23 mai 2013 | Notícias
E o dinheiro? Cabô?

Parece ser um consenso geral no meio sertanejo que 2013 anda estranho. Depois da avalanche de investimentos nos últimos dois anos (principalmente no ano passado) em cima dos mais diversos artistas, em 2013 parece que a realidade mudou um pouco. A imensa maioria dos escritórios pisou no freio, fechou o velcro da carteira e preferiu deixar de gastar tanto quanto havia gastado nas temporadas anteriores.

Já ouvi em alguns lugares a palavra “crise”, mas não acho que seja esse o caso. Acredito na verdade que estamos passado por uma fase de conscientização, que se reflete em várias vertentes. O mercado já não parece estar engolindo mais tão facilmente o mesmo tipo de artista e de música que abraçou no ano passado. E os investidores parecem estar percebendo aos poucos que não adianta derramar caminhões de ouro (que valem mais do que dinheiro) em cima de um artista se não tiver como recuperar esse investimento depois. Consequentemente, o que se observa é um investimento mais bem pensado, ao invés daquele tradicional investimento a rodo e sem fundamento que testemunhamos em 2012.

Para vocês terem uma ideia, só em 2012 o Blognejo acompanhou como convidado nada menos que TRINTA E DOIS eventos, a maioria gravações de DVDs. Isso dá mais de dois eventos por mês. Fora aqueles dos quais o Blognejo não participou. A título de comparação, já estamos no final do mês de maio de 2013 e participamos de 4 eventos até agora, sendo que apenas dois foram gravações de DVD, e de artistas que não haviam gravado no ano passado. As gravações de DVDs previstas para os próximos meses, inclusive, são quase todas de artistas que não gravaram em 2012, ou seja, que teoricamente não realizaram um investimento tão pesado e portanto não precisam “pisar no freio” em 2013.

Ao que parece, a farra dos gastos multimilionários cessou, sim, o que não significa necessariamente algo negativo. Se no ano passado o sertanejo estava em absoluta alta, o que atraiu investidores de todos os lados, em 2013 boa parte deles parece finalmente ter aprendido como trabalhar. Um artista que quer gravar um DVD com uma grande estrutura, ainda que intimista, e convidar profissionais do meio sertanejo de todas as partes do país, vai gastar algo perto da casa do milhão de reais, no mínimo. Como fazer para recuperar todo esse dinheiro de volta?

A única alternativa possível é justamente diminuir o ritmo de investimento e concentrar as atenções em atividades que gerem renda e não apenas nas que gerem gastos. Um exemplo básico é o do maior escritório do país na atualidade, a Audiomix. Em 2012 todos os artistas do escritório gravaram DVDs de grande porte, exceto Guilherme & Santiago, que gravaram no final de 2011, e Matheus & Kauan, que gravaram agora no início de 2013. Jorge & Mateus gravaram dois DVDs. Para todos os eventos do escritório, incluindo o Villa Mix de Goiânia, vários profissionais do meio sertanejo, entre radialistas, contratantes, etc, foram convidados. Dá pra se ter uma ideia da quantidade de dinheiro investido em 2012, portanto.

Agora em 2013, entretanto, o foco de ação do grupo mudou. A prioridade tem sido a realização de grandes eventos, como o Villamix, que ganhou edições em 19 capitais e mais uma especial durante a festa de Barretos. Essa é uma festa realizada pelo próprio escritório, sem intermediários, ou seja, o lucro é todo da Audiomix, praticamente. Todo o investimento realizado em 2012, portanto, reverte-se em lucro no ano de 2013 através da realização de eventos e da agenda consistente dos artistas, possibilitada justamente pelos trabalhos lançados a partir dos investimentos feitos.

Por coisas assim é que não vejo por que chamar de “crise” uma mera diminuição do volume de investimentos. Ora, se tanto dinheiro já foi gasto em 2012 pelos mais diversos escritórios, é mais do que plausível que em 2013 eles diminuam o ritmo. Gasta-se dinheiro em um ano para se ganhar em outro, para depois gastar no seguinte e ganhar no próximo e por aí vai.

E como eu disse lá no começo, isso acaba refletindo até no tipo de artista que acaba sendo lançado no mercado. Se a fase de altos investimentos passou, o dinheiro agora vai começar a ser gasto então em produtos menos arriscados, daqueles que costumam contar naturalmente com o apoio de rádios, por exemplo. Digo, artistas com um trabalho mais sério e não tão exageradamente comercial como boa parte dos que apareceram no ano passado. Estes sim costumam precisar de um pouco mais de e$$$tímulo para que o trabalho possa de fato funcionar.

É provável que testemunhemos esse ritmo lento nos investimentos pelo menos durante todo o decorrer desse ano. No ano que vem, com a copa do Mundo e tudo mais, creio que o investimento nos artistas voltem quase ao mesmo patamar do ano de 2012, para aproveitar a presença maciça de turistas e tudo mais. Crise seria se os artistas simplesmente sumissem das rádios e da grande mídia. Mas a mídia continua explorando os artistas sertanejos tanto quanto podem. O sertanejo continua dominando todo tipo de festa, exceto as Viradas Culturais e Rock in Rio’s da vida, claro. Mas aí já é um outro assunto.

38 comentários
  • Michel Dinato: (responder)
    23 de maio de 2013 às 17:14

    Bom Texto…

  • Teco: (responder)
    23 de maio de 2013 às 17:35

    Espero só duas coisas:

    1° Que serva para ” re estourar ” joão carreiro e capataz

    2° Que consolide de vez o sucesso de Jads e Jadson

    No demais é demais…

    • emerson: (responder)
      26 de maio de 2013 às 22:31

      Apesar de Joao Carreiro e Capataz ter um publico bem fiel, falta aquele estouro ainda, e Jads e Jadson coeca a gnahar mais destaque, eles merecem demais

  • Elvis: (responder)
    23 de maio de 2013 às 18:13

    É assim que funciona o mercado sertanejo, primeiro derramam um caminhão de dinheiro pra explodir um artista, depois o investimento para, e da espaço ao lucros!!! Simples assim.
    Parabens pelo site marcão, você é muito bom no que faz.

  • Felippe Said: (responder)
    23 de maio de 2013 às 18:16

    Pra todo lado to lendo sobre “a crise” do sertanejo. Concordo que a fonte deu uma secada e a galera ta segurando a mão… por outro lado, há menos aventureiros estragando nossa música. A galera ta pensando mais, e o resultado esta ficando sensaciona. Prova disso é que, pra mim, até agora todos os lançamentos foram sensacionais. E que daqui pra frente, os e$$$tímulos sejam utilizados com quem realmente vale a pena.

    Sobre os eventos “pseudo-cultos” do Brasil, acho até válido não incluir o sertanejo na grade. Ali virou um refúgio pra aquela galerinha “mimimi”…. Não precisamos disso, temos nossos próprios mega festivais: Caldas Country, Barretos, Jaguariúna, Americana, Fenamilho, Camaru, e por ai vai…. o Brasil é sertanejo…. calcule a população do interior do Brasil!!! Somos esmagadoramente maiores que os outros estilos de musicais….

  • vanessa brito: (responder)
    23 de maio de 2013 às 21:11

    Acho incrivel os pontos d vista do Marcão feliz daqueles q fizeram bons investimentos e estão colhendo bons frutos e q nos investimentos futuros ,investidores e publico sejam + seletivos ajudando meus ouvidos.Nunca se investiu tanto em tanta coisa igual e sem folego pra irem longe e aqueles q se viram obrigados a investir no modismo pra ñ perder espaço ou consegui-lo + tem talento, capacidade e diferencial q se firmem.

  • Dinho da Loira: (responder)
    23 de maio de 2013 às 21:58

    Isso significa que não ouviremos mais vc falar de Lucas Luco, Thiago Brava, Bruninho e Davi, Erick Monteiro, Júlio Ferraz e Marcos e Cláudio?
    Que benção,tomara que toda a grana tenha sido gasta no ano passado e não tenha sobrado um só centavo para esse ano.
    Nossos ouvidos agradecem…

  • fabio: (responder)
    23 de maio de 2013 às 23:14

    não acredito que a audio mix seja o maior escritorio da atualidade, concordo que a dupla jads e jadson tem que alcançar o sucesso merecido, pareço que o mercado deu uma freiada mesmo, acho o custo dos cachês muito alto tambem.

    • bruno santos: (responder)
      24 de maio de 2013 às 21:10

      Sobre a Audiomix, não tem como contestar os fatos. ela é sim a maior da atualidade e com muita vantagem sobre a segunda colocada.
      Criar um evento com artistas próprios e Colocar o evento pra “rodar” o pais é algo invejável, que nenhum outro escritório no brasil é capaz de fazer

    • emerson: (responder)
      26 de maio de 2013 às 22:37

      Cara vc e louco ou nao acompanha musica sertaneja, Audiomix e de fato maior escritorio do brasil, tem dois valiosos produto que arrastam multidoes, JeM e GL, tem duplas boas como Maria Cecilia e rodolfo, guilherme e santiago, humberto e ronaldo e dois potenciais israel novaes e matheus e kauan, sem falar na nova aposta o Naldo, que por acaso comecou a tocar em todas as grandes festas do Brasil, Ai Marcao vc poderia fazer uma reportagem o quanto o empresario pode mudar a via de um artista, o Naldo e o maior exemplo disso.

  • Gaspar: (responder)
    24 de maio de 2013 às 04:12

    Alguém lembra de mim falando alguma coisa ?

    • Marcus Vinícius: (responder)
      24 de maio de 2013 às 11:52

      Eu sempre lembro e sinto sua falta por aqui rs

  • Renan: (responder)
    24 de maio de 2013 às 08:16

    Ótimo texto Marcão,acredito que o sertanejo vai sofrer uma recessão de novidades por mais 4 anos,como sempre foi,lembra em 82 quando as radios começaram a tocar Chitão e Xororó,João Mineiro e Marciano,Duduca e Dalvan,depois só veio aparecer com força novamente em 89 com Leandro e Leonardo(entre tapas e beijos e Pense em mim) junto veio Zezé e Luciano e mais uma carrada de artistas,depois só voltou a explodir em 95 com João Paulo e Daniel,Rick e Renner,na sequência Rio Negro e Solimões,Ataide e Alexandre e mais uma porção de artistas,depois somente em 2001 com Bruno e Marrone,Edson e Hudson e mais alguns artistas,ai só voltou a aparecer novamente em 2006 com Cesar Menotti e Fabiano,Victor e Léo,Jorge e Mateus etc… ai somente em 2009 com Luan Santana etc… o sertanejo é igual a copa do mundo,de 4 em 4 anos.

  • Fábio Roque: (responder)
    24 de maio de 2013 às 08:28

    Também não acredito em crise, mas do jeito que gastaram, uma hora a grana ia acabar. Acho que esse ano será o ano da peneira. Quem trabalhou direitinho e tem um bom trabalho, fica.
    E sobre o Villa Mix, acho que não são só capitais não, ouví falar em Niterói – RJ e Juiz de Fora – MG também.

    • emerson: (responder)
      26 de maio de 2013 às 22:39

      Vc esta certo amigao, dia 16 junho tem villa mix em niteroi

  • Fábio Roque: (responder)
    24 de maio de 2013 às 10:50

    Aqui, e os reviews que iam sair essa semana?!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      24 de maio de 2013 às 11:53

      enrolei de novo rsrs essa semana sai.

  • Junior: (responder)
    24 de maio de 2013 às 11:06

    Bom falar de grandes escritórios e coisa e tal ..mas um artista médio ou um novo artista fazer um DVD de 500.000 a 1 milhão é um grande absurdo ,não adianta ter estrutura grande sem ser ninguém e pior não adianta gastar um absurdo de grana e ter um repertório horrivel que é o que mais acontece.
    Lógico que os grades escritórios dominam e impoem qualquer porcaria ai os pequenos vão na onda e torram toda grana e por ai vai… vi vários artistas sem expressão nenhuma investindo de 500 a 1,5 milhoes em Dvds e quando se escuta as músicas não tem uma que presta… resumo..não vai gerar shows ,não vai gerar retorno

  • Silvia Colmenero: (responder)
    24 de maio de 2013 às 12:53

    Quem sabe é o caminho para que o dinheiro pare de concorrer como talento!!! Estamos na torcida para que isso, de fato, aconteça.

  • Gloser: (responder)
    24 de maio de 2013 às 18:26

    Se com isso, ficarem só as boas duplas e o sertanejo voltar a ser sertanejo… Já tá bom demais.

  • Teco: (responder)
    25 de maio de 2013 às 09:34

    Salvem o Nando moreno !!!

  • Mano Sincero: (responder)
    28 de maio de 2013 às 08:51

    Eu não sabia que dinheiro de grandes escritórios comprava o ouvido das pessoas. Se o mundo está cheio de porcaria, como dizem aí, e querem que o “sertanejo volte a ser sertanejo” é só pararem de ouvir qualquer coisa. Nenhum contratante contrata o que não toca. É só pararem de ouvir e de comprar que tudo que não presta some, invistam 30 trilhões, se o povo não escuta, não vai. Simples assim!

  • Welson Ximenes: (responder)
    28 de maio de 2013 às 10:24

    Saudades do evento “Amigos”…

  • Shelby Vestal: (responder)
    12 de julho de 2013 às 17:47

    not when they really dont treatment about our survival which they dont it may be bullshit but when it does transpire it would likely be somthing such as this . NO warning at all, thats why every one of the significant governments from the world are already building underground bunkers which likely want work anyway

  • Marcelle Arno: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:29

    I just want to say I am beginner to weblog and truly enjoyed you’re web blog. Likely I’m want to bookmark your blog post . You absolutely come with really good writings. Bless you for revealing your web page.

  • Earlene Boshers: (responder)
    17 de julho de 2013 às 01:54

    Would you be interested in exchanging links?

  • Rickey Cardamone: (responder)
    17 de julho de 2013 às 04:16

    so goodGood Morning, I just stopped in to visit your internet site and believed I would say I enjoyed myself.Good goodbrillianti ever see this iscrazy

  • Karol Ostling: (responder)
    17 de julho de 2013 às 05:11

    I dugg some of you post as I thought they were very beneficial very beneficial

  • check it out: (responder)
    17 de julho de 2013 às 23:45

    bookmarked!!, I love your blog!

  • i need a 2000 dollar loan: (responder)
    18 de julho de 2013 às 00:12

    Some genuinely wonderful and utilitarian data on this web website, besides I conceive the layout and style holds superb features.

  • Megan Blackie: (responder)
    18 de julho de 2013 às 06:08

    cheap car insurance in kentucky

  • Shanon Mednick: (responder)
    18 de julho de 2013 às 11:37

    Hi there, I found your site by way of Google while seeking a similar subject, your site came up, it appears great. We have bookmarked it in doing my google bookmarks.

  • seo uk reviews: (responder)
    19 de julho de 2013 às 04:52

    I would like to thank you for the efforts you have put in writing this site. I really hope to check out the same high-grade content from you later on as well. In truth, your creative writing abilities has inspired me to get my very own website now ;)

  • relevant web-site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 08:59

    It’s in fact very complex in this active life to listen news on Television, so I just use world wide web for that reason, and get the latest news.

  • the doctors.com: (responder)
    19 de julho de 2013 às 09:09

    Wonderful blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers? I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely confused .. Any tips? Bless you!

  • my site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 16:01

    Greetings! Very helpful advice within this post! It’s the little changes which will make the largest changes. Many thanks for sharing!

  • like: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:01

    Hello luv, from a young teen fan, I love this kind of stuff! Don’t stop!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.