14 jul 2008 | Lançamentos
FELIPE E FALCÃO – BOTECO
Felipe e Falcão já têm mais de 20 anos de carreira, comemorados no ano passado com um DVD especial. No entanto, seu sucesso era bem maior no início da década de 90, com a chamada explosão sertaneja, que popularizou o estilo sertanejo contemporâneo e consagrou duplas como Leandro & Leonardo e Zezé di Camargo & Luciano. Nessa época, personalidades relacionadas à música de uma forma geral não mediam palavras para falar mal dos sertanejos. Lulu Santos, Nelson Motta e mais um punhado de gente falaram um monte, por pura inveja. Afinal de contas, o sertanejo comandava as paradas.

Foi nessa época que a dupla Felipe e Falcão tornou-se popular, com músicas compostas, basicamente por Zezé di Camargo e Fátima Leão, que era casada com o Felipe. Aliás, Fátima Leão e Felipe foram, sem sombra de dúvida, o casal mais poderoso da história da música sertaneja. Ela é a compositora com mais músicas gravadas na música brasileira. São mais de 1500 músicas com seu nome. Ele também não fica pra trás. São no mínimo 800 músicas com seu nome. Enfim, o Felipe sempre esteve entre os caras mais poderosos do universo sertanejo. Só que nos últimos anos, ele já não tem se mostrado tão poderoso assim. Foi pensando nisso que ele cedeu espaço para seus amigos o “ajudarem” a recuperar o sucesso de antigamente.

A produção do novo CD e DVD é do Edson da dupla Edson & Hudson. Várias músicas são de autoria dele. Outras são de autoria do Hudson. O Bruno (Bruno e Marrone), que é parceiro de composição do Felipe, também tem várias músicas nesse novo CD da dupla. A imensa maioria das músicas é bem naquele estilo que essa dupla ajudou a popularizar: o duplo sentido. Eis alguns versos de algumas canções: “Quem quer pirarucu pode vir, pode chegar”, “Ela só quer saber de andar com o monzão no pau”, “Não quero com limão, bate uma com mamão pra mim”. Aliás, Edson e Bruno participam da faixa “Apaga tudo e vem” compartilhando os vocais com Felipe & Falcão. Tem também uma regravação de um grande sucesso de Genival Lacerda, “Radinho de Pilha”.

O Edson almeja, com esse trabalho, ser para Felipe & Falcão o que o Rick foi para Gino & Geno. Só que o Rick resgatou Gino & Geno de um total anonimato. Felipe & Falcão não são tão desconhecidos assim. Eles têm um público fiel, aliás. Acho que é por isso que o Edson não mudou muito o estilo da dupla. Ainda predominam as músicas de duplo sentido. O que mudou foi o estilo de produção das músicas. Os músicos jovens e a mixagem mais antenada deixaram o trabalho mais moderno. A produção do vídeo também é antenada com a atualidade, ao contrário do último DVD da dupla, que pecou justamente na produção do vídeo.

Enfim, o novo DVD e CD de Felipe & Falcão é para os fãs da dupla e também para quem ainda não é familiarizado com o trabalho deles. Eu sou grande fã, principalmente da voz do Falcão, uma das mais bonitas e originais da música sertaneja, sem sombra de dúvida.

Nota: 9,0
8 comentários
  • Vincenzo Kretzinger: (responder)
    14 de julho de 2013 às 16:01

    I simply want to say I’m newbie to blogging and site-building and certainly liked you’re web page. Likely I’m want to bookmark your blog . You really come with remarkable writings. Cheers for revealing your blog.

  • visit this site: (responder)
    17 de julho de 2013 às 19:13

    You’re so interesting! I do not think I’ve read a single thing like this before. So great to discover another person with original thoughts on this subject. Really.. thank you for starting this up. This web site is something that’s needed on the web, someone with a little originality!

  • more information: (responder)
    18 de julho de 2013 às 01:20

    I do trust all of the concepts you have presented to your post. They are really convincing and will definitely work. Nonetheless, the posts are very short for novices. Could you please extend them a bit from next time? Thank you for the post.

  • this post: (responder)
    18 de julho de 2013 às 16:23

    After I originally left a comment I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I receive 4 emails with the same comment. Perhaps there is a way you can remove me from that service? Appreciate it!

  • uk seo reviews: (responder)
    19 de julho de 2013 às 03:46

    Pretty! This was a really wonderful post. Thanks for supplying this information.

  • web link: (responder)
    20 de julho de 2013 às 01:16

    I blog often and I genuinely appreciate your content. The article has truly peaked my interest. I am going to take a note of your website and keep checking for new details about once a week. I opted in for your RSS feed too.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.