09 mar 2010 | Artigos
Lucas & Luan e a escolha de “Pensa em Mim”.

De tempos em tempos, um fenômeno toma conta do Brasil de forma inexplicável. Surge uma canção que vira verdadeira febre entre os artistas. Dificil dizer como acontece. Ou a esperteza do autor é algo que deixaria Seu Madruga no chinelo, ou nosso país está empobrecendo de bons compositores.

De uns 10 anos para cá, várias composições ganharam notoriedade pela quantidade de artistas novatos que optaram por também gravá-las, como aconteceu com “Coisas Exotéricas”. A música foi gravada por tanta gente que da até pra perder a conta. Os mais conhecidos são Maria Cecilia & Rodolfo, Alex & Konrado, Rildo & Riany e Hugo Pena & Gabriel . Pouco tempo antes teve “Locutor”, gravada 96 vezes,”Risca-Faca”, “Dançando a Vaneira” entre outras.

E toda a vez que se fala nesse fenômeno, atrela-se a ele os artistas novos, muito provavelmente pelo pouco poder de barganha com o compositor na hora de exigir exclusividade. O último grande achado atende pelo nome de “Pensa em Mim”. A canção ganhou nada menos que sete versões que tocam á exaustão na rádios. O lado sertanejo está encabeçado por Lucas & Luan com participação de Jorge & Mateus. No pareo estão ainda Carlos & Jader, João Neto & Frederico e Roby & Roger . Fora do circuito sertanejo a coisa continua com a Banda Cheiro de Amor, Darwin e Os Moycana.

Com tanta gente cantando a mesma música é natural que ela não faça sucesso, quer dizer, não o sucesso esperado. Muita vezes a moda é boa, mas satura rapidamente e não consegue permanecer na parada e muito menos na memória de quem ouve. Outro ponto crítico desse tipo de situação é que, como diria meu parceiro Marcão, a música fica sem identidade. É quando o ouvinte escuta a canção e associa ao artista, se muita gente grava, pronto, ninguém sabe quem é o pai da criança.

lucas-e-luan

Entre os artistas que estão tocando “Pensa em Mim” nas rádios, Lucas & Luan são os que estão melhor posicionados. A dupla que pode até ser confundida com a nova safra universitária, tem muitos anos de estrada e várias histórias para contar. Seu primeiro sucesso “Horizonte Azul” de 1996, foi também regravada por Leandro & Leonardo. Segundo dizem alguns, a mãe de Lucas & Luan chegou a pedir aos irmãos Goianos que não regravassem a canção, para não atrapalhar a carreira dos filhos, mas não adiantou.

Depois de anos de batalha e uma carreira brindada de composições que foram sucesso absolutos nas vozes de Zezé & Luciano (Mexe que é Bom) e Bruno & Marrone (Tá Liberado), Lucas & Luan finalmente conseguiram seu lugar ao sol novamente como dupla. Em 2008 a canção “Paixão não se Deleta” recolocou a dupla entre os artistas sertanejos mais tocados do Brasil. A gravação ao lado de Jorge & Mateus no início desse ano deu um novo gás aos irmãos paulistas. Lucas & Luan tem qualidade para ser uma das duplas mais importantes do cenário sertanejo atual. Uma pena que a música de trabalho seja uma canção tão sem dono. Uma pena que compositores com o gabarito de Lucas & Luan tenham se esquecido de suas criações e tenham optado por também gravar “Pensa em Mim”.

11 comentários
  • Wynell Forck: (responder)
    14 de julho de 2013 às 20:48

    I simply want to tell you that I am beginner to blogging and site-building and certainly loved this web page. Likely I’m likely to bookmark your website . You surely have fantastic posts. With thanks for revealing your website page.

  • use this link: (responder)
    18 de julho de 2013 às 02:34

    Its fantastic as your other articles :D, regards for posting.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.