04 mai 2012 | Notícias
Faleceu Tinoco

Uma das páginas mais importantes de toda a história da música sertaneja acaba de ser encerrada. Faleceu nesta madrugada o grande Tinoco, considerado por muitos o artista sertanejo mais importante de todos os tempos. Tinoco já tinha seus 91 anos e teve insuficiência respiratória seguida de parada cardíaca.

Apesa da longevidade, Tinoco ainda estava em atividade, se apresentando e recebendo homenagens em diversos programas de TV. No próximo domingo, por exemplo, iria ao ar uma participação sua gravada no Viola Minha Viola, gravada na última quarta-feira.

Se Chitãozinho & Xororó é considerada talvez a maior dupla sertaneja de todos os tempo, Tonico e Tinoco foram os artistas que conseguiram abrir as portas do Brasil para a música caipira. Ajudaram a popularizar um gênero que mais tarde se tornaria fenômeno nas vozes de duplas que se consideram seus pupilos. Tonico falecera em 1994 e desde então Tinoco vem carregando a bandeira da dupla.

Abaixo, um vídeo com as duplas Chitãozinho & Xororó e Sandy & Júnior interpretando uma canção que gravaram juntamente com a dupla e em homenagem a Tonico e Tinoco antes mesmo da morte do Tonico, intitulada “Coração do Brasil”, que representa bem o que representava a dupla para a música sertaneja e para o povo brasileiro. Ouçam:

9 comentários
  • Teco: (responder)
    4 de maio de 2012 às 14:18

    Morreu tinoco, velho e pobre e hoje tardiamente todos o exaltam, mas parabéns a quem o homenageou em vida !!!

  • EBERTH OLIVEIRA: (responder)
    4 de maio de 2012 às 14:19

    Símbolos da música e cultura caipira, Tonico e Tinoco, ao lado de Tião Carreiro e Pardinho, são a síntese do que é a autêntica música da roça, sertaneja na veia mesmo. O embrião de tudo de bom que veio do Sertanejo partiu dessas duas duplas. Pena que não receberam o devido valor em vida

  • emerson: (responder)
    4 de maio de 2012 às 14:31

    La se vai ultima lenda da musica caipira, agora trio de ferro esta em festa no ceu, Tiao Carreiro e Pardinho, Barrerito e Tonico e Tinoco, ceu esta em festa. Na minha opiniao maior dupla de todos tempos e Tonico e Tinoco pois venderam 150 milhoes de discos recorde que jamais sera quebrado na historia musica brasileira. Outro trio de ferro e lendario na minha opiniao são ZCeL, CHeX e LeL…So me deixa triste a situação que ele se encontrava, e hoje um cara que grava “tchu tcha” fica rico rapidinho, realmente nos brasileiros nao damos valor nas coisas certas, nao sabemos valorizar nossos idolos, a muitas homenagens que agora ele recebe sao tardias, deveriam ter sido feitas ainda viva, assim como foi feita pelo rei roberto carlos

  • Valdecir Ramos: (responder)
    4 de maio de 2012 às 17:05

    A Musica caipira esta de luto!
    Faço das palavras do companheiro Emerson, minhas palavras.
    Tudo o que se fazer agora sera tardio, deveria ser feito em vida, Homenagens, ajudas ao idolo de todos os musicos sertanejos.
    Va em paz Tinoco.

  • Bill Moura e Leonardo: (responder)
    4 de maio de 2012 às 17:11

    Deus o tenha! Fará falta.

  • Alex Lima: (responder)
    5 de maio de 2012 às 10:52

    Gente com todo respeito, se tivesse este post sendo sobre a masculinidade ou não do Luan Santana, ou fosse sobre um suposto caso do Victor chaves com a XUXA ou ainda sobre uma boa ou ruim produção do Dudu Borges, este post já estaria em pelo menos 50 comentários.

    O que acontece com vocês ? O sertanejo que nós gostamos hoje, partiu de Tonico e Tinoco, de zé fortuna, pitangueira e zé do fole, de cascatinha e inhana. O que acontece com você pergunto eu novamente ? Era pra este post estar com todos os índices de comentários batidos e ultrapassados a todos os outros. Quem faleceu foi o ULTIMO DOS CAIPIRAS VIVOS. Isso não parece muito, mas é muito forte e esta hora seria uma boa oportunidade para mostrarmos ao mundo através da internet e deste blog o quanto ele era considerado e mais do que isso RECONHECIDO pelo seu valor histórico para todos que hoje gostam e vivem da musica sertaneja.

    Se não me levarem a mau, eu gravei um versinho solado na viola, de uma das musicas mais tristes de Tonico e Tinoco chamada ” Destinos iguais ” se quiserem assistir segue o link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=L5yVul6FWNI

    Fica aqui o meu lamento e profundo respeito pela história que nos fez conhecer este ícone da musica caipira, sertaneja, sertanejo romantico, sertanejo popular, sertanejo universitário, sertanejo pop, sertanejofunk e todos os outros adjetivos !!!

  • Violeiro Sul de MInas: (responder)
    5 de maio de 2012 às 13:42

    Para nós Violeiros é uma momento de tristeza, porém a alegria de ter existido uma pessoa genial como o nosso Tinoco!

    Descanse em paz, meu ídolo e inspirador!

  • DIOGO: (responder)
    5 de maio de 2012 às 16:00

    Nossos idolos estão indo embora…

    Tinoco foi o ultimo vivo, agora como que fica nossa musica?
    Nossos herois já estão na casa dos 70…

    Desejo toda saude do mundo pra eles,
    mas como ciclo natural da vida, um dia eles não estarão
    mais entre nós, e com quem ficará o trono? quem dará continuidade?

    Na boa, a musica sertaneja ta uma merda hj…
    A gente entra aqui no blog e ve luan santana, F&S,
    JB&V e tantas outras merdas sendo colocados no pedestal…

    Cara, enquanto houver incentivo pra essa bosta ser feita,
    o cenario não mudará, não sei o que tinoco pensava a respeito
    da cena hoje, tão diferente de como ele criou…

    Enfim, lá no ceu realmente deve ser paraíso,
    pq as modas boas tão rolando só lá

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.