04 nov 2009 | Reviews
I.U.O. – Gian & Giovani – Gian & Giovani

PROMOÇÃO RELÂMPAGO – LEONARDO NO CREDICARD HALL

E começa a temporada de reviews de fim de ano aqui no Blognejo. O primeiro da lista é o do novo CD da dupla Gian & Giovani. Sem mais delongas, vamos aos trabalhos…

gian-e-giovani

Depois de um longo tempo sem lançar nada, muito disso, claro, devido a problemas de ordem pessoal (a mãe deles faleceu no início do ano), a dupla Gian & Giovani enfim lança um NOVO trabalho. E a palavra “NOVO” com o maior destaque possível, diga-se de passagem.

Quem acompanha a carreira da dupla já sabe mais ou menos a linha que eles gostam de seguir em suas canções. Trabalhos geralmente divididos em canções dançantes e músicas românticas com letras contando alguma história. “O grande amor da minha vida” falava de uma moça que envia um convite de casamento para seu primeiro amor, assumindo ser ele o grande amor da vida dela. “Disk Paixão” contava a história de um rapaz que liga para um serviço de acompanhantes para curar a carência e acaba se apaixonando pela garota de programa. E por aí vai. As letras geralmente tem uma historinha pra contar. Geralmente é uma historinha meio brega, mas ainda assim uma história.

Outra coisa a se notar nos discos da dupla era uma tendência a permanecer num patamar “anos 90” de produção. O DVD “Uma história de sucesso”, repleto de músicos da velha guarda na banda, é um dos grandes exemplos dessa insistência da dupla em permanecer num patamar que eles talvez julgassem ser mais estável.

O fato, no entanto, e como eu sempre gosto de ressaltar, e repetir, e citar de novo, e bater na mesma tecla, é que a música sertaneja mudou. Mudou e pronto. Não há nada nesse mundo que faça a música sertaneja voltar ao patamar anos 90. Os artistas veteranos, em sua maioria, têm percebido isso, graças a Deus. E, cada um do seu jeito, têm promovido modificações em suas linhas de trabalho com o intuito de atingir um mercado que mudou e pede cada vez mais por novidades.

Gian & Giovani é uma dessas duplas que buscou modificar a linha de trabalho. Claro, sem perder as principais características que a dupla já trazia. O disco novo tem lá uma música com uma historinha (a romanticona “Não casa com ele”) e um ou dois batidões, no máximo. No entanto, o que se nota é uma mudança, na quantidade correta, para uma adequação ao momento vivido pela música sertaneja. O que se ouve nesse disco é uma inclusão de elementos que a galera “anos 90” não costuma usar, como arranjos predominantemente acústicos, acordeon fazendo base, ao invés de apenas solos e músicas em ritmo de baladinha.

O que poderia ser visto como uma atitude meio desesperada se mostra bastante correta e coerente, devido ao excelente trabalho de produção do Gabriel Jacob e do Antônio Luiz. Nessas horas é que se vê que a experiência faz, sim, uma grande diferença. Uma excelente condução de todos os elementos do disco, arranjos caprichados, de bom gosto. O repertório, aliás, proporcionou esse capricho na produção. Não há canções do tipo “atirando pra todo lado”. As músicas parecem ter sido gravadas com uma consciência do tipo de público que se pretende atingir com o CD. Nada de exageros, todas as canções muito bem escritas, letras cativantes, fáceis. Fica até meio difícil selecionar as melhores canções. Verdade. O repertório foi muitíssimo bem selecionado. Fruto de um bom trabalho de escolha de canções compostas por gente do calibre do próprio Antônio Luiz, Paula Fernandes, Bruno e outros grandes nomes.

Sobre a questão dos arranjos, que como eu disse são um dos pontos altos do disco, é importante ressaltar a figura dos profissionais envolvidos. A música de trabalho, “Se é amor”, que já está sendo muito bem executada, ganhou um arranjo sutil e tênue com uma guitarra bem tocada, sem exageros e floreios desnecessários, o que também foi muito bem feito na canção “Não casa com ele”. Outro arranjo que chama bastante a atenção é o da música “Me Proteja”, que ganhou um solo de acordeon bem na linha do que se vê hoje, executado, claro, de forma simples, ou seja, como realmente deve ser. Todos esses arranjos, obra do sempre genial A. Zaccarias, que traz na bagagem arranjos geniais como o da música “Um século sem ti”, da dupla Matogrosso & Mathias. As demais canções do disco, também muito bem arranjadas, ficaram a cargo do Gabriel Jacob.

Nas regravações, uma breve derrapada. A dupla incluiu a música “Sai dessa coração”, sucesso de outras épocas, mas “universitarizou” a canção de maneira meio exagerada. A regravação da música “Perigo”, da Zizi Possi, ao contrário, foi muitíssimo bem realizada. O mesmo se pode dizer da regravação de “Fonte de desejos”, da dupla Renê & Ronaldo.

Depois desse grande hiato de 2 anos, a dupla enfim retorna com um trabalho que pode trazê-los de volta ao primeiro time. O trabalho de divulgação está sendo muitíssimo bem conduzido. Há muito tempo, não se ouvia falar tanto de Gian & Giovani quanto agora, o que é gratificante. O disco faz por merecer a dupla que o conduz. Porque é fato: Gian & Giovani são uma das melhores duplas em atividade. E é claro que era preciso um disco à altura.

Nota: 9,0

15 comentários
  • Winfred Lentine: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:14

    I just want to tell you that I am just newbie to blogging and definitely loved your website. Very likely I’m likely to bookmark your website . You actually come with outstanding well written articles. With thanks for sharing your website page.

  • Shala Bautiste: (responder)
    17 de julho de 2013 às 07:03

    mw3 want aimbot and wallhack dude !

  • discover here: (responder)
    17 de julho de 2013 às 21:21

    Everything is very open with a very clear explanation of the challenges. It was really informative. Your website is very helpful. Thanks for sharing!

  • visit: (responder)
    18 de julho de 2013 às 14:31

    After looking at a handful of the blog posts on your blog, I truly appreciate your way of writing a blog. I saved as a favorite it to my bookmark website list and will be checking back soon. Take a look at my web site too and let me know what you think.

  • seo uk reviews: (responder)
    18 de julho de 2013 às 14:55

    When I initially commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I get 4 emails with the same comment. There has to be a way you are able to remove me from that service? Cheers!

  • seo company review: (responder)
    19 de julho de 2013 às 04:12

    When I originally left a comment I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now whenever a comment is added I recieve 4 emails with the same comment. Perhaps there is an easy method you are able to remove me from that service? Thank you!

  • my link: (responder)
    19 de julho de 2013 às 18:22

    Saved as a favorite, I like your web site!

  • pop over to this site: (responder)
    19 de julho de 2013 às 19:41

    An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a friend who was doing a little research on this. And he in fact bought me dinner because I discovered it for him… lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to talk about this topic here on your internet site.

  • like this: (responder)
    19 de julho de 2013 às 23:29

    This is a good tip especially to those fresh to the blogosphere. Brief but very precise information… Thank you for sharing this one. A must read article!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.