04 ago 2008 | Lançamentos
DÚVIDAS E COMENTÁRIOS
OLÁ!!!

Como eu havia dito, o post dos finais de semana tem o objetivo de sanar as dúvidas surgidas através dos comentários. Hoje, por ser o primeiro, vou tentar abranger os comentários feitos desde o nosso primeiro post.

* Um dos posts mais comentados do nosso blog até hoje foi o post sobre o Pinochio. Teve gente que até me mandou e-mail perguntando se eu tinha algum telefone de contato dele. O cara é realmente admirado…

* O Fabinho Dornelles anda me cobrando um post sobre as vozes femininas da atualidade. Prometo que dessa semana não passa. Minha pesquisa já está em andamento. Eu até já postei um Top Five (As Mulheres mais importantes do Cenário Sertanejo) pra servir de introdução a esse tema.

* Os nossos posts de quinta-feira, com o “Diário de um Cantor Sertanejo” também parecem estar agradando. Caso exista alguma dúvida mais específica sobre a carreira de um jovem cantor, podem perguntar à vontade. Eu respondo nos posts dos finais de semana. Inclusive, semana que vem vou postar nessa seção um breve manual de como fazer seu nome bombar na Internet, ideal para cantores em início de carreira.

* Eu não entendo mesmo porque a música sertaneja faz o caminho inverso dos outros estilos: primeiro faz sucesso no interior pra depois chegar em São Paulo. Se Jorge & Matheus estão estourados por lá, espero que esse sucesso seja duradouro. Eu sou daqueles que acreditam que tudo que é sertanejo é bom, e tudo que é bom merece espaço na mídia.

* O Rafael também sugeriu um tema para o nosso top five: as duplas que estouraram no final da década passada e que ainda têm sucesso na atualidade. A sugestão foi anotada e, em breve, será sim tema do nosso top five.

* Sobre os comentários do nosso Top Five sobre as apostas para este semestre, creio que as duplas jovens atingem sim um público jovem que é esquecido pelas duplas antigas. As duplas com mais de dez anos de carreira consolidaram seu sucesso junto a um público humilde. Creio eu que eles devem considerar um tanto desrespeitoso deixar o seu fiel público um pouco de lado para buscar a atenção da moçada. Mas alguns artistas parecem estar enxergando essa nova realidade e, enfim, estão se preparando para enfrentar os novos desafios. O melhor exemplo até o momento é o de Rick & Renner, que modificaram bem seu estilo no novo CD, que será comentado no post de amanhã.

* O Rafael também tem cobrado um post sobre a virada na carreira da dupla Gino & Geno, após a intervenção do Rick. Em breve, falarei sobre o assunto.

* É realmente difícil dizer quanto tempo vai durar o boom universitário da música sertaneja. O pior dessa história é que os artistas consagrados estão sendo deixados de lado pelas gravadoras ou estão entrando no circuito independente por opção. Entre os muitos exemplos, podemos citar Chitãozinho & Xororó, Roberta Miranda, Chrystian & Ralf e outros. O ideal é ficar procurando informações sobre os novos lançamentos na Internet. No que depender de mim, nada vai passar em branco.

* Seguindo uma sugestão do Fabinho, entrei no site da dupla Marco Aurélio & Paulo Sérgio, baixei as canções (legalmente) e vou comentar em breve. Isso na verdade me deu uma idéia: vou indicar nomes de novas duplas ou artistas nos posts dos finais de semana. Um por semana, principalmente aqueles que tiverem músicas disponíveis para download legal e gratuito. Assim fica mais fácil de o pessoal conhecer e eu não preciso (e nem posso) ficar indicando sites de download ilegais. Se alguém tiver alguma sugestão, envie sem medo.

* Eu também acho que o principal motivo para o Zezé não tirar umas férias pra cuidar da própria voz seja o medo de perder espaço para os novatos. Eu só não entendo o porquê. Zezé di Camargo & Luciano são os artistas com a segunda maior vendagem média na Sony Columbia, gravadora da qual fazem parte, atrás somente do Rei Roberto Carlos. São mais de 22 milhões de discos vendidos, sendo cerca de 20 os discos lançados (incluindo dois em espanhol, um de raridades, um ao vivo duplo e três box especiais). São mais de um milhão de discos vendidos a cada lançamento!

Obrigado pelo carinho e paciência de todos. Semana que vem eu “comento os comentários” da semana. Com vocês a primeira indicação:

ALEX & GABRIEL


Como eu já havia adiantado aqui no blog, esse é o novo nome da dupla Ed Marques e Alessandro. Para baixar as canções da dupla, clique na imagem.

3 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.