22 jun 2009 | Reviews
IMPRESSÕES DE UM OUVINTE – Ataíde & Alexandre – Ao Vivo em Vitória – ES

ataideealexandreaovivoe

Como começar um review sobre o novo lançamento de Ataíde & Alexandre? Ainda mais levando em conta que o lançamento desse disco se deu de uma forma bem rápida, se formos analisar como funciona o segmento. Em minhas aventuras corrigindo as antigas postagens do blog, me deparei com vídeos de DVDs que ainda nem foram lançados, vídeos esses que eu postei há quase um ano atrás. E esse disco foi gravado há pouco tempo.

O fato é que Ataíde & Alexandre são uma dupla respeitada no segmento. E faltava pra eles um DVD de alto nível. É o primeiro da carreira deles, o que chega a ser meio estranho, em se tratando de uma dupla teoricamente de renome. Mesmo tendo lançado um CD há pouquíssimo tempo, não exitaram em apressar o lançamento desse DVD. Creio que tenha sido uma decisão acertada, assim como o local da gravação e a produção.

O estado do Espírito Santo é muito importante para a carreira deles. Pelo menos é o que tentam deixar bem claro durante o making off e os extras. A cidade de Vitória foi sem dúvida uma escolha acertada, dado esse prestígio que eles conseguiram no estado junto ao público. A escolha correta do local permitiu que fosse realizada uma gravação de grandes proporções. Nada de um pequeno público. Muita gente compareceu à gravação. Participaram das canções com vontade e tals. E isso é sem dúvida um dos principais pontos desse disco. Um grande palco, uma grande estrutura. Tudo isso contribuiu na qualidade do produto final.

O repertório, em si, é padrão. Nada de novidades. Predominaram as canções consagradas do repertório da dupla. Mesmo porque, como eu disse, o DVD pareceu ter sido feito meio às pressas, isto é, para atender às necessidades do mercado. Todo mundo sabe que sem um DVD hoje não se vai a lugar nenhum. E já passava da hora de uma dupla do prestígio de Ataíde & Alexandre ter um DVD. Então creio que não houve tempo para a dupla selecionar um bom repertório de canções inéditas, mesmo sendo o Alexandre um dos maiores compositores do Brasil. Tem outra: eles tinham acabado de lançar um CD e mal trabalharam as músicas. Então se gravassem algumas dessas canções no DVD, passariam como inéditas. Talvez isso soe meio preguiçoso, sendo o Alexandre um mega compositor. Mas aparentemente foi essa a idéia que tiveram.

Sobre as participações, nada de explendoroso. Ricardo Chaves faz uma participação em um axé (claro) e a banda de forró Namoro Novo num forró (claro). Na capa do DVD é anunciada uma participação de Zezé di Camargo na faixa “Deus me livre”. Não se enganem. Essa participação nada mais é que um breve depoimento, inserido no meio do vídeo. Zezé gravou o vídeo em um estúdio. Agora eu me pergunto: pra quê colocar esse vídeo no meio do filme, isto é, do vídeo do DVD? Se era só um depoimento, bastava colocar nos extras e pronto. Colocar um vídeo de um depoimento no meio da edição do DVD apenas pra justificar uma “fictícia” participação do Zezé di Camargo no disco é um tanto piegas. Fica parecendo que a dupla não confia no próprio taco.

Exceto esse depoimento totalmente fora do contexto, o DVD é pelo menos interessante. Uma grande estrutura, uma banda incrível, apesar de seguir o padrão das duplas sertanejas com anos de estrada. Estão lá Albino Infantozzi e companhia, ou seja, só os medalhões das gravações dos grandes nomes dos anos 90. Convenhamos que isso não é nem um pouco garantia de um DVD bem feito. Grandes discos são gravados com bandas novatas hoje em dia. Aliás, eu acho até aconselhável cada dupla ter a sua banda, afinal isso auxilia e muito na criação de um estilo peculiar e inédito. Mesmo assim, vale assistir. Afinal, são Ataíde & Alexandre. E se tanta gente fodástica puxa o saco deles, algo de bom eles devem ter pra oferecer…

Nota: 7,5

5 comentários
  • Dewitt Crabb: (responder)
    14 de julho de 2013 às 19:39

    I just want to tell you that I am all new to blogging and site-building and actually enjoyed this blog site. More than likely I’m going to bookmark your blog . You certainly come with awesome stories. Thanks a bunch for revealing your blog.

  • Vernita Basista: (responder)
    16 de julho de 2013 às 23:16

    I was very pleased to find this web-site.I wanted to thanks for your time for this wonderful read!! I definitely enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you blog post.

  • visit the website: (responder)
    17 de julho de 2013 às 22:32

    Deference to author, some good entropy.

  • notariusz grodzińska: (responder)
    25 de julho de 2013 às 14:21

    great !

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.