22 dez 2008 | Lançamentos
Comentários da Semana
Olá pessoas. Tô gostando de ver. O pessoal tem comentado com bastante frequência e não tem exitado em me dar umas catracadas de vez em quando. Isso é bom, pois a intenção do blog é essa mesmo: mostrar que nós, amantes da música sertaneja, sabemos debater muito bem sobre os assuntos que nos interessam.

* COMENTÁRIOS DA SEMANA (passada)

Karol, o baixote pode vir que eu dou um couro nele, heheuhauhauhauaa. Brincadeira. Mas tem outra coisa que não é brincadeira não: a Jannayna pode vir a ser realmente a musa da nova música sertaneja. Tô botando muita fé no trabalho dela.

Rafael, meu amigo, estou meio com receio de postar um Top Five dos que eu acho os piores trabalhos do ano. Se mesmo eu puxando o saco de quase todo mundo o povo já tá quase me linchando, imagina quando eu fizer uma lista dessas. Tenho até semana que vem pra resolver. Vou pensar beeeeem antes de postar.

* GUILHERME & SANTIAGO – GRAVADO AO VIVO EM GOIÂNIA

Guilherme & Santiago têm, sim, o péssimo hábito de garimpar canções que fazem sucesso nas respectivas regiões e regravar como se fossem inéditas. Por que isso é ruim? Ora, imaginem que vocês são cantores iniciantes ou que fazem sucesso apenas em suas regiões. Vocês lançam uma música que começa a fazer sucesso junto ao seu público, começando inclusive a alcançar outros públicos. Todo mundo te diz que sua música pode vir a ser sucesso nacional, tudo o que você sempre sonhou. De repente, vem uma dupla grande, conversa com o compositor da música, regrava a música sem que você autorize e começa a tocá-la como se a música fosse inédita. Aí quando você chega em algum lugar com a sua música, todo mundo passa a dizer: “olha só, esses caras regravaram aquela música da dupla famosa. Nó, eles são bobos, hein, nem pra tocar música deles, tem que cantar música dos cantores grandes”.

Que culpa têm Gulherme & Santiago se as músicas não fizeram sucesso com os cantores originais? Ora, ELES SÃO OS CULPADOS PELA FATO DE A MÚSICA NÃO TER FEITO SUCESSO COM OS CANTORES ORIGINAIS SIMPLESMENTE PORQUE NÃO DERAM TEMPO PARA OS CANTORES TRABALHAREM AS CANÇÕES EM TODO O BRASIL.

Eu penso que quando um cantor grava uma canção, ele passa a ser tão dono da música quanto o próprio compositor. Infelizmente, pouquíssimas pessoas pensam como eu. O número de compositores que não prezam uma palavrinha chamada CONTRATO, seja verbal ou documental, cresce cada vez mais.

César Menotti & Fabiano, pelo menos, regravam canções de duplas consagradas, que já sugaram tudo o que podiam daquelas canções. Apesar de no novo disco eles terem regravado uma das músicas de trabalho da dupla Henrique & Hernane, que já tinham feito o mesmo com Marco & Mário, motivo pelo qual a Sony moveu um processo contra os goianos. É aquela velha história: quem com ferro fere…

* TOP FIVE ESPECIAL FIM DE ANO – OS MICOS DO ANO

Pois então, como eu vinha dizendo… Pra falar mal do povo através das postagens, tenho que estar praparado para a réplica através dos comentários. E nesse espaço onde eu comento os comentários aproveito para esclarecer o ocorrido e, se possível, apaziguar a situação.

Michele, minha linda, como eu disse não tinha adicionado o seu blog na seção de parceiros por puro esquecimento. Já está devidamente adicionado, como você pode ver na seção “parceiros” no canto direito da tela. E outra coisa: EU GOSTO DO SERGINHO PINHEIRO. Verdade. Não tenho nada contra ele, admiro muito o seu trabalho, conforme pode ser visto no review que eu postei sobre o DVD. No entanto, a regravação da música “Cabritinha” foi um tiro no pé. É uma canção de muito mal gosto e que não merecia entrar no DVD e dividir espaço com músicas tão boas quanto “Te busquei nas avenidas” e “Aeroporto”. Essas sim valeram a pena.

Eunice, minha amiga sumida, na verdade não tenho nada contra o fato de a Som Livre incluir seus contratados na trilha sonora da novela. Só acho um pouco forçado. É claro que se fosse a minha dupla eu não dispensaria de forma alguma. O fato é que é um sucesso passageiro e as duplas “contempladas” devem tomar muito cuidado pra não caírem no esquecimento logo após o fim da novela. Senão fica contaminado com a síndrome Débora Blando, ou Ivo Pessoa, ou vários outros: só dão certo por causa das novelas da Globo. Sobre o Mateus & Cristiano, pretendo escrever um review sobre o DVD assim que for lançado.

* DIÁRIO DE UM CANTOR SERTANEJO – HUMILHAÇÃO POUCA É BOBAGEM, O DESFECHO

Felizmente deu pra resolver tudo sem violência. Se tivesse que apanhar, eu até apanharia, mas a verdade é que é ruim levar umas pancadas, hehehe.

Respondendo às perguntas do Rafael, no fim do ano a gente mantém o mesmo ritmo porque não trabalhamos nas festas. Preferimos mesmo ficar com a família tanto no natal quanto no ano novo. Na fase que a gente está na carreira, não vale a pena o cachê, se comparado a passar o natal e o ano novo com os pais, noivas, hehehe.

Sobre o show da Paraníba, tentamos conseguir uma credencial para realizar a cobertura do evento. Mas a procura foi muuuuuuuito grande, e a rádio teve que cortar os sites que não eram de Uberlândia. Fiquei sabendo que foi muito bom. 25000 pessoas numa chuvosa noite de quarta não é pouca coisa não. Eu e meu irmão ainda não tocamos na Paranaíba FM. AINDA, porque o projeto da nossa dupla para o ano que vem é ousado. E a gente quer contar com o apoio de todos vocês.

* NOTÍCIAS DA SEMANA – UPDATE

Amigo Gaspar, sei exatamente ao que você se referiu. E eu já tomei conhecimento do fato também. Por isso mesmo não quis postar nada. É um assunto muito polêmico. Se um dia surgir alguma evidência realmente forte desse fato, pode ter certeza que abordaremos aqui. Seria muito bom pra mostrar pro povo que a música sertaneja também está sujeita a essas coisas…

DICA DA SEMANA – CAMPOS NOVOS & PAULISTA

Conheci essa dupla ainda ontem, ao receber a respota sobre o pedido de parceria do Portal Cia Caipira, mantido por um deles. Interessantíssima dupla, ainda mais pelo fato de desenvolverem o trabalho no Japão. Isso mesmo. A dupla vive e trabalha no Japão, divulgando o trabalho junto à comunidade brasileira, bem como japoneses e americanos. Acesse a página da dupla no Palco MP3 clicando na imagem e baixe as músicas.

1 comentário
  • Terese Carolan: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:49

    I simply want to say I’m very new to weblog and actually enjoyed this web page. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly have terrific well written articles. Thanks a lot for sharing with us your blog.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.