20 ago 2013 | Lançamentos
Lu & Robertinho fecham parceria com a Sony Music e o canal Vevo e oficializam a marca Sertanejo Mashup

Se até hoje a vertente Mashup do Sertanejo, que se popularizou de uns tempos pra cá, era tida como “marginalizada”, a partir de agora essa realidade tende a mudar. Lu & Robertinho, uma das duplas que encabeça o gênero e a que acumula a maior quantidade de views no Youtube entre os artistas que trabalham o mashup, estreiam hoje uma parceria com a Sony Music e um canal oficial junto ao Vevo, a maior plataforma mundial de conteúdo musical das grandes gravadoras no Youtube.

O Mashup já foi tema de postagem aqui no Blognejo. Para quem ainda não sabe direito o que é, o mashup, ou bootleg (também conhecido como meshmash upmash-upblend ou bastard pop/rock) é uma canção ou composição criada a partir da mistura de duas ou mais canções pré-existentes, normalmente pela transposição do vocal de uma canção em cima do instrumental de outra, de forma a se combinarem.

Lu & Robertinho são dois dos principais expoentes dessa nova vertente e reúnem referências de diversos estilos em seus vários vídeos postados no Youtube no canal oficial da dupla, mesclando sucessos de ídolos internacionais como Adele, David Guetta e Jason Mraz com os hits sertanejos de Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus, Luan Santana e Michel Teló, entre outros. As canções trazem a pegada do sertanejo em misturas improváveis até com músicas de artistas como Linkin Park e Swedish House Mafia e gêneros como o pop, o rock e até a música eletrônica, sempre mantendo um estilo harmonioso e agradável e que já vem fazendo sucesso em grandes festas ao redor do Brasil.

Os mais de 15 milhões de views que a dupla acumula no Youtube parecem ter chamado a atenção da Sony Music. A partir de hoje, dia 20/08, a gravadora se torna responsável por toda a distribuição digital da dupla Lu & Robertinho, que vai se caracterizar principalmente pela comercialização do já vasto repertório da dupla (já são mais de 60 vídeos e, portanto, 60 canções) através do Itunes, a maior loja de música da web. O primeiro álbum, o Sertanejo Mashup Volume 1, sai hoje e uma nova coletânea com os mashups da dupla será lançada a cada mês, sempre no Itunes.

A parceria, no entanto, vai além disso. Os vídeos da dupla, que já são sucesso no canal oficial, serão veiculados a partir de agora através da plataforma VEVO. O VEVO é a plataforma líder mundial em entretenimento e vídeos de música premium. Está disponível nos Estados Unidos, Austrália, Brasil, Canadá, França, Irlanda, Itália, Espanha, Países Baixos, Polônia, Nova Zelândia e Reino Unido através do Vevo.com e em aplicativos para dispositivos móveis, tablets e TVs conectadas. Além disso, através da parceria com o YouTube, a plataforma está acessível em mais de 200 países. O VEVO oferece o maior catálogo de música premium da internet graças a acordos com as maiores gravadoras do mundo, revolucionando a programação de música online. Para continuar acessando os vídeos da dupla, basta acrescentar a palavra VEVO no final do endereço do canal oficial (www.youtube.com/luerobertinhoVEVO).

Esta nova fase inclui também a criação da marca “SMUp”, que enfim oficializa esta nova vertente da música sertaneja, que até então se restringia aos canais independentes do Youtube. A marca já vem destacada na capa do primeiro álbum que a dupla lança no Itunes, como você pode conferir através da imagem abaixo. Em breve, a marca ganhará também um site oficial.

lu e robertinho

A parceria com a Sony Music e com a plataforma VEVO promete facilitar ainda mais o acesso ao conteúdo da dupla na Internet, além de promover cada vez mais a sua ampliação. Uma conquista e tanto para dois jovens de Lins que até algum tempo atrás não imaginavam que uma brincadeira no Youtube poderia render tanto. Recentemente, falei com a dupla aqui na minha casa, em Uberlândia, sobre essa nova parceria e sobre diversos detalhes da carreira dos dois. A entrevista poderá ser conferida aqui no Blognejo muito em breve.

1 comentário

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.