11 fev 2014 | Entrevistas
Entrevista Exclusiva – Rick & Renner

A entrevista desta semana no Blognejo é com uma das duplas mais importantes dos últimos 20 anos do segmento. Rick & Renner são parte essencial da história recente do gênero sertanejo. Além da importância como dupla, o Rick ainda acumula um grande legado como produtor musical e como compositor líder de arrecadação no ECAD por 6 anos.

A entrevista girou em torno da história da dupla, claro, mas com foco principalmente na volta, depois de um período separados. Falamos bastante, também, sobre o atual mercado e como a dupla vem buscando se adaptar às mudanças cada vez mais rápidas do mesmo.

Fora isso, depois da ótima repercussão das entrevistas que continham também músicas em violão e voz interpretadas pelos entrevistados, resolvi fazer disso uma rotina. A partir de hoje, sempre que entrevistarmos algum cantor, cantora ou dupla, teremos também algumas músicas em voz e violão. E comigo sempre pedindo pra tocarem as mais clássicas de cada um.

Na entrevista de hoje, pra quem curte o repertório da dupla Rick & Renner, rolaram músicas como “Bandida”, “Saudade Pesada”, “Baby”, “Filha”, entre outras. Além, é claro, de um bate-papo bem descontraído, com vários momentos interessantes.

Nem preciso repetir o quanto vale a pena assistir, né? Divirtam-se.

15 comentários
  • Renan - SP: (responder)
    11 de fevereiro de 2014 às 22:11

    Boa entrevista, esse pessoal das antigas tem muito mais a dizer e a ensinar, do que aqueles que 70% do “blog” nunca ouviu falar no nome.
    É interessante ir por um caminho contrário do mercado, já disse isso por aqui.
    Só que será necessário mais cantores de respeito, aí sim os falsos cantores e segmento serão engolidos.
    Só discordo das partes:
    “Aplauso para o Sorocaba”.
    “O universitário tem 8 duplas boas” (se tiver 3 é muito).
    Sobre a dupla, só gosto do primeiro, segundo, terceiro e quinto albúm.
    O restante uma ou outra música.
    Apesar do Rick ter várias composições animadas, eu não gosto da dupla nessa parte.
    A mente do Rick era mais fértil nos anos 90.
    Continuando a parte musical:
    http://www.youtube.com/watch?v=Cstsw_Kto88&hd=1

    http://www.youtube.com/watch?v=NzoApUn6QgE&hd=1

    http://www.youtube.com/watch?v=X-V6fROuZ4M&hd=1

    http://www.youtube.com/watch?v=vJWx8p74Ksk&hd=1

    • Alan: (responder)
      12 de fevereiro de 2014 às 19:30

      Eles tem excelentes álbuns,como instante mágico, é dez é cem é mil (uma das melhores faixas título que já ouvi) e o incrível “acústico” (um dos melhores juntos com os do chrystian e ralf). Uma das minhas duplas preferidas com certeza.

      • Renan - SP: (responder)
        12 de fevereiro de 2014 às 20:18

        Alan, gosto mais dos primeiros, conforme citado acima, mais de 50% das músicas dos respectivos álbuns.
        Dos outros, apenas uma ou outra música.
        ÁLBUNS QUE EU GOSTO:
        1993, 1994, 1995 e 1998.
        MÚSICAS QUE EU GOSTO DOS OUTROS ALBUNS:
        1997:
        “Baby”, “Poucas e Boas” e “Saudade Pesada”
        1999:
        “Assim é o Nosso Amor”, “Cara de Pau”, “Como Esquecer Tanto Amor”, “Quando o Sol se Por” e “Paixão de Peão”.
        2000:
        “Estou me Desligando de Você” e “Vou te Esperar”.
        2001:
        “É Dez, É Cem, É Mil”, “Relax”, “Sem Direção” e “Escolta de Vagalumes”.
        2002:
        Nenhuma.
        2004:
        Nenhuma.
        2006:
        Nenhuma.
        2007:
        Nenhuma.
        2008:
        “Nessa Estrada”.
        Dái pra frente não ouvi mais nada deles.

        • Alan: (responder)
          12 de fevereiro de 2014 às 22:12

          Pra mim além dessas da pra citar “Instante mágico”, “Filha”, “Seguir em Frente”, “No momento em que Te amei”, “sentimento alado”, “Passe o tempo que passar”…Rick e renner não são os mesmos desde 2005…acho que deram uma perdida com esse negócio de universitário junto com Zc&L, ambos andam entre altos e baixos.

          • Phaell Cesar: (responder)
            12 de fevereiro de 2014 às 22:29

            Rick & Renner pra mim foram até 2008, os álbuns Happy End, Inacreditável O Poder Do Amor e Bom De Dança Vol.02 ficaram fracos, não que sejam ruins, mas não tem aquele potencial.
            Zezé & Luciano pra mim o ultimo grande álbum deles foi o de 2005, os outros são fracos, mas não são ruins, fora que esse ultimo EP do Zezé & Luciano ficou muito bom, trouxe um Samba, um Pop/Rock, uma lenta, e duas mais modernas.
            Mas concordo sim que não são mais os mesmos.
            Assim como varias outras duplas como, Bruno & Marrone, Guilherme & Santiago, Edson & Hudson, etc. Todos continuam fazendo sucesso, mas nada comparado com os produtos lançados antigamente, não adianta querer se adaptar ao mundo atual, a pegada deles são outra, eles sempre vão ser aceitos pelos caminhos que trilharem, porém eles tem que largar mão desse novo padrão e voltar com aquilo que faziam, ou será falta músicos criativos como o povo das antigas ? outros compositores ? porque é sempre uma panelinha pra cada artista.

            • Alan: (responder)
              13 de fevereiro de 2014 às 17:17

              Pra mim só CH&x Acertaram na modernização..outros falaram miseravelmente. E O último álbum excelente de ZC&l Foi o Double Face, onde achei que o Zezé tinha recuperado a voz. Esse novo EP foi ma grande surpresa.

              • Alan: (responder)
                13 de fevereiro de 2014 às 17:18

                “Falharam”

  • Lucas Vitor: (responder)
    11 de fevereiro de 2014 às 23:40

    Marcão, parabéns por mais esta entrevista! Eu era um dos leitores que cobravam por música voz e violão no meio da entrevista e finalmente ela apareceu. Ficou Top!
    Abraço.

  • LUCIANO SILVA: (responder)
    11 de fevereiro de 2014 às 23:49

    PONTOS IMPORTANTES LEVANTADOS:
    RICK:
    Maquiagem de estúdio nas gravações (PRO TUNES)
    Hoje você não apresenta o talento, apresenta o que tem pra gastar.
    O importante é que você invada outras praias, mas que não suje elas.

    RENNER
    Artistas que ficam devendo para os investidores.

    Estão entre as poucas duplas que se saem bem tanto nas músicas românticas quanto nas baladeiras. Minha música preferida da dupla(É dez,é cem, é mil) não é composição do Rick, mas valeu pela interpretação.

  • Phaell Cesar: (responder)
    12 de fevereiro de 2014 às 00:09

    Cara sobre esse trabalho novo do Rick & Renner Bom de Dança Vol.02, ficou bem bacana, mas não chegou perto de ser o que foi o Bom De Dança Vol.1, aquele teve 1 Country e o resto Vanerão, com no Stop, todo arranjado pelo Pinocchio, aquele trabalho marcou, pra mim é um dos melhores discos do Rick & Renner, ainda mais pra mim que sou apaixonado por Vanerao com letras bem elaboradas.
    O Rick disse que tem umas oito duplas no Sertanejo Universitário que da pra aplaudir, eu digo que tem menos e falo quais são “João Neto & Frederico, João Bosco & Vinicius, Jorge & Mateus e César Menotti & Fabiano.
    Sobre a mudança do Mercado o Renner citou bem, isso aconteceu por causa da pirataria, as gravadoras ficaram sem saída, e precisou buscar outro tipo de produto, eu me lembro em umas entrevistas de 2004 o Renner falando sobre Pirataria e Downloads, e resultou mesmo nesse Mercado que temos hoje.
    Sobre a dupla o que eu tenho a dizer é que sou muito fã, uma das minhas duplas favoritas, escuto desde criança, é uma das duplas que mais marcou meu passado, Rick & Renner é uma das maiores duplas, uma das mais importantes duplas, que não vivem presos a um estilo, são bem ecléticos, isso que é o mais legal, o Rick tem uma qualidade vocal sensacional, canta passando sentimento, um dos maiores compositores do Brasil, ele sim sabe fazer musicas animadas bem criativas, muito bem elaboradas, as românticas e os modão nem se fala, e o artista tem que ter a verdade musical, isso é o mais bacana, e ele é o mesmo com as câmeras em (on/off), o Renner na minha opinião é o melhor segunda voz, sem sombra de duvidas, tem uma voz muito bonita, tanto fazendo primeira quanto fazendo segunda, talento puro, vou dizer o que o Maestro Eduardo Lages disse uma vez, é o melhor e mais afinado segunda voz da musica Sertaneja.
    Marcão acertou em mais um entrevista, gostei demais.

  • Paulo Ricardo: (responder)
    12 de fevereiro de 2014 às 01:05

    Mais uma entrevista imperdível. Marcão foi no fundo do baú pedir as moda, hein? Bão dimais.

  • Reinaldo: (responder)
    12 de fevereiro de 2014 às 12:59

    Primeiramente parabéns pela excelente entrevista! Sugiro como futuras entrevistas- César Augusto, Maluly, Ataíde & Alexandre, Almir Sater, Mayck & Lyan e Zé Henrique & Gabriel.

  • Fábio Roque: (responder)
    13 de fevereiro de 2014 às 15:14

    Top essa entrevista! Safado, filou a bóia na casa do Rick! rsrsrs. Saudade Pesada é uma das minhas preferidas, adorei vendo eles cantando ela.

  • Carlos Oliveira: (responder)
    13 de fevereiro de 2014 às 23:34

    Entrevista muito boa e musicas sensacionais.
    acho que esses caras deveriam ser mais respeitados na musica sertanejo, acho que deveria ter mais musicas deles regravadas.

  • Érike Melo: (responder)
    17 de fevereiro de 2014 às 20:16

    Com todo respeito a todas… todas essas novas duplas que estão aí hj fazendo sucesso (e eu curto pra caramba essa nova música sertaneja)… Vocês são UM NADA perto desses caras! Rick e Renner, Bruno & Marrone, Zezé e Luciano, Chitão e Xororó e outras grandes duplas “tradicionais”. Pelo amor de Deus, o que é esses dois cantando? Sem maquiagem nenhuma… É de arrepiar!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.