10 jun 2020 | Notícias
Consultoria profissional para músicos cresce no Brasil

A consultoria profissional para músicos é um segmento importante para o mercado porque promove algo essencial, que é o entendimento da música e das artes como uma profissão rentável e digna de investimento – tanto por parte do próprio músico como por parte das empresas que atuam nesse sentido.

Entender como funciona a consultoria é primordial para que o artista consiga ter em mente sua melhor estratégia e o quanto pensar de maneira profissional vai alavancar sua carreira de forma surpreendente. 

A atuação da consultoria profissional para músicos

Marcelo Scomparin, CEO da Fênix Consultoria explica que esse tipo de atividade de consultoria profissional para músicos é parte essencial do trabalho e do investimento para que artistas consigam sair do amadorismo e passem a alçar novos voos. 

“Entendemos na Fênix que a consultoria para músicos é algo que poucos entendem como essencial mas que deve ser extremamente bem pensada. Uma consultoria de qualidade pode fazer com que um artista se destaque e consiga encontrar um caminho muito mais claro e de muito mais sucesso”, explica Marcelo. 

Basicamente, então, as consultorias funcionam da seguinte maneira:

  • É feita uma análise da parte financeira e contábil do músico. Marcelo explica que, por serem autônomos, muitos esquecem do quanto é essencial manter a contabilidade em dia. Assim, como uma empresa, eles podem gerir seus “negócios” e saber o quanto são capazes de investir na carreira. 
  • Entre os serviços de contabilidade que mais se destacam, estão aqueles que evitam a bitributação, algo comum entre profissionais autônomos que não trabalham a parte contábil de maneira eficiente. “A bitributação é pagar o mesmo imposto duas vezes, simplesmente porque não houve um cuidado nesse sentido.”, enfatiza Marcelo. 
  • Outro ponto que é muito trabalhado na consultoria profissional para músicos é na formalização. É comum que músicos profissionais simplesmente não abram uma empresa em seus nomes e vivam de maneira informal, o que pode gerar problemas sérios com a Receita Federal, dependendo do rendimento anual bruto.
  • Também é importante fazer uma consultoria pensada para ajudar nas finanças e, claro, nos contratos de trabalho. Tornar formal essa parte é importante porque o músico passa a ter um processo mais legalizado e com menos riscos de danos, como acontece bastante no caso de contratos descumpridos, pagamentos não feitos e outros problemas comuns. 

 

Escolhendo uma boa consultoria profissional para músicos

Marcelo explica que é importante o músico procurar uma consultoria que tenha expertise nesse segmento, afinal, o músico é um profissional com necessidades muito próprias, que foge do convencional de uma empresa maior – e até mesmo do caso de profissionais liberais, como médicos e dentistas. 

“É importante procurar consultorias que tenham bastante experiência e que saibam lidar com o dia-a-dia de um músico e todos os problemas que ele já pode ter e nem sabe. Isso fará com que o trabalho corra de forma mais rápida e de maneira mais adequada.”, finaliza Marcelo. 

Por tudo isso, é válido sempre entender a importância da ajuda profissional e como ela impacta no sucesso do músico de uma maneira geral. Isso fará toda a diferença! 

1 comentário
  • @caduhcarvallhoartista: (responder)
    11 de junho de 2020 às 12:42

    Disse tudo não é!? Realmente quem não tem um escritório cuidando dos seus interesses e até para quem já tem é fundamental um serviço como esse.A história do mercado da música mundial nos prova que o amadorismo tem um preço muito alto que não vale a pena pagar.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.