12 jan 2013 | Notícias
“Curitiba Country Festival divulga programação de shows” e outras notícias da semana

Como prometido há alguns dias, aos sábados teremos um resumo das principais notícias relacionadas ao segmento sertanejo divulgadas no decorrer da semana, extraídas dos principais veículos de música da Internet. Isto é, quando muitas coisas acontecerem, claro. Por isso, nem sempre traremos esse resumo por aqui, só quando o volume de notícias for razoável.

* Curitiba Country Festival divulga programação de shows

Um dos maiores festivais de música sertaneja do Brasil (o mais organizado, pelo menos), organizado pela CWB, divulgou essa semana a programação completa dos shows, que serão realizados no dia 16 de março. Eis a lista:

– Jorge & Mateus (palco)

– Bruno & Marrone (palco)

– Gusttavo Lima (palco)

– Humberto & Ronaldo (palco)

– Munhoz & Mariano (palco)

– Roberto Nunes & Alexandre (palco)

– Maria Cecília & Rodolfo (trio elétrico)

– Jaime Jr (trio elétrico)

– George Henrique & Rodrigo (trio elétrico)

– Monobloco (Backstage)

– Jeito Moleque (Camarote Wood’s)

* Gusttavo Lima se apresenta em projeto acústico de moda de viola

O Gusttavo Lima aproveitou o período de férias de boa parte dos membros da equipe para realizar um sonho antigo: se apresentar em formato acústico apenas com músicas de raiz, com apenas alguns membros de sua banda. As duas edições estão sendo realizadas na boate Villamix. Na quinta, a filial de Brasília recebeu o projeto e neste domingo, à tarde, a filial de São Paulo será o palco da apresentação.

* João Lucas & Marcelo realizam turnê internacional e aproveitam para gravar clipe

A dupla João Lucas & Marcelo, que nos últimos dias se apresenta em uma relativamente longa turnê internacional (com 11 shows, ao todo), aproveitou um dos dias da turnê para realizar a gravação de um videoclipe da próxima música de trabalho em Nova York, com direito a neve e tudo mais. Eis algumas fotos da gravação do clipe:

* Humberto se casa em Goiânia

O Humberto, da dupla Humberto & Ronaldo, considerado pela maioria dos profissionais do meio sertanejo o artista mais humilde e boa praça do segmento, se casou em Goiânia na última terça-feira com a namorada de longa data Thauanny, com quem já namora há vários anos. Entre os padrinhos do noivo, o parceiro Ronaldo com a namorada, Jorge e esposa, Mateus e namorada, Gusttavo Lima e noiva, e os empresários Marquinho Audiomix e esposa, Peninha e esposa e Antonioni e esposa. Durante a festa de casamento, foi apresentado um vídeo com uma música em formato acústico, composta pelo próprio Humberto em homenagem à Thauanny, e que falava dos 5 anos em que eles já estão juntos. Curiosamente, uma das primeiras composições do Humberto a se destacar nacionalmente, “Dois Anos”, gravada pela dupla João Bosco & Vinícius, também era uma composição dele em homenagem à noiva.

* 5 cidades são pré-selecionadas para receber a gravação do próximo DVD do Luan Santana

O empresário do cantor Luan Santana, Anderson Ricardo, divulgou em seu twitter na última semana os nomes de 5 cidades pré-selecionadas para receber a gravação do terceiro DVD do artista. Entre as cidades, duas são no exterior: Las Vegas (confirmando um rumor que já circula no segmento há algum tempo) e Lisboa. As outras são São Paulo, Recife e Porto Alegre.

* Tom Zé rasga elogios à música “Ai se eu te pego”

Um dos cantores e compositores mais cults da música brasileira, o sempre inusitado Tom Zé, elogiou de forma intensa a letra da música “Ai se eu te pego” em recente entrevista a um veículo de imprensa, dizendo que trocaria toda a sua obra por essa música. Ele disse que se impressionou com a genialidade da simplicidade do termo “Ai se eu te pego”, e elogiou a letra por usar um termo do nosso cotidiano de forma tão simplória e natural.

* Carlos Vives grava canção com Michel Teló

O cantor e compositor colombiano Carlos Vives divulgou no Youtube um trecho de uma canção gravada com a participação do Michel Teló, que gravará seu próximo DVD em etapas, assim como o anterior, mas em baladas em praias. Ouçam abaixo o trecho divulgado pelo artista colombiano:

* Acadêmicos estudam a relação entre o consumo e a dependência da bebida alcóolica e a música sertaneja

A exploração do consumo exagerado de bebida alcóolica nas letras das músicas sertanejas foi tema de trabalhos recentes de acadêmicos de duas universidades, que procuraram estabelecer uma relação direta entre os dois temas. Durante a pesquisa, que envolveu o nome de 48 artistas e 243 músicas, foi constatado que 85% dos artistas fazem uso dessa apologia à bebida em suas canções. Apenas 7 dos artistas pesquisados não possuem músicas com essa temática no repertório. O trabalho completo pode ser lido AQUI.

Por hoje é só. Semana que vem tem mais, dependendo, é claro, da quantidade de notícias.

5 comentários
  • Daniel Assis: (responder)
    12 de janeiro de 2013 às 13:25

    Acho super interessante essas parcerias internacionais que os artistas brasileiros tão fazendo! Luan Sanatana, Thiaguinho, J. Quest e Jorge e Mateus com o Maná, Claudia Leitte com o Anselmo Ralph, o Michel com o Carlos Vives, a Ivete Sangalo com a Shakira e o Alejandro Sanz …

  • Marcello: (responder)
    12 de janeiro de 2013 às 18:04

    Marcus, que rumor se confirma por artistas gravarem dvds ou fazerem shows no exterior?

    Um abraço!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      12 de janeiro de 2013 às 19:53

      o de que o DVD do Luan poderia ser em Las Vegas.

  • Eduardo Soares: (responder)
    12 de janeiro de 2013 às 20:23

    sempre leio suas materias e vc sabe muito deste meio. as pessoas pensam que pra fazer sucesso é preciso ter uma musica boa, como se só isso bastasse pra estourar.

    com sua sabedoria gostaria muito de ler uma materia dizendo o que um artista precisa ter por trás como apoio pra chegar a ser um cantor de sucesso, pois não é só música boa bem produzida e alto investimento pra conseguir se tornar uma estrela. tem que saber trabalhar, saber formar uma equipe e dividir afazeres. tenho certeza de que seria muito interessante e todos iriam gostar de saber como funciona um escritório e quais componentes é necessário ter pra desenvolver um trabalho promissor.

    caso já tenha abordado o assunto, por gentileza me passe o link deste arquivo. ou senão, fica a dica marcao. sucessoo!!

  • emerson: (responder)
    14 de janeiro de 2013 às 08:15

    Marção faltou comentar o forte estreitamento do Zeze di Carmargo e Luciano e Gustavo Lima, essa proximo trabalho do Gustavo Lima segundo vi no twitter de ambos vai ter forte influencia do Zeze na produção e selecao das musicas, vamos ver aonde vai parar essa parceria. Sera que esse estreitamento pode causar algum ciume/intriga na relação eles com JeM?

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.