09 out 2009 | Lançamentos
João Fernando & Sorocaba???

helen_ganzarolli_joao_e_sorocaba_hg_20091007

O tempo passa, o tempo voa. Mas a forma como a música sertaneja é abordada pela imprensa continua a mesma de 20 anos atrás.

O novo portal da Record, o R7, trouxe nesta quinta-feira uma série de matérias sobre a onda sertaneja nas baladas e casas de show. Ao invés da tradicional postagem na seção “música”, as reportagens foram postadas na seção “Jovem” do portal, o que já mostra um grande avanço.

O problema no entanto é que, ao falar dos artistas que aproveitam a onda para lotar a agenda de shows, a reportagem do portal acaba inventando nomes de duplas que não existem. Ao invés de Fernando & Sorocaba, a jornalista Natália Zonta entrevistou a dupla “João Fernando & Sorocaba” (não sei se na hora que esta postagem for ao ar o erro ainda estará lá). É mole?

Já não é de hoje que o Blognejo luta por uma abordagem mais coerente da imprensa acerca da nossa música sertaneja. O R7 é um portal novo, mas só por erros grotescos como esse já dá pra perceber que os profissionais responsáveis pela abordagem do nosso segmento conhecem pouco ou nada daquilo que estão falando.

Chega de reportagens à moda da Revista Veja. Chega das “guitarras barulhentas” e das “músicas de jeca-tatu” que a revista tanto fala. E chega de nomes errados de duplas e artistas. Poxa, somos um segmento profissional que movimenta uma montanha de dinheiro para a cultura brasileira. O mínimo que esperamos das reportagens é que acertem os nomes dos artistas. Ainda mais quando são destaques da nova geração.

Pra quem quer ler as reportagens, basta clicar nos links abaixo:

* Sem chapéu, baladeiros curtem o sertanejo chique

* Artistas aproveitam para lotar a agenda de shows

* Precursor da moda, Villa Country ainda faz sucesso

UPDATE: já corrigiram o nome da dupla lá na matéria.

Comente

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.