14 out 2010 | Artigos
Foram anos para ficar na Memória…

Um dias desses, olhando algumas fotos antigas lembrei-me do finalzinho dos anos 90, início de 2000. Os primeiros anos dessa década (2001 e 2002), foram muito importantes para a música sertaneja, arrisco até dizer que foram os mais importantes. Não faz muito tempo, são só oito, nove anos, mas aconteceu coisa para caramba.

Em 2002, logo no começo do ano um peão entrou no Big Brother Brasil, e trouxe junto com ele toda a cultura caipira. Parece que do dia para a noite os olhos do país inteiro estavam voltados para a roça. Era a segunda temporada do reality e o tema do “Cowboy Rodrigo” no programa era “Clima de Rodeio”, aquela musiquinha que grudou que nem chiclete e tocou até enjoar.

A pirataria ainda não era como hoje e nem haviam os downloads. Mesmo assim, de uma hora para outra apareceu entre os pirateiros um CD chamado “Coletânea Country” (que de country mesmo não tinha nada), era sertanejo mesmo e era sensacional, tenho uma cópia aqui em casa até hoje (riscada, mas tenho). Tinha a música “Dá Dá Dá” cantada pelo locutor Gleydson Rodrigues, a “Raimunda” da dupla Teodoro & Sampaio, “Clima de Rodeio” do grupo  Dallas Company e mais um punhado de músicas legais. O tal CD virou uma febre e até quem não gostava comprou.

Bruno & Marrone ainda colhiam os frutos do CD “Acústico Ao Vivo” gravado em 2001 e “Dormi na Praça”, “Vida Vazia”, “Feriado Nacional” e “Amor de Carnaval” ainda tocavam demais. Nesse ano chegaram a vender 1 milhão de cópias e em 2002 ganharam o Grammy Latino. Para fechar 2002 com chave de ouro gravaram o CD “Sonhos, Planos, Fantasias” que tinha “Ligação Urbana”, “Agora Vai” e “Credo em Cruz, Ave-Maria”.

Também em 2002, Edson & Hudson despontavam e estouravam com o CD “Acústico Ao Vivo” gravado naquele mesmo ano. “Azul”, “Festa Louca” e “Mil Razões para Chorar” alcançavam os primeiros lugares nas paradas de todo o Brasil e na minha casa só dava eles. “Só Alegria”, gravada em 2001 colocou Rio Negro & Solimões em evidência e seu “Ensaio Acústico” gravado em 2002 também ganhava o Brasil puxado por “Tô por Aí” e “Estrela Guia”. Em 2003  outro sucesso: o disco ” Na Sola da Bota” fez todo mundo dançar”.

Gino & Geno vinham do bem sucedido disco “Coração Cigano” de dois anos antes, e gravaram em 2002 “Ela Chorou de Amor”, o CD era muito bom e colocou a dupla de volta na “boca da galera”. Além da faixa título, o trabalho ainda tinha “Mulher Que Não Dá Voa” e “Sou Feio Mas Tô Na Moda” que fizeram bastante sucesso.

Pela quantidade de bons trabalhos lançados, pela qualidade das músicas estouradas, 2001 e 2002 podem ser considerados anos chave para a música sertaneja. Outros anos foram bastante fortes mas esses tiveram  um gostinho especial para mim. Os grandes resultados do início da década se estenderam pelos anos seguintes e levaram a autora Glória Perez a escrever a novela América, que foi ao ar em 2005 com uma forte temática Country/Sertaneja. O folhetim mostrava o mundo dos rodeios, aqui e nos Estados Unidos e deu um impulso ainda maior para a nossa música e criou uma verdadeira febre de comitivas e casas noturnas.

Em São Paulo já existiam a algum tempo o Caipirão, o Caipiraço e o Caipiródromo, casas segmentadas em sertanejo, mas depois dessa época outras foram surgindo, como o Villa Country. Comitivas então, parecia arrastão em praias do Rio de Janeiro, era muito interessante ver todos dançando passinhos juntos e vestindo as mesmas cores.

Hoje os tempos são outros, bons também, mas iguais ao início da década passada pelo menos para mim não vai haver nunca mais. Existia uma coisa diferente, um clima de paixão no ar, sei lá. Acho que era por causa do romantismo das músicas que bombavam por todos os lados. Não haviam redes sociais, nem Twitter, nem Orkut, mal haviam computadores. Mas nessa época, o povo e até os artistas pareciam sorrir mais e ser muito mais felizes. Foram anos para ficar para sempre na memória…

8 comentários
  • Fletcher Greenfeld: (responder)
    12 de julho de 2013 às 23:46

    Many thanks for this post! Some really inspriational designs here. LC

  • new jordan releases: (responder)
    17 de julho de 2013 às 08:53

    I have been absent for some time, but now I remember why I used to love this website. Thanks, I’ll try and check back more often. How often do you update your blog?

  • BCLS Certification: (responder)
    18 de julho de 2013 às 16:41

    Hello to all, how is all, I think every one is getting more from this web site, and your views are good in favor of new users.

  • Lenard Leewright: (responder)
    19 de julho de 2013 às 01:38

    There could be so significantly excellent info within this individual web-site. Consumers sure do possess a lot on his / her brains. Continue the truly great performance!

  • how to get thousands of followers on instagram: (responder)
    19 de julho de 2013 às 09:58

    Hi there, I just want to tell you, you’re dead wrong. Your own blog does not make any sense.

  • sally hansen gel nail kit: (responder)
    19 de julho de 2013 às 13:18

    This is very interesting, You are an overly professional blogger. I have joined your rss feed and sit up for in quest of extra of your magnificent post. Also, I have shared your website in my social networks

  • This Web-site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 15:37

    Hi mates, how is the whole thing, and what you would like to say concerning this article, in my view its actually amazing for me.

  • byll: (responder)
    2 de maio de 2016 às 01:15

    qual era o nome do cd que tina o da da da

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.