25 ago 2008 | Lançamentos
FERNANDO & SOROCABA – BALA DE PRATA AO VIVO

Eu já falei diversas vezes em nosso blog sobre as características das duplas da atualidade que as diferenciam dos veteranos e as fazem amadas pelo público. A dupla Fernando & Sorocaba, com o novo CD e DVD Bala de Prata Ao Vivo, lançado em maio deste ano, reuniu em um só CD todos os pré-requisitos necessários pra estourarem. Melhor dizendo, eles inauguraram, com esse trabalho, um novo degrau na corrida pelo sucesso no segmento universitário. Qual degrau é esse? O degrau da “capacidade de criação e inovação”.

Conforme eu já havia dito em outras ocasiões, pra uma dupla ou artista se dar bem na atual conjuntura da música sertaneja, é preciso se mostrar capaz de criar canções e arranjos cativantes. O segundo semestre de 2008 é o marco do fim das regravações no segmento universitário e o início de um intenso processo criativo por parte das duplas. Só pra se ter uma noção, dentre as duplas nas quais apostei para essa segunda metade do ano, pelo menos três estão com um trabalho composto pelo menos 90% por músicas inéditas. Dentre as regravações, apenas as do próprio repertório. Uma dessas duplas é Fernando & Sorocaba.

Das 20 canções do DVD e CD “Bala de Prata Ao vivo”, apenas uma (a faixa 14, que é um pout pourrie de grandes sucessos da música country norte-americana) não é de autoria do Sorocaba. Todas as outras 19 canções são dele e, diga-se de passagem, são canções muito bem concebidas, com letras inteligentes e muitíssimo bem elaboradas. Os arranjos do CD foram todos criados pela dupla com o auxílio da própria banda. A produção do áudio do CD e a direção do show ficou também por conta do Sorocaba (com o auxílio de Ivan Miyazato no áudio e de Vando Mantovani no vídeo, dois nomes trazidos pela Universal Music) , que ainda é o responsável por violino, gaita de boca, um dos violões de aço e a primeira voz. Ou seja, a dupla concentrou para si própria todas as etapas da produção do CD, desde a composição das músicas.

O cenário do show é um sítio às margens de um rio, localizado em Santa Fé, no Paraná, estado de origem da dupla. Aliás, outro diferencial das duplas de sucesso na atualidade é a consideração que todas demonstram pelos locais de onde vieram e/ou que as consagraram (É só ver os casos de César Menotti & Fabiano com BH e de Victor & Léo com Uberlândia, por exemplo).

Fernando & Sorocaba, aliás, poderiam muito bem estar na lista do Top Five da semana passada. Nesse CD, nenhum nome conhecido participou sequer da produção do CD, muito menos na banda ou na composição de nenhuma das músicas. O próprio estilo da dupla é diferente do estilo das outras duplas e artistas. Eles são bastante influenciados pelo country norte-americano clássico, sem sombra de dúvida. Optaram por deixar de lado viola caipira e acordeon nesse CD (instrumentos que o sertanejo universitário ajudou a resgatar para o público jovem) e se concentraram nos violões, violino, gaita de boca e guitarra na concepção dos arranjos. Aliás, isso já era perceptível no primeiro CD, “Ao Vivo em Londrina”, que serviu de pontapé inicial no estilo dos dois.

Fernando & Sorocaba lembram um pouco Victor & Léo, por causa da intensa capacidade criativa da dupla e por possuírem um estilo peculiar. Espero que, assim como os irmãos mineiros, eles alcancem o topo do sucesso em todo o Brasil. Porque é disso que a música sertaneja precisa: idéias novas.

Nota: 9,0

5 comentários
  • Tran Hagin: (responder)
    14 de julho de 2013 às 19:14

    I just want to mention I am just newbie to blogging and really enjoyed you’re web page. Most likely I’m going to bookmark your blog . You absolutely have awesome posts. Thanks a lot for revealing your web-site.

  • Tim Servidio: (responder)
    17 de julho de 2013 às 04:53

    This really answered my problem, thank you!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.