perguntinhas de amigos meus:

* Átila, o Raul Torres realmente teve sua importância na história da música sertaneja. Ele fez parte de uma das duplas pioneiras do nosso segmento. Mesmo assim, apesar de ter sido um excelente compositor, só não o incluí na lista dessa semana por considerar os que foram incluídos sensivelmente melhores que ele. Mas o lugar dele num Top Five próximo de “as pessoas mais importantes da história da música sertaneja” está garantido.

* Eunice, a música “O Menino da Porteira” foi composta por Teddy Vieira em parceria com Luizinho. Creio que seja o Luizinho da dupla Luzinho & Limeira, ou do trio Luizinho, Limeira & Zezinha, já que eles foram aparentemente os primeiros a gravar esse clássico, que foi eternizado por Sérgio Reis.

TCHAM, TCHAM, TCHAM, TCHAM!!!

É agora!!! Vamos ao assunto que mais despertou elogios e críticas (simultaneamente) ao blog desde o nosso surgimento: o famigerado review do novo CD de Zezé di Camargo & Luciano. Resolvi esperar para postar esse texto somente hoje porque alguma coisa me dizia que ontem (domingo) seria um dia crucial. E foi mesmo.

Minhas críticas a Zezé di Camargo & Luciano foram contundentes devido à postura que a dupla resolveu adotar. Não é de hoje que Zezé & Luciano se envolvem em polêmicas graças às declarações de um ou do outro. Em breve, inclusive, traremos um Top Five com as polêmicas despertadas pelos dois. Então, resolvi apenas expressar minha opinião quanto ao posicionamento assumido por eles com relação à própria carreira.

Eu não imaginava que fosse ser tão elogiado e, ao mesmo tempo, tão criticado por causa de uma opinião minha. O post mais comentado desde o surgimento do blog atravessou fronteiras e alcançou até comunidades no orkut dedicadas a Zezé di Camargo & Luciano. Cliquem AQUI para lerem as opiniões dos membros da comunidade oficial da dupla com relação ao review.

No entanto, tudo isso me deixou bastante orgulhoso, por dois motivos. Em primeiro lugar, isso mostrou que o nosso blog está alcançando o objetivo almejado, tornando-se um centro de debates e divulgação da música sertaneja de suma importância. A mudança no layout inclusive serviu para mostrar que estamos atentos ao que vocês anseiam num blog sobre música sertaneja. Em segundo lugar, contradizendo todos os preconceituosos, todas as críticas foram bem fundamentadas. Não houve ataque algum, inclusive. Todo mundo, inclusive o pessoal do orkut, fundamentou sua opinião de maneira coerente, provando que nós, fãs de música sertaneja, somos sim inteligentes e antenados, ao contrário do que muita gente pensava.

Sobre as minhas opiniões, trazidas no review, foi apenas um desabafo diante do que eu via que estava se tornando a dupla Zezé di Camargo & Luciano. Pra mim, eles estavam cada dia mais se transformando numa mentira, não querendo admitir jamais os problemas que estavam acontecendo, enganando o público e atacando pessoas que apenas demonstravam ter por eles o mais absoluto respeito e admiração. Ainda que muitos tenham discordado da minha opinião, muitos outros concordaram. Mesmo assim, minha admiração por Zezé di Camargo & Luciano foi até posta em cheque.

No entanto, textos como o da reportagem do jornal “O Dia”, linkado na última sexta, mostravam que eu estava aparentemente certo nas minhas divagações. O texto, pra quem não leu, ressalta que as duplas consagradas estão tendo que abir espaço para os novos. Como exemplo, o artigo descreve a virtual “rivalidade” interna entre Zezé di Camargo & Luciano e Victor & Leo, já que eles fazem parte da mesma gravadora. O texto deixou claro que a Sony BMG está apostando todas as fichas em Victor & Léo, não tendo mais o mesmo apego a Zezé & Luciano que antigamente.

Além disso, o jornal Correio, daqui de Uberlândia, trouxe uma reportagem no último sábado acerca do lançamento do novo CD de Zezé di Camargo & Luciano. A reportagem, além de abordar inclusive a postura polêmica de Zezé & Luciano em determinados assuntos, traz declarações dos dois no sentido de que eles têm total independência na gerência de suas carreiras, ou seja, a gravadora os dá total independência. Ora, então de certa forma essas declarações negam a hipótese de que o Zezé não parou para se tratar porque a gravadora exigia que ele cantasse. Ele optou por continuar cantando. E acabou pagando o preço pelas críticas que sofreu de diversas vertentes (infelizmente o jornal não disponibilizou nenhuma versão on line da reportagem em seu site).

No entanto, algo me dizia, como eu já ressaltei, que o dia de ontem seria importante para a elucidação dos fatos. Estavam previstas participações da dupla no Faustão e no Fantástico. Eu já tinha alertado que a entrevista dada ao Fantástico poderia ser reveladora. E foi o que de fato aconteceu. Em entrevista ao Zeca Camargo, Zezé falou sobre os problemas com a voz e, PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O SURGIMENTO DO PROBLEMA, mostrou os exames, amparado ainda pela opinião do especialista que o tratou. O próprio Zeca Camargo questionou porque ele não admitiu o problema na entrevista que ele concedeu ao Fantástico há um ano atrás. Mostrando a maturidade que pelo menos eu esperava há tempos, ele admitiu que tinha medo de encarar o que estava acontecendo. Eis o vídeo da entrevista, que ressalta inclusive que Zezé di Camargo & Luciano ESCONDERAM o problema de seu público:

Sobre a crítica feita aos novatos, não foi mencionado nada na entrevista. Entretanto, mais cedo a dupla tinha comparecido ao palco do Domingão do Faustão e falado sobre esse assunto que se tornou polêmico após eles expressarem suas opiniões. E, ainda que não admitindo o próprio erro ao criticar os novatos, Zezé ressaltou a importância do novo na música sertaneja. Ou seja, indiretamente ele se desculpou com os artistas e o público universitário. Eis o vídeo:

O mais interessante das duas entrevistas foi que o Zezé fez questão de cantar pelo menos um versinho ao vivo, pra provar pra todo mundo que sua voz melhorou. Convenhamos que ainda não é aqueeeeela voz de antigamente, mesmo que o Zezé insista dizendo que é. Mesmo assim a melhora com relação há alguns meses atrás é gritante. A palhinha de “Telefone Mudo” dada no Palco do Faustão e a de “O que vai ser de nós” e, principalmente, a de “É o amor” na entrevista ao Fantástico mostram isso. A entrevista ao Fantástico, aliás, foi incrivelmente direta. Cenas de um show realizado há mais de dois anos foram apresentadas. Nas cenas, Zezé se esforçava como nem sei o quê para cantar os versos de “Você vai ver”. Eu, na condição de fã da dupla, confesso que me emocionei. Mais ainda quando ele pegou o violão, já na sala de sua casa, junto com Zeca Camargo, e cantou os primeiros versos de “É o amor”. Naquele exato momento, vi que o Zezé estava, aos poucos, voltando à velha forma. Ouso dizer que numa escala de ZERO a DEZ, o Zezé pulou de DOIS para SETE de uns meses pra cá.

Creio que seja apenas uma questão de tempo para o Zezé voltar a ser quAse como era antigamente. Não digo que ele será o mesmo, porque já são 17 anos de estrada como a dupla mais popular do Brasil. Mesmo assim, creio que ainda poderemos ouvir muita coisa boa vinda dos dois. E, a julgar pelas entrevistas de ontem, até certas posturas polêmicas e desnecessárias provavelmente serão evitadas. Porque é assim que o Brasil gosta de Zezé di Camargo & Luciano, cantando bonito e evitando falar bobagens. Ainda bem que o Luciano quase não abriu a boca nas entrevistas de ontem. Estou achando até que eles leram o blog essa semana, hehehehe.

DICA DA SEMANA – ARTUR & FELIPE

A Karol, do blog César Menotti & Fabiano para Fãs, me indicou os meninos de Itumbiara. Só que o que ela não sabia é que eu já conhecia, hehehe. O Artur é daqui de Uberlândia, mas foi morar em Itumbiara e agora tá bombando lá na região. Gravaram um DVD recentemente que promete muito. A música de trabalho da dupla é “Amor Sem Compromisso”, de autoria do Artur, apesar de ter sido gravada primeiro por João Victor & Raphael. Cliquem na imagem para acessar o site oficial da dupla e baixar as canções.
3 comentários
  • Giuseppe Engl: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:14

    I just want to tell you that I am just beginner to blogging and seriously enjoyed you’re web page. Likely I’m likely to bookmark your site . You certainly have really good writings. Thanks a bunch for revealing your web site.

  • Alden Folkens: (responder)
    17 de julho de 2013 às 09:12

    OMG JUST PLAYED GRAND THEFT AUTO 5!

  • cairn: (responder)
    20 de julho de 2013 às 08:54

    If you’re still on the fence: grab your favorite earphones, head down to a Best Buy and ask to plug them into a Zune then an iPod and see which one sounds better to you, and which interface makes you smile more. Then you’ll know which is right for you.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.