01 mar 2013 | Notícias
E aí? Fã incomoda?

Nos últimos tempos, com tantos artistas anunciando namoros e casamentos, a corda bamba da relação entre eles e seus fãs parece estar prestes a se romper. Enquanto as fãs mais afoitas se sentem no direito de dar pitaco em todos os aspectos da vida do artista, principalmente na pessoal, os artistas que se sentem atingidos pelos exageros procurar colocar essas fãs “nos seus devidos lugares”, ressaltando que fã “de verdade” não se intromete na vida pessoal do ídolo e/ou não se importa com quem o ídolo esteja se relacionando.

O caso mais escatológico sem dúvida foi o do cantor Victor Chaves, que volta e meia ressalta que as fãs devem admirar o trabalho. Ele se casou em meio a uma enxurrada de reclamações de muitas fãs que aparentemente acreditavam em sã consciência que o fato de serem fãs rendia a elas o direito de fazerem parte da vida amorosa dele, talvez na condição de namoradas ou esposas. Vergonha alheia à parte, o Luan Santana também disse algo do tipo numa entrevista recente. Questionado sobre a possibilidade de casamento com aquela que inúmeros veículos de fofoca e a imensa maioria das fãs acreditam ser uma namorada de mentira, ele disse que “fã de verdade não se importa com isso”. Para bom entendedor…

Esse tipo de relação tênue entre artista e fã soma-se à vontade expressa de muitos artistas de terem, segundo eles, um pouco de privacidade. Vez ou outra aparecem em alguns veículos da imprensa fofoqueira do Brasil relatos de fãs que alegam estarem indignados com o tratamento recebido por um artista que tinham como ídolo. Dentro do segmento sertanejo, uma das que mais sofre com esse tipo de acusação é a Paula Fernandes. O caso mais emblemático envolvendo o nome dela é o caso “Primavera do Leste”, no qual até a prefeitura da cidade emitiu uma nota de repúdio. Como nunca testemunhei nenhum tipo de mal tratamento da Paula Fernandes para com algum fã, não tenho como dizer se isso é verdade ou não.

Ontem, diversos fãs de diversos artistas se sentiram lisonjeados e com a alma lavada por conta de uma imagem e pela legenda postada pelo cantor e compositor Cesar Menotti no seu perfil no Instagram. A imagem é essa aí abaixo do texto. Na legenda, Cesar Menotti escreveu o seguinte: “Fã nunca incomoda, e nem tira sua liberdade. É incompreensível pra mim, artistas que lutam pelo sucesso e depois privam os fãs de terem contato com eles. Já vi diversos colegas reclamando que não tem mais liberdade. É fácil, arruma uma roça, se enfia lá que terá toda liberdade. Quando um fã nos encontra em algum lugar, imagino que pra ele é uma oportunidade única de ter um contato com a gente, por isso entendo e respeito toda euforia. Fã é tudo de bom. Se algum é inconveniente, tá incluso no pacote, e desde quando começamos a lutar pelo sucesso já sabíamos que seria assim. Falar mal de fã é ingratidão“.

A mensagem ganhou as redes sociais e os perfis de diversos “fãs profissionais”, isto é, aqueles que mais sofrem com o eventual mal tratamento recebido por parte do ídolo. Devo confessar que faço parte da turma que acredita na separação entre artista e ser humano. Imaginem só a pessoa ter que sorrir 24 horas por dia, abraçar toda e qualquer pessoa que encontra e NUNCA poder demonstrar nenhum sinal de cansaço ou vontade apenas de estar deitado em seu quarto de hotel esperando a hora do show, correndo o risco de ver seu nome exposto numa revista ou site de fofoca depois de ter atendido 786 fãs numa noite e ido embora sem ter atendido o fã de número 787. Nessas horas, deve ser realmente complicado ser famoso.

foto

46 comentários
  • Malu: (responder)
    1 de março de 2013 às 12:54

    Mto inteligente da parte do Cesar, que outros artistas que desprezam os fãs reflitam, pq o sucesso deles tbm depende de nós.

  • Malu: (responder)
    1 de março de 2013 às 12:59

    Mto inteligente da parte do Cesar, que outros artistas que desprezam e trara mal os fãs reflitam, falo isso pq passei por isso mas não desisti cont. admirando o trabalho. Eles tem que ver que o sucesso deles tbm depende de nós. Claro!!! que tem fã que abusa da liberdade que é dada…

  • Lucas: (responder)
    1 de março de 2013 às 13:03

    Acho louvável a atitude e palavras do César mas ele não tem as fãs que os outros tem e isso é fato. Sem hipocrisia. Ele não é o tipo galã que geralmente atrai. Em geral as fãs de Luan ou Gusttavo Lima são do tipo adolescentes e as do cantor Victor são em geral mulheres solteironas ou mal resolvidas que viram nele o príncipe encantado do qual esperaram a vida inteira.

  • SouFanrmRM: (responder)
    1 de março de 2013 às 13:15

    fan até incomoda sim…dependendo da situação….mas noves fora…o resultado final acho que é positivo. e fan não incomoda. o que incomoda é um artista sem fan. e por falar em incômodo…tô eu incomodada…pq vcs nunca citam a cantora compositora Roberta Miranda? bjos… adorei o tema…

  • Sueli: (responder)
    1 de março de 2013 às 13:18

    maioria acha que ser fã é comprar cd e dvd, pagar ingresso e o dinheiro delas dá direito a mandar na vida do cara. Para mim o que vejo principalmente no twitter é que esta coisa de fã virou doença. a pessoa acorda e dorme só falando no artista. querem mandar na roupa, no cabelo, nas tatuagens, nas músicas, nas namoradas, no pessoal da produção do cara, onde eles vão fazer show.

  • SouFanrmRM: (responder)
    1 de março de 2013 às 13:21

    eu sou fan da Roberta Miranda e tento não incomodar meu ídolo…mas…. às vezes certos exageros e falta de bom senso incomoda sim… pra qq situação, canja de galinha e respeito, bom senso não faz mal nem incomoda ninguém!

  • anuel: (responder)
    1 de março de 2013 às 18:55

    enquanto isso na cozinha, a pia de louça se acumula na casa das fãs pscoticas!

  • Silvana: (responder)
    1 de março de 2013 às 20:50

    É mais ou menos assim: elas tem inveja da escolhida e como não tem como colocar defeito, ficam atirando pedras para toas as atitudes do ídolo. se o cara assume reclamam, se não assume reclamam também , se divulga fotos do casório reclamam, se não divulgam reclamam também , chega a ser engraçado !!!

  • cantô: (responder)
    2 de março de 2013 às 01:51

    O fanatismo em excesso faz mal!!
    A pessoa que tatua o nome de um artista, que chora rios descontroladamente, que vive em função de um artista, acho sinceramente que deveria ser tratado isso com profissionais!! Não é normal você colocar na frente de tantas prioridades esse fanatismo!! Talvez seja falta de auto-estima ou sei lá…

    Vale também aos fanáticos por futebol, religião entre outros HOBBIES (assim deveriam ser tratados)

    Acho saudável a pessoa gostar e ter um grande apreço por algum artista, a pessoa comprar os CD`s DVDS, ir em shows, saber um pouco do artista, visitar quem sabe um camarim uma vez (pela oportunidade), mas chorar, brigar entre fãs-clubes, pra dizer qual artista é melhor e qual isso ou aquilo! É doentio, além de patético e infantil.

    O cantor tem q ter sua privacidade, e seu momento íntimo, vc tem que gostar do seu cantor favorito, pelo trabalho dele (até então foi ali que vc conheçeu seu cantor) O que ele faz da vida dele é problema dele, desde que a música desse cantor continue a fazer sentido para você é o que realmente conta

  • Anninha: (responder)
    2 de março de 2013 às 11:42

    Sou fã de Victor e Leo e dou total apoio ao Victor pela atitude dele que condiz sim com a postura que sempre pregou quanto a seu trabalho.
    Em mais de uma entrevista ele ressaltou que não usa de sua arte para promover sua vida particular ou vice e versa.
    Não se viu uma foto deste casamento em sites de fofoca ou do gênero.
    Nada.
    Quem é fã de verdade dele sabe disso sim.
    O mais triste nesta história do casamento dele é que tem fã, e que todas as outras fãs conhecem e sabe do problema dela (depressão, tratamentos psiquiatrico e tal) que anda dando piti em redes sociais e atacando tudo e todos e as supostas “amigas” da dita cuja ao invés de ajudá-la e chamá-la a realidade, ficam é apoiando ela nas crises de esporro.
    Se fossem amigas dela de verdade estariam prontas a ajudar a sair deste ataque ridiculo e não a afundar mais ainda em algo que não vai dar em nada.
    O que elas querem ?
    Que ele se separe ?
    Larque a carreira ?
    Fique pobre ?
    Seja preso ?
    Apedrejado em praça pública ?
    Morra ?

  • Saulo Pontes: (responder)
    2 de março de 2013 às 13:44

    Não foi a toa que o Vitor colocou o c no nome pra diferenciar o pessoal do artístico…na realidade quem casou foi o Vitor,o Victor continua embalando o sonhos das fãs mais exaltadas,as que não deixam o cara viver a vida particular dele!!!

  • Dany: (responder)
    2 de março de 2013 às 14:32

    Concordo com o Cesar, porém acrescento que Fã tem que saber respeitar a individualidade do ídolo, afinal de contas o ídolo é acima de tudo e primeiramente ser humano, tem direitos reservados a ele, os quais não é citado a obrigatoriedade de expandir todos os seus sentimentos somente aos fãs.
    O ídolo tem sim que saber respeitar sempre seus fãs com certeza, mas esse respeito não significa ‘obediência’ aos seus admiradores !
    Lembre-se Fã de verdade não vive a vida do ídolo, e compartilha de suas alegrias, torce por um equilíbrio emocional !!!

  • Neide: (responder)
    2 de março de 2013 às 14:47

    Belíssima a mensagem do César Menotti, a Dupla é muito equilibrada, fez o rito de passagem do sertanejo romântico, dos anos 1990, para o sertanejo universitário com muita sabedoria. Inclusive, reintroduziram a viola como instrumento da banda, coisa desparecida desde o aparecimento de Léo Canhoto & Robertinho. Com a declaração de amor pelos fãs só vem comprovar que o “cara” é bom profissional e ser humano virtuoso.
    Discordo do ponto de vista do Marcus que exista o artista e o homem. É impossível admirar só o trabalho (coisa), a empatia acontece entre pessoas.

  • Nayara Swarowski: (responder)
    2 de março de 2013 às 20:59

    Oi, Marcão!

    Como você escreve bem!

    Adorei essa matéria. Sou daquelas que não está tão bem nas 24hs do dia, podendo estar de humor oscilante, porque sou HUMANA.

    Que coisa, né? Fã que é fã – sou da opinião da maioria dos artistas – não se intromete nem incomoda nas relações afetivas e amorosas do ídolo. Fã não quer pra ela, quer o bem do ídolo. Sem mais!

    Parabéns, Marcão.
    Bjs.

  • Luiz Fernando: (responder)
    3 de março de 2013 às 13:27

    Mas é diferente, o César Menotti é feio, aí fica só o carinho e admiração como música mesmo. Mas se o cara é binitch, mistura outras coisas…

  • Luiz: (responder)
    3 de março de 2013 às 14:29

    Veja o depoimento do Victor sobre o seu casamento.
    http://www.youtube.com/watch?v=L774JWa_AZM

  • Denise Mendes: (responder)
    3 de março de 2013 às 15:25

    É facil para os Menotti lidar com fãs uma vez que eles não despertam nelas outros interesses como é o caso dos outros sertanejos citados por voce em sua matéria.
    Quanto ao caso da Paula Fernandes ela ganhou fama de antipática e aproveitadora desde o lance com o RC. Fama injusta em certo ponto pois ela já não precisa mostrar seu talento e bem na verdade nem se sabe se este lado antipático dela existe de verdade. Mas que as pessoas falam isso é fato. Conheço muita gente que se diz fã das músicas dela mas sempre diz no final da frase “mas dizem que ele á chata”.

  • Luciama: (responder)
    3 de março de 2013 às 17:18

    O recado do César Menotti foi bem direto para o Victor Chaves. E depois neste meio todos dizem ser amigos de todos.

  • Neila Intur: (responder)
    3 de março de 2013 às 17:49

    Só aumentou minha admiração pelo Vitor!!…Discreto, não fêz do seu casamento um circo com fotos em todos os sites e jornais,guardou o momento pra ele e para os familiares!…Quanto aos fãs revoltados,admirem mais o trabalho de seu ídolo,respeitando a sua vida pessoal.

  • Edna: (responder)
    3 de março de 2013 às 22:33

    Primeiro que fã não é profissional ,pq se fosse ganharia pra ser fã e todas gastam muito (pq querem lógico ) ,pra ir em shows ,comprar DVDs e Cds ,se não fosse as fãs nem este blog estaria aqui até hoje Marcão .Admiro seu trabalho ,mas gostaria que vc falasse com conhecimento de causa ,assim como depoimentos que li aqui .

    Outra coisa acho que quem segue sua vida corretamente (não mente ) ,não tem problema em expor nada .Lógico que acho que não precisa escancarar tudo ,mas mentir é péssimo .

    Admiro demais o trabalho de Victor e Leo ,tanto é que independente de qqer situação mantenho meu Site referente à dupla ,mas as fãs ficaram exaltadas sim ,não pq Victor se casou ,mas pela maneira mentirosa e irônica como ele tratou tudo isso ,deixando até mesmo que um jornalista passasse de mentiroso na situação do casamento .Não vou ficar relatando fatos ,pq quem acompanha a carreira sabe do que falo ,quem não acompanha não deveria dar pitaco .

    Portanto pra quem sempre pregou ,humildade e verdade ele deixou a desejar ,não tenho nada contra seu casamento ou quem ele escolheu ,mas sim dele próprio fazer disso tudo um circo ,pq quem é FÃ DE VERDADE ,sabe o que estou dizendo ,mas pra ser fã de verdade vc tem que acompanhar tudo que acontece .Não é querer participar da vida do artista ,mas merecemos respeito sim ,pq se as fãs não o ajudassem a estar hoje onde está ,duvido que estaria nesta posição de poder mentir ,talvez nem casado com esta moça caso estivesse ainda nos bares de Osasco .

    • Lu: (responder)
      4 de março de 2013 às 13:19

      Sou fã de verdade e sei quem você é e você sabem quem sou.
      Neste mundinho de fãs de V&L todas sabem muito bem quem é quem.
      Voce na sua página de fã clube, lá no livrinho de visitas sabe muito bem que a maioria das pessoas que vão lá reclamar são fakes e voce sabe até quem são a maioria destes fakes.
      Voce já é velha de guerra Edna e eu também sou.
      Agora temos opiniões diferentes.
      Posso até concordar que ficou feio para ele, mas se tratando do Victor que eu acompanho desde os tempos da Camila Faleiro, e voce também é deste tempo e sabe exatamente como as coisas aconteceram e quais pessoas envolvidas, não imaginava que seria diferente.
      E digo mais, se o reporter do UOL não tivesse descoberto a verdade a estas horas ele estaria casado sem que ninguem soubesse.
      Estou certa ou errada ?

      • Edna: (responder)
        4 de março de 2013 às 15:30

        Vc está certa Lu ,lamentável que ele não tenha aprendido com que a vida tentou ensinar ,infelizmente em se tratando de Victor parece que não mudará .Agora só não gosto qdo tratam o assunto fã ,sem realmente saber o que acontece por trás das câmeras .

        • Lu: (responder)
          5 de março de 2013 às 17:51

          Na verdade acho que ele apredeu sim. Nós e que não aprendemos a lidar com ele.

  • kadú: (responder)
    4 de março de 2013 às 08:47

    Mais uma fã recalcada do Vitor…..Coitada!!…Não sei porque estão tão ofendidas?…A propósito,quem ama de verdade não julga, apoia!!!

    • Edna: (responder)
      4 de março de 2013 às 15:26

      Kadu respeita as fãs ,ninguém é recalcada aqui ,não precisamos disso ,mania que o povo tem de ficar chamando fã de recalcada ? Nós acompanhamos a carreira deles como disse a Lu faz muito tempo e sabemos o que estamos dizendo ,todas sabíamos que ele se casaria um dia ,se alguma fã achou que se casaria com ela achou pq quis ,mas enfim isto não vem na questão e sim respeite, só isso. Pq fã respeita sim o trabalho do seu ídolo ou no caso ídolos ,mas só não ache que temos que aguentar tudo pq somos fãs .

      • Adriana: (responder)
        5 de março de 2013 às 17:54

        RECALCADA SIM

  • kadú: (responder)
    4 de março de 2013 às 08:50

    Quem é fã de verdade não julga, apoia o ídolo!!!!

  • emerson: (responder)
    4 de março de 2013 às 08:54

    Fã e aquela pessoa que valoriza o trabalho do artista, que compra cd e vai no shows e sempre que possivel apresenta o artista pra alguem que ainda nao conhece, passou dessa esfera e fanatismo, esse negocio de fazer carta, fica se matando em em frente de camarim,chorando e ridiculo, pior coisa que vi foi as fas de Gustavo Lima ficarem xingando a nova namorada do cara, a vida e dele e ele escolhe quem ele acha que e bom pra ele e nao fã fica dando palpites.

  • Marco Antonio: (responder)
    4 de março de 2013 às 14:10

    Estas fãs do Victor que reclamam tando da índole dele deviam se tornar fãs do César Menotti afinal ele é e tem tudo que elas querem. Ou será que não ?

  • Gladys: (responder)
    4 de março de 2013 às 14:12

    Vitor é o cara isso é fato!Tem o meu respeito pelas atitudes e profissionalismo!

  • Ana Paula: (responder)
    4 de março de 2013 às 14:25

    Queria ver o gordinho falar isso se um bando de aborrecentes ficasse se intrometendo na vida dele. Ele como é feio não passa por isso.

  • Rafaela Vieira: (responder)
    4 de março de 2013 às 17:34

    FALEM BEM OU MAL MAIS FALEM DE MIM! NÃO É VITINHO?O CASADINHO MAIS LINDO DO PEDAÇO!SEMPRE FÃ.

  • Odete: (responder)
    4 de março de 2013 às 18:28

    Sabe Lu,não me interessa se o Victor nomorou a Camila,a Xuxa,a Laura,a Cláudia!……..o que me interessa meu bem ,é o trabalho maravilhoso que ele juntamente com o Leo fazem!O particular só a ele interessa e ponto final.Daqui a pouco ele vai ter que pedir autorização (aos fãs) de quando poderá ter um filho com a Cláudia!…

  • Deborah: (responder)
    4 de março de 2013 às 23:25

    Nossa!!! Eu pensei que o Victor Chaves era casado com o Luan Santana!!!Separaram foi??? Uiiiiii.

    • Fernanda: (responder)
      5 de março de 2013 às 17:55

      Luan é casado com o Sorocaba.

  • Ariela Dionizio: (responder)
    5 de março de 2013 às 10:32

    Ah Débora, a corna é a última a saber querida…ele já foi casado com o teu marido fofa!!…heita inveja danada!….Quarde sua ironia pro teu ídolo,porque o Vitor é tudo de bom… sua rancorosa!!!

  • Claudio Hernandes: (responder)
    5 de março de 2013 às 11:31

    Sobre o texto acima e os outros comentários, eu canto uma musica: ”Hipocrisia, eu quero uma pra viver…”

  • VALDECI: (responder)
    5 de março de 2013 às 14:50

    QUEM FALA O QUE QUER OUVE O QUE NÃO QUER……KKKKKKKK,NÃO É DÉBORAH???????NÃO ENTENDO PORQUE O POVO PEGA TANTO NO PÉ DO VICTOR!!ACHO ELE UM GRANDE MUSICO E ÓTIMA PESSOA.

  • Joana Dagnony: (responder)
    8 de março de 2013 às 17:06

    A você Vitor toda a felicidade do mundo,tanto no pessoal como no profissional,e que você e o Leo tenham um exelente retorno aos palcos começando hoje pelo meu estado Sta Catarina que os ama muito!…Lindo forever!!

  • Anonino: (responder)
    9 de março de 2013 às 18:58

    Marcaooooo, adoro seu blog!!! Só vim aqui te mandar algo que li, e lembrei daquela briga com outro blogueiro q queria inventar os boatos da dupla Jorge e Mateus…
    olhe esse blog, acho q se refere a você sobre a viagem!!! (nao aceite o comentario, só to mandando pra vc mesmooo)

    http://sertanejonaveia.com.br/projeto-do-cd-solo-do-cantor-mateus-e-adiado-para-afastar-boatos-sobre-o-fim-da-dupla/07/03/2013/

    Palhaço né?? bjos, continue assim seu trabalho tem SUCESSO e isso incomoda gente fracassada!

  • Elias Nobre: (responder)
    10 de março de 2013 às 12:07

    Só um anônimo cara de paú pra entrar num post do Victor pra falar de JeM,sendo que tem vários post bem mais recentes do que esse!!…Agora me diga é implicância ou não desses fãs atordoados de JeM com Victor e Leo???…Esses tais de JeM já nem se suportam mais,tão enrolando todo mundo até lançar o novo dvd pra depois um da o pé na bunda do outro,só cego é que não vê!É tudo por amor ao dinheiro e o tempo dirá quem realmente mentiu!!…Vitor parabêns pelo seu casamento,você escolheu uma bela e inteligente mulher pra viver ao seu lado!

  • mpp: (responder)
    16 de abril de 2014 às 22:21

    A mais grave reclamação da cantora Paula Fernandes feita pelo prefeito da cidade, é totalmente sem fundamento. Tanto que um DEPUTADO chegou a dementi-lo na CÂMAR: acessem “deputado defende paula fernandes” em pleno plenário. Reclamam de quase todos, perceberam?

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.