15 nov 2011 | Notícias
DVDs completos no Youtube!!!

Quem é usuário assíduo do Youtube, postando ou assistindo vídeos, sabe que há alguns meses o site de vídeos passou a aceitar, em algumas contas, a postagem de vídeos de longa duração. É por isso que eu passei a conseguir postar as entrevistas do blog em apenas um vídeo e não em vários como era feito antigamente.

Não sei o critério utilizado pelo Youtube para selecionar as contas que seriam autorizadas a postar vídeos longos. Antigamente, era necessário ter uma conta do tipo “Diretor”, que só havia sido disponibilizada quando o site foi inaugurado e, portanto, era raríssima. O Odair Terra, por exemplo, era usuário de uma destas contas e por isso podia postar na íntegra os seus programas. Hoje em dia, no entanto, a postagem de vídeos longos virou uma coisa comum. Principalmente após a melhora na velocidade da conexão de banda larga do usuário médio do Youtube. Ficou, enfim, fácil assistir vídeos on line de longa duração.

Pensando nisso, começaram a aparecer no Youtube algumas contas dedicadas apenas à postagem de DVD’s, documentários e outras curiosidades, todas na íntegra, às vezes com mais de duas horas de duração. Durante uma pesquisa rápida na noite de ontem, constatei a existência de vááááários DVD’s sertanejos completos no Youtube, com shows na íntegra.

Na verdade, esse tipo de postagem não é permitida, mas o Youtube só exclui depois que a “vítima” da pirataria (sim, esse tipo de postagem é considerado pirataria) solicita. Se eu não me engano, o Youtube exclui o vídeo assinalado como “infração à lei dos Direitos Autorais” e notifica o dono do canal. Após a terceira notificação, o canal inteiro é excluído unilateralmente.

Em nenhum momento quero defender os preceitos básicos da pirataria, apesar de ser totalmente a favor da gratuidade da informação e do acesso à cultura. Mesmo assim, não deixa de ser interessante para quem ainda não assistiu poder acompanhar os DVD’s no próprio Youtube. Por isso, decidi postar aqui alguns deles para que vocês possam aproveitar o restinho do feriado. O dono do canal já avisou em seu twitter que a qualquer momento terá sua conta excluída. Aproveitem, então, para assistir tudo o que puderem antes que os vídeos sejam apagados.

Abaixo, alguns dos DVD’s postados no Youtube.

* Gusttavo Lima e Você

* Luan Santana – Ao Vivo no Rio

* Fernando & Sorocaba – Bola de Cristal – Ao Vivo

* Guilherme & Santiago – Tudo tem um porquê

* Chitãozinho & Xororó – 40 Anos – Nova Geração

* Hugo Pena & Gabriel – Estrela Ao Vivo

* João Carreiro & Capataz – Xique Bacanizado Ao Vivo

* Humberto & Ronaldo – Romance Ao Vivo

* Maria Cecília & Rodolfo – Ao Vivo em São Paulo

* Jorge & Mateus – Elétrico

* Gusttavo Lima – Invertor dos Amores

* Munhoz & Mariano Ao Vivo

* Marcos & Belutti – Sem me Controlar Ao Vivo

* Michel Teló – Ao Vivo

É óbvio que estes vídeos serão excluídos muito em breve. A não ser que as gravadoras e os artistas tenham desistido de vez de lutar pelos seus direitos e dos artistas e compositores. Sendo assim, aproveitem para assistir enquanto eles ainda estão no ar.

8 comentários
  • chico bala: (responder)
    19 de abril de 2012 às 12:49

    Esse cantores viados já ganha um rio de dinheiro com shows pelo brasil e fica nessa de direitos autorais

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.