04 jan 2012 | Notícias
Jorge e o legado de Zezé e Bruno

De tempos em tempos a música sertaneja apresenta ao grande público um novo artista que, por uma série de motivos, traz consigo uma capacidade intrigante de arrebanhar “seguidores” como se fosse um pastor de ovelhas. Diferentemente de outros artistas sertanejos da mesma época, estes artistas em questão passam a ser admirados, copiados, respeitados de uma maneira bem superior à que ocorre com os outros. E nem sempre é necessário que eles tenham mais sucesso do que os outros da mesma geração. O que conta é aquele intrigante ingrediente mágico que os torna tão superiores aos demais. Levando em consideração apenas os últimos 25 anos de música sertaneja, é possível listar aqui no máximo 3 nomes da música sertaneja que chegaram a esse patamar. Em primeiro lugar, Zezé di Camargo.

Apesar de já pelejar na música sertaneja por um bocado de tempo, foi só com o primeiro disco com o irmão Luciano que o Zezé conseguiu de fato fazer sucesso. Mas o seu tempo de estrada lhe garantiu grande reconhecimento como compositor de grandes sucessos anteriores ao ano em que ele começou de fato a dupla Zezé di Camargo & Luciano. Mas esse sucesso veio de forma tão avassaladora que, poucos anos depois, uma infinidade de artistas evidentemente inspirados nele começou a surgir pelo Brasil afora. Tentavam imitar seu timbre vocal, sua forma de cantar e até, em determinados casos, sua postura no palco.

Até hoje, aliás, mesmo com o nome “Zezé di Camargo & Luciano” não tão forte como outrora, ainda é possível encontrar por aí vários e vários artistas, jovens ou experientes, que sabem de cor todo o repertório do coronel, incluindo o de sua época solo. Aliás, incorporar o estilo do Zezé di Camargo se tornou na verdade um sinônimo de “cantar para o povo”. Sempre que aparece um artista com essas características, alguns se apressam a denominr o sertanejo praticado por ele como “sertanejo popular”, o que geralmente é premiado com a admiração do público mais popularesco da música sertaneja, que outrora era dominante, mas que agora se volta quase que apenas aos cantores inspirados no Zezé di Camargo.

Com a quebra de paradigma na música sertaneja no ano de 2001, por conta do grande sucesso do DVD “Acústico II” da dupla Bruno & Marrone, esse privilégio acabou sendo concedido pelo destino ao Bruno. Assim como acontecia com o Zezé (e continuou acontecendo – aliás, até hoje ainda acontece), o Bruno se tornou praticamente um exemplo a ser seguido por um punhado de artistas. E a história se repetia. Novamente, artistas novatos surgiam inspirados pela forma de um artista de cantar, de falar e de se portar no palco. Antes era somente com o Zezé di Camargo. Desta vez, além do Zezé, acontecia também com o Bruno.

Aliás, não apenas o Bruno enquanto artista inspirava novatos, mas o estilo de trabalho implantado pela dupla Bruno & Marrone (mais simples e acessível e menos megalomaníaco) passou a ditar o ritmo das mudanças na música sertaneja. De repente, o acústico virou regra, o violão de aço ganhou força, os discos ao vivo se tornaram prioridades e os DVDs sertanejos se tornaram indispensáveis. Anos mais tarde, entretanto, um outro artista passaria a figurar ao lado do Zezé e do Bruno como inspiração para outros artistas que surgiriam depois.

No comecinho da carreira, quando a dupla Jorge & Mateus ainda era desconhecida, o Jorge era apontado justamente como um cantor que se inspirava abertamente no Bruno, comprovando o que eu disse linhas acima. No entanto, com o passar dos anos e o notável amadurecimento musical da dupla, tanto em composições quanto em produções, jeito de cantar e qualidade vocal, o Jorge começou a se revestir da mesma característica que eu disse que até então só o Zezé e o Bruno tinham.

O Jorge hoje em dia é provavelmente o cantor mais “copiado” da música sertaneja. Seu timbre vocal de repente começou a ficar manjado. Várias duplas começaram a pipocar por aí cantando igual ao Jorge, com a interpretação mais aberta e quase anasalada (o que foi melhorando com o passar dos anos) e uma potência vocal absurda. Assim como o Zezé e o Bruno em suas respectivas épocas, o Jorge começou a ser admirado e tratado por outros artistas de sua geração meio que como um “coronel”, aquele a quem muitos recorrem, que muitos apontam como exemplo e que muitos tentam copiar. Hoje em dia em qualquer conversa sobre música sertaneja o nome do Jorge aparece, e sempre com essa conotação “respeitosa”, como se ele fosse um Dom Corleone da música sertaneja, hehe. A diferença dele para o Zezé e para o Bruno, no entanto, reside no fato de que ele chegou nesse patamar com muito menos tempo de carreira que os outros dois veteranos.

O que diferencia estes três cantores de outros nomes de suas épocas tão importantes quanto eles? O Leonardo, por exemplo, começou a fazer sucesso antes do Zezé e depois eles passaram a dividir os holofotes da mídia. Por que, então, essa situação acontece com o Zezé mas não com o Leonardo? Por que não é comum encontrar artistas que se inspirem em artistas de grande sucesso como César Menotti & Fabiano, Daniel ou Victor & Leo tanto quanto é comum encontrar uma “cópia” do Zezé, do Bruno ou do Jorge?

Ah, Marcão, mas se formos pensar assim, olha só quantas cópias de Luan Santana não existem no mercado hoje em dia“. Acontece que eu não vejo esses artistas que copiam o Luan Santana da mesma forma que vejo os que se inspiram no Zezé, no Bruno ou no Jorge. Na verdade eles estão apenas seguindo a onda do momento. Aliás, se pararmos para analisar friamente, 7 em cada 10 cantores que no ano retrasado queriam ser o “novo Luan Santana” hoje querem ser o “novo Gusttavo Lima”. Não vai demorar até que tentem ser o “novo Michel Teló” e comecem a lançar músicas em inglês para o mercado internacional sem que ninguém do Brasil saiba quem são. O que não acontece com os artistas inspirados no Zezé, no Bruno ou no Jorge. Por mais que eles queiram mudar de estilo justamente para evitar comparações com os veteranos, ainda vemos claramente que eles guardam muito do estilo do ídolo que tentam inconscientemente imitar.

Como eu disse, vários motivos intrigantes que não são tão claros quanto aparentam deram ao Zezé, ao Bruno e ao Jorge esse “poder especial” de atuarem como pastores, cada um do seu rebanho de ovelhinhas, felizes por poderem se inspirar no seu ídolo. Porque é sempre bom lembrar que os artistas que se inspiram no Zezé, no Bruno ou no Jorge são fãs antes de qualquer coisa. E por que isso só acontece com uma quantidade incrivelmente minúscula de artistas? Ora, foram 3 nos últimos 25 anos. Será uma pitada extra de carisma que faz com que os outros queiram ser como eles? O fato de terem conquistado grande sucesso? A qualidade perene das músicas gravadas durante toda a carreira? Assim como a fórmula do sucesso, creio que esta é uma pergunta cuja resposta é a mais demagoga e fantasiosa possível. Deus, no alto de sua onipotência, simplesmente disse a cada um deles: “Vai lá, meu filho, é a sua vez de brilhar”. As ovelhinhas só querem brilhar também.

228 comentários
  • Di Sousa: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 04:46

    Parabens pelo texto Marcão…+ Eu ká muitos por ai tentando imitar o Leonardo, Rick, Edson, Luan S. rs rs

    Abs

  • Filipe: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 05:50

    A clara diferença Marcus, que você evidenciou, reside no fato de inspirar-se e imitar.
    São duas coisas completamente distintas.

    Abraços!

  • Carla: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 05:54

    Coitado desse blogueiro!!!
    Que grande texto inútil e sem contexto!!!

    Chitãozinho e Xororó não foram imitados???????????
    Muito mais que Bruno e esse Jorge( que não canta nada e tentou, sem sucesso, chegar ao sucesso na sombra de Victor e Leo) juntos, Ch e X foram imitadissimos.
    Digo mais. artistas que mudaram o curso da música sertaneja como Milionário e José Rico, Ch & X, e Vuctor & Leo, são tão originais e tecnicos, que é impossível copias deles.
    O blogueiro anda sem assunto e inventa um tema com essa opinião absurda.
    Índico aos internautas um blog mais pertinente, criativo e representado por quem estude assuntos e não apenas emita opinião qualquer com ares de uma verdade.

    • Paulo Henrique: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 09:04

      Olha aqui Carla…. Cada pessoa tem o direito de gostar ou não de alguém. Quem é você para falar mal do Jorge? Hoje em dia ele é o maior cantor sertanejo que existe. Se você gosta ou não, é problema seu. Mas nós, como fãs do Sertanejo, não adimitimos que você fale mal do Jorge, pois ele canta muito mais do que Ch&X, Victor e Léo e outros. Eu gosto muito de todos, mas sou super fã de Jorge e Mateus, e não aceito, que você, uma pessoa qualquer e sem personalidade venha a falar mal dessa dupla perfeita que é Jorge e Mateus!

      Se você não gosta, o problema é seu. Mas não julge os outros.

      • Assis: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 09:13

        Ah Jorge e Mateus canta mais que Chitãozinho e Xororó?

        Ah para de fanatismo Paulo, olha a história principalmente do Ch e X e quer comparar com Jorge e Mateus?

        Acho Jorge e Mateus boa dupla mas é muito cedo para comparações assim.

        E Outra aqui no blognejo cada um tem sua opnião, se quiser criticar Luan Santana, Jorge e Mateus, etc pode, não é pq vc é fã deles, que não vai aceitar.

        Acho que só não pode criticar a história do cantor pois ele tem méritos, e nem o blogueiro que nem a mocinha lá em cima criticou, ela deve entender de musica como eu entendo de astronomia.

        • Paulo Henrique: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 09:29

          Eu não estou aqui para ficar discultindo com ninguém, se você gostou ou não do que falei é problema seu.
          Sou fanático mesmo, algum problema? Você que paga meus show’s e compra meus cd’s? Acho que não né?
          Eu acho mesmo que JORGE E MATEUS hoje-em-dia são os melhores e pronto… Cada um acha um cantor melhor…

        • Jarbas francisco Silva: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 14:38

          Gostaria que voçes respeitacem mais o Jorge porque ele e uma pessoa super humilde e um ótimo músico, sou segurança do seu condominio e ele nem parece que tem toda essa fama e muito tranquilo e sdimples….

          • Paulo Henrique: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 17:37

            Tudo bem Jarbas, eu não estou desrespeitando o Jorge, quem está fazendo isso é esse Assis ai e essa tal de Carla… Eu sou apaixonadíssimo por Jorge e Mateus… Sou fã meeeeeesmo…

            • West: (responder)
              4 de janeiro de 2012 às 18:01

              Boiola Detected!

              Faz favor né, comparar J&M com Ch&X? Só estando bem doidão mesmo… Vamos ver se daqui a 40 anos vão se lembrar que já existiu um dupla chamada Jorge & Mateus…

              • Igor: (responder)
                4 de janeiro de 2012 às 19:52

                40 anos ou 10 anos eles vão estár ricos e nós aqui : )

                • Paulo Henrique: (responder)
                  5 de janeiro de 2012 às 17:52

                  Aa.. Pode ter certeza que eles vão ser lembrados para sempre.

                  • Paulo Henrique: (responder)
                    5 de janeiro de 2012 às 17:54

                    Os únicos boiolas aqui, são você e esse Assis aii…

            • Assis: (responder)
              4 de janeiro de 2012 às 20:58

              amigo aprende a ler, eu acho o Jorge um baita cantor, só acho um absurdo comparar ele com a história do Chitãozinho e o Xororó

              • Paulo Henrique: (responder)
                5 de janeiro de 2012 às 17:54

                Eu comparo eles com quem eu quiser…

                Assis, quer saber? Não sabe brincar, não desce pro parque…

                • Gustavo: (responder)
                  5 de janeiro de 2012 às 20:28

                  Paulo henrique, o criancinha do blognejo

          • Carlos Eduardo Vilhone: (responder)
            15 de março de 2014 às 02:25

            Eu gosto do Jorge e Mateus,mas comparar com CH e X
            é uma imbecilidade.
            CH e X tem uma carreira lonnnnga e de sucesso,Jorge e Mateus ainda terão que percorrer muita estrada.
            Como o amigo falou,no texto foi dito de três artistas copiados,cá entre nós,Paulo Henrique,o Jorge e facilmente copiado.
            E se você tem sua opinião é problema seu,eu estou vindo aqui dar minha opinião independente de você dizer,que acha ele o melhor e ponto.Acredito também que o Jorge não passa tanto sentimento da mesma forma que o Bruno,você quer que respeite sua opinião,antes respeite a dos outros,principalmente as que forem diferentes da sua.

      • RITA OLIVEIRA: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 09:15

        eu concordo com vc PAULO HENRIQUE cada um gosta de uma coisa onde ce viu isso nao é pq nao gosto q vou criticar eu adoro jorge ele é um cantor maravilhoso alem de ser fã acho ele um cantor top de linha nao só eu como muitos nao deveria critica-lo.

        • Paulo Henrique: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 09:23

          Obrigado Rita… E Assis, estou dizendo que o Jorge e Mateus cantam mais do que Ch & X sim. Afinal, Ch & X cantam sertanejo de raiz, o que eu adimiro muito também, só que Jorge e Mateus estou num novo seguimento do sertanejo, o Sertanejo Universitário. Por falar nisso, eu gosto demais de todos os tipos e cantores sertanejo, e como você mesmo disse, cada uma tem o direito de expressar sua opnião, quem está se doendo é você e não eu. Sou FANÁTICO mesmo, qual o problema? Você paga minhas contas? Acho que não né? Pelo meno achei uma pessoa que entende o que digo aqui, não é mesmo Rita? Obriagdo e Tchau tchau, não vou ficar discultindo com ninguém aqui!!! :D

          • Crisitano Ronaldo: (responder)
            23 de janeiro de 2012 às 19:06

            Paulo Henrique mama minha pica!

        • Paulo Henrique: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 09:27

          Obrigado Rita… Pelo menos você entende o que eu quero dizer.. rsrs

      • Luiz: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 09:19

        Você acabou de julgar. Afirmando que Jorge e Mateus são melhores que Ch&X e Victor e Leo. Discordo totalmente. O tom musical de J&M é fácil de ser copiado, muito bonito reconheço mas é mais fácil. As notas musicas de Ch&X e Victor e Leo são muitos distintas, muito difícil de serem copiados. Enfim os 3 são ótimos cantores, mas em patamares diferentes na minha opinião.

        • Paulo Henrique: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 09:26

          Concordo com você Luiz, só que cada um tem sua opinião, e eu acho que Jorge e Mateus são ótimos no que fazem, só que nós não podemos comparar Jorge e Mateus, Victor e Léo, Fernando e Sorocaba e outros com Ch & X, que tem um tom de vóz bem diferenciado e cantam outro tipo de sertanejo…

        • Érike Emanuel: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 11:21

          Ahhh, o texo fala sobre cantores sertanejos que se destacam acida da média. E vc’s estão discutindo tom musical??? Quém é melhor??? Quem faz mais sucesso??? O que isso tem a ver com o texto????

          Eita, mas o brasileiro sabe ser invesojo viu…

          • Rafa: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 13:34

            O texto não fala dos mais destacados e sim dos mais copiados. Leia diretim q vc vai perceber.

      • denise miranda: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 15:38

        Paulo Henrique concordo plenamente cm vc,cada pessoa Tem sua capacidade de fazer escolhas,pensar e agir diferentemente por isso mesmo que somos todos diferentes! JORGE E MATEUS é hoje sim a melhor dupla de sertanejo,lógico que CH E X,zezé de camargo e luciano,leonardo,victor e leo são e sempre serão maravilhoros mais o mundo se renova e os gostos tbm! n estou aqui para criticar ninguem pois amo todas as duplas sertanejas de hoje e de antigamente,mais JORGE E MATEUS com seu carisma,simplisidade,humildade,amor,respeito pelos fãs dentre várias outras qualidades consiguiram chegar hj onde é o sonho de muitos artitas,eles são maravilhosos e perfeitos sim e me ORGULHO ate o fim de dizer que sou fã e faço qualquer coisa por esses dois!jORGE E MATEUS,SE TENHO FORÇAS SÃO TODAS SUAS!

        • Paulo Henrique: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 17:40

          Tirou as palavras da minha boca Denise!!!

        • Gustavo: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 21:03

          A pessoa tem direito de opinião mesmo, o problema é q esse Paulo Henrique não tem moral pra falar.

          • Paulo Henrique: (responder)
            5 de janeiro de 2012 às 17:43

            Cala tua boca… quem é você??? Cresce e aparece falou??

      • TOLEDO: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 17:34

        PEGA LEVE PAULO, PRIMEIRO VÁ CONHECER DE MÚSICA DA HISTÓRIA DO SERTANEJO, DA TRADIÇÃO MESMO PRA PODER OPINAR, O JORGE ASSIM COMO SUA DUPLA, REALMENTE PARECE QUE TÊM UM CARINHO ESPECIAL DO BRASIL… ATRAEM MULTIDÕES COM O JEITO PARTICULAR DE INTERPRETAR CANÇÕES, DE HOJE, É A DUPLA QUE EU MAIS GOSTO, ISSO PQ SOU CANTOR E DO ESTILO CAIPIRA, ACREDITO QUE SEJA ATÉ UMA DAS OPINIÕES DO MARCÃO, POIS O PUBLICO QUER VER ALGUÉM QUE CANTE COM SENTIMENTO E PASSE AQUILO PRA ELES E É O QUE O ZEZÉ, JORGE E O BRUNO (MAIS QUE OS DOIS JUNTOS) FAZEM… PORÉM VC TER A OUSADIA DE COMPRAR A QUALIDADE DO JORGE COM O XORORÓ, FAÇA-ME O FAVOR VÁ ESTUDAR E ENTENDER UM POUCO, NÃO SE COMPARA 40 ANOS DE SUCESSO COM ALGUNS ANOS DE CARREIRA!

        • Paulo Henrique: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 17:43

          A OPINIÃO É MINHA, EXPRESSO DO JEITO QUE EU QUISER. VOCÊ NÃO TEM QUE SE ENTROMETER. E VOCÊ DEVE SER UM BELO “CANTOR” NÉ? PELO AMOR DE DEUS. TA AÍ UMA PESSOA QUE EU NUNCA COMPRARIA UM CD… ¬¬’

        • Paulo Henrique: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 17:46

          E outra, não se envolva nas gravadoras onde eu conheço o pessoal, se não eu te queimo o quanto eu puder… fechou Toledo??

          • Luiz Moreno: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 23:03

            Ui!!! Que medo!

          • leandro: (responder)
            5 de janeiro de 2012 às 12:33

            o tal do boiola é chato mesmo…

            • Paulo Henrique: (responder)
              5 de janeiro de 2012 às 17:44

              Boiola é teu pai que deu pro seu tio e saiu você!!! Otário

            • Paulo Henrique: (responder)
              5 de janeiro de 2012 às 18:46

              VAI TOMAR NO MEIO DO TEU CÚ LARGO…

              • West: (responder)
                5 de janeiro de 2012 às 19:33

                Úii… A moça é nervosa!

                • Paulo Ricardo: (responder)
                  5 de janeiro de 2012 às 21:24

                  Nervozíssima. É uma vergonha ter o mesmo nome que ela :(

      • Silas Fonseca ( De Barretos / SP ): (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 19:24

        MALDITA INCLUSÃO DIGITAL !!

        Sinceramente, uma pessoa em sã consciência, não compararia NUNCA Jorge & Mateus à Chitãozinho & Xororó. Isso éh coisa de MALUCO e sem noção.

        Jorge & Mateus só são o que são, graças a dinheiro da AudioMix e também as suas produções, haja vista que o D Borges hoje é o mais requisitado pra produções no Brasil, tanto pra CDs, quanto pra DVDs. // EU DUVIDO QUE SEM O DUDU BORGES, A DUPLA JORGE & MATEUS ESTARIA ONDE ESTA HOJE. E tenho dito.

        Jorge & Mateus são tão bons que quem ganhou o Grammy Latino foi João Bosco & Vinícius. Além do mais, se algum dia Jorge & Mateus completarem no máximo 15 anos de carreira, aí sim são dignos de serem comparados a Chitãozinho & Xororó.

        Não deveria nem estar aqui respondendo a um comentário bizarro como esse. Sem mais.

      • Felipe: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 23:49

        Vc jogou uma história de 40 anos por quatro dias!
        Idiota!

    • Alex Lima: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 09:36

      Acho que essa carla ai deve ser esposa do TECO haaahahaaa… !!!

      • Paulo Henrique: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 09:49

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • Jorge: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 12:29

          Se o Jorge ou o Mateus forçar esse paulo henrique abre as pernas!!!! hauhauahuah

          • Paulo Henrique: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 17:38

            Vai encher o saco de outro… Sou fã deles mesmo… Algum problema contra isso? Só quero que você me respeite, pois não porque você abre as pernas todos os dias que eu vou fazer igual…

          • Joni: (responder)
            5 de janeiro de 2012 às 11:45

            EEEEEEPAAAAAAAAAAAA O Paulo Henrique A D O R A o Jorge e Mateus.

            • Paulo Henrique: (responder)
              5 de janeiro de 2012 às 17:46

              Adoro mesmo.. Qual o problema? E duvido que você tem alguma moral para falar de mim… Você deve ser uma daquelas pessoas que não teve a coragem de assumir que é gay e fica ai falando dos outros!!!

              • Joni: (responder)
                7 de janeiro de 2012 às 20:17

                ADOOREI o seu comentario…primeiro não falei que vc é Gay, só disse que ADOORA eles…

      • Bruno Átila: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 10:07

        Essa “Carla” deve ser um blogueiro morrendo de inveja de não ter criatividade e ideias para emitir opiniões e assuntos interessantes como esse.

        Enquanto isso outros blogs só noticiam fatos sobre a música sertaneja.

    • Érike Emanuel: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 10:58

      Amiga, dizer q Jorge & Mateus fizeram sucesso na sombra d Victor e Léo, foi a maior BURRICE que jah ouvi dentro da música sertaneja nos ultimos anos! E pior, dizer q “sem sucesso”… Pelo amor d Deus. Qual é dupla sertaneja d maior sucesso hoje no Brasil??? A que realiza mais shows??? A que quebra records d publico por onde passa??? Só p/ c ter uma idéia, os 3 maiores públicos da historia da Festa de Barretos, tem Jorge & Mateus!
      QueR dizer q isso não é sucesso??? Ahhh, Vai catar “coquim” no mato… E outra, J&M alcançaram todo esse sucesso sem aparecer muito na grande mídia (TV Globo), ao contrário d Victor e Léo que tava dando era raiva jah d vê-los na TV. Eu sou super fã d VeL, inclusive não me canso d escutar o ultimo CD deles. Procure saber mais sobre a história das duplas, p/ dpois não sair falando merd*. Quanta ignorancia viu…

      Sobre o texto, PARABÉNS Marcão. Como sempre mostrando a realidae “nua e crua” da nossa música sertaneja. Engraçado, que esses 3 exemplos são d Goiás.

      • Anônimo: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 13:59

        Olha,eu sou muito fã de Victor e Leo e gosto das musicas de Jorge e Mateus,já tive a oportunidade de ir ao show de ambos,msm sendo dois shows sertanejos são muito diferente.Falo numa boa que achei o show de JeM mlr é mais agitado vc se diverte mais,mas isso acontece devido ao fato de eles cantarem musicas de td mundo,ate música do Garota Safada o Jorge cantou,o publico gosta e tal mas aí ta o fato de eu ser Fã de VeL,eles cantaram duas horas de musicas próprias nas quais foram acompanhadas pelo publico do inicio ao fim.Tem com nao dizer q eles são os caras,é isso que eu admiro nos dois,eles nao precisam gravar musicas de outros artistas para fazerem sucesso,e eu acho q o mlr disco deles q prova isso foi o Ao vivo em UBerlandia de 2007,tds as musicas q fizeram sucesso eram de autoria do grande VICTOR CHAVES é realmente impressionante,sem contar q eles gravaram a música da Paula fernandes MEu eu em você e mostrou para td o Brasil quem Era Paula Fernandes q ate em tAo era desconhecida nacionalmente,aj. E a música q mais tocou do cd da Paula há esse ano,de quem poderia ser??claro q de Victor Chaves,a música Nao Precisa,que é um verdadeiro poema,e bom nao acho q a carreirA deles se deva a GLobo,pois quando realmente estouraram com Fada eles nao tinham ido a nenhum programA de tv nacional,se hj eles vão é pq no mínimo da audiência kkkkkkk!!!!!

    • Érike Emanuel: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 11:12

      Amiga, dizer q Jorge & Mateus fizeram sucesso na sombra d Victor e Léo, foi a maior BURRICE que jah ouvi dentro da música sertaneja nos ultimos anos! E pior, dizer q “sem sucesso”… Pelo amor d Deus. Qual é dupla sertaneja d maior sucesso hoje no Brasil??? A que realiza mais shows??? A que quebra records d publico por onde passa??? Só p/ c ter uma idéia, os 3 maiores públicos da historia da Festa de Barretos, tem Jorge & Mateus!
      QueR dizer q isso não é sucesso??? Ahhh, Vai catar “coquim” no mato… E outra, J&M alcançaram todo esse sucesso sem aparecer muito na grande mídia (TV Globo), ao contrário d Victor e Léo que tava dando era raiva jah d vê-los na TV.
      Procure saber mais sobre a história das duplas, p/ dpois não sair falando merd*. Quanta ignorancia viu…

    • Anônimo: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 11:15

      Calaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa a boca! vai caçar algo prá fazer!!!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 13:03

      Minha querida amiga. o que escrevo no meu Blog é a MINHA VERDADE. E estou falando neste texto dos últimos 25 anos. Chitãozinho & Xororó não foram imitados nos últimos 25 anos no mesmo nível que foram Zezé, Bruno e Jorge.

    • Ana Flávia Santos: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 07:38

      Gente aqui vai a minha opiniao quanto a esse texto.
      Hoje em Dia vivemos em um mundo onde tudo muda todos os dias.
      Ch e X ja tiveram a sua vez.nao que eu esteja desvalorizando eles.
      o que o marcao quiz dizer é que.
      Alguns cantores que surgiram hoje sao bons como foi e é o Zeze e o Bruno.
      Nao acho que isso seja motivo para tanta discucao.
      estamos aqui para comentar e dar nossas opinioes.
      Pesso por favor que respeitem o Jorge pq ele é um otimo cantor
      e se hj ele esta onde esta é por merito dele e de seus fans.
      e pesso tbm para os Fãns da dupla J&M que respeitem os Fans de outras duplas.
      Lembrem-se nao interessa o que os outros acham, o eu interessa e o que vc acha do seu idolo..

    • Carlos Clis: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 12:27

      Carla Vai tomar no seu cu

  • cida mattos: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 07:34

    Parabens pelo texto Marcão, mas acho tbm que vc esqueceu de citar o velho e querido Leonardo, que cá entre nós . Tem um artista ai que se acha demais que canta na balada dele sinceramente viu. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Marcus Vinícius: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 13:03

      ah acho que sei quem vc tá falando e pra mim ele canta muito mais na onda do zezé do que na do leonardo hehehe.

      • Joni: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 11:50

        tem o Mococa e Paraiso que vc esqueceu

  • Cesar Silva: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 07:49

    Ótimo texto Marcão!
    O que eu admiro no Jorge & Mateus, é que mesmo com todo mundo apelando pra fazer sucesso, eles fazem parte dos poucos que fazem música de qualidade, com conteúdo. Talvez seja esse o segredo…estão fazendo história, construindo uma carreira sólida, não apenas buscando sucesso a qualquer custo.

  • Leo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 07:50

    No quesito composição, Victor Chaves é o maior inspirador, não tenho sombra de dúvidas. Mas na musicalidade de Victor e Leo??? Não existe imitações, pois são incopiáveis. Não estou exagerando não, dificilmente alguém verá algo parecido. Por isso são considerados os inovadores da música sertaneja (apesar de eu achar que são cantores universais).

    • Leo: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 08:22

      Só esclarecendo! Os compositores que se inspiram em Victor, não cantores. Pois a maioria preferem o modo mais fácil.

      • Alex Lima: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 09:41

        Cara, não consigo enxergar nos compositores pelo menos de musicas de sucesso hoje, inspirações no Victor chaves, As musicas de sucesso hoje: ” Vou escalar o everest com uma mão só ” ” por vc eu bebo o mar de canudinho ” EU sei fazer o LE LE LE ” Tae Tae tae ” Vou ser o bandido do amor ” entre outras que estão por aí tocando na radio. Nada tem a ver com o estilo do Victor. Então infelizmente acho que não consigo ver esta inspiração. Acredito que ninguém é o dono da verdade claro, mas é sim difícil fugir destes 3 nomes citados pelo Marcus. Lembrando que a comparação foi em 25 anos, se for em 40 aí a história muda totalmente porque estes próprios foram inspirados por outros de 40 anos atrás… É minha opinião… Abração !!!

        • Leo: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 12:35

          Por isso que me retifiquei, é muito mais difícil fazer composições puras e com conteúdo literário, do que sucesso instantâneo o famoso modismo de momento. Você verá que ao longo do tempo esses modismo morrerão e letras feitas com conteúdo ficarão.
          Eu sou um que se inspira no mesmo. Mas é muito mais difícil fazer sucesso.
          De maneira nenhuma estou desmerecendo outros mas é minha opinião.

          • Alex Lima: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 13:34

            Por isso disse que não vejo tais inspirações porque não chegou as massas ainda estas composições. Claro tem Fred E gustavo e marco aurelio ótimos compositores !!

            • Leo: (responder)
              4 de janeiro de 2012 às 14:23

              Concordo com você. Tanto que o escritório de Victor e Leo (Vida Boa) investiram em Fred e Gustavo. Enxergaram talento nos garotos. Mas não quero fugir do assunto senão Marcão vai chamar a atenção rsrs…

    • Érike Emanuel: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 11:10

      Os inovadores da música sertaneja não são VeL… lah atras existiu uma dupla chamada Bruno&Marrone, existiu tbm um João Bosco e Vinícius que p/ quem conhece d verdade a musica sertaneja, sabe que JBeV foram os pioneiros nesse tal Sertanejo Úniversitário, porém um trabalho mais regional.. E mais recente Cesar Menotti e Fabiano, com o album PALAVRAS DE AMOR que mostrou para o Brasil essa nova música sertaneja. Vctor e Léo apenas deram continuidade (com qualidade) e junto com Jorge & Mateus consolidaram de vez esse digamos, Sertanejo Moderno.

      • Leo: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 11:28

        Victor e Leo não são somente sertanejos e muito menos universitários. A carreira deles começou muito antes disso. Quando eu disse inovadores sertanejos (foi opiniões expressadas por Milionário e José Rico, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Chitãozinho e Xororó(aliás estes junto com Alcione falaram acertadamente dizendo que são cantores universais), que têm muito mais propriedade para falarem do assunto. Lógico que é continuidade, isso é óbvio. Mas considero diferenciados pois não existe cópias. Vou dar exemplo do último CD “Longe” e “Sonhos e Ilusões em Mim” Considero MPB, pelas lindas melodias e letras metafóricas limpas e impecáveis. Mas opinião é opinião. Cada um vai ter a sua, essa é a minha.

  • Ricardo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 09:06

    Marcus disse bem em relação ao Jorge, o mais “copiado”, porque o estilo musical dele é fácil de imitar. Os mais admirados Jorge passa longe fica atrás de vários como: Chitãozinho e Xororó, Leonardo, Bruno e Marrone, Zezé di Camargo e Luciano, Victor e Leo, voltando mais para o passado Renato Teixeira, Almir Sater, Sérgio Reis, Tonico e Tinoco, João Mineiro e Marciano, Tião Carreiro e Pardinho e alguns outros mais…

    Minha opinião:
    Tenho que destacar Victor e Leo: tenho 45 anos de idade, estou impressionado o estilo próprio de cantar deles. Tenho certeza que muitos se inspiram neles. Poucos vão conseguir imitá-los.
    O texto acima descrito pelo Marcus não é evidência e sim opinião dele. Para afirmar tal coisa devia fazer uma pesquisa mais aprofundada do assunto.

  • Rafa: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 09:25

    Não sei quem é mais copiado, não sei quem é mais inspirador. Só sei que gosto de música boa e original por isso são fã de Victor e Leo.

  • Fábio: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 09:27

    Pra mim Victor e Leo sempre serão OS CARAS. Sem mais.

  • Joao: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 09:35

    Me ligo muito nas letras. Gosto de Victor e Leo pelas letras bem elaboradas. Por eu gostar muito de violão também, sou admirador de Victor. Manda muito. Como disse o colega de cima. Victor e Leo são os CARAS.

  • Tatiane: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 09:38

    A maior característica d música sertaneja, é a maneira passional da demonstração de afeto, e que é a mais verdadeira. Concordo em genero, numero e grau quando se fala em Zezé, Bruno e Jorge, são artistas que cantam com paixão e sentimos isso, e outro fato, a escolha do repertorio e da interpretação é decisiva, e eles fizeram isso majestosamente. Acredito que é gratificante pro artista cantar musicas em que o publico diz que é como se cantassem nossas vidas. E é essa relação que temos com eles. Sou suspeita pq sou fã dos 3, e mesmo sabendo de outras duplas tipo chitãozinho e xororó, e tal, o diferencial encontra-se no carisma e na particularidade na maneira de cantar. Parabéns, amei a sua matéria.

  • leonardo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 09:43

    Victor e Leo. Sem imitações e comparações, simplesmente diferentes e excelentes.

  • RENAN: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 09:50

    Creio q o Marcao quiz dizer os cantores mais copiados nos ultimos 25 anos,eh claro q tem pelo menos mais uns 10 cantores q marcaram epoca,mas q talvez nao sejam tao imitados quanto esses tres.CH e X,Leandro e Leonardo,Milionario e Jose Rico e varios outros,menos Victor e Leo,pois segundo os proprios nao se intitulam sertanejos e sim poetas,ja q sao tao fodas assim vou deixar pro pessoal da literatura…kkkkkkk

    • Vivi: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 09:57

      Victor e Leo não se acham meu bem. Eles só não concordam que sejam rotulados. São seres do bem, que respeitam e muito os companheiros de profissão. Amo Victor e Leo pela energia do bem que passam.

      • RENAN: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 10:41

        Nao rotulei eles,foram os propios q fizeram isso.Acho q sao excelentes cantores,mas nao os “deuses” como alguns falaram.Respeito,gosto das musicas e tudo mais.Se fossem um pouquinho mais humildes poderiam ir bem mais longe,a humildade com o publico e com os demais colegas de profissao eh q dignificam um grande artista.Todos tem q ser respeitados,nao acho q estejam acima de ninguem e nem abaixo.Sou fã e torço pela música sertaneja,independente de q tal artista foi ou nao citado,tem q se respeitar o trabalho de todos.

        • Luiz: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 11:04

          V&L não se rotularam pelo contrário a mídia que tenta fazer isso. Como assim não respeitam o trabalho de todos? Só falam que muitos artistas imitam não inovam. Isso é mentira? Leia aqui no próprio blog de vários comentários reclamando. Eles tem propriedade para falar do assunto.
          Dupla que regrava canções históricas como “Fuscão Preto” para homenagear artistas do passado, lembrando que Vitor Chaves tem mais de 700 composições, um acervo gigantesco. Eles não precisariam fazer regravações. Humildade eles tem de sobra, mas tem personalidade para dizer o que pensam. Não fazem como muitos que para agradar gregos e troianos, são omissos. Personalidade para pedir ao publico respeitar família, personalidade para sempre buscar Deus, personalidade para sempre fazer o bem ao próximo, personalidade para ter estilo próprio não imitam modismo. Humildade meu caro, não é sinônimo de ficar em cima do muro, é enaltecer quem merece. Humildade é respeitar os fãs, o público.
          Personalidade meu caro.

          • RENAN: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 11:40

            Cara vc é mais um fã deles,respeito isso e vc está no seu direito,não adianta discutir esse assunto.Sao bons cara,eu nao falei q sao ruins.Pode ser q ele tenha 1 milhao de composiçoes,mas tem pelo menos mais uns 30 grandes compositores na musica sertaneja do nivel dele pra melhor.O cara e muito bom no violao,eu reconheço os meritos deles.O meu caro,gravar musica pra homenagear outros cantores é algo de praxe há muitos anos,Edson e Hudson gravaram um DVD inteiro somente com classicos e ficou excelente,é uma rotina isso daí.Sou goiano e nem por isso to aqui falando dos meus conterraneos acima citados e de varios outros q nao foram,q eles sejam melhores do q os outros.A musica sertaneja é um segmento q toda hora ta surgindo um cara bom e nem por isso vamos falar q ele e melhor q outro ou q um e melhor q todos.Ouço de tudo no sertanejo,pq sou um grande fã.Agora não é o momento de Victor e Leo,pode ser q amanha ou daqui algum tempo voltem fortes,assim como aconteceu como Bruno e Marrone.Mas agora tem outros artistas em evidencia,é uma linha do tempo,onde alguns vao ficar marcados e vao surgir outros.Assim é a musica sertaneja meu caro.

            • Max: (responder)
              4 de janeiro de 2012 às 12:23

              Se 3 anos consecutivos líder no ECAD não estar em evidência. Então não sei mais o que estar em evidência meu caro. kkkkkkkkkk

              • RENAN: (responder)
                4 de janeiro de 2012 às 13:04

                kkkkkkkk…
                Nao adianta ficar discutindo com fã,é perder tempo.Eu falando de melancia e outro de abóbora.Vou é ouvir um modão q dá mais lucro.

              • Max: (responder)
                4 de janeiro de 2012 às 23:13

                Renan vc disse: “Agora não é o momento de Victor e Leo,pode ser q amanha ou daqui algum tempo voltem fortes,assim como aconteceu como Bruno e Marrone.Mas agora tem outros artistas em evidencia,é uma linha do tempo,onde alguns vao ficar marcados e vao surgir outros.Assim é a musica sertaneja meu caro.”
                E eu estou te falando. 3 anos consecutivos líder no ECAD. Com duas semanas venderam 80 mil cópias, se isto não estar em evidência, não sei mais o que estar. E outra, a maioria das músicas de Jorge e Mateus pertencem à Dudu Borges. Mas isto não tira o mérito de Jorge vocalmente falando.

              • Max: (responder)
                5 de janeiro de 2012 às 01:43

                Olha o tanto de bobagem que vc digitou:
                “Agora não é o momento de Victor e Leo,pode ser q amanha ou daqui algum tempo voltem fortes,assim como aconteceu como Bruno e Marrone.Mas agora tem outros artistas em evidencia,é uma linha do tempo,onde alguns vao ficar marcados e vao surgir outros.Assim é a musica sertaneja meu caro.”
                Victor e Leo com 2 semanas venderam 80 mil cópias no último CD. Victor 3 anos consecutivos líder do ECAD. Quer mais evidência que isso? A sensação é que vc está defendendo o seu estado. Pergunta para o Renato Teixeira, Sérgio Reis, Chitãozinho e Xororó, João Mineiro e Marciano. Quem é o destaque desta nova geração. Eles tem muito mais respaldo do que todos aqui. Ou você discorda deles também?

                • Renan: (responder)
                  5 de janeiro de 2012 às 10:23

                  Cara nao to defendendo meu estado,eu admiro muito todas as duplas sertanejas,eu sou um grande fã de musica sertaneja.Aqui em Goiás e no resto do país toda hora aparece alguma coisa nova,nao tem como eu me prender a um artista do meu estado.É claro q as rádios daqui procuram evidenciar mais os artistas regionais,mas nem por isso quer dizer q eu não conheça as duplas de outros estados.Gosto muito de Kleo Dibah e Rafael,Marcos e Belluti,Fernando e Sorocaba,Zé Henrique e Gabriel,Joao Carreiro e Capataz,Maria Cecilia e Rodolfo e mais um punhado q tem.Aqui toca tanto os artistas regionais q a gente enjoa rápido e quer ouvir algo novo,sempre busco ouvir duplas de outros estados ou q estejam começando.Pra vc ter uma ideia os cantores q mais tocam nas radios aqui hj sao Israel e Rodolfo,Cristiano Araujo,George Henrique Rodrigo,etc.É claro q tocam os outros,mas com menos frequencia.Eu defendo a bandeira da musica sertaneja independente se são do meu estado ou não.Se Victor e Leo estao em evidencia no resto do país me desculpa minha colocação,sei admitir quando erro,é q daqui eles sumiram e nao tocam com tanta frequencia na rádio,nem Jorge e Mateus q sao daqui tocam tanto quanto os q citei acima.

  • Ludymila: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 10:22

    Bom, na minha opinião, cada um que foi citado no post do blog tem seu respectivo talento, e por sinal são ótimos e exemplares, não vamos desmerecer as outras duplas sertanejas até porque cada um conseguiu seu lugar à sombra, afinal se fosse ruim não estaria aqui… se bem que hoje em dia qualquer um que quiser cantar chega e canta e o publico aplaude, mas se perceberem não duram muito, eu sou muito muito Fã mesmo de Jorge e Mateus, não gosto que falem mal, mas se falam quem sou eu pra contrariar? cada um com sua opinião, eu amo todos os sertanejos de fato, moda de viola, sertanejo raiz, universitário..todos todos, vamos fazer meio que uma linha do tempo… o que seria dos novos sertanejos sem os promissores? Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Milionário e José Rico. Gino e Geno, chitãozinho e Xororó, dentre outros muitos ótimos cantores do ritimo? acho que por mais que opinião discorde de fatos ou outras opiniões vamos respeitar cada um né? pq não é ofendendo quem você não gosta que você vai conseguir desmerecer o trabalho dele… se eles chegaram até aonde chegaram é porque tem capacidade pra isso.

  • João Pequeno: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 10:24

    O texto do blognejo falando de “Peixe” e o povo discutindo “Frango”
    Só pra variar 2012 começou bem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • José Guilherme Gonçalez: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 17:29

      Bem isso mesmo João…
      Esse povo não entende o objetivo do texto e fica discutindo quem é o mais fã!!!

    • Marcela: (responder)
      6 de janeiro de 2012 às 11:36

      KKKKKKKKKKKKKKKK Concordo! O povo tá atacado.

  • Ana Paula: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 10:25

    Galera a questão é o seguinte! Cada um tem seu gênero musical, ambos os artistas sabem como conquistar seu publico. Se for ficar discutindo quem é o melhor, vamos acabar saindo na porrada. Por isso eu digo cada um é cada um. Quem gosta de Victor e Léo não gosta que fala mal então isso serve pra todos os outros fãs de outras duplas sertanejas…

    • RENAN: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 12:24

      A pura verdade…kkkkkkk

  • Dryellen: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 10:39

    amei isso… e o pior é que é verdade… eu por exemplo msmo sendo mulher me inspiro no “Jorginho”

  • Léuri: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 10:52

    Marcãão do céu… 2012 começou agitado eim!
    Belo texto! Concordo que foram os mais imitados, até porque todos apresentam características bem peculiares, que se diferenciam de quase todas as outras duplas do Brasil.
    Agregado a isso, se nenhum dos três tivessem feito sucesso, provavelmente, nenhum deles seriam inspiração para “cópias”.

  • Rodrigo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 10:56

    Concordo com todos,mas para min a diferença do Jorge e Mateus para os outros cantores e que eles são totalmente fora de mídia,não tem contrato com emissoras ou seja não são “GLOBAIS” mesmo assim estão estourados no brasil,recorde em público em todo brasil,vieram para ficar como ZceL,BeM,CheX,etc…..

  • Max: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 11:13

    Caramba! Mesmo não citados no texto Victor e Leo sempre trás discussão.

  • Samuel Deolli: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 11:17

    E viva a originalidade!!!!

  • Jéssica: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 11:33

    Só para reforçar o coro. Victor e Leo são os CARAS. rsrs…

  • Fábio Roque: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 11:40

    Bom texto garotinho!

    • Fábio: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 21:33

      Se o Marcão apertar um pouquinho o xará aí, vira branca de neve.

  • antenado sertanejo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 12:11

    marcão, o PISKA morreu no último dia 30 e vc nem uma notinha?? poxa o cara revolucionou a musica sertaneja com suas guitarras duetadas ao lado de César Augusto e vc nada de falar algo a respeito?? depois acha ruim de ser chamado de parcial….

    • Marcus Vinícius: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 13:44

      puxa, cara, fala desse jeito sem nem saber se tô preparando alguma coisa… Calma, não vou falar “O Piska morreu” até porque todo mundo já sabe, mas vou sim prestar alguma homenagem a ele.

      • Fábio Roque: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 23:03

        Aí sim Marcão! E de preferência, mesmo que seja de dificil acesso, com muitas informações desse cara que até o seu ultimo dia nunca buscou os holofotes.

  • GILVAM: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 12:21

    E AQUELES CARAS DO GRUPO QUE IMITA O DANIEL IGUALZINHO O DANIEL DO FORRO.

  • Jéssica Scarparo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 12:36

    Estou felicíssima com essa matéria! Sou fã incondicional do Jorge, o acompanho muito e posso garantir que você está com a razão. Além do talento indiscutível, o Jorge é carismático como ninguém, faz os fãs se sentirem únicos, nos chama pelo nome e canta com a alma! Voz marcante + amar o que faz faz esse cantor (o maior de todos) ser tão amado, respeitado, mas vai ser muito difícil copia-lo!!!

    Beijos!!

    @_jessicajem

  • Jéssica Scarparo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 12:40

    Estou felicíssima com a matéria! Sou fã incondicional do Jorge, o acompanho muito e posso garantir que você tem razão!
    Além do talento indiscutível, o Jorge é muito carismático, faz os fãs se sentirem únicos, nos chama pelo nome e canta com a alma! Voz marcante + amar o que faz fez esse cantor (o maior de todos) ser tão amado e respeitado. Mas vai ser muito difícil copia-lo!!!

    Beijos!

    @_jessicajem

  • DANIEL J. MOREIRA: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 12:52

    João Mineiro e Marciano – Os Inimitáveis kkkkkk

  • Marcus Vinícius: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 13:01

    A QUEM INTERESSAR POSSA, ALGUNS ESCLARECIMENTOS. MAS ESPERO QUE EU NÃO TENHA QUE DESENHAR PARA QUE ALGUMAS PESSOAS POSSAM ENTENDER.

    Não estou puxando o saco do Jorge e nem nada nesse texto, só estou constatando uma realidade. O povo trata o cara como se ele fosse um coronel, assim como aconteceu com o Zezé e com o Bruno.

    Não estou medindo popularidade, só estou falando da quantidade de artistas evidentemente inspirados neles. Victor & Leo são e sempre serão MARAVILHOSOS, EXCELENTES, LINDOS, GOSTOSOS, TESUDOS. Acontece que não é disso que estou falando neste texto. Afinal, alguém já viu algum outro artista que cante igual o victor ou o léo ou se porte no palco da mesma forma??? Eu não me lembro de ver nenhum. Em contrapartida, sempre vejo centenas copiando zezé, bruno e jorge.

    É bom ver uma postagem gerando discussão. É uma pena no entanto ver que a discussão se deu por um motivo completamente inverso da proposta do post.

    LEIAM CORRETAMENTE O QUE ESTÁ SENDO ESCRITO, INTERPRETEM. SE NÃO ENTENDEREM, NÃO TENTEM COMENTAR PRINCIPALMENTE COM XINGAMENTOS ANTES DE ESCLARECER SE O QUE VOCÊS ENTENDERAM REALMENTE É O QUE FOI ESCRITO.

    ENTENDERAM????? OU SERÁ QUE PRECISO DESENHAR MESMO????

    • Fábio Roque: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 23:29

      Bom você ter dado o esporro na galera!
      Afinal de contas estão quebrando o pau por motivos nada a ver com o texto.
      Mas o mais engraçado foi esse texto ter sido postado horas depois de eu expressar no twitter justamente essa mesma impressão sua. Sei que foi pura coincidência, mas isso só mostra o quanto está escancarado tudo o que você relatou em seu texto.
      Ou seja o que vc notou e comentou aqui é o que qualquer pessoa um pouco antenada no sertanejo nota ao ouvir uma leva de artistas recém lançados.
      É fácil perceber isso!
      Alguns exemplos: É quase unânime que os primeiras vozes das duplas Henrique e Diego e Israel e Rodolfo tem um timbre muito parecido com o Jorge
      Da mesma forma que o Belluti tem um timbre que lembra o Bruno e o Eduardo Costa o Zezé di Camargo.
      É fato! Mais explicado que isso impossível.
      O chato é ver uma fãzinha retardada entar aqui nos comentários e dizer que fulano ou ciclano é mais gostoso, poderoso, acima do bem e do mal do que qualquer outro grande nome do sertanejo. Isso é o cúmulo da ignorância!
      Mandou bem até no puxão de orelha Marcão!!!

      • Gustavo: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 20:31

        Isso se serve pra você também, seu puxa saco, não esqueça que você só fala besteira.

        • Sacana: (responder)
          5 de janeiro de 2012 às 20:37

          “Aí Marcão mandou bem no puxão de orelha”

          esse Fabio Roque kk

      • Fábio: (responder)
        6 de janeiro de 2012 às 08:32

        Se o Marcão apertar um pouquinho Fábio Roque vira Sabrina.

  • Teco: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 13:40

    Modelos do Jorge que já fazem algum sucesso no mercado como Henrique e Diego, Israel e Rodolfo, entre outros… `Desta vez vc tá certo marcus mandou bem !!!

  • CIDA MATTOS: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 13:41

    Aeeeeeeeeeeeeee Marcão.. bota ordem no galinheiro ai pô kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Luiz: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 13:46

    Mas o Vinicius (JB&V) veio antes do Jorge.

  • marcos: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 13:50

    jorge só não é o melhor de todos os tempo porque a sua voz sempre esta mudando mais mesmo assim ele é um bão cantor e um dos melhores

  • Valeskinha: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 13:51

    Vçs num sabem di nada. Luan eh o melhor di todos. Quem eh Bruno, quem eh Zézé di Camargo, quem eh Jorge que eh Vitor e Leo esse utimo uns bobões perto du meu Nego Lindo. Luan Santana forever S2.

    • Lucas: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 13:54

      Lá vem a analfabeta xiita de novo com essa história de Nego Lindo de novo. aff….

      • Valeskinha: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 13:57

        Xita eh sua avó. Macaco eh seus parentes.

        • Leo: (responder)
          4 de janeiro de 2012 às 13:59

          E a professora da Valeskinha perguntou:
          “Valeskinha! Me explique o que é xiita?”
          Valeskinha respondeu:
          “É a maacaca do taarzan.”

          • Léuri: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 16:34

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

          • Rafa: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 22:56

            Ri alto aqui kkkkkkkkkkk……….

          • Elisa: (responder)
            4 de janeiro de 2012 às 23:17

            kkkkkkkkkkk

            • Jerônimo Anônimo: (responder)
              5 de janeiro de 2012 às 04:41

              Choreeei largado com essa!!

    • Marcela: (responder)
      6 de janeiro de 2012 às 11:33

      (Pipipipipipi) POSER SEM NOÇÃO DETECTADA! ¬¬’

  • @JeM_Manaus: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 13:54

    O Jorge além de cantar muito tem humildade!isso posso dizer por que tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente..ele trata os fãs super bem!ao contrário de muitos por aí!

    • Renata Galbine: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 14:40

      Concordo plenamente. O carinho do Jorge é muito raro de ver no campo artístico. Mas é lindo e admirável! Merece o sucesso que alcançou e muito mais!

  • Maria Isabel: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 13:55

    Acho que muitos desses comentários não prestaram atenção em que exatamente o Marcus fala!
    E la fala a comparação da voz do Jorge, do Zezé e do Bruno, que são vozes muito ”marcantes” que estão fazendo muito sucesso.
    Hoje em Dia, a dupla Jorge e Mateus está ”deixando para trás” as outras duplas(Chitãozinho e Xororó, por exemplo como foi citado a cima) por terem um tom de voz espetacular em comparação, músicas maravilhosas como as do Zezé e do Bruno.
    Ch e X marcaram a Música Sertaneja sim! Mas agora, nesse momento todos acham melhor o Sertanejo Universitário( como é chamado).
    E não dá pra dizer que eles estão imitando outras duplas que estão ”mais apagadas”.

  • marcos: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:07

    jorge só não é o melhor de todos os tempo porque a sua voz sempre esta mudando mais mesmo assim ele é um bão cantor e um dos melhores

  • Thalita: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:20

    Parabéns Marcão, mais uma vez você foi impecável nos seus comentários, eu sou muito fã de JeM e concordo que o Jorge é um cantor incrível, tem um timbre diferenciado e um carisma que não se vê facilmente por aí, nós sabemos muito bem que tem artista por aí, que faz música pelo dinheiro exclusivamente e “força” a barra querendo “aparecer” mais. Mas ainda há alguns como o Jorge que demonstram além de talento uma simplicidade inegüalável. Sou contra comparações, pois acho que não acrescem em nada, sou fã de sertanejo e principalmente da música de qualidade. Abraço! :)

  • CIDA MATTOS: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:24

    quem aqui ta falando de melhor e pior. o texto é tão claro em fazer as comparações com as referências musicais pro mundo de hj na mídia e não quem é mais lindo, bonito, nem canta mais. e sim as comparações musicais, prestem atenção povo…

  • Manu: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:29

    Pq tão falando de Victor & Leo aqui? rs. É minha dupla favorita, a única que gosto, nada contra as outras, mas eles são muito diferenciados, mesclam ritmos. E as vozes de ambos são lindíssimas e difíceis de serem copiadas.
    Pra mim eles serão sempre OS CARAS.

  • Manu: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:34

    Quando citam Victor & Leo sempre aparece uma imensidão de comentários né?

    Poxa, os caras só passam mensagens positivas, falam de Deus, Amor, família, respeito e educação. Eles são super do bem.

    Os deixem fora dessas polêmicas.

  • Manu: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:35

    E pra quem disse que Victor & Leo não são humildes, está REDONDAMENTE enganado, o próprio blogueiro aqui é testemunha disso, leiam vcs mesmos http://blognejo.terra.com.br/blognejo-informa/deus-e-eu-no-aniversario-da-paranaiba-fm

    Fora os relatos de muitas pessoas que foram ao show e declararam a imensa humildade deles. Victor muitas vezes passa horas depois do show atendendo ao público. Sempre que pode, até debaixo do chuvisco, sem frescuras.

  • Gilberto: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:36

    Galera não ataquem Victor e Leo e nem Jorge e Mateus. Ambos são diferenciados. Eu acho que Victor e Leo são os CARAS. Mas respeito Jorge e Mateus. Vamos elevar o nível. Sem insinuações e sem ofensas. Vamos elevar o nível do sertanejo

  • Renata Galbine: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:39

    Primeiramente parabenizar pela forma clara de escrita…
    E parabenizar, acima de tudo, pelo reconhecimento e pela forma tão bonita em que colocou a mesa todas esses fatos.
    Fiquei muito feliz com a citação do Jorge nessa história.
    É até comum lermos sobre cantores como Zezé di Camargo, como o Bruno e até mesmo o Leonardo, mas fiquei feliz em ler o reconhecimento e a forma que demonstrou algo que, realmente, está acontecendo, que é referente ao Jorge.
    Eu tenho total orgulho do talento dele e da pessoa que ele é.
    Essa matéria devia ser lida por todo mundo!

    Parabéns!

  • Mirian Mansu: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:47

    Adoreei o texto… Mto bom Marcus!!

    Só não gosteei do comentário INFELIZ dessa Carla…

    “Esse tal de Jorge Nao canta nada” diz ela.

    Queria saber se ela canta pelo menos “Ilariê” bem debaixo do chuveiro!!…
    Veio falar de CH&X e Victor & Léo!!
    Que coisa neah…
    Eles podem ter aquele “patamar” todo..
    Mas hj em dia, o sucesso vem pra quem merece e faz um estilo no qual o povo se identifique!!
    Tem gente que gosta de moda velha, moda de viola! Mas há tbm aqueles que se entregam totalmente a passionalidade das músicas de J&M, que por sinal é a sensação do momento!!!

    #Confesso que fiqueii orgulhosa em saber que Jorge Alves Barcelos, vem “avassalando” o sertanejo de forma invejável, cá pra nós, nunca vii timbre mais lindo!!!

    E se é realmente fácil de copiá-lo, cade?? Quem foi que já achou um outroo JORGEEEEE heein??

    , e é isso aii
    “ele só está onde ele deveria estar”!!!

    Vaii com tudooooo Jorginhoooo…

  • Gildo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 14:47

    Sempre quando citam Victor e Leo, o blog passa dos 100 comentários. Marcão podia fazer uma analogia sobre este assunto rsrs…

  • Mirian Mansu: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 15:01

    Adoreei o texto… Mto bom Marcus!!

    Só não gosteei do comentário INFELIZ dessa Carla…

    “Esse tal de Jorge Nao canta nada” diz ela.

    Queria saber se ela canta pelo menos “Ilariê” bem debaixo do chuveiro!!…
    Veio falar de CH&X e Victor & Léo!!
    Que coisa neah…
    Eles podem ter aquele “patamar” todo..
    Mas hj em dia, o sucesso vem pra quem merece e faz um estilo no qual o povo se identifique!!
    Tem gente que gosta de moda velha, moda de viola! Mas há tbm aqueles que se entregam totalmente a passionalidade das músicas de J&M, que por sinal é a sensação do momento!!!

    #Confesso que fiqueii orgulhosa em saber que Jorge Alves Barcelos, vem “avassalando” o sertanejo de forma invejável, cá pra nós, nunca vii timbre mais lindo!!!

    E se é realmente fácil de copiá-lo, cade?? Quem foi que já achou um outroo JORGEEEEE heein??

    , e é isso aii
    “ele só está onde ele deveria estar”!!!

    Vaii com tudooooo Jorginhoooo… Suuaa voz é linda diimais!

  • allan jhones: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 15:02

    marcão acho que vc deveria ser mais direto e dar nomes aos bois, de quem imita, quem … seria mais bacana !
    … imitadores do estilo jorge, tem o humberto e ronaldo, israel e rodolfo, kléo diba e rafael, e mais quem ?…

    Leonardo, victor e léo, joão carreiro e capataz (olha quantas duplinhas de voz grave surgiram depois deles) e Daniel pra mim tem um estilo diferente, e muito copiado, tanto quando os outros …

    • Teco: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 15:41

      Eu Dei …se quiser eu dou mais !!!

  • JAQUISSSON: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 15:08

    ??????

  • Anderson: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 15:16

    Jorge é,sem dúvida,o melhor cantor dessa nova geração.É carismático,tem uma excelente interação com o público,tem presença de palco e é humilde.E Jorge tem uma vantagem em relação a Zezé e Bruno:seu parceiro.Sim,Mateus é muuuiiitooo talentoso,toca bem,canta bem e tem carisma,já Luciano e Marrone(salvo sua sanfona)não tem esses ingredientes.De fato,Jorge e Mateus são a maior dupla da atualidade (comprovado,em termos de público e faturamento),e como consequencia desse trabalho,aparecem genéricos deles,mas quem sabe esse clones não vingam?Eduardo Costa deu certo,Léo Magalhães (“copiando” Zezé)os próprios Jorge e Mateus deram certo (parecendo mto Bruno e Marrone)e quem sabe Kleo Dibah e Rafael e Henrique e Diego (ambos lembram mto Jorge e Mateus)não sejam os próximos a brilhar?É assim a música sertaneja,ídolos surgem,cópias aparecem,e quem tem talento chega lá!

    • Jamile: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 12:14

      Anderson vai me desculpar mas vc dizer q o Luciano n tem talento é pq vc nunca foi a um show da dupla,ele é mt talentoso sim.Vc n deve entender nada de Zezé Di Camargo e Luciano,então por favor n toque no nome deles n ta.

      • Max: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 20:50

        Luciano tem talento ?

        É um mascarado, e eu já fui em show deles

        Vamos fazer de conta que o Luciano começa uma carreira solo e o Mateus (da dupla Jorge e Mateus) também comece, quem sairia melhor???

        Para, não é porque eles estão tanto tempo no mercado que não são intocáveis, olha o caos que eles fizerem quando falaram que iriam separar a dupla, que coisa patética, vergonhosa

        Agora o Zezé é indiscutível, principalmente antigamente, mas o Luciano me desculpe não passa pela minha goela.

        • Anderson: (responder)
          6 de janeiro de 2012 às 11:38

          Adoro Zezé e Luciano,tenho mais da metade da discografia deles no PC,mas o Luciano é mto “fraco”,nos programs q eles participam o Luciano vira praticamente um animador de platéia,um “Liminha” da vida,podem reparar!
          Mas voltando ao Jorge:CANTA MUITOOOO!

  • Thiago Elias: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 15:29

    Que brigueiro hein?! Aff! Desanima..

  • Isabela Barbosa: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 16:29

    Não posso começar meu comentário sem dar nota 10 ao texto acima. Olha Marcão, no dia 1º de janeiro de 2012, li seu post aqui no Blognejo e fiquei mais sua fã .. Hoje, você conquistou ainda mais minha credibilidade ;) Parabéns!

    Zezé, Bruno e Jorge.. sou suspeita a falar de qualquer um deles. Amante da música sertaneja e completamente fã e apaixonada pelo Jorge, rs, prefiro ficar quiera. Só tenho a falar que são três grandes nomes da música brasileira. E cada um com seu esforço merecido, conquistou o público que merece.

  • Mikaelly: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 16:32

    Parabéns Marcão belo texto.
    Jorge para mim é o maior nome da música sertanejo, ninguem chega perto da voz dele.

    Parabéns novamente.

  • Mariana Passos: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 17:13

    Eu gosto de ouvir músicas que as letras tenham sentido e que de alguma forma me toque. E não existe uma música do Jorge e do Mateus que não me toque não só quando vou nos shows ou quando escuto no carro, em casa, no trabalho, etc.. Sou suspeita pra falar porque sou fã, mas o talento do Jorge e o sentimento que ele transmite quando canta, é indescritível! Acho o Zezé um ótimo artista e respeito muito ele, mas não faz muito o estilo de música que eu gosto. Prefiro o Bruno e o Jorge, dignos de admiração! Adorei o texto Marcão, mandou suuuper bem!

  • Manu: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 17:48

    MORRI! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK agora que li:

    “Victor & Leo são e sempre serão MARAVILHOSOS, EXCELENTES, LINDOS, GOSTOSOS, TESUDOS.”

    É isso aí Marcão! Falou tudo!!!! kkkkkkkk rachey.

    Gente, cada um tem sua opinião, o que a gente deve fazer é respeitar, só isso. Fica tudo tranquilo né? Bem melhor que brigar.

  • Carlos Eduardo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 18:09

    Marcão, PARABÉNS PELO TEXTO O JORGE É MESMO O LEGADO DO ZEZÉ E DO BRUNO, PENA QUE MUITAS PESSOAS NÃO SABEM INTERPRETAR O TEXTO E EM HIPÓTESE ALGUMA VOCÊ MENCIONOU QUE O JORGE É MELHOR QUE O CHITÃOZINHO E XORORÓ PRA QUEM NÃO PRESTOU NO TEXTO A COMPARAÇÃO É DE 20 ANOS PRA CÁ E O CHITÃOZINHO E XORORÓ TEM 40 ANOS DE SUCESSO NÃO TEM NEM COMO COMPARAR ALIAS ELES SÃO OUTRA POTENCIA MUSICAL. QUEM CONHECE O JORGE, O ZEZÉ E O BRUNO SABE O QUE VOCÊ TA ESCREVENDO ESSE FOI UM DOS MAIS COMPLETOS TEXTO QUE JA LI EM TODOS OS TEMPOS PERFEITA COMPARAÇÃO!!

  • Edilson: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 18:31

    Pra Mim Os Melhores são Zé Henrique & Gabriel… E Parem de discutir não vão chegar a lugar nenhum assim !

    • Silas Fonseca ( De Barretos / SP ): (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 19:34

      Vixeee cara, nem adianta viu, o Marcão não fala deles nunca. O dia em que isso acontecer, o BlogNejo chega aos TT’s Mundiais do twitter Kkkkkkkkk.

      Só pra descontrair Marcão Kkkkkkkkkk.

      • Jerônimo Anônimo: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 04:44

        Realmente, falta espaço pra essa baitaaa dupla aqui no blognejo

        • Edilson: (responder)
          6 de janeiro de 2012 às 08:41

          vcs tem razão kkkk eles merecem cara cantam muito
          se puder sigam eu la no TT @edi_mga
          acho do fundo do meu coração que eles mereciam mais espaço…

  • Sara Espírito Santo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 19:59

    Marcão, curti muito o seu texto!
    O Jorginho é dono de uma voz perfeita! Sem desmerecer as outras duplas mas Jorge e Mateus sempre serão os melhores!!!
    Paulo Henrique , concordo com você em gênero numero e grau!! Eu também sou muuuuuuuuuuuito fã de Jorge e Mateus!! tamo junto ai parcero ;)

  • Ludymila: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 20:10

    É fato que Jorge é um dos melhores cantores da nova geração seu timbre é de arrepiar relembrando um comentário que fiz acima não to aqui pra desmerecer ninguém, cada um tem seu talento, e ngm é igual a ninguém, a post do blogueiro foi muito bem feito, está de parabéns. e concordo plenamente com alguém que citou ai em cima… surgiram muitas duplas que tentam “imitar” do timbre de jorge mas ninguém se compara a ele, assim como Bruno, o talento de ambos são indiscutíveis.
    “E se é realmente fácil de copiá-lo, cade?? Quem foi que já achou um outroo JORGEEEEE heein?? ele só está onde ele deveria estar” Esse fato é incontestável, tanto jorge quanto zezé e bruno. todos são maravilhosos.

  • Ludymila: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 20:16

    “E se é realmente fácil de copiá-lo, cade?? Quem foi que já achou um outro JORGE hein? ele só está onde ele deveria estar”
    ISSO É FATO, ASSIM COMO NUNCA VI NGM COMO BRUNO :)

    • Gildo: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 21:16

      Imitadores de Jorge: humberto e ronaldo, kléo diba e rafael Henrique e Diego, Israel e Rodolfo, entre outros. Isso que estou lembrando de cabeça.
      Maldita inclusão digital, o povo acha que entendido do assunto…

      • Gildo: (responder)
        4 de janeiro de 2012 às 22:51

        Estes que citei são quase ou tão bons quanto Jorge e Mateus. Vocalmente falando.

  • Gustavo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 21:07

    Temos que fazer uma campanha

    “MARCÃO FALA DO ZÉ HENRIQUE E GABRIEL”

    kkk

  • Gildo: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 21:15

    Imitadores de Jorge: humberto e ronaldo, kléo diba e rafael Henrique e Diego, Israel e Rodolfo, entre outros. Isso que estou lembrando de cabeça.
    Maldita inclusão digital, o povo acha que entendido do assunto.

    • Gildo: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 22:54

      Estes que citei são quase ou tão bons quanto Jorge e Mateus. Vocalmente falando….

  • Ewerton: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 21:27

    Bom, nada contra dupla nenhuma, mas sobre Victor & Leo. o grande Renato Teixeira disse :

    “(…) outro grande momento dessa história, acontece quando surge Victor & Leo. Eles são tão importantes pra evolução dessa música, quanto foi Chitãozinho e Xororó naquela época.”

    Quem pode falar com mais propriedade que Renato Teixeira? Grande! Grandes!

    • Fernanda: (responder)
      4 de janeiro de 2012 às 22:12

      O Renato Teixeira disse isso c naum me engano foi no documentário do Victor e Léo neh… Vc queria o q??? Que eles falassem mal da dupla?! kkkkk… POderia ser documentário de qualquer dupla ou artista de sucesso atual que o papo seria o msm: “Eles são diferenciados” “Mudaram a história” e blá blá blá… é aquela velha politica de digamos, “boa vizinhança”…
      É aquela mesma historia de falar bem d qm jah morreu, dpois q morre todo mundo é bom!

      • Maximilliano: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 07:18

        Santa ignorância! E viva a inclusão digital!

        • Leo: (responder)
          5 de janeiro de 2012 às 07:31

          Fernanda! Pessoas como Renato Teixeira, Sérgio Reis, Milionário e José Rico não precisam fazer média com ninguém. Ganham muito mais pegar a viola e tocar um modão, do que fazer média com alguém. É triste esta desunião do público, para não falar ridículo.

        • Leo: (responder)
          5 de janeiro de 2012 às 07:40

          Composição feita em parceria. Renato Teixeira e Vitor Chaves.
          Isto é melhor do que palavras.
          http://www.youtube.com/watch?v=7vYp3B-s_1M

      • Leo: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 07:41

        Composição feita em parceria. Renato Teixeira e Vitor Chaves.
        Isto é melhor do que palavras….
        http://www.youtube.com/watch?v=7vYp3B-s_1M

      • Ewerton: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 15:53

        Não fale do que vc não sabe! Rento Teixeira já falou bem deles em diversas ocasiões! Ranato admira muito a dupla, em especial o Victor, com quem tem amizade e compõe junto.

        Vários grandes nomes admiram e respeitam Victor & Leo! Se não vê as entrevistas, é melhor calar a boca!

        • Ewerton: (responder)
          5 de janeiro de 2012 às 15:56

          minha resposta acima foi pra FERNANDA!

    • Leo: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 07:25

      Ewerton! E por falar em Renato Teixeira. Nesse início de ano. Victor vai compor mais duas músicas em parceria com Renato. As duas músicas vai para o novo CD de Renato Teixeira. Se for tão boa quanto a música “E quando dia Nascer”. Vai sai mais modão bom por aí.

      • Ewerton: (responder)
        5 de janeiro de 2012 às 16:00

        Sim Leo! Victor Chaves com Renato Teixeira compondo nessas férias. Eita que vem modão baum demais da conta!!

  • Ludymila: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 22:36

    No fim da confusão toda, independente do que sobre o texto quer dizer, cada um aqui quer “vender o seu peixe” cada um tem sua opnião e por isso ninguém vai querer ouvir falar mal de quem gosta, isso é questão de respeito… como houve ofensas ai em cima, pois quem fala o que quer, ouve o que não quer né? todos que cantam tem seu potencial, e lembrar que ngm é igual a ngm, podem até tentar, mas cada um se destaca com o que tem, cada um com seu timbre, cada um com seu jeito de ser, todos são ótimos: MILIONÁRIO E JOSÉ RICO, ZÉZÉ E LUCIANO, JORGE E MATEUS, LEANDRO E LEONARDO, BRUNO E MARRONE, VICTOR E LÉO, CHITÃOZINHO E XORORÓ, HUMBERTO E RONALDO, MATO GROÇO E MATIAS, TONICO E TINOCO, PEDRO PAULO E MATEUS, SERGIO REIS, ROBERTA MIRANDA, IRMÃS GALVÃO, GUSTTAVO LIMA, TEODORO E SAMPAIO, enfim gente cada um gosta de cada um, cada um tem seu jeito diferente de trabalhar, quem gostar gostou quem não gostar problema, e o caso é cada um respeitar a opnião do outro, eu particularmente gosto de todos, sério mesmo, o talento de ambos são admiráveis, sou muito fã do Jorge e Mateus porem não desmereço ninguém, e gosto de tudo, kkkk de uma boa moda de viola até o sertanejo universitário, como dizem.

  • Yuri: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 22:42

    Ixe Maria! Só de citarem o nome de Victor e Leo blog bomba! São os CARAS.

  • Ludymila: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 22:44

    No fim da confusão toda, independente do que sobre o texto quer dizer, cada um aqui quer “vender o seu peixe” cada um tem sua opnião e por isso ninguém vai querer ouvir falar mal de quem gosta, isso é questão de respeito… como houve ofensas ai em cima, pois quem fala o que quer, ouve o que não quer né? todos que cantam tem seu potencial, e lembrar que ngm é igual a ngm, podem até tentar, mas cada um se destaca com o que tem, cada um com seu timbre, cada um com seu jeito de ser, todos são ótimos: MILIONÁRIO E JOSÉ RICO, ZÉZÉ E LUCIANO, JORGE E MATEUS, LEANDRO E LEONARDO, BRUNO E MARRONE, VICTOR E LÉO, CHITÃOZINHO E XORORÓ, HUMBERTO E RONALDO, MATO GROÇO E MATIAS, TONICO E TINOCO, PEDRO PAULO E MATEUS, SERGIO REIS, ROBERTA MIRANDA, IRMÃS GALVÃO, GUSTTAVO LIMA, TEODORO E SAMPAIO, enfim gente cada um gosta de cada um, cada um tem seu jeito diferente de trabalhar, quem gostar gostou quem não gostar problema, e o caso é cada um respeitar a opnião do outro, eu particularmente gosto de todos, sério mesmo, o talento de ambos são admiráveis, sou muito fã do Jorge e Mateus porem não desmereço ninguém, e gosto de tudo, kkkk de uma boa moda de viola até o sertanejo universitário, como falam.

  • allan jhones: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 22:49

    Eu acho que o Victor e Léo fundaram um novo sertanejo, e não vejo muitos seguidores deles, são unicos !

  • allan jhones: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 22:50

    e sobre voz, carisma, presença … sou muito mais o JB & Vinicius, que tem nada mais nada menos que 18 anos de DUPLA

  • LC: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 22:59

    Po, bixo! Parabéns pelo texto! Mandou bem, Marcão! Jorge é o cara do momento.

  • Larissa: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 23:16

    Só para reforçar o coro. Victor e Leo são os CARAS. rsrs… [2]

  • Elisa: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 23:19

    O negócio tá tenso aqui, heim!? rsrs
    Muito bom o texto, Marcus!!! Parabéns!!!

  • RENAN: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 23:31

    Parabéns pelo texto Marcão,muito bom msm!!!!

  • Fábio Roque: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 23:34

    Tem uma pá de nego imitando o João Carreiro por aí tbm.

  • Felipe: (responder)
    4 de janeiro de 2012 às 23:47

    Marcão,

    Como vc teve coragem de cagar um texto desse?
    Tal comparação de Bruno e Zezé com Jorge; Rídiculo.

    Esqueceu os maiores de todos Chitãozinho e Xororo e Milionario e Jose Rico os que até os dias de hj mais influenciaram os mais novos!

    Texto Horrível, sem coerência e contexto!

    • Marcus Vinícius: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 06:09

      bom que vc foi um dos poucos que achou isso, senao eu tava ferrado hehehe

    • Gustavo: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 20:33

      para felipe, tem tudo a ver o texto, ele não quis puxar o saco do Jorge, só quis mostrar o tanto de artistas que imitam o Zezé, o Jorge e o Bruno.

  • max: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 08:22

    MARCÃO VC AINDA DEVE ESTAR BÊBADO DAS FESTAS DE FIM DE ANO PRA COMPARAR jorge COM BRUNO E ZEZÉ,o jorge tem voz horrível,dicção ruim,canta tudo embolorado,tem cara de defunto e olhos fundos.o único acerto deles é o repertório,tirando isso é um lixo,é bom mesmo q a dupla se separe pq o mateus é um ótimo músico pra desperdiçar com o jorge,cê tá de brincadeira né?! colocar lixo do lado de diamantes!!!

    • Max: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 09:15

      Só para deixar claro! Este é outro max, este daí deve ser algum fake.

  • Marcelo Dutra: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 08:42

    Eita discussão idiota de quem é melhor que quem.
    Eu acredito que cada um na sua época pode ser considerado o melhor.
    O que o Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Bruno e Marrone fizeram e fazem até hoje não pode ser comparado com o que o Jorge está fazendo agora por se tratar de momentos totalmente distintos, tanto na carreira quanto no cenário musical.
    Hoje a música sertaneja é feita para se vender shows (CD nem é mais a preocupação de venda), e o texto do Marcão destacou bem, hoje é tudo mais simples e fácil.
    O Jorge com certeza tem talento e vai longe.
    E vamos parar de comparação, afinal, todos gostamos de musica sertaneja e queremos é que ela cresça, em quantidade e qualidade.

  • Angélica: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 08:50

    Parabéns pelo texto, está maravilhoso. Uma comparação perfeita,o Jorge é sem dúvidas o cantor do momento, canta muito!!!! Tem a humildade como característica principal, é um exemplo a ser seguido, outros fãs podem até não concordarem, até ir a um show de Jorge e Mateus pra mudarem de opinião, a voz do Jorge é maravilhosa e é visível ver como ele canta como um profissonal mas sem deixar a emoção de lado,assim como Zezé e Bruno.

  • Bruno Ribeiro: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 09:10

    Vixe maria!!! Desse jeito a cobra vai fuma….rsrsrsrs
    Marcão, em meu ponto de vista o blog esta atingindo o melhor do esperado, ou seja, muita gente acessa o blog e isso é prova real de tudo.

    Grande abraço.
    Sucesso

  • Thiago Paes: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 09:42

    Faltou o Tião Carreiro nessa !@#$%¨&*

    • Leo: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 10:12

      O texto fala da cópia de vozes. O tom vocal que Tião Carreiro faz é para poucos. É difícil fazer sucesso usando as notas vocais dele. Só pra quem tem talento nas veias. Falando atualmente.

  • Rafael Kissane... Menotteiros: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 10:14

    Belo texto…. fez pensar!

  • Jamile: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 12:23

    gente todos tem talento e cantam bem sim,senão n estariam onde estão.Mas como fã de Zezé Di Camargo e Luciano n aceito q falem q o Luciano n tem talento.Quem diz isso é pq nunca foi a um show da dupla,eu como fã afirmo q ele é talentoso sim…
    Meu amigo ai q falou q o Lú n tem talento,quem tem é vc né….
    vai ver qt tempo ele tem de carreira.

  • Carla Rocha: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 12:26

    Gente não vamos nos rebaixar e igualar aos fãs de Victor & Leo,pois essas acusações sem fundamentos é pura inveja e ciume pois no fundo eles queriam que este post fosse para os ídolos deles,e vamos combinar o povo copia e se inspiram em quem é sucesso!

    • Joao: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 14:05

      Kkkkk rebaixar é realmente ótimo vc é uma pessoa burra ate parece q é fa do luan Santana vc fala em rebaixar ao falar de victor e leo link sem noção eu nao sou fã dos caras mas reconheço q os caras são fodas e q nao conseguem ser copiados só isso pq aposto como mts já tentaram e nao conseguiram quem tah se rebaixando agora aqui sou eu em falar com vc kkkkk idiota!!!

    • Bruno Dias: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 16:15

      CARLA ROCHA! O povo copia e se inspira em quem é sucesso? Coia quem é mais fácil de copiar! Victor & Leo são diferenciados demais. Impossível copiar!

      Sucesso??????????????? Estar 3 anos consecutivos no topo da lista do ECAD é o quê? Pra estar lá as músicas tem que estar sendo muito tocadas! Se as músicas estão sendo muito tocadas é sinal de sucesso mulher!

      PS: Também não acredito que me rebaixei respondendo a uma sem noção como essa!

  • João Aldair: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 13:02

    Não concordo quando se fala que estão copiando a forma do Jorge, quem é o Jorge? Fez sucesso por um determinado tempo e já sumiu, na verdade o Jorge copia aquela voz horrível do João bosco

  • Bruno Dias: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 16:25

    Pq meu comentário não apareceu? Xapralá..

    Gosto de muitas duplas, respeito (quase) todas. Mas tbm acho que Victor & Leo são OS CARAS. Diferenciados demais. Inimitáveis!!

    • Sacana: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 20:40

      e tem uns troxas, que querem discutir com isso, tem coisa que dá pra discutir, discutir que Victor e Léo são copiáveis, impossível.

  • anonimo: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 17:51

    carla rocha e max vao se fuder….jorge e mateus meu orgulho..

  • Leandro Chaves: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 20:19

    Sou muinto mais as músicas do Victor e Leo do que as do jorge e mateus, mas mesmo assim não desmereço o trabalho deles… Jorge canta muinto mas suas musicas estão ficando parecidas com outros artistas por ai.. Victor Chaves, Zezé di Camargo e o Zé Henrique são poetas…

  • Max: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 20:42

    Parem de comentarrrrrrrrr

  • Leo: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 22:07

    Galera! Vamos exaltar nossos artistas preferidos sem desrespeitar a preferência do próximo. Eu exaltei o meu artista preferido sem atacar o outro. Com esta desunião quem sai perdendo é a música sertaneja. Opinar, concordar, descordar é bom, mas de forma construtiva.

    • Luh: (responder)
      5 de janeiro de 2012 às 23:50

      Parabens Leo pelo unico comentario que presta aqui rsrsrs…

  • Juca do Norte: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 22:11

    Já comentaram algumas vezesa mas vou repetir: Toda vez que se fala de Victor e Leo o blog bomba. São os CARAS. Jorge também é bom. Zezé di Camargo e Bruno sem comentários. Abração

  • Luh: (responder)
    5 de janeiro de 2012 às 23:57

    Marcão…
    Parabens pelo texto… como sempre gerando varios comentarios polemicos rsrsrs essa é a prova de que é bom e faz sucesso… Bjo.

  • Ana Clara: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 00:57

    Alguém disse que Victor e Leo não fazem mais sucesso? Hã?
    Claro que fazem muito sucesso ainda povo, sempre bombam nas rádios e ganham muitas enquetes populares, como essa recente do prêmio MZOTV http://www.enquetes.com.br/enquete.asp?opcao=5330348&id=996295 e olha que eles têm um péssimo marketing virtual, não estão bem assessorados, mas ainda têm muitos seguidores fiéis que os fazem ganhar várias enquetes e etc…

  • marcelo fersan: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 01:07

    O Marcão ta certo sim… Pessoal,como o jorge não tem igual, onde ele coloca a mão é sucesso,Cristiano araujo, Gustavo lima, isral e rodolfo, etc… É sucesso, enquanto outra dupla tenta lançar uma dupla de homem e mulher que seguia outros estilos no passado, sendo que a mulher cantava MPB, justamente para ganhar grana e não consegue tanto espaço, sendo inteiramente por GRANA, comercial… Considero o Jorge hoje o cara mais foda do sertanejo… ele ajuda as outras duplas… Ele realmente é O CARA!!!

  • Diogo: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 02:41

    Bosta de perspectiva do autor!! O que tem na cabeça pra escrever esse lixo??
    Mas o negócio aqui é criar polêmica né. Conseguiu.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      6 de janeiro de 2012 às 13:49

      que bom que foi só uma minoria que achou isso. Pelos comentários aí se vê que o povo gostou do texto.

  • Cicinha: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 04:02

    Só citar Victor & Leo e surge um MUNDO de comentários MELDELLLLS!

  • Paulinha: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 04:28

    Poxa, não sei pra que envolver o nome de Victor e Leo em “polêmicas”. São tão humildes, tão do bem, só passam mensagens positivas, tão discretos, nunca expõem a vida pessoal, tão na deles. Deixem eles no canto deles, quietinhos…

  • Juju: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 04:32

    Victor e Leo pra mim sempre serão os melhores. Sei que o texto não fala sobre os melhores, mas só queria deixar registrado. V&L foram os únicos que conseguiram me cativar, me fazer gostar de um ritmo que não escutava e ter orgulho de assumir isso.

  • Luiz: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 11:24

    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo excelente texto.
    E quero dizer que pra mim sem dúvida nenhuma Jorge é hoje o “cara” da música sertaneja atual, é só ver a forma como ele é reverenciado e respeitado por outras duplas e cantores mais novos e até alguns com mais experiência já. Pra mim o que foi o Zezé entre 90/2000 e o Bruno entre 2001 e 2008, será o Jorge entre 2010/2020.
    O seu carisma, a sua humildade, o seu respeito pelos fãs e pelos companheiros de trabalho vêm apenas complementar um timbre de voz e uma qualidade musical iniguilável e abençoada demais!
    Respeito e admiro demais o trabalho de várias outras duplas e cantores solo, mas Jorge pra mim é algo único hoje na música sertaneja e a dupla Jorge & Mateus são a número 1 do Brasil!
    Abraços

  • Gustavo Kemer: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 13:29

    Victor e Leo sempre serão OS CARAS! só pra engrossar o coro +1

  • Letícia D.: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 16:17

    Quem foi que disse que Renato Teixeira falou bem de Victor e Leo só pq tava no documentário? Tá precisando se informar.

    Renato Teixeira rasga elogios à dupla há muito tempo!

    Vários grandes nomes admiram e respeitam Victor e Leo há muito tempo! Artistas renomados só participaram do documentário falando bem deles pq já os admiravam muito antes!

    Em 2009 Chitãozinho e Xororó já diziam que eram a melhor dupla da atualidade, aqui mesmo vc pode ver http://blognejo.terra.com.br/blognejo-informa/victor-leo-os-preferidos-de-chitaozinho-xororo
    Já disseram que gostam dos arranjos originais, do novo estilo, do jeito único de fazer música que V&L têm.

    Zezé disse em entrevista recente que da da nova geração, musicalmente falando, ele gosta de Victor & Leo, pois são competentes. Inclusive foi a um show deles recentemente em SP. Sem contar que os prestigiou em Uberlândia, assim como Bruno (do Bruno & Marrone).

    Muitos artistas renomados, gostam, admiram e respeitam V&L, não adianta tentar negar, é um fato. É assim desde que eles estouraram e sempre será assim.

  • Letícia D.: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 16:43

    Renato Teixeira disse:

    “O Victor falou pra mim assim ‘pô eu tenho uma música que não tem refrão’ e eu falei pro Victor: ‘eu tenho um refrão que não tem uma música. E tinha mesmo. Aí ele começou a cantar, e eu cantei o meu refrão, emendei com a música e deu certinho…”

    Música do Victor, refrão do Renato, melodia de ambos, eis que surge a perfeita canção “E quando o dia nascer” http://migre.me/7qXxI

    Nessas férias já disseram que vão compor juntos. Dois grandes compositores, da antiga e nova geração. Vem muita música boa por aí hein?

  • Mel: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 20:16

    Sobre Victor & Leo serem respeitados por artistas veteranos, tem até um texto aqui no Blognejo que fala sobre isso ->
    >
    >
    “Uma das coisas mais importantes que Victor & Leo conquistaram em sua carreira com certeza foi o respeito da classe. Difícil encontrar algum artista sertanejo que tenha alguma coisa negativa a dizer sobre o talento dos dois. Pode-se dizer que rola até um certo ciuminho de boa parte desses artistas por conta do prestígio conquistado por Victor & Leo. Afinal eles se tornaram queridinhos da Globo, queridinhos dos artistas veteranos, que vivem puxando o saco deles mesmo eles não dando tanta bola assim para esse tipo de coisa.
    Esse respeito conquistado se deve ao caráter inovador do trabalho deles. O tipo de som que eles fazem é diferente de tudo o que já foi feito na música sertaneja…”

    Qualquer um que esteja por dentro do meio sertanejo em geral, sabe disso, a não ser que seja um tremendo desinformado.

  • Isa: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 22:42

    Acabou a discussão? Tava tão legal kkkk
    Mas sério. Pra que falar de Victor & Leo aqui? Todo mundo sabe que eles são fodas! ahaha! O próprio blogueiro disse :

    ”’Victor & Leo são e sempre serão MARAVILHOSOS, EXCELENTES, LINDOS, GOSTOSOS, TESUDOS.”’

    KKKKKKK.. POVO, ele não citou na postagem em momento algum que ninguém é melhor que ninguém, só falou dos mais copiados. É bem diferente. Até pq Victor & Leo são originais demais, não são copiáveis. Impossível.

    O fato é que cada um tem seus preferidos, o que tem que haver sempre é respeito. Só. Simples assim. Assunto encerrado.

  • Isa: (responder)
    6 de janeiro de 2012 às 22:45

    ▂ ▃ ▄ ▅ ▆ ▇ █ THE END █ ▇ ▆ ▅ ▄ ▃ ▂

  • West: (responder)
    7 de janeiro de 2012 às 12:47

    O assunto rendeu hein?!

    Agora sim… Fim! =P

  • Julio: (responder)
    10 de janeiro de 2012 às 10:17

    Confesso que achei meio equivocado colocar Jorge no mesmo patamar de Zezé e Bruno….

  • ROSÃMGELA PROVESI: (responder)
    29 de janeiro de 2012 às 10:24

    VICTOR E LEO SÃO INIMITÁVEIS POIS SÃO ÚNICOS INOVADORES PORTANTO NADA SE IGUALA A ELES VICTOR E LEO ESSES SIM SÃO OS CARAS E TOCAM MUITO NAS RÁDIOS AQUI NO SUL E IQUALMENTE SÃO MUITO AMADOS POR AQUI………

  • Eduardo Grraver: (responder)
    30 de janeiro de 2012 às 09:45

    Jamais haverá cópia de Victor e Leo, porque qualidade musical ética profissionalismo caráter descrição não apologia a baixaria e bebedeira e letras que remetem ao ato sexual não fazem parte da carreira deles por isso que jamais seão imitados e serão sempre únicos. Ah se o houvessem muitos Victor e Leo por ai o mundo estaria bem melhor.

  • Tayalla Liberty: (responder)
    31 de janeiro de 2012 às 09:18

    Aguentar o Zezé, o Bruno, Eduardo Costa e agora esse Jorge berrando em nossos ouvidos nínguem merece,por isso prefiro artistas que cantem num tom mais suave por ex. VICTOR E LEO, Roberto Carlos, eles sim fazem bem aos nossos ouvidos, com suas músicas que falam do amor.

  • jessica yaskara: (responder)
    27 de fevereiro de 2012 às 01:24

    TAYLA vc e uma idiota, pode vir quem quiser, com BRUNO nao tem pra ninguem

  • jessica yaskara: (responder)
    27 de fevereiro de 2012 às 01:36

    Marco, prazer em conhecer seus textos, e muito obrigada por postar O VIDEO MAIS PRECIOSO DA MUSICA BRASILEIRA que e BRUNO EM 96!E claro que eu baixei,O SEU BRUNO e dono de uma voz desejada por TODOS OS HOMENS NO UNIVERSO,pensem oq quiserem BRUNO PRA SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Veloz: (responder)
    1 de março de 2012 às 23:52

    zezé em primeiro quem tinha o patamar + alto de 1990 a 2000 era de longe de muito longe João Paulo e Daniel, zezé di camargo e luciano – leandro e leonardo esses vinha abaixo alias bem abaixo chitaozinho e xororo vinha acima dos msm tbm, e jorge e mateus é fã assumido e declarado de JP & D tanto é q tem gravações da suas musicas em seus repertorio

  • Gleice Rocha: (responder)
    8 de dezembro de 2013 às 20:37

    Acredito que o sucesso de cada artista citado na matéria, tem seu valor na música sertaneja, até pq eles são referência para tantos outros artistas. Zezé di Camargo e Luciano representam uma geração que me desperta nostalgia, já que os sertanejos atuais esquecem de falar de amor de um jeito mais romântico, como, Leonardo, Chitãozinho e Xororó e outros. Contudo, o diferencial da dupla “Jorge e Mateus” e posso ressaltar o carisma único do “Jorge” com seu publico, são as musicas que chegam no coração daqueles que vivem da essência da música sertaneja, enquanto outros usam a popularidade da música sertaneja pra ganhar dinheiro, “Jorge e Mateus” evitam os programas televisivos e são Records de publico em seus shows, acho que isso responde os pseudo-artistas que fazem de tudo para aparecer na Globo, enquanto eles preferem a estrada do sucesso. Aceita que é melhor! Jorge canta muito!

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.