01 set 2008 | Lançamentos
COMENTÁRIOS DA SEMANA
Era pra esse texto ter sido postado ontem, mas a correria do final de semana me impediu. Mais tarde, mais uma resenha de CD.

* Agradeço todos os comentários feitos na semana. É bom saber que o nosso blog, que nesse mês de agosto completou um ano de existência, está cada vez mais famoso. Na semana passada, foi o pessoal da equipe da dupla Matogrosso & Mathias que deu o ar da graça. Essa semana foi a vez do pessoal da equipe da dupla João Neto & Frederico. Muito obrigado mesmo por acessarem nosso humilde blog e, acima de tudo, por comentarem.

* Esclarecendo algumas dúvidas surgidas nos comentários:

– O Xodozinho foi meio que “encontrado” por Gino & Geno. Ouvi rumores de que ele era um “reles” sanfoneiro de Formiga – MG e um dia a dupla o viu tocando. Acabaram se encantando por ele.

– Não tenho notícia, por enquanto, de nenhum artista sertanejo preparando um encontro com alguma estrela internacional. A última foi a Nathália Siqueira, que gravou com Eric Silver. De dupla, creio que os últimos foram Edson & Hudson, que gravaram com Kenny Rogers.

– O novo DVD da banda Nechivile está para ser lançado. Foi gravado em abril, no Atlanta Music Hall, em Goiânia. Não sei ainda se será distribuído pela Som Livre, assim como o último DVD, já que a gravadora parece estar se dedicando ao trabalho com a dupla Hugo Pena & Gabriel, cujo DVD também está saindo do forno. O áudio do DVD de Hugo Pena & Gabriel, por falar nisso, já está disponível para download em diversos sites por aí.

*Conforme eu havia prometido, eis alguns trechos polêmicos do texto postado no site oficial da dupla Victor & Léo, acompanhados de alguns breves comentários desse que vos escreve:

“Sobre Victor & Léo:

– Não se enquadram no estilo chamado “Sertanejo Universitário”. Com inconfundível estilo, arranjos, produção e composições próprias , representam a continuidade renovada da música sertaneja”

Ora, ninguém disse que era. O que talvez os associe ao estilo “universitário” e que seja motivo para que a mídia leiga (que não procura entender nada sobre música sertaneja) os enquadre no estilo seja o grande sucesso que eles fazem com esse tipo de público. No entanto, convenhamos que é feio “cuspir” no prato que se come.

“Diferentemente da maioria dos artistas, a dupla não despontou no cenário nacional com apenas um hit. Várias canções, ao mesmo tempo, ocuparam suas primeiras posições em emissoras de rádio de todo o país e basta ir a um show, para conferir o público cantando do começo ao fim, todo o repertório, com destaque para “Fotos”, Tem que Ser Você”, “Fada”, “Vida Boa”, “Sinto Falta de Você”, “Amigo Apaixonado” e “Lembranças de Amor”, todas de autoria do Victor.”

Gente, pra quê alfinetar os outros artistas? Pra dois caras com fama de educadíssimos, essa foi uma bola fora, sem dúvida.

“A gravadora Sony-BMG conheceu o trabalho de Victor&Leo já estourado em boa parte do país, mesmo sem distribuição. Por este trabalho ter sido produzido e arranjado pela própria dupla, a gravadora os contratou não apenas como intérpretes, mas também como os produtores, arranjadores e compositores de seus próprios trabalhos. Depois da união Victor&Leo e Sony-BMG, o crescimento e a fenomenal expansão da dupla intensificaram-se ainda mais.”

Não sei se vocês já perceberam, mas Victor & Leo fazem muuuita questão de mostrar que têm controle sobre todas as etapas de proução dos seus trabalhos. Ora, a gente já sabe, não precisa ficar repetindo a mesma ladainha todas as vezes. E, convenhamos, o público pouco se interessa em saber quem fez o disco. Geralmente o povão só quer saber se a música é boa ou não.

Não sei qual foi a intenção da dupla ao publicar uma nota tão ambígua. Porque a impressão que passou foi de arrogância da parte deles. Espero que essa não tenha sido a real intenção.

* Por falar em Victor & Leo, também foi meio que repentina essa incursão no mercado latino. Mas nem por isso, acho que foi em vão. Ao contrário. Se pararmos pra pensar, Victor & Leo são os cantores brasileiros que, no momento, mais guardam semelhanças com o estilo latino. Alguém se recorda da dupla “Donato & Estefano”, por exemplo. São estilos similares e talvez foi pensando nisso que a Sony BMG decidiu investir na carreira internacional da dupla. Além disso, ao contrário de outras duplas brasileiras, que tentaram e não conseguiram (todas), Victor & Leo parecem estar tomando o cuidado de lançar no mercado latino um trabalho condizente com aquele público. Todos os que tentaram antes cometeram o erro de apenas relançar seus próprios trabalhos apenas modificando o idioma. Um dos casos mais notórios que comprovam que essa, sim, é a fórmula do sucesso de um cantor brasileiro no mercado latino é o de Alexandre Pires. O trabalho que ele lançou lá fora era beeeem diferente do que os brasileiros estavam acostumados. Resultado: sucesso.Outra observação: Uberlândia parece ser pé quente para cantores que querem se aventurar fora do Brasil. Primeiro Alexandre Pires e, agora, Victor & Léo. Tomara que dê certo.

DICA DA SEMANA – MATTOS & MATEUS

Daqui a pouco alguém vai me acusar de fazer lobby só para as duplas de Uberlândia. Mas é que eu tenho que falar sobre as duplas que vêm se destacando no mercado sertanejo. Mattos & Mateus são uma delas. Com um DVD gravado na cidade de Indianópolis, para cerca de 10000 pessoas, eles resgatam um pouco daquele estilo sertanejão que fez sucesso no final da década de 90. Mas nem por isso, eles estão “atrasados”. Ao contrário: eles representam uma novidade no meio de tanta coisa igual. Grandes compositores e instrumentistas, são uma das duplas mais afinadas que eu já conheci. As letras das músicas da dupla são divertidas e empolgantes, com destaque para as canções “Total Flex”, “Patricinha”, “O Caipira e a Roqueira”, “Dona de Mim”, e muitas outras. Pode entrar no site e baixar as músicas que é garantido. Clique na imagem ou acesse: www.mattosemateus.com. Já sabem, né: caso o link não funcione, copie e cole no browser.

Até daqui a pouco.

10 comentários
  • Judson Wattenberg: (responder)
    14 de julho de 2013 às 15:35

    I simply want to say I am just very new to blogging and site-building and certainly enjoyed your website. Probably I’m want to bookmark your blog post . You definitely come with incredible writings. Cheers for sharing with us your website.

  • Margarito Grengs: (responder)
    17 de julho de 2013 às 04:36

    Your place is valueble for me. Thanks!…

  • redirected here: (responder)
    17 de julho de 2013 às 19:32

    Pretty! This has been an extremely wonderful post. Thanks for providing this information.

  • you can find out more: (responder)
    17 de julho de 2013 às 21:32

    I like this blog very much, Its a real nice situation to read and find info.

  • find more information: (responder)
    18 de julho de 2013 às 16:08

    I’m extremely pleased to find this page. I need to to thank you for your time due to this wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it and i also have you book-marked to see new stuff in your site.

  • seo companies review: (responder)
    19 de julho de 2013 às 01:15

    I need to to thank you for this very good read!! I certainly loved every bit of it. I have you book-marked to look at new stuff you post…

  • official source: (responder)
    19 de julho de 2013 às 14:55

    I blog often and I truly thank you for your information. The article has truly peaked my interest. I will book mark your blog and keep checking for new information about once per week. I opted in for your RSS feed too.

  • browse around this site: (responder)
    20 de julho de 2013 às 08:53

    You have made some really good points there. I looked on the web for additional information about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.