Quem poderia substituir Inezita Barroso no Viola Minha Viola?

Publicado por Marcus Vinícius | 14 jan 2013 | destaques
inezita

Já adianto que a intenção deste texto não é tripudiar em cima do túmulo de uma grande artista e apresentadora que sequer morreu ainda. Mas ontem, enquanto assistia a alguns trechos do maior programa de música caipira e sertaneja de todos os tempos, o imbatível “Viola Minha Viola”, programa que completa em 2013 33 anos de existência, comecei a pensar nesse tema. A Inezita Barroso, lendária cantora caipira e apresentadora do programa há mais de 20 anos, não permanecerá conosco pela eternidade, exceto em pensamento. Em 2013, ela completa 88 anos!!!

Mesmo assim, o programa, que representa a maior audiência da TV Cultura, não apresenta qualquer sinal de desgaste. Ao contrário, segue sempre se renovando, tanto nas atrações (os mais talentosos nomes da música sertaneja de ontem e de hoje, que ainda valorizam a música de raiz, fazem sempre questão de se apresentar no programa) quanto nos cenários, além da obrigatoriedade de se tocar ao vivo, o que é sempre sensacional. É óbvio que o Viola Minha Viola não vai acabar quando a Inezita Barroso se for. Ela própria passou a apresentar o programa após a morte de seu apresentador original, Moraes Sarmento. Mas na falta da Inezita, quem seriam as pessoas mais indicadas para assumirem o honroso posto? Andei pensando nisso e resolvi listar alguns nomes que, creio eu, têm curriculum para substituir a Inezita Barroso na apresentação do programa e não representam hipóteses tão remotas assim.

Essa lista, entretanto, não leva apenas a questão do talento da pessoa como artista. Trata-se de um programa de TV tradicionalíssimo, o que pede portanto alguém com desenvoltura o suficiente para se destacar não só na parte musical como também no vídeo e que entenda a pureza do programa e, portanto, não permita que ele penda para a mesmice e para o entretenimento descabido. Fora que estou tentando ser o mais realista possível. Não adianta nem pensar que um artista com agenda apertada de shows deixaria a estrada uma vez por semana para gravar o programa. Pensando nisso, cheguei aos nomes abaixo. Quem tiver alguma outra sugestão, pode inclusive deixar escrito nos comentários. Eis a minha lista, na ordem do que eu considero menos provável ou menos adequado até o que eu considero mais provável e mais adequado. Todos eles nomes que com certeza manteriam o programa Viola Minha Viola no mais alto padrão de qualidade possível.

ALMIR SATER

almir sater

É um nome conhecido da música regional e caipira. Um ícone, na verdade. Tem experiência no vídeo, já que participou de várias novelas na Manchete, Globo, Record e SBT. Se fosse há uns 15 anos atrás, eu até acharia mais provável que ele aceitasse o cargo. Mas hoje em dia acho muito pouco possível, apesar de que seria sensacional. É que ele se tornou um tanto avesso à mídia. Prefere ficar na dele, sem aparecer na TV quase nunca, sem gravar DVDs. Uma aparição semanal num programa de TV, ainda que fosse o Viola Minha Viola, não parece fazer muito o perfil dele.

RENATO TEIXEIRA

renato teixeira

Apesar de ser mais ligado à música regional do que à caipira, Renato Teixeira também é um artista respeitadíssimo. Não tem tanta experiência no vídeo, mas já tem alguns DVDs gravados, o que demonstra que ele não tem aversão a aparições como o seu companheiro de composições Almir Sater. Não sei se seria tão possível que ele aceitasse o emprego justamente pelo fato de que ele ficaria marcado pela música caipira, o que não parece ser tanto assim a sua praia.

DANIEL

daniel

Seria um sonho ter o Daniel como apresentador do maior programa de música caipira do Brasil. Ele provavelmente aceitaria, não fosse um pequeno problema: seu recente contrato com a Globo. Com o sucesso do The Voice, com certeza o Daniel vai ficar preso à Globo por muito tempo ainda. Mas o cara tem tudo pra se dar bem como apresentador do Viola: por opção própria não faz mais mais tantos shows, o que lhe permitiria cumprir esse compromisso semanal, tem ampla experiência no vídeo, carisma, é adorado pelos fãs de música caipira. Enfim, o apresentador ideal para o Viola Minha Viola.

RODRIGO SATER

rodrigo sater

O irmão do Almir Sater não é muito conhecido, mas reúne algumas qualidades que poderiam lhe render a indicação. Já fez trabalhos como ator, inclusive em novela da Globo, o que lhe garante experiência com a câmera, é excelente músico, cantor e compositor, já gravou um projeto caipira junto com o violeiro Yassir Chediak… Provavelmente se sairia bem no cargo.

CHITÃOZINHO & XORORÓ

chitao e xororo

Os irmãos sempre acabaram se frustrando em boa parte dos programas que apresentaram. Os programas sempre saíam do ar por algum motivo desconhecido. O “Raízes do Campo”, por exemplo, foi excluído da grade da Record depois que eles chamaram o Geraldo Alckmin para participar em época de campanha eleitoral. O fato é que eles gostam de apresentar um bom programa de TV. Creio que um compromisso semanal com o Viola Minha Viola não seria, portanto, complicado de encaixar na agenda deles. E mesmo que atualmente eles estejam buscando novamente uma renovação, como sempre fizeram, eles continuam mantendo um pé na música caipira.

CEZAR & PAULINHO

cezar e paulinho

Seria uma injeção de humor no programa, com toda certeza. Sem contar o fato de que esta dupla é provavelmente uma das que mais conhece a cultura caipira, mesmo que a sua linha de trabalho não seja essa, exceto em projetos excepcionais, como no incrível DVD “Alma Sertaneja”. Os dois tem carisma, sabem lidar com o público. Não têm experiência como apresentadores, mas muito provavelmente tirariam isso de letra.

YASSIR CHEDIAK

yassir chediak

Outro que reúne a maior quantidade de características de um possível apresentador do programa Viola Minha Viola. Pinta de galã, experiência no vídeo, como ator e apresentador, e uma incrível destreza na viola. Ele já é considerado um dos maiores violeiros do Brasil. Apresentar um programa como esse seria, portanto, absolutamente natural. Dessa minha lista, ele é um dos meus favoritos para o cargo.

SÉRGIO REIS

sergio reis

Ampla experiência como apresentador e ator, amor pela cultura caipira, sucesso como artista do gênero. Sérgio Reis reúne todas as condições para apresentar o Viola Minha Viola. O problema é a sua saúde, que também anda cada vez mais frágil. Seria ótimo vê-lo como apresentador do programa, mas sem querer rogar praga nem nada, apenas ser realista, a TV Cultura já teria que ter alguém de prontidão caso fosse necessário substituí-lo no caso de ele estar impossibilitado de apresentar em alguma determinada semana.

MOACYR FRANCO

moacyr_franco

Um artista completo: apresentador, ator, cantor, compositor lendário de alguns dos maiores clássicos da música sertaneja. Mesmo ele não sendo assumidamente um artista caipira, é óbvio que ele se sairia muito bem na função. Sabe lidar com o público como ninguém. E não acho que seria difícil para a TV Cultura tirá-lo do SBT. Ainda mais para apresentar um programa tão importante para a cultura brasileira como o Viola.

JACKSON ANTUNES

jackson antunes

Se um dia os papéis de vilões das novelas da Globo pararem de ser escritos, Jackson Antunes se daria muito bem como apresentador do Viola Minha Viola. Primeiro porque ele é não só um amante e adepto da cultura caipira, mas também seu defensor ferrenho. Ele levanta MESMO a bandeira desse estilo musical e teria o Viola Minha Viola como principal palanque para continuar realizando essa defesa. Acho que seria uma aposta certeira.

ROLANDO BOLDRIN

rolando boldrin

Rolando Boldrin é o mais provável futuro apresentador do Viola Minha Viola, quando a Inezita já nao puder mais fazê-lo. Afinal de contas ele já tem contrato com a Cultura, onde apresenta o programa Sr. Brasil, que é quase uma versão do Viola Minha Viola, mas com cunho regional ao invés de caipira. Ele também sabe passear bem entre as duas vertentes da música sertaneja clássica: a caipira e a regional. Experiente, inteligente e sabe valorizar como poucos o nosso segmento, do qual também faz parte como artista.

 

69 Comentários

  1. Teco disse:

    Muito boa lista mesmo, porem para quem conhece a cultura caipira e os programas antigos, nota que faltou na sua lista o grande Lima Duarte que fez este papel tão bem. E devido ao já grande sucesso e até dinheiro que tem na vida acho que aceitaria neste ultimo ciclo apresentar este magnífico programa. Mas a madrinha Inezita vai morrer com mais de 100 anos tenham certeza disso !!!

  2. Leandro disse:

    Moacyr Franco e Sérgio Reis disparados os melhores para apresentar o programa…

  3. Elis... disse:

    Rolando Boldrin…sem dúvida, seria a melhor opção!

  4. digo nogueira disse:

    Rolando Boldrin, de todos os nomes citados, só ele e a inezita conviveu com as lendas, esse cara tem história e é o mais provavel como o marcão citou, já é da tv cultura e ja apresenta um programa do tipo.

    • PRIMO disse:

      - Apesar de termos aí na lista ótimos nomes,quero citar apenas 3 que acho são os melhores para este projeto- ROLANDO BOLDRIN-ALMIR SATER E SERGIO REIS- e o seguimento violeiros estariam bem representados.

  5. Nilo Guedes disse:

    Sem sobra de dúvidas Marcão
    Qualquer um desses indicados em sua lista estaria apto para apresentar o programa e dar continuidade a esse lindo trabalho que a Inezita Barroso realiza com tamanha maestria todos esses anos.

  6. Rafael disse:

    Meu pai e eu comentávamos outro dia do diferencial do Viola Minha Viola em apresentar ao vivo as músicas. Gostaria muito que no caso de terem que substituir a Inezita, que o programa continuasse com toda tradição, não se rendesse a apresentações com playback, que desse espaço para os artistas menos conhecidos do gênero. Marcus, não seria há mais de 30 anos que a Inezita está à frente do programa? Já vi videos do Almir Sater e o Tião Carreiro no programa, com ela apresentando, em 1980. Da lista, meu favorito é o menos provável: o Almir Sater.

  7. Daniel Assis disse:

    Qual a diferença entre a musica caipira e a regional?

    Fico imaginando como seria legal o Daniel apresentando o programa por varios anos! Viraria um ícone da musica sertaneja, mais do que já é

    • Neide disse:

      O bom da vida é que podemos criar conceitos próprios para temas genéricos, como o que é música regional? filio-me ao citado em várias obras como Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade, de Jairo Severiano; História social da música popular brasileira, de José Ramos Tinhorão e a Música popular: um tema em debate, também de Tinhorão. Apresentam como antecedente histórico “Sertanejo” são os locais afastados, longe das cidades, ainda que seja mais presente sua relação com o nordeste, do interior, que encontrou vegetação e clima hostis, além da dominação política dos “coronéis”, obrigando a desenvolver uma cultura de resistência, do matuto, legitimamente sertanejo, conhecedor da caatinga.

    • Noemi disse:

      O cantor Daniel,na minha opinião seria a ultima pessoa para assumir o programa viola minha viola,pois ele ñ canta músicas de raízes,quero dizer músicas sertanejas,quero dizer caipira,ele ñ tem estilo,meu palpite Jõazinhdo viola minha viola

  8. Marco Gommes disse:

    Nada de uma nova apresentadora Marcão!?
    Logo de cara pensei nas Miranda’s. Sula e Roberta ou até mesmo uma tentativa com Fatima Leão rs

  9. Caroline Gresik disse:

    Bom,d esses que você disse: ALMIR SATER.

  10. Marcos Diego disse:

    tenho outra opção, que daria muito certo também: As Galvão

  11. Luciano Zafir disse:

    Ficou faltando a Rainha Xuxa, sem sombra de dúvidas! Seria interessante vê-la em um novo formato de apresentação no palco.

  12. Jaquisson disse:

    A lista é boa, mas o titulo do texto foi pra lá de mal gosto!

    • marlene nicolini almeida disse:

      também achei o tema de mau gosto porque nessa vida ninguém sbstitui ninguém ainda mas inezita barroso querida pelos fãs,admiradores e também pelos músicos que curtem a nossa música de raiz, marlene nicolini almeida

  13. Marcel Franciscato disse:

    imaginem só joão mulato apresentando, com aquele jeito chucro dele e um dos poucos violeiros vivos da época de tião carreiro, bambico, lourival dos santos, ronaldo viola e tantos outros

  14. Sem dúvida uma lista muito bacana, seria difícil acrescentar algo mais com muita honraria incluiria neste staff ninguém mais ninguém menos que a mineiríssima Nalva Aguiar. Estilosa e comunicativa Nalva sabe como ninguém trabalhar este espaço. Mas qualquer um dos listados estaria à altura em substituir a nossa rainha da música raiz do Brasil Inezita Barroso.

    Outra opção seria nós também da dupla Beto & Agnaldo
    http://www.youtube.com/watch?v=U19AZhBr-Fs

  15. everton dantas disse:

    E o Mazinho Quevedo ????

  16. Rafael disse:

    Excelente lembrança do Everton Dantas: Mazinho Quevedo. Eu só o conheço de um show gravado com o Tinoco e de rápidas espiadas na apresentação semanal dele em um programa da EPTV (filiada da Globo no interior de SP e sul de MG). E suspeito que ele teria contrato com a EPTV, isso seria um entrave. Acho que a trilha sonora do programa Terra da Gente, da EPTV, é responsabilidade dele também. O carisma da figura é impressionante. Seria uma excelente escolha.

  17. Maria disse:

    Nalva Aguiar está a altura Acredito que a propria Enezita sente se homenagiada com Nalva para dar comtinuidade!

  18. Ana disse:

    Sinceramente, seus agourentos, a mulher está muito bem, continua com uma voz inexplicável e inconfundível, e vocês já estão antecipando a morte da mulher e escolhendo um substituto(a), francamente, não é? Sinceramente, cuidado para vocês, e quem inventou isso não morrerem primeiro do que ela. Vão pensar como vai ser o fim de vocês e começar os agouros de fronte à um espelho.

  19. Juliana Sant'Ana disse:

    Sou super fã do Almir Sater, sem sombra de duvidas é o maior e melhor violeiro do planeta, mas não consigo ver ele apresentando o programa, da lista todos são bons mas fico entre 3 nomes citados, Rodrigo Sater, Sergio Reis e Yassir Chediak (preferi postar em ordem alfabética já que adoro os 3, com certeza mandariam muito bem na apresentação…

  20. Cleber disse:

    De todos o considero o Yassir o mais indicado. O Rolando Boldrin não seria possível, já que existe uma rixa pessoal entre ele e Inezita de alguns anos. Não acredito que ele assumiria o programa que praticamente é dela após sua partida. Acho mais provável que o programa acabe. O programa é o que é por causa dela (apesar de eu não aprovar tal situação, mas é assim. Com conhecimento de causa).

  21. ROSEMEIRE PARRA LIMA OLIVEIRA disse:

    NOSSA TER O CANTOR DANIEL COMO APRESENTADOR DO VIOLA SERIA COM CERTEZA UMA BENÇÃO, MAS A INEZITA É MTO MARAVILHOSA A FRENTE DO PROGRAMA QUE ADORO POR DIMAIS DA CONTA!!

  22. Rosilene barbosa disse:

    meu esposo é apachonado por Inezita barroso eu tenho muito siomis mais esta longi deli conssegir a ver de pertu.eli vai faser 43 anos dia 7 de abril se vosses ler esti apelo e poder mim ajudar dar esta alegria a eli eu agradesseria muito

  23. rosilene barbosa disse:

    meu esposo fala que ela é issubistituivel. mais eu acho que se for um dia subestitui-la so pode ser Sérgo Reis eli mim lebra minha vó. canta como um canaro begua

  24. Maria jose disse:

    Esqueceram do Joãozinho que além de músico do Viola a Inezita adora

  25. marlene nicolini almeida disse:

    acho inezita maravilhosa alguém em seu lugar fica difícil imaginar ela éma graça trata bem seu fiel publico de todas as idades mas um dia nos todos acabamos partiremos só sei que ela vai deixar muita gente triste espero que essa data demore amo inezita barroso , marlene

  26. marlene nicolini almeida disse:

    ninguém sbstitui ninguém

  27. wilma nicolini almeida disse:

    inezita é maravilhosa assisto todos os os domingos viola minha viola , vou a gravação de seu programa sou bem atendida e seu publico é superfiel a fila para a gravação do programa é enorme tratam a gente com todo respeito é maravilhoso conheço cantores famosos, não paga metro, nem onibus e ainda por cima me diverto bastante acho nossa querida inezita não tem sbstituto inezita é a unica e nossa querida amo ela e seu programa

  28. marlene nicolini de almeida disse:

    ningúem substitui ninguém , agora em se tratando de inezita barroso acho dificil ela é carismática,talentosa,e deixou sua marca não consigo imaginar viola minha viola sem inezita a grande do palco caipira do brasil simplesmente maravilhosa

  29. marlene nicolini de almeida disse:

    com inezita barroso aprendi a valorizar a música de raiz a verdadeira música caipira as vezes quem é do interior vem pra capital e esquece um pouquinho de nossas com ela e viola minha viola meu lado caipira está a flor da pele grata querida inezita ninguém supera seu talento marlene

  30. JOSÉ EDMUNDO MOURA disse:

    Tenho uma Ótima Sugestão para substituir a Grande Inezita Barroso: BRUNA VIOLA, de Cuiaba-MT, inclusive ela já esteve apresentações no Programa e com Grande sucesso!!!.

    • wilma nicolini almeida disse:

      bruna viola é uma graça vi elas varias vezes no viola minha viola e fui também a gravação do programa a garota toca uma viola espetacular e canta muito bem mas á substituir inezita é muito cedo ainda a garota tem que cuidar de sua carreira , muitos shows e tem que percorrer um enorme caminho antes ela é maravilhosa, uma graça wilma nicolini almeida

  31. Odimauro Cristino de Oliveira disse:

    Inezita é insubistituivel, por mais qualidades que os outros apresentam ela jamais será esquecida. Um grande beijo, minha Rainha, muitos anos de vida pra você, muita saúde.
    Te adoro, quero vê-la por muito mais tempo e ter ainda a possibilidade de estar em seu auditório.

  32. marla blonde disse:

    fantastica e maravilhosa é assim que defino nossa inezita barroso agora substitui-la quem? não sei? tem alguém?duvido? conclusão ninguém talento como o dela é raro marla blonde

  33. benedicto guimarães borges disse:

    SUBSTITUIR A INEZITA NÃO É DIFÍCIL NEM FÁCIL, É IMPOSSÍVEL,SEU CARISMA,ALEGRIA,A PRESENÇA DE PALCO SÃO COISAS QUE MUITAS APRESENTADORAS DEVERIAM TER .VOU CHITAR UM NOME: GOSTARIA DE VÊ-LO TODA A SEMANA.MAS NÃO SEI SE ELE TEM A GARRA DA INEZITA,SEI QUE ELE TEM MUITO TALENTO; ALMIR SATER

  34. tenho muito carinho pelo programa; eu tenho muitos indicativos cantor DONIZETE, ou MAZINHO QUEVEDO. até mesmo uma menina muito linda da REDE TV. apresenta programa da ULTRAFARMA não sei o nome.

  35. Drema Cabido disse:

    I simply want to say I am newbie to blogs and actually enjoyed your web blog. Most likely I’m want to bookmark your blog . You amazingly have outstanding posts. Cheers for revealing your website page.

  36. Gus Pugmire disse:

    You should take part in a contest for one of the best blogs on the web. I will recommend this site!

  37. Good day! I just would like to give an enormous thumbs up for the nice information you will have here on this post. I will probably be coming back to your blog for more soon.

  38. click to read disse:

    I love it when folks come together and share views. Great site, keep it up!

  39. You need to take part in a contest for one of the finest websites online. I am going to recommend this blog!

  40. seo company disse:

    Greetings! Very helpful advice within this post! It’s the little changes that make the biggest changes. Thanks for sharing!

  41. You must participate in a contest for among the best blogs on the web. I’ll recommend this web site!

  42. useful site disse:

    Very good article. I am experiencing many of these issues as well..

  43. view website disse:

    Excellent write-up. I definitely appreciate this site. Keep writing!

  44. fernando borba cerqueira disse:

    se nos perdermos inezita barroso pode acabar o programa pq inezita não pode ser substituida essa é minha opinião não tem outra pessoa igual boa sorte inezita a senhora merece

  45. Rodrigues Motta disse:

    Colega,

    Vou te ser bastante sincero. Sou um fã do Viola e da Inezita, e te digo que, para substituí-la, disparadamente, nenhum desses que você apresentou. Alias, me perdoe a indelicadeza, você apresentou alguns nomes que não serviriam nem pra ficar na platéia do Viola, como o Daniel. Veja só. O viola não é só um programa, é uma trincheira de resistência da música raiz brasileira. E a inezita não é apenas uma apresentadora, é uma guardiã dessa raiz. Para substituí-la é preciso ter amor, abnegação, posição política e acreditar na causa pela qual se luta. Vou te dar dois nomes que talvez você consiga visualizar sentadas ali naquela poltrona: Meire e Marilene Galvão. Isso mesmo, as irmãs Galvãso. Em especial, a Meire. Acredito que elas dariam prosseguimento à altura. Essas são mais duas que deram a vida pela mùsica raiz. É isso.

  46. claudionor mendes disse:

    bom se formos fazer um seleçâo pelo menos uns 2 não daria certo por motivos são globais (rede globo) não daria certo outros, não tem tanto o perfil do programa hoje quem tem mais condiçôes seria o gleber pereira da tv aparecida programa terra da padroeira

  47. Jose Maximiano disse:

    Jair Rodrigues com certeza

  48. Ana Maria de Paula disse:

    Ninguém chegará aos pés de Inezita Barroso igual a ela não tem ninguém mas uma boa opção seria a Bruna viola esta tem carisma presença de palco é simples modesta e representa muito bem a música caipira e de raiz.

  49. DA LISTA, EU APROVO APENAS JACKSON ANTUNES. UM GRANDE NOIME FICOU FORA: LUIZ ROCHA, DA TV CÂMARA, AUTÊNTICO REPRESENTANTE DA MÚSICA CAIPIRA. OS DEMAIS CITADOS, APESAR DE SEREM VALORIZADOS, NÃO TÊM PERFIL PARA SUCEDER A RAINHA DOS CAIPIRAS APÓS A SUA TRANSIÇÃO.

  50. Israel Luiz de Oliveira disse:

    Eu diria que um bom nome seria Juarez Elisiário que atualmente apresenta o “DEDO DE PROSA” na tv aparecida(parabólica)dedicado a terceira idade. Obrigado.vida longa a Inezita!

  51. Luiz Gonzaga Neves disse:

    viola minha viola , hoje e de olho no futuro p/mim a única que tem muita garra para tocar em frente o programa desta natureza, após Inezita, é êla, Bruna Viola veja bem é minha opinião.

  52. Teo Nunes disse:

    Ola pessoal!alguns desses nomes que vocês citaram aí, poderia até dar certo; mas a Inezita Barrozo é insubstituível, mas o programa viola minha viola precisa continuar.e para dar continuidade tem que ser alguém que entenda de música raiz.Eu conheço uma pessoa; é o violeiro: Pescuma, é um paulista que hoje mora em Cuiabá. na minha opinião é o único que poderia dar continuidade no viola minha viola. ta dado o recado, se vocês não o conhecem; procurem conhece-lo ok?

  53. Jaky disse:

    MOACYR FRANCO merecia esse presente em sua tão talentosa vida artistica, com certeza.

  54. valmir mernick disse:

    o maior apresentador hoje da musica raiz chama-se
    PADRE ALEXANDRE CAMPOS toda ter 3*feira as 20.30 na tv aparecida,,,,,,confira e depois me diga
    abraços

  55. valmir mernick disse:

    ok

  56. Vasconcelos disse:

    Todos são GRANDES E MARAVILHOSOS nomes. Mas não sei se seria possível substituir um monstro sagrado por outro! Ela, assim como todos da lista, são INSUBSTITUÍVEIS. Acredito que uma excelente opção seria dar espaço a algum dos jovens e promissores talentos da música caipira, que são muitos. E Inezita, com seu brilhantismo e humildade, sempre se preocupa em dar espaço para eles!!! Eu votaria em Tuta Guedes, que está exatamente na interseção entre os já consagrados e os novos talentos. Ela é uma espécie de “novo talento consagrado”.

  57. bia fiore disse:

    nao gostei da lista nao tem nada a ver con a inesita, tem ser raiz, uma pessoa que conheça bem a musica caipira brasileira,

  58. marcio g ortiz disse:

    Eli Camargo seria a minha escolha pois conhece a nossa cultura mais que todos esses citados acima.

Deixe o seu comentário!

*