11 ago 2008 | Lançamentos
GILBERTO E GILMAR – AO VIVO

Gilberto e Gilmar são uma dupla das antigas que se mantém na ativa, com uma quantidade razoável de shows. De alguns anos pra cá, eles optaram por seguir a linha cômica, mais ou menos na mesma linha de Gino & Geno, Felipe & Falcão, Teodoro & Sampaio e outros, só que sem o uso excessivo das músicas de duplo sentido. Eram canções engraçadas, mas nem sempre de duplo sentido. Quem esperava, então, um CD e DVD nessa linha deu com os burros n’água.

O novo trabalho da dupla é uma regravação (mas nem por isso uma releitura) das grandes canções que a dupla gravou durante toda a carreira. Já é o terceiro CD ao Vivo da dupla, se eu não me engano, e o repertório é quase sempre o mesmo em todos eles. Estão no CD canções como “Capa de Revista”, “Só mais uma vez”, “Música da saudade”, “Assino com X” e outras.

Eu disse que não chega a ser uma releitura das músicas da dupla, porque eles não mudaram os arranjos originais nem nada. As músicas foram gravadas novamente, damesma forma que o foram antigamente. Instumentos de sopro trabalham à profusão neste CD e DVD. Não há novidades. Isso pode ser encarado como preguiça por alguns, mas eu prefiro encarar como um tributo da dupla aos fãs que os acompanham desde o início da carreira.

Um dos diferenciais deste CD com relação aos outros trabalhos “ao vivo” da dupla são as participações. O CD tem a participação da dupla Pedro Bento & Zé da Estrada (veteranos com mais de 50 anos de carreira), do cantor Uirapuru, do coral da LBV e de Agnaldo Timóteo, aquele mesmo, na canção “Verdes Campos de Minha Terra”. Da mais recente fase da dupla, temos canções como “Vamo quebrá tudo”, que fez sucesso com o programa do Ratinho (que auxiliou na produção do DVD).

O maior diferencial deste trabalho, no entanto, é o local onde ocorreu a gravação, o que reforça o que eu disse quanto ao CD ser um tributo aos fãs mais antigos. O DVD foi gravado em um circo, com tenda e tudo. Pra quem ainda não sabe, foi no circo que a maioria dos artistas mais antigos se consolidou, como Chitãozinho & Xororó, Milionário & José Rico, Léo Canhoto & Robertinho e até Edson e Hudson que já têm quase 30 anos de carreira. O visual, ainda ssim, ficou meio fraco, sem muita produção.

Pra quem gosta de modão tal como eram antigamente, o CD é ótimo. Pra quem gosta de novidades, nem tanto. É definitivamente indicado pra quem sempre acompanhou a carreira de Gilberto & Gilmar.

Nota: 7,5

4 comentários
  • sergio pires: (responder)
    29 de março de 2012 às 23:10

    Parabens pela avaliacao de quem entende de musica, mas a nota eh 10. Essa eh a melhor dupla sertaneja , e a qualidade das musicas eh incontestavel. Parbens p quem entende de musica sertaneja.

  • sergio pires: (responder)
    29 de março de 2012 às 23:16

    E hj eh a gravacao do segundo DVD. Esse vai ser mais um de sucesso. Parabens Gilberto e Gilmar.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.