06 mai 2009 | Reviews
Fernando & Sorocaba – Vendaval – UPDATE
Ao escrever o review e citar Fernando & Sorocaba como a dupla que melhor utiliza a influência country no Brasil, eu estava ciente que comentários intrigados seriam feitos. Algumas observações:

* Edson e Hudson NÃO são 100% country. Começaram numa linha country, sim, mas sempre com elementos de outros estilos integrados, tais como as guitarras de rock, ainda mais utilizadas por eles em tempos recentes.

* Chitãozinho & Xororó NÃO são 100% country. Poxa, são 40 anos de carreira, sempre oscilando entre estilos, mas sempre criando ou fazendo parte de tendências, entre elas a influência da música country em uma canção ou outra.

* Por que toda vez que eu falo bem do Fernando & Sorocaba todo mundo questiona? Pra mim só o fato de um artista cantar apenas músicas próprias já demonstra competência o suficiente. Quando as músicas são legais, ainda que só um pouquinho, melhor ainda.

* Gravar versões de músicas country norte-americanas (assim como Edson & Hudson e Chitãozinho & Xororó) não é ser influenciado pelo estilo. Ao contrário. Trata-se, na minha opinião, de pura e simples falta de criatividade. Versões, aliás, que já foram quaaaase que completamente abolidas do método de trabalho das duplas citadas. Que eu saiba, Fernando & Sorocaba não gravaram versões nesse disco, o que pra mim já é uma atitude mais louvável que fazê-lo.

* Eu disse que Fernando & Sorocaba PODERIAM ser a primeira dupla 100% country do Brasil porque, fora as musiquinhas universitárias (duas ou três em todo o CD), TODAS AS OUTRAS são numa levada legitimamente country, o que faz desse CD praticamente um disco de música country, com músicas inéditas, o que é bem mais respeitável.

Bom, é isso. Qualquer coisa, xingamentos liberados nos comentários.

6 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.