03 jun 2009 | Lançamentos
Dando início aos trabalhos

blognejo1

Pois bem, foi dada a largada para uma nova etapa da minha vida. Depois de dois anos mantendo o blog No Embalo, decidi que era hora de alçar vôos maiores. O portal No Embalo foi e sempre será meu primeiro parceiro nessa empreitada. Tanto que o primeiro lugar no campo “parceiros” no canto direito do site é dele, e isso só vai mudar caso o portal deixe de existir, o que com certeza não vai acontecer.

O Blognejo.com é sem dúvida a continuação de um trabalho que se mostrou bastante proveitoso. Quando iniciei, não imaginava que fosse tomar a proporção que tomou. Minha intenção era desde o início manter um espaço digno sobre música sertaneja. E o blog acabou alcançando esse objetivo e indo além. Fiz amigos entre os parceiros que surgiram no meio do caminho. E todos sempre mostraram a intenção de ajudar o blog a ir cada vez mais longe. Detalhe: nunca ganhei um centavo para fazer o que faço. Todo esse trabalho é mantido pelo amor verdadeiro que eu tenho pela música sertaneja. Sem demagogia.

Dois anos de trabalho me fizeram aprender certas coisas sobre o público amante da música sertaneja e sobre o que ele procura em um site ou blog com essa temática. O Blognejo.com é o resultado de todo esse aprendizado. Mudanças serão implantadas, portanto, mas sempre com o objetivo de agradar a você, leitor. Provavelmente, vou demorar alguns dias pra deixar o Blognejo.com nos trinques (vixi, ninguém mais fala isso). Então, caso queiram conferir algum texto antigo, basta ir no blog No Embalo.

PRIMEIRA PROVIDÊNCIA – DESVINCULAR O BLOGUEIRO DO CANTOR

O primeiro passo é desvincular por completo as minhas carreiras de cantor e blogueiro. Pode ser bobo isso que vou dizer, mas tem gente que não entende que uma coisa nada tem a ver com a outra. Sem querer me tachar como santinho, mas a verdade é que sempre busquei ter uma boa relação com TODAS as pessoas com as quais convivo. infelizmente eu levo isso muito a sério. Então quando me acusam de “invejoso”, de querer promover a derrocada de determinado artista por querer “roubar” o espaço daquele artista para a minha dupla, apenas por causa de UMA crítica ruim a UM álbum específico, eu fico realmente triste. Eu sei que esse é o preço que eu tenho que pagar por ter optado por uma postura mais direta e por escrever textos com a minha opinião. Mas é foda, com o perdão da palavra.

Além disso, é provável que algumas portas não se abram com tanta facilidade se eu disser que sou um blogueiro/cantor. Imaginem a situação: eu quero entrevistar determinado artista de sucesso, mas encontro resistência quando o mesmo imagina que eu quero, na verdade, me aproveitar da oportunidade para pedir uma “ajudinha” à minha dupla. Não, jamais, de forma alguma. Aprendi desde cedo a não me aproveitar de outras pessoas para alcançar meus objetivos. Ainda que isso me custe um crescimento profissional. Um exemplo é meu emprego. Pra quem não sabe, sou um reles assistente administrativo de um órgão público. Concursado, é verdade. Mas ainda assim preso a uma mesma função há 5 anos, justamente por não saber e não querer puxar o saco de ninguém pra crescer aqui dentro. Além disso, me formei em direito, mas optei por não seguir a carreira pra não ter que, um dia, pisar em ninguém pra alcançar meus objetivos. Assim é com minha dupla. Se eu não puder conquistar o respeito de alguém e seu possível apoio, moral ou financeiro, apenas com a qualidade do meu trabalho, não quero fazê-lo me aproveitando do fato de que mantenho um de certa forma prestigiado blog sobre música sertaneja. Continuo tendo uma dupla, continuo sendo um cantor, mas não quero que as duas coisas se anulem.

Inclusive informo que estarei on line com o “msn” do blog e não mais com o “msn” da dupla, já conhecido por muitos dos nossos leitores. Coisas do blog e assuntos concernentes ao Marcão blogueiro, só com o “msn” do blog. O da dupla agora é só para fãs, amigos e assuntos concernentes ao Marcão cantor. Vou adicionar todos os meus antigos amigos, fiquem tranquilos, hehehe.

SEGUNDA PROVIDÊNCIA: TRANSFERIR O DIÁRIO DE UM CANTOR SERTANEJO PARA UM BLOG EXCLUSIVO.

O diário de um cantor sertanejo será transferido para um blog exclusivo. Todas as histórias serão copiadas lá e outras serão contadas com o decorrer do tempo. Essa iniciativa será tomada porque eu, assim como alguns leitores, acredito no potencial dessas histórias. Imagine que o cantor Marcus chegue a fazer sucesso um dia. Ou melhor, imaginem se, por exemplo, Victor Chaves mantivesse um blog sobre o dia a dia da carreira antes de fazer sucesso. Qual não seria o valor de um blog assim para os novos artistas, ou simplesmente para os leitores que se interessam em saber como tudo começou? É algo que soa, às vezes, melancólico. Mas a verdade é que o sucesso não escolhe prazo. Pode vir em dois anos, como com Jorge & Mateus, mas pode demorar 15, como com Victor & Léo. Essa providência de certa forma atende também aos objetivos da primeira providência, descrita acima. Quando o blog for criado, todos serão informados.

TERCEIRA PROVIDÊNCIA: TORNAR O BLOG MAIS INFORMATIVO.

Desde o início optei por uma postura assumidamente mais “de entretenimento” e menos “de notícias”. Claro que isso foi para evitar comparações com os blogs parceiros. Afinal quando decidi transformar o blog No Embalo em um blog diário, o Universo Sertanejo já estava indo de vento em popa. Pra quem não se lembra, eu escrevia textos mensais antigamente. Sendo assim, eu imaginava que não seria legal manter um blog com a mesma temática e mesma estrutura de outro. No entanto, com a chegada do Território Sertanejo, outro excelente parceiro, vi que é possível manter um blog parecido na temática, mas com estrutura e conteúdo diferentes. Quem acompanha os dois sabe que um jamais repete o outro. São conteúdos diferentes, e que se somam pra trazer ainda mais informações sobre o segmento. Por isso, quero ser também uma opção pra quem procura não só entretenimento, mas também informação.

Sendo assim, vou eliminar a seção “Notícias da Semana” e passar a postar as notícias assim que as recebo. Tentando, é claro, postar sempre notícias que não tenham sido postadas em outros blogs ainda.

QUARTA PROVIDÊNCIA: NOVAS SEÇÕES E ALTERAÇÕES NAS ANTIGAS

Eu sou um blogueiro meio fissurado nessa coisa de “seções”. Eu tenho que organizar os posts em determinado assunto. Então, visando deixar o Blognejo mais completo, anuncio a criação de mais algumas seções que farão parte do nosso dia a dia.

– A Majestade, a Viola = seção dedicada à viola caipira, instumento que é, pra mim, o mais importante da história da música sertaneja. Vídeos, textos e tudo mais que eu puder trazer sobre a viola. Aliás, confesso que é uma vergonha que eu, sendo violeiro, nunca tenha postado um textinho sequer sobre esse intrumento.

– Agora é que são elas = seção dedicada às mulheres na música sertaneja. O Fabinho me ensinou a gostar de ouvir vozes femininas na música sertaneja. E confesso que fiquei fissurado nisso. Como contribuição, uma seção fixa no blog.

– Curiosidades = seção dedicada a fatos e coisas curiosas dentro do mundo da música sertaneja. Engloba também a seção “Dia do Áudio e Vídeo”, que fica extinta a partir de então.

– Nomes Bizarros = Isso mesmo. Um dos posts mais aclamados do blog vai virar seção fixa agora. A cada postagem, uma dupla, banda ou artista sertanejo com um nome inusitado. Claro que com um breve texto e, se possível, uma faixa em áudio para conferirmos a performance.

– Blognejo Informa = a seção das notícias, que provavelmente será quase que diária.

– De olho neles = Sugestões de duplas e artistas desconhecidos do grande público, mas que já gozam, preferencialmente, de um grande respeito em suas respectivas regiões.

– Lançamentos = seção com players de áudio para os lançamentos que forem surgindo. Podem mandar sugestões para o e-mail do blog sempre que quiserem.

– Impressões de um Ouvinte = Novo nome da seção dos reviews. A mudança vem com o objetivo de dar menos importância ao que escrevo. Afinal, tem gente que pensa que eu me acho O crítico musical, O bom da boca, OOOOOOOOO rei da sabedoria. E não sou. Sou apenas um cara que ouviu determinado disco e quer falar sobre o que ouviu. Mas o jeito de escrever e as notas para cada disco serão mantidas, afinal é a parte mais legal.

– As seções Top Five, Post de Segunda e Sertão sem Noção serão mantidas, pelo menos enquanto o povo não pedir a exclusão das ditas cujas. Aliás, eu estava querendo inclusive um parceiro, craque em desenho, pra me auxiliar na seção “Sertão Sem Noção”. Se souberem de alguém, hehehe.

“Mas Marcão, com esse tanto de seção, num vai dar pra pôr cada uma num dia, ué???” Óbvio que não. Então, tentarei trazer pelo menos uma seção por dia, obedecendo (ou tentando obedecer) uma certa ordem. Pode ser que eu poste duas seções num dia, ou então não poste nenhuma. Vai depender do tempo que eu terei pra lidar com o blog. Mês que vem eu tô de férias, então…

No mais, agradeço a todos os meus amigos, que me apoiaram e prometeram continuar apoiando nessa nova empreitada. Da última vez que eu tentei enumerar os nomes, acabei esquecendo de alguns, então hoje vou evitar cometer mais uma gafe. Espero que o público do blog No embalo continue firme comigo, agora que resolvi seguir carreira solo. Que o Blognejo.com continue o bom trabalho que, pelo menos segundo vocês, desenvolvi com o blog No embalo.

Para mais detalhes, principalmente de caráter técnico, cliquem no link “Detalhes Técnicos” no cabeçalho do blog.

Beijos a todas e abraços a todos!!!

9 comentários
  • gilnara: (responder)
    19 de fevereiro de 2012 às 11:09

    QUERO ARRAXAR UM EMPREGO PRIMEIRO EMPREGP TENHO 13 ANOS ESTOU DOIDA PRA TRABALHO

  • Jackie Couillard: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:58

    I simply want to mention I’m new to blogs and honestly loved this web page. Very likely I’m going to bookmark your website . You surely have remarkable writings. Thanks a bunch for sharing your blog site.

  • look at this website: (responder)
    17 de julho de 2013 às 21:47

    Hi, Neat post. There is a problem together with your site in web explorer, may test thisK IE still is the market chief and a huge part of folks will omit your excellent writing due to this problem.

  • free beats info: (responder)
    18 de julho de 2013 às 20:52

    I adore that blog layout ! How do you make it? It is very nice.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.