15 set 2008 | Lançamentos
HUGO PENA & GABRIEL – AO VIVO

Eu já havia incluído essa dupla no top five de “apostas para o segundo semestre” antes mesmo deles lançarem este novo CD e DVD. De certa forma, minhas previsões estão se confirmando. Com a assinatura do contrato com a Som Livre, a dupla Hugo Pena & Gabriel emplacou uma canção na trilha sonora da novela das oito, assim como a dupla Rud & Robson, também contratada da Som Livre. Mas será que estão indo no caminho certo?

Um dos pilares da divulgação deste novo trabalho foi o fato de ter sido gravado em um estádio. Isso fez com que muita gente pensasse que seria algo mais ou menos como o DVD da Ivete Sangalo no Maracanã. Só que não foi tão impactante assim. O local foi simples e, na verdade, não chamou muita atenção. Talvez porque o estádio de Maringá não seja tããão imponente.

Do DVD da Ivete também foi “extraída” a diretora: Joana Mazzuchetti (acho que é assim que se escreve). Mas o fato é que ela não fez diferença nenhuma. Seu nome aparece nos créditos como co-diretora, mas o trabalho nesse DVD não se aproxima nem um pouco do que ela fez com a Ivete ou com Bruno & Marrone no último DVD. A presença do nome dela nos créditos provavelmente serve só como chamariz. Mesmo porque o cenário do DVD é simples, composto basicamente de leds formando o nome da dupla ao fundo. E só. Nada de mega-estrutura de telões, formando desenhos que se alternam de música pra música.

Foram esses os defeitos que eu pude constatar neste trabalho. Houve uma preocupação excessiva da dupla em mostrar um trabalho aparentemente “grandioso”. Mal sabiam eles que seria nas coisas mais simples que se esconderia a beleza deste DVD.

Pra começar, a execução. Banda entrosada e arranjos simples e belos deram um toque especial nas canções. Fugindo um pouco da tendência atual, este DVD conta com algumas regravações. Mas na verdade são regravações que já haviam sido realizadas no último trabalho da dupla, e que foram resgatadas novamente por terem feito sucesso na voz dos dois. As outras canções gravadas também foram muito bem escolhidas. Aliás, muitas não são composições da dupla. Só uma observação: não sei o que tanto o pessoal vê na canção “Coisas Exotéricas”, também presente neste DVD. É tanta gente gravando essa música que vai ser difícil depois saber quem foi o responsável por seu sucesso, se ela chegar a fazer.

Uma novidade também fez diferença. Foram 19 canções gravadas no estádio e mais 5 gravadas em estúdio, uma delas com a participação de Rud & Robson, seus colegas de gravadora. Isso trouxe um “Q” a mais ao disco. Só que a participação de Rud & Robson ficou muito exagerada. Ficou claro que foi imposição da gravadora. Não é comum uma dupla nova gravar um trabalho para o mercado nacional com participação de uma dupla não muito conhecida. Porque é fato que Rud & Robson ainda não atingiram o que a Som Livre espera deles em termos de sucesso.

Só que o maior diferencial deste disco, que com toda a certeza o torna convincente e verdadeiro, foi a chuva. Isso mesmo: choveu no dia da gravação. E foi essa chuva que deu a alma que o DVD precisava. Hugo Pena & Gabriel poderiam ter entrado em desespero com a chuva caindo e, teoricamente, arruinando a gravação. Mas não. Eles se mantiveram firmes e tomaram chuva junto com o público. Com isso eles mostraram garra e determinação, não deixando a peteca cair em momento algum. Chega a ser emocionante assistí-los cantando com a camisa toda molhada de chuva. Nem se fosse proposital essa chuva teria sido tão oportuna.

Nota: 7,5

6 comentários

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.