28 ago 2017 | Na Estrada
Léo & Raphael se preparam para ganhar o Brasil com primeiro DVD

Na semana passada, fui a Londrina para acompanhar a gravação de um DVD que eu, particularmente, esperava bastante. Léo & Raphael são meus amigos de longa data e eu já conhecia o trabalho de ambos antes mesmo da dupla sequer existir. Aliás, acompanhei o nascimento da dupla, na época com a pulga atrás da orelha por se tratarem de dois artistas com personalidades tão distintas: um totalmente rural e o outro com uma pegada (pelo menos pra quem via de fora) mais pop. Fiquei durante um tempinho tentando entender como é que a parceria funcionaria.

Passado todo esse tempo, não resta dúvida de que a parceria tem funcionado muitíssimo bem, obrigado. A maturidade musical do Raphael, aliada com o carisma e autenticidade do Léo fazem da dupla uma das mais promissoras da nova geração. Misturam o tradicionalismo das duplas “brutas” com a irreverência do Paraná, mas com uma marca muito própria conquistada com músicas como “Sai do Mato, Veiaco”, que popularizaram, no meio da música, expressões que ainda não haviam sido difundidas de forma tão inteligente. É como se Léo & Raphael fossem a única dupla que consegue mesmo levar para a música o jeito de ser do “agroboy”, que querendo ou não é uma parcela importantíssima do público sertanejo.

O grande desafio da dupla, no entando, era romper as barreiras do Paraná e levar essa originalidade para o resto do Brasil. Sem muito alarde, a dupla foi pavimentando o caminho aos poucos. Ano passado, fizeram um grande show no Barretão. Vieram aos poucos reunindo forças, com apenas um CD e alguns singles lançados posteriormente, até culminar com o DVD que Londrina acompanhou no sábado (19).

Acontece que a dupla pavimentou tão bem o caminho desde seus primeiros passos que conseguiu chegar ao tão sonhado dia com o peso de artistas do primeiríssimo time. O resultado foi uma gravação impecável, com mais de 10 mil pessoas presentes para ver a dupla, já que eles sequer colocaram participações especiais. Era sem dúvida o DVD do Léo & Raphael, sem qualquer distração. Nem mesmo a previsão quase implacável de chuva e o frio intenso horas antes da gravação foram capazes de atrapalhar a noite. Os primeiros pingos de chuva foram cair apenas quando o DVD estava chegando ao final.

O grandioso cenário e a mega estrutura montada mostraram que a intenção da dupla foi mesmo chegar com os dois pés no peito à próxima fase na carreira. E para ganhar uma linguagem mais, digamos, nacional, convocaram o goiano Jenner Melo para a produção musical. No vídeo, o trabalho ficou por conta do cada vez mais consolidado André Caverna.

O repertório da gravação também resumiu bem a linguagem da dupla ao trazer grandes hits em potencial, sempre valorizando o comportamento e os trejeitos da turma de “agroboys” que eu mencionei, da qual o Léo é um dos mais perfeitos representantes.

Eu já tinha colocado os dois como apostas em uma das famigeradas listas do blog. E, graças a Deus, a dupla vem a cada dia fazendo mais e mais por merecer a inclusão, correspondendo às expectativas e colocando o próprio trabalho à prova, como deve ser. Nada de ficar esperando algo acontecer. Eles já vem correndo atrás há tempos e o espaço já conquistado mostra que tudo vem sendo feito da forma certa.

Abaixo, algumas fotos da gravação. Em breve a gente traz por aqui os primeiros vídeos do projeto.

3 comentários
  • Darlene da Silveira: (responder)
    29 de agosto de 2017 às 03:32

    Foi um show maravilhoso! Uma noite inesquecível! Realmente um marco na carreira da dupla! Acompanho o Léo desde quando ele tinha um sonho de ser cantor! E essa gravação consolidou esse sonho!! Desejo todo o sucesso do mundo para a dupla! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻😍

  • Aline Melo: (responder)
    29 de agosto de 2017 às 23:13

    Foi Top

  • Eu: (responder)
    31 de agosto de 2017 às 13:11

    Todas as vezes que tem postagem dessa dupla, eu assusto com esse da direita. Nao adianta, nunca vou me acostumar com tamanha feiura.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.