02 ago 2012 | Notícias
Mas hein? Cristiano Araújo é detido AND algemado por causa de som alto!?!?!?

Nesta madrugada, o cantor Cristiano Araújo foi detido pela polícia militar do estado de Goiás após uma reclamação com relação ao barulho oriundo de sua residência durante uma festa. A notícia foi veiculada inclusive na capa da Globo.com, um dos maiores portais do Brasil. Até alguma horas atrás, ele ainda estava na delegacia prestando esclarecimentos. Segundo as autoridades goianas, a notificação desta noite foi a sexta recebida pelo cantor por conta do barulho oriundo das festas realizadas eventualmente na sua casa. Mas por conta dos 18 decibéis acima do permitido pela lei do município de Goiânia, as autoridades acharam prudente ALGEMAR o cantor e conduzí-lo até a delegacia. Isso mesmo, ALGEMAR, por conta do barulho.

Não sei qual o teor da lei de meio ambiente referente à emissão de ruídos sonoros no município de Goiânia. Mas acho pouco provável que seja um procedimento padrão algemar o “infrator” acusado de um delito tão pequeno quando o mesmo não impõe nenhum tipo de resistência. De repente, óbvio, o crico estava armado e a notícia veiculada nas páginas policiais como se o protagonista da notícia tivesse cometido um crime tão grave quanto qualquer outro personagem de tantas outras notícias veiculadas na mesma sessão do portal.

A questão da poluição sonora e da quantidade de decibéis é um problema que assola não só o município de Goiânia, mas praticamente todo o território nacional. De um lado, moradores descontentes que prezam pela tranquilidade. Do outro, centenas de milhares de trabalhadores da noite que dependem do barulho para realizarem suas atividades. É claro que uma festa em uma área residencial não pode ser enquadrada nisso e nem isentada de todas as responsabilidades dali provenientes. O problema no caso em questão é o exagero empregado na abordagem policial e na repercussão dada ao caso.

Aparentemente, um dos reclamantes, vizinho do cantor, é simplesmente um juiz do estado de Goiás. A abordagem policial que culminou com a colocação das algemas por conta de um ato tão corriqueiro, mesmo não tendo o Cristiano Araújo reagido à prisão, neste caso, acaba sendo viciada. Não dá para fechar os olhos para o fato de que as autoridades abusaram do poder a elas conscernente. Em todas as declarações dadas pelo cantor desde o momento em que foi detido, ele se prontificou a colaborar, o que por si só torna desnecessária uma abordagem dessa natureza.

Não bastasse isso, a imprensa foi acionada e a repercussão dada ao caso, como pode ser observado nesta matéria, foi praticamente a mesma dada a casos de atentados à vida humana. O que também parece ser, e muito, uma outra atitude pensada com o intuito de tornar ainda pior a humilhação sofrida pelo cantor. “Não basta prender, tem que algemar e mostrar na capa do maior site de notícias do Brasil, pra ver se assim ele aprende“. Triste, além de absurdamente desnecessário.

44 comentários
  • Alex: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 16:42

    Lei é lei tem que ser igual para todos, mas “ALGEMAR” o rapaz por conta disso, só mostra mais uma vez o quanto a instituição POLÍCIA é despreparada, uma das piores instituições do Brasil.

  • EBERTH OLIVEIRA: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 16:49

    Atitude repugnante,dois pesos,duas medidas. E os ladrões do colarinho branco,os pedófilos, os homicidas do trânsito? Ah,não podem ser ALGEMADOS porque fere a Dignidade Humana!! Aliás,que dignidade né? #solidarizocomCristianoAraujo

  • Marcinhaaah: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 16:53

    Só uma palavra: VERGONHOSO!

  • PEDRO PAULO GARCIA: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 17:05

    A LEI ESTÁ CORRETÍSSIMA!!!BARULHO TEM QUE TER LIMITES!!RESPEITAR A LEI DO SILÊNCIO!!OS NOSSOS OUVIDOS NÃO SÃO PINICOS PRA ATURAR O BARULHO DE GENTE MAL EDUCADA!….E ESSE CANTORZINHO FULEIRO AI VÊ SE APRENDE A RESPEITAR A LEI DO SILÊNCIO!!!CANA É POUCO PRA ELE!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Alexandre: (responder)
      2 de agosto de 2012 às 17:20

      Hahaha, está brincano né meu amigo? É lógico que isso foi um absurdo e apenas pra se aparecerem, e todos sabemos que o Brasil e o que é por conta dessas coisas. Politicos, criminosos, pedofolos entre outros tantos que acercam o Brasil não acontece nada. Realmente é uma vergonha!

    • Matheus Castilho: (responder)
      2 de agosto de 2012 às 20:13

      Cara, voce tem problema!

      • Alexandre: (responder)
        2 de agosto de 2012 às 23:24

        Só pode ser voce mesmo cara!

    • Leo: (responder)
      2 de agosto de 2012 às 23:17

      Você ta falando é merda ! Você sabe oq é 18Db ? é o mesmo de vc peidar no seu quarto ! intão vá se preocupar com outras coisas mais serias ! e isso é vergonhoso sim… Tanta gente roubando, matando, traficando, estrupando e roubando dinheiro nosso e os policias vão ALGEMAR uma pessoa por causa de ultrapassar 18Db ? Independente de que for… ISSO É RIDICULO !

      • Leonardo Pereira: (responder)
        3 de agosto de 2012 às 19:59

        que duente

    • Juliana Ferreira: (responder)
      26 de junho de 2015 às 00:41

      Pinico seu ouvido sempre foi, pq pra falar uma asneira dessa nem classifico o que entra nele todo dia… faz o seguinte, se livra dessa pessoa que te torna tão amarga e podre…. ai vc vai ver que “serzinho” é vc! Pessoa mal amada!

  • Teco: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 17:35

    Pô cara, aluga uma chácara se não tem ainda, leva o teu pessoal pra lá e faz barulho a noite toda uai !!! O fato de algemas e etc é tudo blá blá blá não significa nada, infelizmente é um manchinha na roupa mas não é nada demais.

    Sejam mais prudentes e pronto uai !!!

  • Sacana: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:12

    Acabar com festa de cantor sertanejo é mole,invade uma favela e acaba com o baile funk..Difícil né? Pois lá tem o famoso arrêgo,sem falar na (UPP) Unidade de Polícia Pacata,só piada de Portugês me poupem !!!!!!!

  • Felipe Azevedo: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:17

    Muito me admira um advogado formado, ter uma opinião desta.. Que vergonha heim Sr Marcus. Como representante da lei, o Sr. tinha que ser o primeiro a saber que toda pessoa conduzida por delito é algemada sim. A menos que o Sr. esteja sugerindo que a pessoa dele, merece outro tipo de tratamento pelo fato de ser famoso. Seria isso?

  • Felipe Azevedo: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:17

    Muito me admira um advogado formado, ter uma opinião desta.. Que vergonha heim Sr Marcus. Como representante da lei, o Sr. tinha que ser o primeiro a saber que toda pessoa conduzida por delito é algemada sim. A menos que o Sr. esteja sugerindo que a pessoa dele merece outro tipo de tratamento pelo fato de ser famoso. Seria isso?

    • Marcus Vinícius: (responder)
      2 de agosto de 2012 às 18:26

      Claro que não, amigo. O que estou questionando é a necessidade do uso das algemas com relação à gravidade do delito. Ou será que você considera um delito desta natureza (perturbação da ordem pública por causa do volume do som menos de 40% acima do permitido) algo análogo a um crime contra a vida humana ou um assalto, furto e outras coisas do gênero???

      Sem contar que ele não ofereceu qualquer tipo de resistência, o que torna o uso das algemas ainda mais questionável. Não é porque ele é artista. Qualquer cidadão que cometesse o mesmo tipo de delito e não oferecesse nenhum tipo de resistência merece ser, sim, tratado de uma forma um pouco menos severa. Soou de fato como uma tática coercitiva apenas com o objetivo de elevar o grau da humilhaão sofrida.

      • Eduardo: (responder)
        2 de agosto de 2012 às 21:31

        Amigo, vc esta participando dessa patuscada toda, né? Vc acha que essa notícia iria para a primeira capa do portal da principal emissora do país, e ainda por cima dona da gravadora do rapaz, sendo que ele não tem expressão nenhuma pra isso? É realmente uma repercusão MUITO grande para alguém que não é NADA. Vc acha que o presidente da ‘Som Livre’ permitiria uma coisa dessas? Conta outra né. Os caras estão injetando alguns milhões no cara e não vem tendo retorno, aí eleS decideM fazer o mesmo que o Gusttavo Lima. Polemizar.

        • Felipe Azevedo: (responder)
          2 de agosto de 2012 às 23:31

          Com certeza se fosse vcs ao lado da residencia desse cidadão, não o estariam defendendo, como diz o velho ditado, pimenta no olho dos outros não arde. E só pra constar, Perturbação do sossego Público é crime ambiental, onde o individuo tem que responder como qualquer outro criminoso e fica com a ficha suja! Tá passando da hora de colocarem um basta nessas bagunças em nossa cidade!

          • Alex: (responder)
            3 de agosto de 2012 às 09:41

            Felipe Azevedo é o vizinho do Cristiano Araújo e ele que o denunciou….hauhauhauhauhahua

        • Pantanal: (responder)
          3 de agosto de 2012 às 09:36

          Retorno???? É incontestável o retorno financeiro do Cristiano Araújo, tanto para o seu empresário como para os contratantes que levam o seu show. Com certeza ele não precisaria de uma ” mídia” desta.

    • Juliana Ferreira: (responder)
      26 de junho de 2015 às 01:04

      O Dr. É formado em Itaúna e mora em Betim gente?! Respeita a puliça… kkkkkkk agente da lei né?!?!?! Kkkkkkkk carteirada,”pow” kkkkkkk competência ” FIuuuuu….” kkkkkkkk liberdade de expressão, tenho direito de dizer que ele é abusivo e colabora com incentivo ao autoritarismo…. Não?! Enfim, me expressei! :*

  • Junior: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:19

    É engraçado como essa POLICIA BRASILEIRA é… assassino, ladrão, politico corrupito, drogados, traficantes, isso eles não prendem…. MAIS as PESSOAS SE DIVERTINDO ELES FAZEM QUESTÃO DI PRENDER NEH….. EU FAÇO FESTA NA MINHA REPUBLICA e NÃO VOU PARAR DI FAZER, ME PRENDAM i VAI CONTINUAR TENDOOO…!!!!! CHUPAA POLICIAAAAA…

  • Assis: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:21

    Agora que ele tá estourando, vacilou legal, artista que está no auge nao pode dar vacilos desses, queima a carreira, mas uma coisa eu digo: Só algemou porque é famoso (ou quase famoso)

  • Ademir: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:24

    esse comentario vai para o povinho q tá defendendo esse merdinha,4 horas da manha de quarta feira fazendo bagunça, tem q falar mais alguma coisa.sera q ele ñ lembra nas pessoas q vau trabanhar,ããã

    • Alex: (responder)
      3 de agosto de 2012 às 09:45

      O Ademir, será que não notou que ninguém ta defendendo o cara e apenas questionando se “Algemar” foi uma postura abusiva ou não. Só isso…

  • Diogo: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:24

    Para prender os bandidos a policia civil goiana esta de greve a mais de vinte dias,mas para aparecer na midia prenderam um artista!!!! este é o Brasil;;;

  • Yago: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:26

    Nossa, mas não dava para aguentar mesmo, eu não consegui pregar o olho por causa da bagunça dele ao lado, caboco mané… Com certeza não foi só eu que liguei para a polícia, e ligo novamente, não quero saber se é famoso ou não, eu quero é descansar

  • Gustavo: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:29

    Pra mim já era a carreira dele

  • Assis: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:30

    Para cara, nada a ver

    Por quê então, não algemam os motoristas de Carros de Som, que nos acordam com propagandas e jingles de candidatos? Por quê não algemam quem rouba dinheiro público? No Brasil, onde quem nasce com talento tem que pagar pra tirar uma carteira da OMB, pra tocar nas rádios e até pra ir na TV, realmente, o artista é tratado como bandido. Foi um exagero, algemar o Cristiano. Não era pra tanto.

  • Jão: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 18:36

    bando de mentirosos~

    “ALGEMARAM PQ O CANTOR ESTAVA AGRESSIVO E PARA EVITAR UMA POSÍVEL FUGA” –‘

    Peraí, FUGA?
    o cristiano DESARMADO, talvez tivesse até tomado uma bebida ou outra
    Iria FUGIR de policiais TREINADOS, ARMADOS e com um PORTE ATLÉTICO para correr Kms se fosse Preciso?? ah pelamor de deus né gente?

    • emerson: (responder)
      2 de agosto de 2012 às 18:44

      Cantor que não respeita seu publico não chega muito longe, essa e a diferença de grande cantores para artistas como vc, faz um favor, nunca mais volta pra Rio Branco-AC, da proxima vez fique em Rondônia, atrasou 3 horas o show.
      Artista de verdade é os de antigamente mesmo, exemplo bem claro do Daniel, que tenta mostrar para os seus fãs que é daquele jeito, chitãozinho e Xororó, etc
      Só excluindo o Zezé e o seu irmão que sempre se metem em polêmicas

      • Eduardo: (responder)
        2 de agosto de 2012 às 20:16

        Deixa de ser tonto rapaz, vc acha mesmo que é o artista que atrasa o show? Algumas vezes isso acontece mesmo, mas na maioria dos shows são os contratantes que anunciam o show muito antes da hora de início pra galera ficar lá consumindo nos bares e barracas. Pensa, cabeça de ervilha.

        • emerson: (responder)
          2 de agosto de 2012 às 23:46

          você disse bem “algumas vezes isso acontece mesmo”, ou seja, é culpa do artista sim, principalmente ele e que eu saiba os contratantes anunciam 10 min 15 min antes do show e não dura 3 horas de enrolação, só na sua cidade mesmo.

          • João: (responder)
            3 de agosto de 2012 às 01:49

            outras vezes o contratante enrola pra pagar o cache do artista e ele não sobe no palco enquanto nao pagar, e ta certo … a MAIORIA das vezes eh isso

        • Alex: (responder)
          3 de agosto de 2012 às 09:50

          Cabeça de ervilha foi épico…hauhauhauhuahuahhuauauhauhuaha

      • Alex: (responder)
        3 de agosto de 2012 às 09:48

        É numa sociedade alienada, onde as pessoas se importam mais com o que os artistas fazem do com a fome e a miséria de que são vítimas, o artista não pode ser humano e nem cometer erros como todos nós, tem que ser um santo!!!A tenha dó…

  • Eduardo: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 19:58

    Digo só uma coisa: Marketing. Não me enganam não. É a mesma estratégia do Gusttavo Lima.

    • Elis...: (responder)
      3 de agosto de 2012 às 00:56

      É verdade, concordo com Eduardo!! Isso aí é marketing dos ‘brabo’!! Ele pertence a gravadora Som Livre, e senão fosse para dar ‘ibope’ eles teriam ‘abafado’ o caso, pois a “grobo” é “especialista” nisso!! Hahahaaaaaa…é só ver a quantidade de comentários até agora “28”.

  • @MarceLLoMarcos: (responder)
    2 de agosto de 2012 às 21:06

    Marcão, de quem é essa citação? “Não basta prender, tem que algemar e mostrar na

    capa do maior site de notícias do Brasil, pra ver se

    assim ele aprende“.

    • Marcus Vinícius: (responder)
      3 de agosto de 2012 às 02:50

      É só uma ironia da minha parte

  • Daniel: (responder)
    3 de agosto de 2012 às 02:55

    Ele foi algemado porque estava agressivo no momento da autuação da polícia.

  • Lenita: (responder)
    3 de agosto de 2012 às 10:16

    Cantor (TOSCO)teve o que mereceu!!Deveria sumir do meio artístico, esse sem noção.

  • Paulo Henrique: (responder)
    3 de agosto de 2012 às 14:29

    procedimento padrão preso tem que ser algemado … pra segurança dos proprios policiais .

  • emerson: (responder)
    4 de agosto de 2012 às 12:42

    Acho queele errou no som alto, mas exageraram demais, transformaram em um circo, po os caram que sao acusado de corrupcao com dinheiro do povo nao e algemado? Brasil e o pais da piada!

  • Cesar,: (responder)
    5 de agosto de 2012 às 19:52

    Caraca … O cara que tem gente “ESTRUPANDO” KKKKKKK Raxei….Nem o google ele respeitou.

Redes sociais
Sobre o autor
Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.