04 fev 2014 | Entrevistas
Entrevista Exclusiva – Maestro Pinocchio

Era pra essa entrevista ter entrado ontem, mas alguns probleminhas técnicos impossibilitaram tal feito hehe. O entrevistado dessa semana aqui no Blognejo é uma das figuras mais emblemáticas da história sertaneja. Um dos maiores produtores, arranjadores, compositores e sanfoneiros que a música sertaneja já viu: o Maestro Pinnochio.

Há tempos a galera me cobrava uma entrevista com ele e hoje finalmente estou atendendo a todos estes pedidos. Falamos sobre a trajetória do Pinocchio e todos os aspectos de sua carreira, seja a de compositor, a de produtor ou a de sanfoneiro, etc, etc, etc. Conversamos sobre as diversas e distintas fases em que ele sempre se destacou, seja com Gian & Giovani no começo dos anos 90, seja com Rionegro & Solimões no fim daquela década, seja com a consolidação do sertanejo universitário através de suas produções junto a César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus e outros, fora a sua história como sanfoneiro e como compositor.

Sem dúvida, um dos principais personagens da história da música sertaneja nos últimos 20 ou 30 anos. E a conversa rendeu histórias divertidíssimas e detalhes interessantíssimos. Vale a pena demais assistir.

Confiram abaixo e divirtam-se.

Obs.: Atendendo a pedidos, estou tentando providenciar versões em texto das entrevistas do blog. Mas como é um processo meio trabalhoso, peço aos interessados que tenham um pouco de paciência, hehe.

28 comentários
  • Lucas Silva: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 10:26

    Fala marcão, sobre essa versão em texto se aceitar sugestões, você pode criar um arquivo pra gente poder baixar, pra ficar mais facil a leitura… é uma ideia. abraço!!!

  • Lucas Vitor: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 11:53

    Melhor entrevista do blog, parabéns Marcão!
    Aliás esse cara passa um ar de ser boa gente né!?
    Abraço.

  • Phaell Cesar: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 12:19

    Sou fã nº 1 do Pinocchio um dos meus ídolos, falar das coisas boas que ele já fez no Sertanejo é ficar anos e anos escrevendo aqui, eu tenho cds aqui de duplas muito talentosas, que o Pinocchio produziu e que essas duplas não estouraram,as vezes até chegaram a ser conhecidos com uma, duas musicas, mas não explodiram, bom demais ter essas raridades aqui, sem duvidas ele é um dos compositores mais criativos que eu já vi, os arranjos dele são perfeitos, as musicas do Pinocchio embalam a gente, tanto as românticas quanto as agitadas que ele fazia antes umas musicas muito doida, outros duplo sentido muito bem elaborada, multi-instrumentista, o cara é foda, entende muito de musica.
    Eu só gostaria de ver o Eduardo Costa trabalhando com o Pinocchio ainda, os melhores álbuns do Eduardo são os que foram produzidos pelo Pinocchio, a identidade do Eduardo Costa era aquela, não é mais o mesmo.
    Marcão, entrevista sensacional, essa dai poderia ter até mais tempo.

  • Mauro Ronaldo: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 13:05

    PARABENS, MUITO BOM MESMO.

  • ED JUNIOR: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 13:25

    Bela entrevista Marcão. Sou fã do Pinochio e não é de hj. Tive o privilégio de trabalhar algumas vêzes com ele e aprendi muito. Conhece muito de musica sertaneja, e o que mais admiro nele, é o tino de conseguir gravar o que o povo gosta.

  • Renan - SP: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 13:26

    Boa entrevista, aliás é muito mais interessante entrevistar um produtor, compositor, do que propriamente um artista.
    Pois a entrevista fica mais natural e com mais revelações de bastidores.
    Um dos motivos que eu não gosto da vertente universitária, são a parte das letras, e também a parte citada pelo maestro, o acústico desleixado, o violão, a sanfona, que dão aquele toque de música de barzinho/lanchonete.
    Gosto muito mais da parte trabalhada, daquele triângulo quase imperceptível no final da música, da orquestra de violinos, do teclado/piano, com solos de guitarra e etc…
    Enfim, cada um com seu gosto…
    Falei ontem que o movimento já deu uma parada, e com o carnaval e a Copa + fórmula saturada, creio que será um ano de mudanças fonográficas.

  • @ariomester: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 14:18

    Muito foda! Valeu demais Marcão!!

  • Reinaldo: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 14:42

    Entrevistas em escrito? Mas com tantos recursos hoje em dia! Não seria mais fácil quem quiser converter esse arquivo em MP3 e ouvir no celular? Ou até mesmo assistir em vídeo pelo celular?

    • Marcus Vinícius: (responder)
      4 de fevereiro de 2014 às 15:15

      pior…

  • Antônio Carlos: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 15:14

    Parabéns Juvenil José de Lacerda (Maestro Pinócchio)! Esse video depoimento só ratifica a essência de um mineiro que nos enche de orgulho. Sua humildade, seu talento, sua responsabilidade, seu profissionalismo e, sobretudo, sua gratidão aos que passaram por sua vida o colocou onde você está hoje! Deus continue abençoar você, Antônia e seus filhos! Aôoo Douradoquara-MG! Abs do Antônio Carlos (Ronan di Carlo)

  • Luan: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 15:49

    Entrevista fod*stica, Marcão. Pinocchio é aruêra mesmo. Sou fã do caboclo já faz um tempo. Seja nas composições, produções ou nos arranjos, o cara capricha.

  • Paulo Ricardo: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 16:26

    Como não ser fã desse cara? Marcão, obrigado por nos proporcionar tantas histórias, e de graça. Esse bloco de entrevistas não pode acabar nunca.

  • Cultura Caipira Blog: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 17:05

    Marcão, meus parabéns. Excelente entrevista, foi muito bom conhecer o Pinocchio, e principalmente, os bastidores da música, algo que nós, que somos consumidores dela, em geral não temos acesso.

  • Celso Malzotty: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 19:14

    MARCÃO PARABENS SUAS ENTREVISTAS ESTAO CADA VEZ MAIS TOPS CARA, ESSA ENTÃO SEM COMENTARIOS, O MAESTRO PINOCCHIO TEM UMA ALEGRIA E UMA ENERGIA CONTAGIANTE, SUCESSO

  • maykon ferreira: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 22:00

    pinochio mestre, sem palavrassabe que tem jente que ama musica.. parabens marcao.

  • Julio Cesar: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 23:07

    A melhor entrevista do Blog e olha que já vi quase todas rssrsrr.
    Parabéns Marcãooooooo

  • wilson: (responder)
    4 de fevereiro de 2014 às 23:18

    Marcão .Uma das melhores entrevistas até o momento,parabéns. Pincchio,simbolo de caráter,honestidade e exímio profissional,obrigado por nos presentear com essa alegria e simplicidade
    que só pode vir de Deus.

  • Fábio Roque: (responder)
    5 de fevereiro de 2014 às 09:45

    Uma das melhores entrevistas já feitas pelo Blognejo!!

  • Luciana: (responder)
    5 de fevereiro de 2014 às 10:28

    Antologia sertaneja! Parabéns Marcão!

  • Marco Aurélio: (responder)
    5 de fevereiro de 2014 às 13:33

    Uma entrevista que agradou até o Renan. Essa vai ficar pra história. hahahahah.
    Excelente trabalho Marcão.

  • Nanji: (responder)
    5 de fevereiro de 2014 às 13:38

    CLÁSSSSICAAAA!!! Melhor entrevista do BLOGNEJO, Marcão!! Adorei demais o Maestro e sua simplicidade. O Reny me contou dele gravando Ausência com o João Renes e comentou que ele sempre contava esta história. Tá aí a entrevista provando o tanto que o cara é firmeza!!! SHOW!!!

  • Valmir Barros: (responder)
    5 de fevereiro de 2014 às 15:03

    Parabéns Marcão e parabéns Pinocchio . . .

  • Reinaldo: (responder)
    5 de fevereiro de 2014 às 19:48

    Primeiramente parabéns pela entrevista!

    Fico muito aliviado pelo fato do Pinocchio procurar fazer coisas diferentes pois é algo e procurar artistas com vozes diferentes, pois hoje a situação é crítica todo mundo imitando o Jorge eu fui ouvir o CD do Matheus & Kauã ( entrevistados na semana passada ) e meu! Tem um dos dois que tem a voz muito parecida com a do Jorge. Está certo que são grandes compositores e cantores mas essas imitações sempre me irritaram!

    Uma dupla que tem uma primeira vzoz que me agrada e diferenciada é João Lucas & Marcelo cantam muito deveriam parar de gravar essas coisas que andam gravando. Esse papo de música comercial que muitos artistas andam falando está já me enchendo o saco.

  • donizete de oliveira silveira: (responder)
    5 de fevereiro de 2014 às 21:33

    Valeu Marcao a entrevista com o Maestro/Produtor Pinochio faz exatamente 30 anos quando gravamos o nosso primeiro disco e foi tao abençoado porque foi sucesso pra todo mundo e a musica AUSENCIA ate hoje toca por esse Brasil afora.WWW.RENESERENY.COM.BR Abraços Reny

  • Rafael: (responder)
    8 de fevereiro de 2014 às 21:32

    Anos atrás eu fui conhecer o seu blog, Marcus, porque procurava artigo, texto, sobre o Pinochio. Tinha muita curiosidade em saber mais sobre ele devido as contribuições para Rionegro e Solimões e o envolvimento com César Menotti e Fabiano. Essa entrevista foi fantástica, e como foi bom recordar “Tá faltando amor”, “Grito de Amor”, entre outras (e que eu não sabia que eram dele). Muito boa a entrevista, acho que primeira vez que consigo ver uma ótima entrevista em video com o Pinocchio.

  • Leonardo: (responder)
    10 de fevereiro de 2014 às 00:50

    Melhor entrevista do blog !!!

  • Luiz Ribas: (responder)
    14 de fevereiro de 2014 às 01:30

    Ce ta doidoooooo!!! Melhor entrevista de todos os tempos do Blognejo!!! Sou fã demais do Maestro Pinocchio e meu maior sonho era saber tocar sanfona, mas como Deus não me deu esse dom, me contento em apreciar uma boa música sertaneja com um bom arranjo de sanfona. Parabéns pela enrevista!!!

  • Esdras Chierigato: (responder)
    25 de fevereiro de 2014 às 11:21

    https://www.youtube.com/watch?v=9_Hwnjdy2ps
    esse é o mundo vazio!!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.