02 abr 2013 | Notícias
Gusttavo Lima e sua quase aposentadoria

Na semana passada o assunto nos Trending Topics Sertanejos, rs, foi uma declaração inesperada do Gusttavo Lima durante um show em Iporé-SP, na qual ele alegava que estaria cansado e que aquele provavelmente seria seu último show. Alguém filmou a tal declaração e postou no Youtube e na segunda-feira o vídeo pipocou nas redes sociais e, consequentemente, nos principais veículos de imprensa, sertanejos ou não. Para quem não viu o tal vídeo, ei-lo:

Como era de se esperar, essa declaração causou rebuliço. Aliás, sem querer fazer comparações com episódios recentes mas já fazendo, tudo isso só mostra mais uma vez o quanto o público é impressionável e o quanto a imprensa é sensacionalista. O público por pura inocência, a imprensa por puro oportunismo. Bastou um pequeno desabafo de um jovem artista provavelmente esgotado por conta de sua agenda de mais de 20 shows mensais, sem férias há sei lá quanto tempo, que todo mundo já começa a acreditar ou fazer os outros acreditarem que o que foi dito por ele realmente ia acontecer.

Para apaziguar os ânimos, pouco tempo depois da divulgação do vídeo o Gusttavo Lima emitiu uma declaração através de sua página oficial no Facebook, dizendo o seguinte:

gusttavo

Não me manifestei na semana passada porque estava esperando para ver até onde iria a repercussão do caso, já que na quinta-feira o Gusttavo Lima faria dois shows em São Paulo, um deles no Credicard Hall, com imprensa presente em peso. Obviamente esse assunto seria abordado em entrevistas, como de fato foi, e tudo seria devidamente esclarecido. Cobraram de mim uma opinião a respeito do assunto através do Twitter. Pois bem. Cá estamos nós.

Batendo novamente na tecla da inocência do público e no oportunismo sensacionalista da imprensa, faço a vocês leitores uma pergunta, sem entrar em nenhuma teoria conspiratória: será que o Gusttavo Lima deixaria mesmo de cantar assim de um dia para o outro? Será mesmo que ele simplesmente entrou no palco aquele dia resolvido a fazer seu último show? Será que ele simplesmente deixaria de honrar todos os compromissos marcados para depois daquela data? A meu ver, nenhum artista cometeria um erro tão grande assim sem pelo menos tomar as devidas precauções.

É uma questão de lógica, ora bolas. Se essa declaração fosse fruto de uma decisão muito bem analisada e não apenas de um desabafo momentâneo feito por conta de uma possível estafa, é óbvio que as coisas aconteceriam de forma diferente. Não é simplesmente subir no palco e dizer: “a partir de amanhã não canto mais”. Ainda que a imprensa tenha resolvido pintar o fato como se assim fosse.

Gusttavo Lima é um artista muito jovem, ainda mais se comparado aos veteranos do sertanejo. E, mesmo jovem, ele acumula nada menos que 14 anos de carreira. Recentemente, perdeu uma irmã. Não vê a família tanto quanto gostaria. Por mais bobo e demagogo que pareça, por trás da carapaça do artista, do produto da mídia, existe uma pessoa, um filho, um irmão. Uma hora ou outra, essa vontade de levar uma vida um pouco mais tranquila, mais próxima dos entes realmente queridos, longe dos bajuladores que o próprio Gusttavo Lima já declarou abominar em recentes declarações no Twitter, pode simplesmente bater um pouco mais forte. O único erro, se é que isso pode ser considerado um erro, foi ter falado sobre isso durante um show, perante um grande público.

Imagina o quão ruim para um artista deve ser assistir ou ler veículos da imprensa marrom toda semana dizendo coisas ou mostrando fatos que jamais existiram, ou, se existiram, que não significaram absolutamente nada, apenas porque o cara atrai audiência. É um tal de “Gusttavo Lima está chateado com a noiva porque ela tirou fotos sensuais”, “Gusttavo Lima fuma cigarrinho suspeito”, “Gusttavo Lima está brigado com Jorge & Mateus”, “Ex-affair de Gusttavo Lima mostra mensagens enviadas pelo cantor e garante que ficou com ele”, etc, etc, etc e etc. Infelizmente, a área da “fofoca” na imprensa brasileira está cada vez mais próxima da americana.

Até pouco tempo atrás, ainda havia um certo respeito à intimidade do artista. Agora, a ordem é dissecar a imagem de quem está em alta na mídia até que nada mais possa ser sugado dali. E se o artista ousar em reclamar, os veículos de fofoca passam da noite para o dia a queimar a imagem do mesmo numa espécie de vingança ou simples demonstração de força. “Se não nos deixar falar de você da forma como queremos, a gente acaba com a sua carreira“. Isso já acontece há tempos nos Estados Unidos. Por isso vemos princesinhas do pop ficando loucas a ponte de rasparem a cabeça, só para citar um exemplo.

O Gusttavo Lima cresceu na mesma região onde a minha família foi criada, nos arredores de Patos de Minas. Um de seus empresários, inclusive, que é da mesma região que ele, foi aluno do meu pai, vejam só. Essa região, assim como diversas outras do Brasil, é uma região de gente extremamente simples, humilde. Imagina só como é para um garoto criado na roça sair de um ambiente assim para se tornar assunto nas revistas de fofoca e coisas do gênero. Juntemos isso à quantidade de shows que ele faz por mês e ao fato de que a sua equipe não tira férias há um tempinho razoável. Seria necessária uma equipe de psicólogos acompanhando o artista e sua trupe na estrada para que ele pudesse lidar com tamanha exposição e intensa rotina de trabalho sem se deixar abater. Fora as milhares de teorias conspiratórias que surgem cada vez que um episódio como esse pipoca na mídia. É, de fato, muito difícil lidar com a fama. Principalmente quando se é jovem.

Para uma coisa, pelo menos, serviu esse desabafo do Gusttavo Lima. Ele já declarou que a partir de agora fará questão que pelo menos uma pessoa de sua família esteja presente durante sua turnê. E daqui a algum tempo pretende diminuir o ritmo de shows. Não agora, afinal de contas mesmo com o cansaço, o stress e o abalo emocional, ele e não apenas seus empresários sabe que o momento positivo da carreira de ser muito bem aproveitado. Pode ser que um dia chegue mesmo a hora de parar ou de pelo menos dar uma pisada no freio. Só não é agora.

28 comentários
  • fabio: (responder)
    2 de abril de 2013 às 13:39

    o problema do Gusttavo lima é o empresário, o gusttavo é muito gente boa, o que ele quer é se livrar do empresário.

  • Marijleite: (responder)
    2 de abril de 2013 às 13:48

    Concordo com seu texto, sei um pouco sobre o lugar onde o Gusttavo Lima nasceu e morou, um lugar bem simples, e agora a vida dele está totalmente mudada, e isso não tem só o lado bom.
    Como você disse, ele também é humano e uma parte da imprensa tem muito interesse em transformar um desabafo de um momento de cansaço no fim da carreira do cantor por motivos mirabolantes.
    Acho que sim, o Gusttavo Lima deve tentar conciliar melhor a carreira e a vida pessoal, diminuir um pouquinho o ritmo, afinal, o tempo não volta e a gente não pode prever o futuro.
    Falando em Gusttavo Lima, sinto falta das músicas mais românticas que tinham mais destaque no início do sucesso dele.
    http://www.petalasdeliberdade.blogpost.com.br

    • Roberto: (responder)
      2 de abril de 2013 às 15:04

      Segundo ele mesmo o proximo cd que tem como parceria o zezé, vai voltar a ter musicas romanticas do estilo daquelas do começo da carreira

  • alessandro: (responder)
    2 de abril de 2013 às 14:39

    O que mais me surpreendeu foi que muita gente gostou da noticia e pediu pra ele parar que é para o bem de seus ouvidos, mas acredito que são os rockeiros da vida hehe

    • Adalton Sertanejo: (responder)
      2 de abril de 2013 às 17:23

      Com certeza falaram isso por pura inveja. Ou do sucesso dele ou da música sertaneja.

  • Timothy Nery: (responder)
    2 de abril de 2013 às 14:46

    Eu entendo o “lado humano”, mas sinceramente não acho justo esse tipo de manifestação, embora ele tenha TODO O DIREITO DE FAZÊ-LA….

    É como jogador de futebol milionário….não pode cuspir no prato cara…

    Tá certo que 99% dos fãs vão defender e venerar o cara…

    Mas ele tem sim o livre arbítrio para fazer quantos shows ele quiser, independente do tipo de contrato que tiver…se faz 30 shows por mês, é porque quer sim…não há dúvidas disso…é para aproveitar o momento…a fase….a grana…tanto ele quanto todos que estão em volta…isso é inegável…

    Ele conquistou o que praticamente TODOS os artistas sertanejos (pequenos e médios) sonham conquistar um dia…

    Ele e qualquer artista tem que desabafar com psicólogo…mãe…irmã….

    É o mesmo caso do zezé di camargo e luciano…que ainda conseguiram roubar todos os holofotes da gravaçao do dvd do fernando e sorocaba com aquele papelão…

    enfim…um desabafo…hehe…se ele pode eu posso….kkkk

  • Mari: (responder)
    2 de abril de 2013 às 14:54

    Fato que uma psicoterapia é perfeita para todos nós, nada como o autoconhecimento e o domínio de si mesmo perante os desafios do dia a dia, e os artistas pessoas públicas, precisam ter um cuidado redobrado nos desabafos porque pode destruí-los, hoje a mídia é um dos poderes dominantes, e o povão deveria ficar mais atento a essa manipulação de massa que sofremos todos os dias, constantemente.

    Que Deus abençoe o Gustavo o proteja e o ilumine, porque seus dias não tem sido fáceis,a perda da irmã ainda é recente e com certeza ele precisa de um tempo para se fortalecer emocionalmente e espiritualmente.

    Abraços Marcão, parabéns por sua abordagem ética e sensata, fugindo a tendência oportunista e sensacionalista, que Deus abençoe e que seu trabalho tenha cada vez mais destaque e reconhecido, a sociedade precisa de jornalistas com essa postura.

  • Daniel Assis: (responder)
    2 de abril de 2013 às 17:16

    Eu acho que TODOS esses sertanejos de destaque deveriam dar uma diminuida no ritmo de shows e compromissos! Isso seria bom pra eles e equipe que descansariam e tambem para o mercado musical que precisaria revelar novos talentos pra suprir essas lacunas deixadas pelos grandeS!

  • Anônimo: (responder)
    2 de abril de 2013 às 17:17

    marketing…

  • Fabio Nizza: (responder)
    2 de abril de 2013 às 17:50

    Sem falar na familia dos musicos, quantos casos que não vem a tona, como esposas em depressão, musicos doentes etc…nem tudo que reluz é ouro!

  • deco pires: (responder)
    2 de abril de 2013 às 17:58

    Pra mim isso foi o MKT mais barato,
    não precisou nem tomar remedio com Whisky.

    Não precisou falar que marmanjo chorou
    ouvindo “A musica mais linda do mundo” que só seria lançada 1 mês depois…

    Não precisou inventar uma namorada.

    Não precisou falar q traiu a muie 10 anos…

    Enfim, aprendam aspirantes, como se faz um MKT
    lindo com apenas uma frase!

  • Allysson Lourenço: (responder)
    2 de abril de 2013 às 18:27

    Acho que ele tomou umas cachaças antes de subir no palco e acabou desabafando o que sentia !

  • Boré Loureiro: (responder)
    2 de abril de 2013 às 18:38

    Acho que o desabafo foi sincero.
    E a força do contrato tb!

  • Ana Maria Magalhaes: (responder)
    3 de abril de 2013 às 17:42

    Sinceramente acho ele sem estrutura psicológica para isso. Vive se exibindo em redes socias, aparece diariamente em sites de fofoca por conta disso e mais pelas coisas que faz ou fala do que pelo trabalho. Fala que está esgotado, cansado e tal mas já está pipocando que fará participação em novela da Globo. Porque não focar na música sertaneja ? No trabalho ? Se está puxado com os shows ainda arruma tempo para fazer novela ? Só resta concordar que é MKT mesmo e que isso tudo é porque ele é muito jovem. Mas o Luan é tão jovem quanto é não vive fazendo tanta besteira.

  • jessica: (responder)
    7 de abril de 2013 às 04:54

    bora gusttavo vc e o inventor dos amores vamo quue vamo

  • Clemente Demski: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:14

    I just want to tell you that I’m all new to blogging and site-building and honestly savored your blog site. Probably I’m want to bookmark your blog . You absolutely come with superb articles and reviews. Kudos for sharing with us your website page.

  • cheap car insurance quote: (responder)
    20 de julho de 2013 às 08:38

    This is getting a bit more subjective, but I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful, has more flair, and some cool features like ‘Mixview’ that let you quickly see related albums, songs, or other users related to what you’re listening to. Clicking on one of those will center on that item, and another set of “neighbors” will come into view, allowing you to navigate around exploring by similar artists, songs, or users. Speaking of users, the Zune “Social” is also great fun, letting you find others with shared tastes and becoming friends with them. You then can listen to a playlist created based on an amalgamation of what all your friends are listening to, which is also enjoyable. Those concerned with privacy will be relieved to know you can prevent the public from seeing your personal listening habits if you so choose.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.